problema após introdução dos primeiros peixes no aqua


joel

Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aqua de 1 m que esteve a fazer o ciclo durante 3 meses pq fui introduzindo rocha e algas aos poucos. à uns dias fiz teste aos parametros da água e estando td bem (só não consigo controlar a temperatura que se mantem nos 28º). decidi introduzir dois palhaços (perculas). Na loja disseram-me para dar comer (mt pouco) de 2 em 2 dias. No dia em que os comprei tinham sido alimentados. depois de os colocar (c/ as devidas precauções) no aqua reparei que ficavam a nadar à frente da bomba de circulação contra a corrente. após dois dias coloquei granulado (salifert) no aqua. Vi o maiorzito comer, o mais pequeno manteve-se refugiado nas rochas e não o vi comer, na madrugada seguinte estava morto e agarrado à parte da bomba de circ que suga àgua. No Domingo fiz um TPA.

Ontem (passados +2 dias da última comida) deitei comida ao outro, não o vi comer e Hoje também estava morto(agarrado á bomba.

 

O aqua tem 2 bombas de circulação Lifetech 1500(1a em cada ponta), um escumador externo(red sea) e termostáto.

 

Serão as bombas mt fortes? Como devo alimentar os peixes? Não me pareceram visivelmente doentes, nadavam bastante embora mostrassem estar com medo, sobretudo o mais pequeno que se escondia.

Agradeço algumas dicas para perceber o que aconteceu e o que devo fazer a seguir.

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os sintomas que descreves ao se colocarem contra a corrente das bombas e o facto de terem morrido em tão pouco tempo leva-me a pensar em Oodinium, uma enfermidade provocada pelo ataque de milhares de parasitas que dão uma aparência mais esbranquiçada ao peixe, como que uma teia que o envolve. Por vezes só é visível com uma observação muito cuidada do peixe. A respiração acelerada também é um sinal deste problema (ou de outros).

No que respeita a parasitas dos géneros Oodinium e Criptocaryon poderás encontrar aqui no fórum muita informação e formas de prevenção. Na internet há muita informação sobre isto.

O mais certo é que os peixes já viessem infectados e que com o stress aliado a condições no teu aquário o parasita tivesse encontrado o ambiente ideal para se propagar. Outra hipótese será a presença prévia do parasita em rochas que tivesses colocado recentemente no aquário (mas aposto mais na primeira hipótese).

O ideal será esperares um mês antes de voltares a colocar qualquer peixe novo, de modo a dar tempo a que o ciclo dos parasitas se extingam sem que tenham hipóteses de encontrar novo hospedeiro.

No que respeita às bombas não me parece nada que tenhas corrente a mais. Eu procuraria por outros factores no teu aquário que possam provocar stress em peixes e/ou facilitar a propagação de parasitas.

Boa sorte,

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim parece-me mais ter sido Brokynella ( clown fish disease ) . Há quanto tempo tinham chegado os palhaços à loja? Tinham alguma ferida ( zona vermelha com um pouco de pele e muco a destacar-se à volta)? Tinham uma mancha mais escura no alto da cabeça?Muitos palhaços recem importados sofrem desta doença. Convêm ver o seu comportamento na loja antes de os comprar. Nunca comprar peixes com respiração acelerada e/ou nadando à superficie.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela v/ ajuda.

Os peixes tinham tinham sido importados uma semana antes e tinham ficado de quarentena até irem para a loja. Penso que os comprei no dia que chegaram á loja. assim que os coloquei no aqua apresentaram esses sintomas: nadar contra a corrente e respiração acelerada. não tinham feridas ou manchas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Para mim os peixes morreram de Oodinium agravado com stress!

Uma coisa que sempre ouvi foi que nunca devemos levar o peixe da loja no dia ou nos dias mais próximos da sua chegada à loja, a menos que nos garantem a devolução do dinheiro no caso de ele morrer nos dias seguintes, coisa que nunca acontece! Eu costumo deixar um pequeno sinal para reservar o peixe e uma semana depois vou ver como ele está, e se estiver ok então pago o resto e trago para casa! Provavelmente a loja disse que esteve e quarentena no revendedor com centenas de peixes a chegar todos os dias podendo trazer doenças contagiosas. A melhor quarentena é feita na loja (reduz a morte no que diz respeito ao stress e doenças de rápida encubação) e em nossa casa (para doenças de longa encubação).

Gostaria ainda de deizxar uma pequena informação. O transporte e hambientação desajustada da loja para casa pode provocar a morte por stress. Espero que tenhas informado bem como deves fazer essas duas acções muito importantes para o sucesso das espécies no teu aquário.

 

Cumprimentos,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria ainda de deizxar uma pequena informação. O transporte e hambientação desajustada da loja para casa pode provocar a morte por stress. Espero que tenhas informado bem como deves fazer essas duas acções muito importantes para o sucesso das espécies no teu aquário.

 

Pedro gostava de ouvir um pouco mais sobre o transporte para casa. Como achas que deve ser efectuado o transporte para casa?

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Fiquei com uma dúvida em relação ao facto de os palhaços nadarem contra a corrente das bombas. Eu tive um que fazia isso frequentemente e nunca teve qualquer sintoma de doença. Era super-energético e confiante - até vinha comer à mão - e sempre imaginei que aquele comportamento fosse uma espécie de exercício físico, estilo hamster na rodinha. pelos vistos, enganei-me. :P No meu caso, o problema foi o occelaris ter decidido um dia suicidar-se com um salto kamikaze para o chão da sala... :lol:

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais