al_finete Publicado Setembro 15, 2005 Publicado Setembro 15, 2005 Boas. Pois é, mais uma sondagem... A regra diz que quando se lavam as matérias filtrantes do filtro (cerâmicas, carvão activado, espuma, etc), deve-se usar unicamente a agua retirada da TPA antes de a deitar fora, para preservar as culturas de bactérias das matérias filtrantes. O que eu queria saber é quem é que realmente faz isso. Eu faço, mas só às vezes. Há alturas em que parece que a àgua fica tão suja, que se não usar agua limpa, o filtro não fica bem limpo... Cumprimentos, RJL PS - Para aqueles que tenham que responder "Antigamente não fazia, mas agora faço" ou "Fazia, mas agora já não", respondam o que fazem AGORA. Citar Filmes - Posters & Wallpapers.
Samufish Publicado: Setembro 15, 2005 Publicado: Setembro 15, 2005 Ola. Aprendi com os experts do forum a lavar as materias de filtragem na agua das tpas e nunca mais falhei. Normalmente faco limpeza ao filtro uma vez por mes e tpas faco todas as semanas. Cumprimentos, Samu. Citar
Nuno Antunes Publicado: Setembro 15, 2005 Publicado: Setembro 15, 2005 As esponjas lavo com água corrente pois de outra forma não ficam devidamente limpas pois a sujidade entranha-se e é preciso bater com as esponjas para se soltar e é impossivel fazer esse procedimento com água de tpa. As cerâmicas lavo com água de tpa para não perder a colónia de bactérias. De resto... mesmo que se percam as colónias do filtro, as que existem no areão, decoração , etc chegam bem para compensar. Até hoje nunca tive problemas com este procedimento. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
FBIpt Publicado: Setembro 15, 2005 Publicado: Setembro 15, 2005 Em não lavo nada na agua da tpa mas como o meu filtro é quase 2 em 1 numa das metadas só não tem as ceramicas, lavo metade de cada vez e troco para primeiro lugar as coisas que não lavo dessa vez! O filtro é composto por carvão ceramica malha e bio-balls divididos em compartimentos Citar Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
Jatbas Publicado: Setembro 15, 2005 Publicado: Setembro 15, 2005 quando lavo, mais ou menos uma vez por mês, é sempre com agua das TPAs. Como uso algodão para filtragem mecanica é na boa... o velho vai pro lixo e venha algodão novo, as ceramicas e esponchas de separação são sempre limpas com agua da TPA. Convem também não deixar tudo o que seja alojamento das bacterias muito tempo fora de agua senão elas morrem. Citar AquaWizard
João Magalhães Publicado: Setembro 17, 2005 Publicado: Setembro 17, 2005 Eu nunca lavo as matérias filtrantes na água das TPAs. Coloco tudo dentro da banheira e aí vai disto :D Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Mário Ribeiro Publicado: Setembro 17, 2005 Publicado: Setembro 17, 2005 Aqui usa-se a banheira :D Se estiver calor, mangueira Citar
Fernando Leite Publicado: Setembro 18, 2005 Publicado: Setembro 18, 2005 Lol algum dia... Eu tiro o filtro externo do aquario e levo-o para o wc. Ai deito a àgua que ficou no balde do filtro fora e tiros as esponjas, etc para fora. Meto depois tudo no bidé e uso agua da torneira... Nunca tive problemas :D Há muitos mitos na aquariofilia... Citar
Jatbas Publicado: Setembro 18, 2005 Publicado: Setembro 18, 2005 so faltava entao vcs lavarem isso com agua da torneira e depois preocuparem-se em usar um anti-cloro para as aguas das TPAs... era o cumulo :D Citar AquaWizard
Filipe Santos Publicado: Setembro 18, 2005 Publicado: Setembro 18, 2005 Boas , é assim ... eu lavo normalmente com água corrente ... mas no caso do enfisubstracto (que está a fazer de filtragem biológica) não, faço-o com a água das tpa's, e não é sempre ... e passo mesmo só por água, para não perder as bactérias Citar Cumprimentos Filipe Santos Já votaste hoje? Vamos tornar o nosso fórum no melhor fórum do Mundo . Clica aqui »» http://www.aquarank.com/in.php?id=aquariof
João Magalhães Publicado: Setembro 18, 2005 Publicado: Setembro 18, 2005 so faltava entao vocês (palavra corrigida) lavarem isso com agua da torneira e depois preocuparem-se em usar um anti-cloro para as aguas das TPAs... era o cumulo :D São coisas completamente distintas A lavagem das matérias filtrantes ser lavada ou não com água da troneira está relacionada com a eliminação de mais ou menos bactérias desnitrificadoras. Se temos um filtro externo e normalmente lava-se só as esponjas, não há necessidade de nos preocuparmos se usamos água da torneira, do aquário, ou do rio, porque o que interessa mesmo é tirar a sujidade acumulada nelas. A colocação de anti-cloro na água tem a ver com a saúde dos peixes. Os peixes têm uma tolerância ao cloro muito baixa, como tal se a água da troneira que adicionamos ao aquário tiver muita concentração de cloro, devemos adicionar sempre o condicionador. Eu não uso qualquer tipo de acondicionador para a água porque a concentração e cloro é baixa e os metais pesados também não abundam muito . Por isso não vejo relacção nenhuma entre uma coisa e outra, são completamente distintas. cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Recommended Posts