RECUPERAÇÃO DE CORAIS DUROS (8-10)


Pedro Conceição

Recommended Posts

Boas.

 

Pedro antes de mais desejo-te boa sorte para a tubastrea.

 

Aparentemente a maioria dos pólipos estão vivos. Com que é o que os alimentas? Experimenta mysis congelada ou mesmo artémia.

 

De resto meto aqui mais uma evolução do palito :twisted: que também vai recuperando mas ainda não consigo identificar.

 

9.jpg

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Antes de mais, os meus parabéns a todos pelo esforço dedicado á recuperação de corais duros.

São tantas as vezes que se vêem corais duros a morrer nas lojas, que continuo sem perceber porque alguns lojistas não optam por oferece-los a quem os consiga recuperar, preferindo deixá-los morrer por total perda de tecido...enfim...felizmente a maioria dá-se por satisfeita ao oferecer os tais corais a pessoal como vocês, que com tanto esforço os conseguem recuperar.

 

Duarte: não será uma Montipora digitata laranja/vermelha? Pelo formato do esqueleto e respectivos pólipos parece-me uma.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Duarte, sem dúvida que se trata de uma Montiopora digitata, podes ver neste site uma foto que é muito próxima da que tens, só muda a cor:

http://www.fishpalace.org/M_digitata.html

Dá para ver que tem evoluido muito bem! Daqui a umas semanas já deves ter um coral 100% recuperado! Parabéns por esse óptimo resultado! :oops:

 

Diesel_Car, tens toda a razão! Ainda há pouco tempo estive numa loja na região da Grande Lisboa, ao qual não vou mencionar o seu nome, que tinha uma tubastrea e 2 Sarcophyton a morrer! A tubastrea provavelmente seria por má alimentação, mas o Sarco era mesmo por descuido! Deu a ideia que andaram deriva e foram parar num boraco entre as rochas e lá ficaram, todos encolhidos sem espaço! Acredita que muitas das vezes dá vontade de pedir para trazer, recuperar os corais e depois devolvê-los! Custa-me ver como muitos andam no, quase, total abandono! Mas não podemos mudar as pessoas!

 

Quanto à alimentação que estou a dar à tubastrea é mesmo artémia enriquecida! Já posso dizer que tive uma primeira tentativa de abertura total dos polyps, pelo menos de meia duzia deles! Outra alimentação que tenho dado é o Cyclop-eeze, mas os peixes devem apanhar a maioria. Vou fazer de maneira a que o coral esteja mais isolado de maneira a aproveitar esse alimento, bem referido no reefkeeping.com. Aqui fica uma foto:

 

IMG_1120.jpg

 

Em breve colocarei umas fotos da Goniopora, que está a criar novos polyps!

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Eh lá Duarte... isso está com um óptimo aspecto! BOA!!! :)

 

Mas a acropora é (era?) vermelha, e agora parece-me verde... :):shock::shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Duarte, ainda bem que estás a dar bem com isso! Os meus pararam no tempo, aprece que precisam de mais luz! Vou aguentar até vir o novo aqua!

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá,

 

Há muito que não escrevia neste tópico - aqui ficam desenvolvimentos...

 

em 15/8

 

Pic_5907_29.jpg

 

em 8/9

 

Pic_5907_30.jpg

 

Hoje

 

Pic_7910_15.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Diogo, essa recuperação é um socesso! Não posso dizer o mesmo da minha Alveopora! Tive vários problemas no meu aqua que fez com que, depois da recuperação, acaba-se por morrer! Agora tenho outro coral para tentar recuperar!

Numa altura decidi colocar uma encubadora óvos de artémia a funcionar e coloquei uns eclodidos no meu aqua. O estranho é que no dia a seguir a minha Plerogyra sinuosa começou a morrer. :lol: Estive a fazer medições a tudo e estava tudo normal, mesmo tudo! Não quero dizer que era dos ovos de artémia eclodidos, mas que é coincidencia é! Agora o coral ficou reduzido a 20% mas está com bom aspecto! Agora tenho que tentar recuperar, nem sei se é possível, mas vamos tentar! Outro problema que tenho é excesso de carga orgânica, mas já tenho o problema quase resolvido, comprei um escumador novo e vou ligá-lo ao aqua.

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Li este tópico pela 1º vez e interessou-me bastanta, pois tambem me encontro em várias situações semelhantes.

È uma especie de goniopora mas, ainda não consegui descobrir qual.

Os pólipos nunca se estendem completemente.

Partilho as minhas "recuperações" com vocês:

Esta é uma delas

Esta foto tem 3 meses

Pic_7018_4.jpg

Foi-me oferecida para recuperação.

Era constituida po três partes vivas e foi partida em três.

Neste momento encontra-se assim

Pic_7018_23.jpg

Está a regredir devido ao excesso de carga organica.

Este excesso provoca um crescimento absurdo destas algas verdes que cobrem todas as partes de possivel recuperação.

As outras 2 encontram-se assim

Pic_7018_1.jpg

Pic_7018_12.jpg

Não sei se há recuperação

 

 

Gustavo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Gostavo, realmente essa Alveopora está a regredir! A que eu tinha era igual a essa! O problema que tens é grave para ela, o excesso de matéria orgânica que tens pode acabar por matar por completo ela! Podes fazer é uma mudança de água extra entre as que já fazes e lipares, sempre que achares necessário, o coral dessas algas e tudo o que não faça parte do coral! Deves ter cuidado em não expores a correntes fortes, pois ele está muito sencível a isso, está fraco, e podem sair alguns polips dele, o que é mau! Tem muito cuidado a manuseares ele! Se quizeres passar para este lado uma das mudas, força, será um grande desafio para mim! Não te posso garantir que o recupere, mas sempre posso tentar, visto que estão a regredir!

Qualquer coisa diz!

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O meu estava a recuperar bem, mas tive uns azares e...lá se foi! Agora está tudo ok, apesar do sistema ainda não estar a 100%, acho que tem condições para tentar recuperar!

 

Cumps,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostaria de dar o meu pequeno contributo a este forum. Tenho uma goniopora desde Julho 2005 e já se reproduziu cerca de 10 pequenas gonioporas, não sei se de futuro vais continuar assim, mas quando fecha há noite nota-se mais "filhinhos" prontos para se libertarem do coral "mãe" :lol::lol::lol: .

 

 

Cump.

 

Marina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas!

 

Bem, essa recuperação está a olhos!!! Continua Diogo!

As minhas recuperações estão a piorar, tenho problemas com o meu escumador, mas em breve já está resolvido! Um aqua novo é mesmo necessário, já faltou menos! O aqua deve estar a ser feito e já comprei umas coisas!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte, eu conheço esse coral, não conheço :D

 

Na foto que tinhas colocado de Janeiro, fiquei surpreso por estar verde, já que ela era totalmente vermelha!

 

Na foto de agora já está arroxeada o que me leva a querer que ela voltará a ser vermelha!

 

Parabéns, excelente trabalho :twisted:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo!

 

Conheces pois! É bastante estranha a evolução da cor deste coral ... não sei se voltará a ser vermelho :twisted: mas que está a crescer bem está!

 

Vê lá se montas esse aquário que tens aqui muitas mudas para levar :D

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê lá se montas esse aquário que tens aqui muitas mudas para levar  

 

Só se fizer um aquário público no meio do terreno e cobrar bilhetes À entrada. bowdown:twisted:

 

Já estou mesmo a ver: "Aquário Municipal do Montijo - Crianças não pagam (mas também não entram)"

 

 

:D :twisted:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais