garrafão de co2 5 litros vs litro e meio


pdrmoura

Recommended Posts

Boas

Neste momento tenho co2 de 1,5 litros diy nos meus aqua com muito bons resultados. A mistela dá-me mais ou menos para uma semana pelo que se torna um pouco cansativo repetir o mesmo procedimento vezes sem conta. Um modo de contornar isto será um garrafão de 5 litros, mas tenho a seguintes duvida:não corro o risco de ter uma demasiadamente grande injecção de co2 nos periodos iniciais? Ou a taxa de libertação de co2 é sempre constante?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

não corro o risco de ter uma demasiadamente grande injecção de co2 nos periodos iniciais? Ou a taxa de libertação de co2 é sempre constante?

Depende... vais multiplicar por 3 cada um dos ingredientes da mistura "normal", ou seja, a de 1,5 litros?

Se sim, o caudal de CO2 vais ser cerca de 3 vezes superior ao "normal". Se triplicares todos os ingredientes, excepto o fermento, vai-te durar o triplo do tempo e o caudal de CO2 vai ser practicamente o mesmo.

Para teres uma produção de CO2 igual (minimamente igual), tens de manter a quantidade de fermento.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vítor Reis.

 

Luis podes colocar as quantidades totais para um 5lts?

É assim, convem nunca encher o garrafão muito, porque após o fermento começar a metabolizar o açúcar, geralmente o volume aumenta sempre um pouco. Não que haja geração espontânea de matéria, mas costuma formar-se uma espécie de espuma, que aindapara mais é potenciada pela libertação de CO2...

Por exemplo, numa garrafa de 1,5 litros costuma-se usar apenas 1 litro de água, para evitar que essa espuma seja arrastada pelo tubo (o zeneo que se pronuncie).

Por isso, o meu conselho é que no garrafão, uses 4 litros de água, 4 vezes o açúcar que usas em 1 litro, 4 vezes o bicarbonato de sódio que usas em 1 litro, e o mesmo fermento que usas em 1 litro. Isto se quiseres manter o mesmo caudal de CO2 que o da garrafa de 1,5 litros. Se por ventura quiseres bombar mais CO2, aumentas o fermento.

 

As fórmulas basicamente são estas:

 

Fermento = Produção de CO2 por dia/hora/minuto/segundo

 

Açúcar = Combustível para o fermento. Quanto mais, mais tmepo dura a reacção. Ter atenção que isto não é assim tão linear. Há uma quantidade de açúcar "crítica", que ao ser metabolizada pelos fungos, já deu origem suficiente a Etanol suficiente para os matar de bebedeira...

 

Bicarbonato de Sódio = Impede que o CO2 produzido pelos fungos se dissolva na sopa onde moram os fungos, baixando assim o pH e diminuindo a libertação de CO2 para o aquário, que é o que nos interessa...

 

Água = Não é preciso explicar muito. A água serve de suporte para os fungos existirem. Quanto mais água houver para uma dada quantidade de fermento, melhor. Pois mais Etanol se pode dissolver, e a duração da mistura vai durar mais tempo. Tomar em conta que a água não deve estar até ao topo das garrafas, devido ao que já escrevi em cima.

 

Bem... de resto é tudo.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, apitem...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de por no garrafao mais bicarbonato d sodio e mais açucar para uma igual ou 50% superior kuantidade de fermento. Assim terás mais mais "alimento" para as bacterias e com maior bicarbonate d sodio consegues manter o ph ideal dentro do garrafao por mais tempo. se mulriplicares por 3 tudo, por exemplo, terás o mesmo nro de bacterias para a mesma kuantidade de açucar, mas x3.

Cumps [[[[]]]]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de por no garrafao mais bicarbonato d sodio e mais açucar para uma igual ou 50% superior kuantidade de fermento. Assim terás mais mais "alimento" para as bacterias e com maior bicarbonato d sodio consegues manter o ph ideal dentro do garrafao por mais tempo. se multiplicares por 3 tudo, por exemplo, terás o mesmo nro de bacterias para a mesma kuantidade de açucar, mas x3, produz mais CO2 mas talvez no mesmo tempo.

Cumps [[[[]]]]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Por exemplo, numa garrafa de 1,5 litros costuma-se usar apenas 1 litro de água, para evitar que essa espuma seja arrastada pelo tubo (o zeneo que se pronuncie).

 

:shock::shock:bang

 

já me pronunciei :lol::lol::lol:

 

Só um pormenor poucas vezes referido,

 

A água deve ser tépida e sem cloro, eu geralmente utilizo a água do aquário.

 

Existem diversos casos referidos em que a utilização de água da torneira mata os fungos do fermento o que provoca uma menor duração do Co2

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3lts agua  

1 saqueta fermipan (20g acho eu)  

o dobro de bicarbonato (40g)  

700g de açucar branco

 

Não!!!! Com isso quase podes fazer uma bomba atómica (brincadeirinha)

 

Para 1 l de água eu tenho utilizado com bons resultados a seguinte receita:

 

1 colher de café de fermento (sim, pode ser fermipan)

2 colheres de café de bicarbonato de sódio

e duas chávenas de chá de acúcar (isto normalmente é a olho mesmo)

 

Se for a receita para o garrafão de 5 litros (4 litros de água), multiplica estes valores.

 

Como já foi dito, se pretenderes uma maior injecção de CO2 aumenta também a quantidade de fermento, se pretenderes que a mistura tenha uma maior durabilidade aumenta os restantes ingredientes apenas.

 

Fica bem

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Para 1 l de água eu tenho utilizado com bons resultados a seguinte receita:

 

1 colher de café de fermento (sim, pode ser fermipan)

2 colheres de café de bicarbonato de sódio

e duas chávenas de chá de acúcar (isto normalmente é a olho mesmo)

Nem eu diria melhor... só acho que para a mistura de 1 litro, duas chávenas de cha de açúcar são um abuso. Creio que com uma, uma e meia, chega bem.

 

Por isso, tal como já aqui foi dito, para 4 litros (de água):

 

4 litros de água;

4 colheres de café de fermento

8 colheres de café Bicarbonato de Sódio

5-6 chávens de chá de açúcar

 

Isto para bombar 4 vezes mais CO2 do que a mistura de 1 litro. Se quiseres o mesmo caudal de CO2, basta adicionares uma colher de fermento.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Editei este, para não ter que responder num post novo...

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

4 litros de água;

4 colheres de café de fermento

8 colheres de Bicarbonato de Sódio

5-6 chávens de chá de açúcar

 

Isto para bombar 4 vezes mais CO2 do que a mistura de 1 litro. Se quiseres o mesmo caudal de CO2, basta adicionares uma colher de fermento.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas = )

Ivanpantz as colheres de bicarbonato de sódio que falas, sãos as colheres de café como as do fermento? :shock:

Abraço,

Fábio Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem mas tenho que discordar :wink:

 

Ao aumentar a quantidade de fermento tambem se aumenta a agua ou seja para dar tudo certo devemos faxer uma proporçao...

 

Imaginem

1l________1.5l

Xl________5l

 

X=(1*5):1.5

 

E a mesma formula para tudo...

 

Se estiver errado corrijam me :wink:

 

Espero ter ajudado

Gonçalo Valente

 

Nao sei o que é mais estupido se a estupidez ou os estupidos (lol)

tiago2-piada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Desculpem mas tenho que discordar Confused

 

Ao aumentar a quantidade de fermento tambem se aumenta a agua ou seja para dar tudo certo devemos faxer uma proporçao...

 

Imaginem

1l________1.5l

Xl________5l

 

X=(1*5):1.5

 

E a mesma formula para tudo...

Errado... O que tu estás a fazer é manter a mesma razão volume de líquido (mistura)/volume de ar dentro da garrafa igual, e esse parâmetro não é necessário manter.

O que é preciso manter é uma cerca distância do tubo de saída do CO2 que está dentro do garrafão, para que a espuma resultante da mistura não suba pelo tubo acima.

 

Fazeres a mistura de 1 litro num garrafão de 5/10 litros ou numa garrafa de 1.5 litros é practicamente a mesma coisa. Digo practicamente, porque se apenas ocuparmos um litro com a mistura, no garrafão de 5 litros, os fungos terão que "encher" esses 4 litros restantes de CO2 primeiro, para se atingir uma pressão que consiga vencer a pressão criada pela água na ponta do difusor.

A única diferença para uma garrafa de 1.5 litros, é que se usares 1 litro de mistura, os fungos só terão de "encher" 0.5 litros de CO2... e isso é num ápice (quando se atinge uma produção razoável). Tanto num caso como no outro.

 

Se estiver errado corrijam me Laughing

:lol:

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais