Baixar a amónia URGENTE


Recommended Posts

Preciso de saber como posso baixar a amónia do meu aquário, pois o teste fica a castanho escuro o q faz com q ultrapasse a escala.

 

Já meti troncos, meti dentro do aqua uma saqueta da fluval que se chama amonia remover, e tou agora a fazer uma troca de 50 % de água com a aguá nova com o ph mais baixo, Já estou a tentar fazer isto á umas 3 horas, mas nada espero que a mudança de água resolva. Alguem tem uma ideia de alguma coisa nova que possa experimentar? Ao remover a amónia os nitritos e os nitratos tb vão baixar não é? A sério preciso mesmo de baixar aquela amónio urgentemente pois tenho um casal de discus para meter lá dentro. Peço a colaboração de todos.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se tens amónia em grande escala é porque não deves ter o ciclo feito ou então tens nesse aquario algum desiquilibrio grave.

 

se o caso for não teres o ciclo feito e precisares mesmo de usar o aquario sugiro que compres um daqueles produtos "maravilha" que algumas marcas têm (ainda hoje vim um da sera) que permitem por peixes ao fim de 24 horas. claro que tens de respeitar uma série de regras que lá vêm explicadas, fazer as TPAs como eles dizem, por a quantidade de produto segundo lá as regras deles, etc e tal... Claro que é sempre melhor fazer o ciclo "como deve ser", na realidade aquilo é um "falso ciclo" e vais ficar dependente do produto até teres as colónias de bactérias como deve ser, mas enfim, milagres não há...

 

vamos esperar pelas respostas dos mais entendidos.

 

boa sorte para a resolução do teu problema.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marcioinacio,

 

Se estás a fazer TPA`s regulares (1 a 2 por esemana a 20%) e a utilizar o produto indicado para combater a amónia, estás no caminho certo!... só que os resultados não aparecem no minuto seguinte!... tens que continuar os procedimentos previstos pela marca do produto e aguardar uns dias... vais ver que os resultados aparecerem, ao fim de 1 a 2 semanas.

 

Por outro lado aconselho-te a medir os níveis de amónia da água que utilizas nas TPA... o problema poderá estar eventualmente na origem da água ou não?!

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha burrice foi a seguinte eu tinha o ciclo mais q feito só que decidi tirar a placa de fundo e o areao e digamos q o aqua ficou q nem se via um palmo á frente. Claro q aumentou assim disparatadamente a amonia o problema é q acabei de adquirir um casal de discus. A amónia deve andar ai nos 10mg para um ph de 6.5. Ela agora com esta série de coisas melhorou um bocadinho, mas ainda n está nos niveis satisfatórios, talvez se eu meter um difusor de CO2 ajude o processo. O q acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

na minha modesta opinião, não me parece que o facto de teres tirado o filtro de fundo que tenha feito disparar os niveis de amónia.

 

A amónia está dissolvida na água, não fica exclusivamente guardada debaixo de placas de fundo ou de areão, mas se calhar estou enganado. :D

 

Portanto o problema aí parece-me outro.

Filtro de fundo + Discus, não me parece nada correcto.

Filtros de fundo são uns acumuladores de detritos e pelo pouco que sei dos discus é que são extremamente sensíveis a variações químicas.

 

Outra coisa, normalmente num biótipo de Discus, o aquário é plantado, e não me parece nada bem ter um filtro de fundo num aquário plantado. É que não faz grande sentido mesmo.

 

Tu precisas de estabilizar esse tanque, mas precisamos saber mais algumas coisas sobre ele para poder-se fazer um diagnóstico mais eficaz.

 

Não querendo duvidar de ti, mas durante quanto tempo fizeste o ciclo?

Quando fizeste o ciclo foste monitorizando os valores?

Quais as medidas do tanque e a capacidade do mesmo?

Que setup é que tens instalado?

Quais os valores de teste da água que usas (PH, amónia, nitritos, nitratos)?

 

Talvez assim consigamos algumas pistas sobre o problema.

 

saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do meu ver pode ter sido da retirada do filtro porque todo o lodo que fica lá em baixo, está de facto em contacto com a agua e vai libertando amonia etc, mas ao mecher naquido tudo, foi como uma autentica bomba já se sabe que com estes filtros o mais pequeno erro é fatal.

 

Boa sorte para o problema...

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então cá vai:

 

Aqua 120 Lts com apenas um cone lá dentro e 4 troncos q adicionei para baixar a amónia, já estavam antes mas quando tirei a placa de fundo e as pedras tirei os troncos tb. Resumindo apenas está lá os troncos e um cone.

