Experiências com Anjos Anões - Centropyges


Duarte Conceição

Recommended Posts

Boas!

 

Já ando a matutar há uns tempos na introdução de um centropyge no meiu aquário, porém tenho tido algum receio em virtude de muitos relatos de "anjinhos" com um apetite vulgar por LPS, Tridacnas e até SPS.

 

Por isso gostaria de quem os tivesse ou já tenha tido possa partilhar aqui a sua experiência com peixes do género Centropyge.

 

Interessaria-me saber particularmente nos casos de insucesso (i.e. peixe com tendência para petiscar nos corais) qual o tipo de alimentação que lhe forneciam e quantas vezes ao dia...tenho uma ideia talvez absurda que um peixe deste género se for bem alimentado não vai com tanta facilidade a corais, no entanto gostaria de algum feedback.

 

Existem algumas espécies pelo que pude ler em alguma bibliografia do Scott Michael, foruns de aquariofilia e sites da especialidade que são consideradas mais reef-safe do que outras.

 

Centropyge potteri

Centropyge loricula

Centropyge bispinosa

 

Estão ordenadas em termos de gosto pessoal por isso qualquer ajuda sobre comportamento e opiniões sobre estes fantásticos peixes são bem vindas.

 

Obrigado

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Duarte

a minha experiencia com Centropyges é esta:

- tive um centropyge flavissimus durante 3 meses. NUnca tocou em nada

- Mantenho um loriculus a sensivelmente 1 mes e tambem sem problemas.

 

Tento dar uma alimentaçao o mais variada possivel, quer congelada quer seca. Acho que um futuro problema poderá ser assim evitado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um Potteri hà 9 meses e não notei qualquer problema.

 

Concordo com a tua análise em relação à alimentação! :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive um Bispinosus e mantenho actualmento um Loricula (este peixe diz-se que é o mais susceptivel para tocar nos corais) no entanto nunca tive problema com nenhum destes :!: Acho os Centropyges peixes lindissimos e considero-os uma boa adição a qualquer aquário :!::wink: :D

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A minha experiência com esta família resume-se a ter tido um loricula durante 2 anos sem problemas e um flavissimus durante 1 ano. Ao fim de 1 ano o flavissimus resolveu comer todos os Parazoanthus gracilis e possivelmente outros corais...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Tive um bispinosa durante uma semana.

Começou a "debicar" constantemente as sabellas ao ponto destas ficarem constantemente fechadas. Nos outros corais não notei que tocasse....

Era alimentado uma vez por dia variando a alimentação o mais possível (varios congelados, granulado, flocos....).

Foi um grande problema conseguir apanha-lo....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Desde já o meu obrigado por partilharem vossas experiências!

 

- tive um centropyge flavissimus durante 3 meses. NUnca tocou em nada

 

Gil, este foi um daqueles peixes que morreu quando tiveste aquele problema há uns meses? Ou vendeste/trocaste?

 

Tenho um Potteri hà 9 meses e não notei qualquer problema.

 

Concordo com a tua análise em relação à alimentação! Wink

 

E bem bonito por sinal! No que respeita à alimentação parece-me fazer algum sentido, mas nos artigos que tenho lido (reefkeeping e advancedaquarist) sobre estes peixes nunca vi nada referido neste sentido...daí ser pura especulação minha!

 

A minha experiência com esta família resume-se a ter tido um loricula durante 2 anos sem problemas e um flavissimus durante 1 ano. Ao fim de 1 ano o flavissimus resolveu comer todos os Parazoanthus gracilis e possivelmente outros corais...

 

Se não pasasse dos zoantídeos e afins não vejo aí grande problema ... se for aos SPS, LPS e Tridacnas é que tá o caldo entornado!

 

Tive um bispinosa durante uma semana.

Começou a "debicar" constantemente as sabellas ao ponto destas ficarem constantemente fechadas. Nos outros corais não notei que tocasse....

Era alimentado uma vez por dia variando a alimentação o mais possível (varios congelados, granulado, flocos....).

Foi um grande problema conseguir apanha-lo....

 

Uma vez por dia apenas Aderito? Parece-me pouco para peixes que estão constantemente a "raspar" as rochas ... No entanto tenho no meu aquário sabellas e espirógrafos com fartura, pode ser que não passe disso.

 

Conclusão ... vocês são os principais responsáveis :roll: pelo encorajamento no que respeita à compra de um destes bichos. Em princípio irei optar pelo potteri, mas gostava de adicionar um pouco de vermelho ao aquário metendo também o loricula...mas 2 anjos em 450 lt parece-me abusar um pouco da sorte.

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Duarte

O Flavissimus foi até hoje o peixe que mais me custou perder... foi devido á crise inicial de cryptorion

 

Era um peixe com um comportamento espectacular, os centropyges fazem a diferença, :roll: sao peixes interessantissimos de observar :wink: de parados nao tem nada :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

No que toca a Centropyges, eu neste momento (a cerca de um ano)mantenho um Bispinosus que é alimentado com os restantes peixes que possouo 1 vez de 2 em 2 dias num aqua de 200lt brutos com bastantes corais moles e duros. Até hoje a unica opinião que posso dar acerca deste animal, é que é uma exelente aquisição devido a sua beleza e consegue interagir bastante (como todos os Centropyges!) com o aqua, dando-lhe uma vida incrivel!! Nunca o vi bicar nenhum coral (deve ser por serem demasiado salgados!! :lol: ) ou importunar os restantes inquilinos" :? .

Já por sua vez tive em tempos um vroliki já grandinho, e esse sim bicava tudo o que lhe enchia o olho :oops: !!

Acho que o problema passa um pouco pela aquisição deste tipo de animais. Ou seja, se tiveres a sorte de conseguir comprar um Anjo Anão relativamente novo (bem anão!!! :lol: ), penso que não terás problemas com ele, porque não vem tão habituado a bicar corais como um Anjo Anão já crescido.

Espero que no meio de tanta confusão tenhas percebido o que eu te quis dizer!! :):oops:

 

Atentamente,

Tiago Garcia

 

O teu futuro depende dos teus sonhos, por isso não percas tempo, vai dormir...!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais