Companhias para Frontosas num Aqua de 480 L


gorgeous

Recommended Posts

Estou a instalar um aquário de 480 litros úteis medidas 150x51x65.

 

Tenho estado tentado a apostar nos tropheus, mas pelas necessidades especiais de cuidados desta especie e pela minha inexperiência, estou agora a recuar nessa ideia.

Talvez invista num biotipo tanganyika mais diversificado, onde os Cyphotilapia Frontosas teriam real destaque.

 

Estou a pensar nas seguintes espécies num total de 15 a 20 peixes:

 

- Cyphotilapia Frontosas

- Telmatochromis. sp. Temporalis Shell

- Neolamprologus sexfasciatus gold

- Neolamprologus similis

- Julidochromis regani

- Chalinochromis brichardi

- Neolamprologus brichardi

- Eretmodus Cyanostictus

 

Gostaria de ouvir a v/ opinião em relação a cada espécie que eu referi e quais a v/ sugestões de conjugação de espécies e quantidades para acompanhar os frontosas.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes que o tópico "descambe" para os tropheus (nem devia ter falado neles) quero deixar claro que pretendo mesmo desistir deles para que não haja disabores.

E além disso puz-me a pensar que do que eu gosto num aquario é observar um peixe... depois outro... e nos tropheus é tudo ao molho e pouco se distinguem :oops: ...

 

Fico a espera das v/ sugestões, OBG.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres colocar conchícolas juntamente com frontosas :lol::oops:

 

Em adultos, os Frontosas podem facilmente engulipar os conchícolas...

 

Os Eretmodus Cyanostictus são vegeterianos, ao contrário de todos os outros que indicaste, pelo que não será muito boa ideia...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não juntes os similis com os telmatochromis, senão os similis ainda viram "fiambre" :oops:

 

Esse aquário parece-me pequeno para frontosas adultos. É mesmo essencial para ti coloca-las lá?

 

O Eretmodus Cyanostictus é um peixe lindissimo mas com um grau de dificuldade de manuntenção muito alto. Também devias considerar melhor a inclusão deste peixe, ainda para mais geralmente não é muito barato.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres colocar conchícolas juntamente com frontosas  :lol:  :oops:  

 

Em adultos, os Frontosas podem facilmente engulipar os conchícolas...

 

Os Eretmodus Cyanostictus são vegeterianos, ao contrário de todos os outros que indicaste, pelo que não será muito boa ideia...

 

Exprimenta por lamprologus ocellatus esse nao sao comidos de certeza

 

Ate conheço quem tenha frontosas de 30cm que sao afogentados por ocellatus

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas, agora já tenho uma nova lista de provaveis companheiros dos "carolas" (Cyphotilapia Frontosas), são:

 

- Neolamprologus longicaudatus

- Telmatochromis. sp. Temporalis Shell

- Julidochromis marlieri

- Altolamprologus compressiceps

- Lamprologus ocellatus

 

Continuo a contar com a v/ ajuda, fico a espera das v/ opiniões...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ocellatus também não dá para juntar com os Telmatochromis, também viram fiambre. Este exemplo já eu vi ao vivo. Os ocellatus a levarem alta coça.

 

Se quiseres pôr outros conchículas com esses pit-bulls dos telmatochromis, só me ocorre os Neolamprologus meeli, que são igualmente robustos, e mesmo assim não garanto que não haja porrada e tens tu um aquário de frente (1,50m).

 

Os tanganyikas, pela minha experiência, são peixes complicados de manter num aquário com outras espécies. Exigem sempre uma pesquisa muito cuidada porque para além de terem uma agressividade intra-especie muito grande, muitas espécies apresentam igualmente uma agressividade inter-espécie.

 

Lê muito, ouve bem os conselhos do pessoal, pesquisa por aquários com as mesmas espécies que queres e vê os resultados do pessoal. Vai com calma! Nós aqui no que pudermos damos uma ajuda :oops:

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas, agora já tenho uma nova lista de provaveis companheiros dos "carolas" (Cyphotilapia Frontosas), são:

Estás mal homem...

 

Querias tropheus, são complicados.

Escolhes frontosas que também não são simples como todos os peixes do tanganika :)

 

Por norma com peixes de alguma dimensão é dificil fazer acertos. Isto porque por serem grandes ou comem os companheiros de aquário ou os matam sem grandes problemas.

 

Os peixes do tanganika representam sempre um desafio para os aquariófilos visto serem peixes bastante exigentes, tanto na qualidade da água como nas companhias.

Podem ser mantidos com sucesso por "principiantes" (eu considero-me ainda um principiante) mas é necessário um estudo muito cuidado acerca das necessidades especificas de cada espécie e saber bem aquilo com que se pode contar.

 

Pessoalmente acho que um peixe grande só fica bem com outros da mesma espécie e sem mais companhias.

Fica demasiado estranho acho eu misturar no mesmo aquário peixes de 30cm com outros que se ficam pelos 5 ou 6, ou mesmo 15.

Os peixes de 30cm vão centrar a atenção neles próprios e "escurecer" os restantes.

 

Escolhas o grupo de peixes do tanganika que escolheres, uma coisa é certa... tens que os estudar muito mas muito bem. Em termos de €€ a aposta em tropheus ou frontosas é ela por ela... um frontosa também é muito caro :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A isso é o que eu chamo mistura TNT :lol:

 

Porquê ?

 

Variadíssimas razões que poderão ser facilmente explicadas se estudares bem o perfil de cada peixe que referes:

- peixes mais ou menos calmos x peixes do mais agressivo que há (não esquecer que as frontosas demoram anos a crescer);

- peixes de 5cm com peixes de 30cm;

- 3 tipos diferentes de peixes a lutar pelo mesmo - conchas (e como se isso não bastasse com tamanhos e força diferentes);

Outras e outras diferenças que só mesmo estudando cada uma delas se consegue ter uma noção mais profunda do que poderá acontecer nesse aquário.

OBS: apesar de ser um aquário já grandito é pequeno para albergar frontosas adultas, muito embora tenhas muito tempo depois de evoluir para um maior.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom acho que vou mudar radicalmente de ideias, há que estudar todas as hipoteses antes de ter o aquário e de comprar seja que euipqmento for... talvez forneça o aquário de Discos, Neons, Ramizeris e Rodóstomus!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres um conselho? Deixa que a água de tua casa decida :P

 

Todos os ciclideos têm os seus encantos e as suas dificuldades, sejam eles de onde forem.

 

Se queres ter um aquário sem problemas e dado que o tamanho do mesmo já te permite muita coisa, o ideal é veres primeiro a água que tens em casa e depois a partir daí decidires o que queres fazer.

Penso que será o melhor.

 

Acredita quando te digo que neste hobby e com ciclideos, não estudar as necessidades dos bichos é o pior erro que se pode fazer.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, Gorgeous

Eu tenho um casal de “frontosas” com 4 “ocellatus”, vários “regani”, vários “Brichardi”, um casal de compressicepes, vários “Eretmodus” e com tropheus moorii e dobuasi.

Para o teu aqua podes por um macho e 2 a 3 fêmeas de frontosas, os Altolamprologos é à confiança, os regani só vão dar problemas é entre eles, o melhor é só pores um casal,

os brichardi 1 casal e esquece os chalinochromis, os telmatochromis e os sexfasciatus, se continuares a crer por conchicolas opta pelos ocellatos, mas tira os brichardi.

Para que não haja problemas de maior vais ter que fazer uma decoração de maneira a que os territórios fiquem bem definidos para as diferentes espécies.

Boa sorte.

 

Se pretenderes mais esclarecimentos sobre este assunto, envia-me 1º um MP que eu vou tentar ser breve, mas de momento os meus acessos à net têm sido muito escassos.

Um abraço até breve.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais