Discus com manchas brancas e veludo....


João Lázaro

Recommended Posts

Boas....

 

 

Antes de mais feliz natal pra todos e um bom ano de 2004.

 

Detectei hoje que alguns dos meus discus estão com manchas brancas e o que parece ser veludo na pele.

 

Parece-me Costia ou Chilodonella (não sei se estou certo). A minha duvida prende-se com o melhor medicamento para estas doenças. Eu tenho sterazin e protozin da Waterlife. Qual será melhor neste tratamento ? Existe outtro medicamento melhor ? :?:

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João!!!

 

 

Um medicamento muito bom para isso é o Formol. Mas por ser canceriste (muito perigoso) é dificil de encontrar por esse facto.

 

Quanto a esses medicamento só os conheço de nome mas penso que um deles, senão os dois, servem. Pelo que já houvi dizer aqui no forum para serem mais eficientes deves utilizar um pouco mais do que diz o rotulo.

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno

 

Eu coloquei a 1ª dose de protozin (dose reforçada porque tambem ja sabia essa historia do rótulo). Vamos ver o que dá...

Estou com 1 pouco de receio porque eles diziam no rótulo, reduzir a quantidade na presença de peixes de pele nua e eu não o fiz, coloquei a dose standard. Tambem tou com duvidas se as bactérias do filtro ficarão afectadas porque eles não dão qualquer indicação sobre se devo desligar o filtro..... :?:

 

 

Obrigado pela resposta Nuno.

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João!!

Com as caracteristicas que descreves é dificil ajudar-te...Mas se aquilo a que chamas algudão for umas manchas brancas tipo cabeças de alfinete nas barbatanas, deves mudar 50% da água e lavar as esponjas do filtro.

Boa Sorte e Boas Festas

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente....

 

 

Desliguei o filtro durante a aplicação do protozin (vou esperar mais umas horas para voltar a ligar), apesar de continuarem afectados não me parece que estejam pior.

 

As manchas afectam grande parte do corpo parecendo que estão cobertos com uma camada de veludo esbranquiçado. Não me parece que seja a mesma doença que o anibal está referir.

 

Eu fiz uma mudança do filtro à 5 dias atrás com 50 % de mudança de àgua.

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Estás a fazer tratamento num aqua hospital ou no comunitário?

Se for num hospital não vejo razões para desligar o filtro...

 

Pelo que percebi os Discus estão com Cóstia...

Não é melhor aumentar a temperatura do aquário? Sempre ajudava a combater a doença...

 

Cmp,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estou a fazer no aquario comunitário porque tenho muitos infectados :D

 

A temperatura está a rondar os 31/32 graus, pelo que não já não posso aumentar muito mais.

 

Eu acho que é cóstia mas não tenho a certeza, como referi eles têm manchas brancas ao longo do corpo parecido com veludo. Ontem fiz a 1 aplicação do protozin e desliguei o filtro durante 6 horas. Hoje vou repetir....Hoje de manha eles estão na mesma (nem pior nem melhor).

 

Curiosidade....ós selvagens não foram afectados aparentemente só os outros. Estranho não ? :D

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

A temperatura está a rondar os 31/32 graus, pelo que não já não posso aumentar muito mais.

 

Tens mais espécies que não aguentam temperaturas altas? Ou não consegues alcançar uma temperatura maior?

 

O disco está assim?

http://200.202.96.19/imagens/aqua/blue_depois1.jpg

 

Se for costíase ao fim de 3/4 dias já apresentam melhoras...

Tens de ter cuidado quando baixares depois a temperatura para o valor anterior, isto porque, se não for uma descida gradual a doença pode voltar.

 

Quando os meus discos apanharam cóstia (felizmente só 1 vez :D ), aumentei de 29º para 34º. Também num aqua comunitário! Estavam todos (ou quase) afectados. Tinha Neons, escalares, 2 Botias e 1 pleco e não tive problemas. Estiveram nessa temperatura 15 dias (+ Costapur nos primeiros 4 dias) e depois fui descendo 1º por semana até chegar novamente aos 29º.

 

Cmp,

Nuno

 

Depois de

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente

 

 

É tal e qual, ou muito parecido ao que a foto mostra Nuno, quanto à temperatura, eu não tenho mais espécies no aqua a não ser de fundo no entanto penso que não consigo alcançar temperaturas + altas porque os 2 aquecedores estão no máximo ou quease no máximo. Se não estiverem vou aumentar, caso contrário so comprado um 3º. Esse medicamento que referes é Sera ?

 

Obrigado.

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sim, é da Sera (como a maior parte dos produtos que uso), para parasitas da pele (pontos brancos, Costia, ChilodonellaTrichodina)...

Também utilizo da JBL... É o que se encontra mais aqui nas lojas desta zona... SERA e JBL...

 

Regula as resistências para o máximo. E evita as correntes de ar (portas, janelas abertas, etc).

 

Cóstia não é MUITO grave... cura-se relativamente fácil...

Estou confiante que os discos vão recuperar. Tens apenas de aguardar... :D

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom....

 

Neste momento 1 deles parece estar melhor e as manchas começaram a desaparecer. Os restantes mantêm-se isolados e com as mesmas manchas. Aumentei agora 1 das resistencias que não estava no máximo, Felizmente continuam a comer, vou aplicar, de tarde, a segunda dose do protozin seguidamente desligo o filtro. Depois dou + noticas...

 

 

Aqui na minha zona encontra-se + facilmente Waterlife e JBL, Sera é mais dificl de encontrar. Da Sera sei que o Bactopur é bastante bom, mas os restantes deconheco.

 

Obrigado mais uma vez.

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!!

Pelo que me apercebi, tens um filtro externo...Sendo assim basta retirar os cestos com as ceramicas, etc, coloca-las num balde uma pedra difusora e alguns flocos. Desta forma a cultura de bacterias não morre desde que seja durante +/- 4 dias. Assim colocas o filtro a funcionar apenas com a espuma...

Boa Sorte

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.....ponto da situação.

 

 

Dos 5 discus afectados 3 apresetam-se curados (pelo menos sem vestigios de manchas), mas outros 2 apresentam-se bastante pior um deles as manchas apanhou os olhos o que me faz parecer que lhe esta a afectar a visão (isolei-o), quando ao outro as manchas continuam no corpo. Apesar do protozin indicar o uso nos dias 1,2,3 e 6, vou arriscar a fazer 1,2,3,4 e 7 para ver se consigo reduzir os efeitos da doença.

 

Tá dificil de a erradicar..... :wink:

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

mas outros 2 apresentam-se bastante pior um deles as manchas apanhou os olhos o que me faz parecer que lhe esta a afectar a visão (isolei-o), quando ao outro as manchas continuam no corpo.

 

Muito poires?? As manchas brancas devido são excesso de muco??

 

Eu não me recordo se os meus ficaram com os olhos brancos... Julgo que não... :wink:

 

Provavelmente esses dois que estão doentes foram mais afectados pela doença, logo, vai demorar mais a passar.

Também devem curar dentro de dias. No entanto, se vires que não melhoram ou se piorarem diz qualquer coisa... Pode ser algo mais que Costiase...

Pode, por exemplo ser uma doença Bacteriana. Neste caso o aumento de temperatura pode prejudicar em vez de ajudar a curar os peixes.

 

Esses dois não estão mais parados no fundo do aquário? Tipo "deitados" ou meio de lado?

 

Se vires que estão piores ou na mesma diz algo pra depois te darmos uma ajuda.

 

Fico contente pelos outros 3 já estarem melhor. Não machas na temperatura do aqua. Deixa ficar mais uns dias.

 

Dá notícias..

 

Cmp,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas....

 

 

Neste momento a situação é a seguinte. Não sei se da cura se da doença, o mais afectado de todos morreu de uma forma que nunca vi, foi perdendo a pele até morrer :x . Todos os outros parecem estar ou curados ou bastante melhor já so têm manchas pequenas e como tal vou esperar pelo dia 7 para a ultima aplicação do protozin.

 

 

Vamos ver no que dá.

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João,

 

Os discos estão melhor?

 

Apesar de já não adiantar nada gostava de apresentar uma possível causa para a doença desse último: infecção bacteriana. Digo isto devido aos sintomas que apresentaste: olhos manchados ou baços, perda da pele.

Provavelmente a doença agravou-se devido ao aumento de temperatura. Às vezes torna-se difícil diagnosticar logo o tipo de infecção.

 

Recentemente os meus discos ficaram com uma infecção bacteriana. No início também aumentei a temperatura mas como estavam a ficar pior voltei a baixar.

Um deles morreu também sem "pele" (temp. 29º).

Outro estava também a ficar igual mas consegui-se safar.

 

O que morreu vi-o num dia de manhã a nadar e a comer, sem manchas nenhumas, ou seja, muito melhor. Quando cheguei à noite estava completamente branco... e já a ficar sem algumas escamas...

 

Às vezes as coisas acontecem e não sabemos bem como... Isto é mesmo assim. :)

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

O que morreu vi-o num dia de manhã a nadar e a comer, sem manchas nenhumas, ou seja, muito melhor. Quando cheguei à noite estava completamente branco... e já a ficar sem algumas escamas...

 

Já me morreram dois Discus assim.

Um deles a femea que podem ver no meu Avatar demanha estava optima a comer como sempre e a noite estava no fundo, delado e com as escamas todas brancas.Esta femea tinha desovado4 dias antes.

Esta mesma femea uns meses antes da sua morte tinha tido sintomas identicos mas menos intensos e consegui-a salvar com Sera Bactapur Direct.

 

Um outro Discu Azul Diamante (macho da femea) morreu de maneira identica. Demanha kd lhes dou comida estava mais que bom e as 17 horas estava as portas da mote. Não chegou as 19h.

 

:) :D :cry::cry::cry::cry::cry::cry:

 

Abraços!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Malta....

 

Tenho uma boa noticia e uma má noticia.

 

A boa noticia é que conseguir (aparentemente) dominar a doença e os discus não apresentam qualquer sintoma da doença.

 

A má noticia é que custou-me a vida a 2 discus. Esse tal que já tinha dito e o outro que estava tambem pior. Pareceia-me melhor mas de repente escureceu, a respitração acelerou, os olhos ficaram escuros e foi uma questão de horas. Acabou por morrer e perder a pele tb...... Há coisas que não compreendo..... :)

 

Uma das coisas que me espanta é que a doença apenas afectou os discus não selvagens :D

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

consegui-a salvar com Sera Bactapur Direct.

 

Foi o que salvou os meus (+flagyl para prevenir problemas nas guelras). Nunca tinha usado Direct. Usava sempre o Backtopur normal.

 

Foi o Vitor Melo (do fórum) que me aconselhou o Direct (Obrigado Vitor! :cry: ). De facto é um medicamento 5*.

 

Se tivesse começado logo com o Direct se calhar não tinha perdido os outros... mas isto já são suposições... :) De qualquer maneira vou passar a usar mais o Direct quando for preciso. :D

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno!

 

 

(+flagyl para prevenir problemas nas guelras).  

 

Espero não cometer nenhum erro no que vou dizer. Mas Flagyl não faz nada para parasitas das guelras. Se queres um medicamento para esse efeito usa um a base de Praziquantel.

Nas farmacias já comprei Droncit. Mas prefiro um que encontras nos veterinarios que se chama mesmo Praziquantel.

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João,

 

Queria te fazer uma pergunta eles tb estavam com uma respiraçao muito acelarada e muitas das vezes estavam à superficie da agua??? tb andavam a esfregar-se na decoraçao??

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso n colocas-te peixes novos no aqua ou algo novo????

 

A mim tb me aconteceu o mesmo e mesmo depois de usar o mycopur noto que ainda n estão 100%

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Os meus que eu tivesse notado nãoi se coçavam na decoração mas essa doença que descreves é Chilodonella, podes ver aqui http://www.aquariofilia.online.pt/default....es&id_doencas=4

 

 

Quanto à adição de peixes novos eu tinah colocado à coisa de uma ou duas semanas 2 selvagens mas estes não foram afectados pela doença.

Discus Power !!

 

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois foi esses é que transmitiram essa doença, tb me aconteu o mesmo e com o mesmo espaço de tempo e tinha feito exactamente o mesmo que tu fizes-te.

 

Lembra-te ambos somos de Setubal.

 

Gostava de saber se é possivel nos encontrar-mos e discutirmos isso pessoalmente. Depois mando-te um MP

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais