Meu reef


Shev

Recommended Posts

  • Replies 58
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olás,

 

É muito complicado comentar fotos tiradas (mal..) com flash, mas pelo que consigo ver parece-me muito bonito.

 

Tenta tirar fotos "apontando" o flash num outro ângulo (se fôr externo á máquina, aponta-o como se de um projector do aquário se tratasse...ou seja, acima da água). O ideal seria mesmo sem flash...

Concerteza tens luz suficiente para umas boas fotos (vejo alguns LPS e uma tridacna, não sei se os LPS são verdadeiros ou de plástico :lol: ).

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- Outro problema do flash é o facto de evidenciar as algas na traseira do aquário :lol:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Também acho que as fotos sem flash ficam muito melhor! As que tenho tirado é sem flash e por vezes com pouca iluminação e ficam bem!

Shev, se quizeres vais ver as minhas fotos e deixa comentário, basta seguires a mensagem, depois do meu nome vai ficar um link.

 

Cumprimentos,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tira lá umas fotos sem flash para a gente perceber melhor que peças tens aí. Penso que já vi aí uma Euphyllia muito bonita. :lol:

 

E já agora nesta foto

 

Pic_5916_3.jpg

 

tens aí um Centropyge loriculus, né? Muito louco. Acho esse peixe lindissimo. E esse hepatus tá mesmo pequenino. Que giro! Parece um cachorrinho pequeno...eheh :lol:

 

Já agora também podes por aí o setup do aqua :lol:

Abraço

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois... já foi tudo dito... tira lá as fotos sem flash e com as luzes do compartimento fechadas - tens aí um conjunto bem interessante de peixes... pelo que consigo ver, além dos ocellaris, louriculos e hepatus, tens também um xanthurus e alguns outros que não consigo identificar!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

olás

 

pediram o setup do reef e cá está ele:

 

Medidas:200x80x60

Bomba Eheim para reposição de água

Reservatório de +/- 100l cheio smanalmente com água de osmose (tenho destilador na lavandaria, dá imenso jeito)

Computador iks para controlo geral, com as sondas de Ph, Redox, Temperatura, controlo de apagar ou acender luzes, simulador de corrente, etc.

Luzes (3) elos com 14000 calvins (acho eu) com uv também e vidro de protecção.

E mais que não me lembro

 

Peixes:

Muitos

 

Corais:

Muitos

 

Invertebrados:

Muitos

 

Algas:

Destacam-se Galaxaura sp., Caulerpa racemosa, Caulerpa Taxifolia, Halimeda sp., Caulerpa Peltata e uma azul que não consegui identificar. Deixei um tópico sobre isso neste fórum. Já agora, alguém aqui consegue identificá-la??? É a alga que cobre a pedra à direita da caulastrea, à esquerda do dendronephthya. Desde já obrigado

Abraços

 

Pic_5916_5.jpg

 

PS: todas as algas aqui referidas nasceram naturalmente!!!!! :wink: :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Hugo, tocaste na ferida... Só de peixes, morreram +/- 30!!!! Devido a um parasita que penso ter sido oodínio, mas eles já vieram assim :cry::!: Estranhei logo, pois os possíveis infectados logo que chegaram, dirigiram-se IMEDIATAMENTE para os meus lysmatas amboinensis e eu vi logo que havia gato... os infectados eram para aí 5 ou 6, mas eles contagiaram os restantes habitantes :cry: . Quanto aos corais, morreram-me 2 acroporas, e mais 4 ou 5 corais mais uma tridacna :cry: . Morreram todos devido a uma cyano-bacteria vemelha!!! Tive 2 pragas de cyano, apesar da 1ª ter sido a mais forte... Um acropora morreu porque na altura da cyano, uma tentativa de acabar com ela, foi apagar as luzes durante 1 ou 2 dias. Apesar de não ter resultado, :wink: :D matou-me o raio do acropora :!::!::!: o outro foi porque ja vinha morto :evil::!:

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... tenho um dedo que adivinha... :cry:

 

Pareces muito seguro do que matou os teus peixes e corais, o que, a ser verdade é bom sinal!

 

Contudo acho morte a mais para uma explicação tão simples... :evil:

30 peixes?!... :D

 

Quanto às acroporas, se tiveste uma praga de cyano das duas uma, ou foi a praga inicial, que é normal, e portanto não deverias ter colocado um coral como uma acropora tão cedo, ou a praga apareceu já com o aquário maturado (altura em que se deve começar a PENSAR em corais como acroporas, e para o teu aquário eu diria que nunca antes dos 6 meses, e... e...) e foi porque algo correu mal.

