areia ou "relvado"!? (fotos)


CarcajoU

Recommended Posts

ola a todos, o meu aqua é de 120cm com o fundo de areia de silica (90 e tal % pureza). tenho visto uns aquas aqui no forum com o fundo coberto e achei-os espetaculares! Gostava de por algum tipo de plantas no fundo mas tb gosto imenso da areia pq é mesmo branca! a solução q arranjei seria formar uns tapetes de algum tipo de plantas e deixar algumas zonas em areia.

O aqua tem 3 calhas de 30W com reflectores (2 brilliant day light e 1 plant); bioCO2; fertilizante - ferro; ph entre 6 e 6,5, kh n sei mas uso turfa no filtro (eheim 2213).

vejam as fotos e se axarem que deva por o relvado que especie deveria usar para estas condições.

[ ]´s e fico á espera!

 

Pic_6030_1.jpg

Pic_6030_2.jpg

Pic_6030_3.jpg

Pic_6030_4.jpg

Pic_6030_5.jpg

Pic_6030_9.jpg

Pic_6030_10.jpg

Pic_6030_14.jpg

Pic_6030_15.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

olha eu nao percebo muito de plantas mas axo k no teu aquario, punha nesse tronco umas anubias nana ou entao musco de java fikava muito bonito, na minha opiniao e klaro.

e fazia tambem uns tapetes de riccia, de resto esse aqua esta com um optimo aspecto.esperamos por mais''criticas''...

 

obrigado

 

thejohncena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fauna:

4 discus (azul diamante, leopardo, castanho, pigeon);

1 ancistrus dolichopterus;

1 loricaria teffiana;

1 corydora;

2 raposas voadoras;

17 cardinais;

7 rasboras arlequim;

2 ramirezis (casal);

1 apistograma agassizi femea (morreu-me o macho);

1 apistograma panduru ou nijsseni macho (morreu-me a femea);

 

flora (quando comprei sabia os nomes...):

3 anubias (n sei a especie);

5 echinodorus ( " " );

5 valisnerias gigantes;

depois tenho varios pés de 2 especies que nao me lembro do nome... sorry. axo que pelas fotos da para vçs identificarem.

 

Quanto aos tapetes que queria fazer espero receber mais opinioes mas ja estou inclinado pa riccia, porque acho que não alastra pelo resto do aqua se a puser numa rede/malha, certo?

 

cumps, fico a espera!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha podias postar mais umas fotos dos discus pk eu nao konsigo ver muito eem principalmente o leopardo.

nao ker dizer k as fotos tao mal tiradas, mas tira aos peixes e as plantas e vai descrevendo-as

 

 

thejohncena

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

 

Talvez ainda consigas ter as duas coisas como tu gostas. Não é muito certo que a iluminação seja suficientemente forte para chegar a plantas tipo relva assentes no fundo desse aquário. Com Ríccia talvez dê.

 

Eu sugiro que uses uma caixa de plástico transparente (exemplo: tampa de uma embalagem de bombons Ferrero Rocher), enches com um substrato mais rico, cobres com uma grelha de plástico e prendes lá a Riccia. enterras ligeiramente a caixa de plástico na areia e cobre as extremidades com pedras.

 

Boa sorte.

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tens dois problemas o primeiro reside na iluminação, o outro e a própria areia que é muito fina não ajuda muito no desenvolvimento das raizes. Se por um lado a riccia poderia ser uma solução ao segundo problema, pois é um musgo flutuante, por outro lado necessita de muita luz quando submersa. Já as plantas mais fáceis de primeiro plano poderias conseguira algo que aguenta-se, mas terias problemas com o crescimento e eventualmente algas.

 

Porque não usas o musgo de Java para fazer o efeito que querias com o tapete de Riccia.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais, obgd por responderem.

E pondo as coisas por ordem, aqui vão as fotos dos discus:

 

Pic_6030_16.jpg

Pic_6030_17.jpg

Pic_6030_18.jpg

Pic_6030_19.jpg

Pic_6030_20.jpg

Pic_6030_21.jpg

Pic_6030_22.jpg

Pic_6030_23.jpg

Pic_6030_24.jpg

Pic_6030_25.jpg

Pic_6030_26.jpg

Pic_6030_27.jpg

Pic_6030_28.jpg

Pic_6030_29.jpg

Pic_6030_30.jpg

(este menino fazia questao de aparecer á frente sempre que ia tirar uma foto!) o disco azul simplesmente não gosta de ser alvo das cameras, como ainda é pequeno, ta sempre escondido...

 

retomando o assunto do tapete, estou de acordo que a opção do musgo de java é a mais indicada, visto ser uma planta pouco exigente, mas para mim esta opção traz-me 2 problemas (se é que não estou enganado!) 1º ela cresçe mais alto e mais depressa que a riccia, e eu gostava de manter o tapete o mais baixo possivel sem ter que estar sempre a aparar; 2º ela agarra-se a tudo, tomando conta do aquario em pouco tempo; e a cor é muito escura, gostava de ter uma coisa mais clara... mas mais uma vez, se for para a riccia ela é capaz de se dar mal devido á falta de luz :( que dilema!

Se calhar o melhor é usar uma tipo "cuba" e coloco a rede/malha enterrada na areia a uns milimetros da superficie só para a planta ter onde agarrar as raízes :)

 

Seja como for, isto ainda vai dar que pensar!

Digam qualquer coisa que eu vou ficar á espera!

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

decidi por mais uma lampada, mas tenho duvidas entre uma t8 ou uma t5. quais as diferenças entre elas? já fui a um electrecista e ele garantiu-me que a t5 tem menor intensidade, mas no entanto é mais cara..

gostava que me explicassem!

 

CUMPS, fico á espera!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de facto a cor é muito diferente, mesmo a Riccia quando submersa fica com o efeito bastante caracteristico cheia de pequenas bolha de oxigénio, isto é perfeitas condições claro. Bem quanto ao crescimento a Riccia só irá crescer se tiver muita luz, se assim fôr, irá crescer muito mais rápido do que o musgo de Java. Quanto a manter estes musgos rentes basta aparar.

 

Não te consigo esclarecer totalmente no que toca à diferensa das lâmpadas, mas penso que a vantagem da T5 é conseguir mais potência economizando no espaço. Duas lâmpadas com o mesmo comprimento, uma T8 e outra T5, a T5 terá mais W.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei por por mais uma t8 ficando com duas brilliant day light e duas plant (lampadas que tinha e que ja foram usadas). Vou trocar em breve as 4 lampadas, devo trocar pelas mesmas ou usar 4 diferentes? quanto ao tapete, ja tou a experimentar um bocado de riccia e de glosso, a que se der melhor fica!

 

fico á espera, obgd!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

ja agora gostava de saber que tipo de alga é uma que me está a crescer nos vidros do aqua e pareçe um daqueles animais de agua salgada que tao colados a qualquer lado por um tubo (mole ou duro) e no fim saíem uns "tentaculos" tipo anemona.. (desculpem mas n sei o nome).

as que me crescem sao todas verdes e têm no maximo 5 milimetros. outras que tenho sao o normal "ponto verde" que deixo cresçer na parte de tras para alimentar os oto etc..

 

digam qualquer coisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá,

 

eu gostava muito de comprar esse peixe cor de madeira, deve dar um bom som dentro do aquário. Mas não conheço essa especie de peixe !

 

Tens que por no teu setup.

Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee..............

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

e eu que axava que este topico ja tinha "morrido"!

é um novo peixe que se encontra nas lojas de musica e que por acaso ate tou a vender! ele n come mt, dá-se bem com os outros e anda sempre com outro peixe atras que é o apisto. amplificadourus marshallus de 150 wattis ! :lol:

 

pois.. quanto á areia fui pela estetica em vez de escolher o melhor para as plantas.. ja tou arrependido como é obvio..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CarcajoU,

 

O que está surgindo no seu aqua são hidras, e não algas. Duas possibilidades de solução: ou usas um Tricogáster para devorar as algas, ou um tratamento para acabar com hidras usando uma corrente elétrica passando pelo aquário que eletrocuta as hidras. Há muitos anos foi publicado este tratamento, mas não me recordo dos detalhes tipo intensidade da carga elétrica, duração do mesmo etc.

Saudações,

Marcelo Senna

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

CarcajoU: Oi, os teus discus não têm problemas de falta de oxigenio?

Digo isto pois o teu filtro faz 440Litros/hora, e deves ter cerca de 240Litros de agua no aquario, logo não deve fazer grande movimentação na agua, certo?

Tens dois chupadores de agua ligados ao filtro e uma saida de agua?

Ou tens alguma bomba de ar ou powerhead para movimentar a agua e gerar mais oxigenio?

Já agora que tal é o filtro em relação à agua ficar cristalina ou não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui Gonçalo:

nunca cheguei a fazer tapetes de riccia, mas na opção de pesquisar do forum encontras mttass coisas sobre como fazer; que condições precisas de ter, etc..

 

ART ART:

este topico ja é antigo e n está actualizado, mas de qualquer maneira tive os discus durante mt tempo so com esse filtro e nunca tive problemas, eles sempre tiveram bem de saude.

para veres o aqua actualizado vai a:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...9064&highlight=

Link to comment
Partilhar nas redes sociais