 

Setup:

 

Aqua 120 Lts

 

PH 6.5

 

Amónia: + de 6

 

Nitritos:0.05/0.1

 

Nitratos:20/40

 

Gh:7º

 

KH:4/5º

 

Temp:29º

 

 

População: Casal de Discus adulto (18/19cm)

 

Filtro Eheim 2213 com massas filtrantes que são cerâmicas purosas (Sera Biopur forte) e ainda Turfa(Sera super peat)

 

Ainda tenho um fitro de esponja dentro do aqua e tb está uma saqueta de amonia remover da fluval. Acham que devo meter a saqueta dentro no filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marcioinacio,

 

 

confesso que não percebo porque tinhas filtro de fundo juntamente com o Eheim 2213.

 

Nem faço ideia se 120L será suficiente para um casal de Discus viver feliz da vida. Isso deixo para os experts em Discus.

 

Agora o que eu acho que deverias fazer era ser um bocadito radical e recomeçar do início.

 

Isto por duas razões. Se quiseres dar a volta ao assunto mantendo tudo como está, vais ter de utilizar químicos que te permitam acabar com a amónia e isso vai levar tempo. Nunca é imediato.

 

Ao refazeres o ciclo todo, arrancas com um setup limpinho, e tens a certezade ter tudo como deve de ser.

Só terás de te preocupar em arranjar alguém que te mantenha os peixes em boas condições até teres tudo pronto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for um pH abaixo de 7.0 não precisas de te preocupar muito com a amônia. A amônia em pH's <7.0 é amoníaco. O amoníaco, desde que em quantidades reduzidas, não é prejudicial para os peixes.

Neste caso tens de te preocupar é com os nitritos.

 

Se tiveres outro aquário o melhor era colocares lá os peixes durante uns dias.

Se não tiveres vais ter de arriscar e deixá-los no comunitário. Mete os peixes no aquário e fica atento ao seu comportamento.

Vai é fazendo trocas de água diárias se tiveres nitritos muito altos ou se esse valor de amônia continuar a subir..

 

Se tiveres Cycle (ou semelhante) vai adicionando à água.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o casal desde sexta é normal eles ainda n comerem? É que eles ainda não tocaram na comida. Eu já ouvi dizer que normalmente depois de uma mudança eles até se habituarem ao aqua n comem. É verdade?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão no tanque no tanque que tem problemas de amónia, e é só o este casal de peixes q está lá. O que faço para os destressar? Estou a ficar seriamente preocupado com o facto de eles não comerem nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que comida é que lhes estas a dar?os peixes nadam pelo aquario todo ou estao escondidos?experimenta dar-lhes larvas de mosquito vermelhas que eles adoram. talvez possam estar mal habituados à comida. eu tenho 3 e um deles não aceita comida em granulado, deve ser um finorio que so gosta de petiscos congelados :shock:

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fêmea está escondida sempre no mesmo sitio e o macho é a mesma coisa mas n está escondido. Dou-lhe flocos artémia congelada e uns cubos que tem montes de coisas q agora n me lembro. Já experiementei dar-lhe quase á boca e eles não comem, recusam mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já começaram a petiscar artémia e estão a deixar aos poucos as vergonhas. Queria fazer uma tpa de 10% mas estou com medo de eles stressarem, Se calhar devia esperar mais um bocado o que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que podes fazer sem problemas, tem cuidado é com a temperatura da agua de reposiçao. como ainda comem pouco devias-lhes dar alimenos mais nutritivos do que a artemia.

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclo do teu aquario esta feito, o problema é que o filtr de fundo te acumulou toda a porcaria numa zona que provavelmente seria fortemente anaerobia e portanto nao houve uma decomposição de matéria organica em amónia, ao mexeres no areao para tirares o filtro de fundo...as tuas baecterias entraram em acçao decompondo muita da matéria organica em amónia, depois veem os nitritos e os nitratos. Penso que o ideal para ti seria baixar pH, fazer mudanças de agua aspirando ao máximo a porcaria nos primeiros cm's do areão. os produtos á base de colonia de bacterias nao te vão adiantar muito....bacterias ja tu deves ter bastante, mas nunca o suficiente para um aumento tão grande de matéria organica a decompor-se.

 

Agora há varias coisas que nao percebi...troncos para eliminar amónia? o filtro apenas com cerâmica e turfa? agora que deixaste de usar o filtro de fundo tens de converter parte do filtro em filtragem mecânica...

 

de qualquer modo o passo mais importante parece-me ser a mudança de agua...mas essa mudança ser resultado de uma aspiração de fundo.

 

meter dentro do aquario umas quantas plantas flutuantes tambem te poderia ajudar...salvinia, cabomba, ceratophylum, limnophila, higrophilas mesmo a lentilha poderia ser um hipotese...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.