 

Sinceramente e pelas tuas intervenções diria que se quiseres ajuda (e eu acho que sim), devias repensar esse aquário e o que queres da aquariofilia salgada.

 

Ninguém pode ficar indiferente quando lhe morrem 30 peixes...

 

Se quiseres ajuda, sugiro-te a abrir um tópico sobre o assunto no forum dos equipamentos e manutenção que terás certamente muitas ajudas como toda a gente aqui teve e continua a ter (incluindo eu). Coloca o setup mais pormenorizado com datas, rotina de manutenção, adição de seres vivos (datas), etc...

 

e realmente: tira as fotos sem flash :wink:8):cry::cry:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não fiquei indiferente, muito pelo contrário... Foram semanas negras... :D ... no entanto o aqua está agora estabilizado! :D :D e tudo corre normalmente... Esse setup de que falas :D não o consigo fazer porque se não sei sequer o nome de todo o equipamento... nem o meu pai sabe... em termos de datas a situação ainda piora :lol: ... Mas deixando-nos disso, aqui vão as tais fotos sem flash! :lol: :

 

Pic_5916_12.jpg

 

Pic_5916_13.jpg

 

Pic_5916_14.jpg

 

 

bem , espero que tenham gostado!!!

Abraços

andré Moreira

 

PS:As cyano foram iniciais, não com o aquário ja maturado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

Em primeiro lugar os meus parabéns pelas novas fotos e pelo aquário. Pelo que posso ver é um aquário maduro e pela calha a maior parte do material será made in Natantia!

 

Gostava de te colocar algumas questões e a primeira tem a ver com a circulação de água. Não consigo ver bombas no aquário o que é excelente, mas também não consigo perceber como é que um aquário com essa litragem pode operar apenas com uma bomba Eheim que presumo que seja no retorno e não na reposição como mencionas? Vi pelo resumo do setup que conseguiste fazer, que tens um controlador IKS e esse deverá estar ligado a bombas para poder simular as correntes - quantas bombas tens e de quantos litros/hora?

 

A configuração do teu aquário é em todo semelhante à do nosso Membro Nelson Pena e o aquário quanto a mim é igual - a entrada de água é feita por essa coluna que está a meio do aquário, certo?

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que realmente esteja tudo bem.

 

Deixa-me dizer que é dos layouts mais bem conseguidos que já vi!

Muito bom mesmo! :D

 

será made in Natantia

Pois será :?

 

Também notei a auxência de bombas no interior do aquário, mas depois de ver a calha, fiquei a pensar que será idêntico ao do Nelson.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Acertaram em cheio :? ! E realmente made in Natantia! Sabiam que o dono (chama-se Nuno Gomes) é biólogo... foi ele que me me forneceu todos os peixes, setup, corais...enfim, todo o aqua! :)

Bem, não tenho só uma bomba Eheim...tenho muitas e quanto à circulação, tenho 4 saídas :P so que não se veem, pois estão cobertas por poliurtano...agora, o material já apanhou tanta alga que não se nota e parece uma rocha... :D não faço a miníma ideia da força das bombas :D ...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Resolvi dedicar-me à causa e vou pôr o nome dos peixes que tenho e aqueles que penso pôr :? :

 

Tenho:

 

1 Centropyge Loricula

1 Pseudocheillinus Hexataenia

1 Haliocheres Chrysus

2 Nemateleotris Magnifica

2 Amphiprion Ocellaris

2 Pteleotris Zebra

2 Chromis Viridis

1 Paracanthurus Hepatus

1 Zebrasoma Xanthurus

1 Vallenciennea Strigata

 

Penso pôr:

 

1 Gramma Loreto

1 Euxiphipops Narvachus

1 Synchiropus Splendidus

1 S. Picturatus

2 Nemateleotris Decora

1 Acanthurus Leocosternon

1 Acanthurus Japonicus

1 Zebrasoma Flavescens

1 Centropyge Acanthops

1 C. Bispinosus

1 C. Potteri

1 C. Bicolor

2 Chrysiptera Parasema

2 Amphiprion Polymnus

1 Forcipiger Longirostris

1 Cirrhilabrus scottorum

1 Heniochus Diphreutes

1 Chrysiptera Cyanea

 

Tenho dúvidas se poderei pôr:

 

1 Chelmon Rostratus

1 Pomacanthus Imperator

1 Pygoplites Diacanthus

 

Abraços

 

PS: Afinal as luzes são da Elos e não da Iks.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para além de ser obviamente impossível manter tanto peixe num aquário como o que tens (+- 900 lt), há ainda todas as questões relacionadas com compatibilidades (vários centropyges), com o apetite por corais (imperador, diacanthus, narvachus) e muitos outros problemas.

 

É claro que eu também queria ter um aquário onde coubessem esses e muitos mais :P

 

De qualquer forma ainda podes escolher uns quantos da lista nova por isso vai com calma que isso não é um brinquedo ... são seres vivos, que quando morrem fazem moça em muito sitio - coração e carteira.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas shev

 

bem se queres um conselho!

em vez de cometeres essa barbaridade de colocares cardumes de peixes nesse tanque compra nates uma cota de livre acesso a casa do Rui Ferreira de Almeida e entao poderas ver toda essa diversidade que queres por no teu reef e mais alguns!!

mas nesse axo um massacre mesmo! é como embalalos em latas neste caso a lata é o teu aquario! e como o Duarte disse a imcopatibilidade de muitos deles tambem conta!

 

mas como ja vi pelo teu mega projecto que sem sombras de duvida me faz ruer de inveja esta muito bom por favor nao o estragues fazendo tal barbaridade!

realmente pelo que se pode constatar pelo teu reef dinheiro é coisa que abunda ai pelos teus lados! se quiseres duar qualquer coisita que tanhas pai a mais aki ao pessoal "EU" mais nessesitado nao te faxas de eskesito foraxa :D

 

cumprimentos

 

miguel f.

 

ps:. ve-se consegues por ai o setup desse monstro e nao deixes de mandar noticias FORÇA COM ISSO

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o facto de o Shev ter dinheiro ou não é pouco relevante para este tópico. Certamente que o dinheiro não é dele, nem ele deve tomar as decisões sozinho.

 

Se lhe morreram 30 peixes é porque estava pouco informado, se quer pôr 35 é porque continua pouco informado.

Mas se ele está aqui a colocar as suas dúvidas é porque quer ser ajudado e isso... tirando o Duarte... ainda não vi ninguem a tentar fazer.

 

Que tal alguém com conhecimentos para tal, fazer uma selecção daqueles peixes todos?

 

Afinal de contas ele ainda é um rapaz de 13 anos e ninguém nasce ensinado, portanto não façam logo juízos de valor e ajudem-no lá! :)

 

Abraço,

 

P.s: Eu até ajudava... mas muitos peixes que ele ali pôs nem sequer os conheço suficientemente para opinar. :D

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ricardo

 

 

entao junta-te ao grupo porque parexe que tambem nao ajudaste nada! este site para alem de ter como funçao ajudarmo-nos uns aos outros com pacifismo e na desportiva serve tambem para nos darmos todos bem e divertimo-nos pois axo que é a funçao principal deste Hobby magnifico a diverçao e o prazer que nos da! pode ter cido a meu ver mas axo que nao foi a a maneira mais correscta a que falaste dos intervenientes deste topico no qual eu tambem participei! desculap mas foi o que me parexeu ele pode ter 13 anos mas nao subestimes 13 anos! com 13 pode se saber muita coisa mesmo! eu so fiz mençao aos euros porque sei muito bem quanto custa cada gota de agua salgada do meu reef e quanto eu suei para o construir!

 

axo que o pessoal tem ajudado o shev a evitar fazer uma catastrofe no seu aquario! dizendo para nao por a quantidade exagerada de peixes que pensa por! acho que isso é considerado ajuda ou nem por isso??!!

 

axo que nao somos nos que devemos fazer essa tal selecçao de peixes que deve ou nao por! tera de ser ele mesmo!

 

bem shev

 

partindo do principio dakilo que foi dito pelo Duarte e muito bem! os anjos como os pomacantos e anjos grandes sao eximios devoradores de corais em geral! sao peixes a tentar evitar serem colocados! outra é em relaçao aos centropyge nao deves colocar mais que 1 ou 2 especies diferentes num aquario! a meu ver com a quantidade de peixes que ja possuis nao deves colocar mais que 3 ou 4 peixes! e deveras ter em consideraçao as compatibilidads e se sao reef safe ou nao!

 

boa sorte!

 

cumprimentos

 

miguel f.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas miguel fernandes

 

é verdade k o ricardo nao ajudou grande coisa (se pode-se de certesa que ajudava), e tu?? parece-me que so des-te umas dicas porque ele falou nao?!?!

as tuas intervencoes neste post foram so atakes primeiro ao shev e depois ao ricardo, nao estás nos teus melhores dias amigo...

Miguel

 

miguelreis_disculandia@hotmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.