URGENTE! preci-so de ajuda, problema no aqua!


Recommended Posts

oi, eu tenho participado pouco aqui no forum, porque nao tenho podido ca vir.

 

O meu problema e grave, e agrava-se cada vez mais!

 

O aqua, é limpo quinzenalmente e é feita, tambem quinzenalmente a muda de agua 30 %

 

no entanto o ph começou a baixar radicalmente, começamos com muda semanalmente e 50% da agua do aqua, o ph ainda baixava mais (a agua que colocavamos nova tava a 7,2 2 dias depois ficava a agua toda a 6.0)

 

Depois veio o pior, de vez em quando morrem peixes ou de doenças, ou esencialmente de hidropsia :roll:

 

Já limpamos o aqua todo, apesar do meu pai nao deixar que eu limpe o areao na totalidade (fervendo-o) devido a umas plantas que ele pensa que depois podem nao pegar)

 

mas de nada valeu essa limpeza! hoje morreu um neon de hidropsia, e estas ferias perdi dois escalares adultos!

 

tenho um cardume de 8 neons, 1 escalar, 1 ancistrus, 1 pleco (15 cm), 1 cory e 4 mollys latipinnas 4/5 cm

 

nao sei o que fazer! ajudem-me!

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta aí muita informação?

Qual o aquário? que filtragem? etc...

Não devias ter deixado passar tanto tempo... bastava uma colher de bicarbonato de sódio para resolveres a questão do ph. Agora o mal está feito :roll:

 

Dá pormenores do aquário para se ver melhor onde estava o problema.

Quais os valores quimicos da água?????

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto falta mesmo muita informação.

Para já o problema menos importante é o pH....

 

Grave mesmo é estar tudo a morrer de hidropsia.

Pedro, sabes quais são as causas para os peixes ganharem hidropsia? Se sim, só tens de as eliminar.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem o aquario, eu tinha um topico com o setup dele, tem 92 litrs (80 e tal brutos) os peixes que referi

é densamente plantado, neste momento o ph esta a 6.0 de resto sei pouco mais

 

temos o pleco que suja bastante o aqua mas nao sabemos como nos livrarmos dele, melhor! sabemos, vamos entregalo a loja de peixes onde o compramos eles aceitam, mas o meu pai e um perguiçoso que nunca vai!

 

Pelo que ouvi, o problema da hidropsia é devido a muitas doenças, muitos virus no aqua, eu regularmente ponho produtos ou anti fungos ou azul metelino, e meia colher de sopa de sal. Não sei.... sinceramente... começo a perder a coragem de o tratar, acaba sempre tudo num fracasso! os peixes mantem-se vivos devido as mudanças de água! :roll:

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro Almeida,

 

 

li noutro forum que existe uam outra coisa que pode ser confundida com hidropisia e que mata os peixes da mesma maneira, trata-se de comida liofilizada em pastilhas de fundo.

 

Se estas forem ingeridas sem terem absorvido água suficiente, irão absorver uma grande quantidade de água do organismo do animal e inchar, provocando sintomas similares à hidropesia.

 

Não sei se isto é verdade, mas parece-me fazer algum sentido.

 

Que tipo de comida é que dás aos teus peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não, não dou dessas pastilhas, nunca dei, dou flocos e comida caseira (daquelas todas trituradas, mas essas depois desfazem-se na agua e eles engolem logo os pedacinhos

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Se fizeres uma pesquisa no fórum sobre Hidropsia vão certamente aparecer muitos tópicos sobre as causas, como tratar ou evitar que a mesma apareça, etc.

 

De qualquer maneira deixo-te uma ideia: o que normalmente verificamos em casa "não é" uma doença.

A Hidropsia é um conjunto de sintomas (escamas eriçadas, barriga inchada, etc).

Isso é provocado por bactérias que atacam os orgãos internos do peixe, muitas vezes os rins, sendo que estes depois não conseguem controlar os fluídos do corpo.

 

Não indicaste os dados sobre o teu filtro.

Contando com os peixes que já morreram eu diria que tinhas peixes a mais no aquário.

O aquário deve estar muito sujo (o que leva ao aparecimento de bactérias).

Não podes ter muitos peixes e dar muito comida.

 

Tens de fazer semanalmente 1 troca parcial de água (NUNCA mudar a água toda ou desmontar o aquário).

O filtro tem de ser limpo com regularidade (lavar sempre com água do aquário).

Nunca deves usar água da torneira para lavar as massas filtrantes do filtro.

As partes plásticas e mecânicas do filtro podes lavar com água da torneira.

 

Se for preciso, quando mudares parte da água, aspira o fundo (compra 1 aspirador ou usa 1 sifão).

 

NUNCA coloques medicamentos no aquário comunitário! Tratamentos devem ser sempre feitos num aquário á parte.

 

Se tiveres peixes com sintomas de Hidropsia no aquário remove-os. Muito dificilmente vão recuperar e só ficam a contagiar ainda mais o aquário.

 

Tens de fornecer sempre alimentação variada aos peixes. Não podes dar só flocos. Podes comprar larva congelada, granulados, etc.

 

Tens de manter sempre o aquário limpo para evitares o aparecimento de bactérias e/ou parasitas. Se não existirem bactérias/parasitas não existem doenças. :roll:

 

Quanto ao pH experimenta 1 coisa: coloca alguma água num balde e mede o valor de pH. Coloca 1 pedra difusora ou 1 filtro dentro do balde durante 1 ou 2 dias e depois volta a medir o pH.

Se o pH se mantiver estável então o problema está no aquário (tens de o descobrir). Podem ser troncos ou até mesmo derivado ao lixo/detritos. A água quando envelhecida tem tendência a ficar mais ácida.

Evita também usar produtos para aumentar/reduzir o valor de pH.

 

O pleco suja bastante... se tiveres hipotese despacha-o.

 

Resumindo: "alimenta bem" os peixes (pouca quantidade, várias vezes ao dia e com vários tipos de comida). Mantém o aquário o mais limpo possível. :D

 

Qualquer coisa apita que a malta tira-te as dúvidas. :P

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pedro, não li todas as mensagens pois estou com preguiça, talves ja tenha essa informacao...qual o seu filtro??? se for fbv, aqueles de fundo, pode estar ai o problema...uma de suas contra indicaçoes é que ele desestabiliza o aquario depois de algum tempo...

não sei se é isso, mas...espero te-lo ajudado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pedro, não li todas as mensagens pois estou com preguiça, talves ja tenha essa informacao...qual o seu filtro??? se for fbv, aqueles de fundo, pode estar ai o problema...uma de suas contra indicaçoes é que ele desestabiliza o aquario depois de algum tempo...

não sei se é isso, mas...espero te-lo ajudado...

 

Também me parece que o problema estará na filtragem :shock: Que filtro é que tens?

A má qualidade da água a a principal causa de mortes nos aquários.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.