Projecto plantado 54l (planeamento) colabore.


Fábio Gomes

Recommended Posts

Boa tarde... o "desenho" começa a ganhar uma forma bastante agradável, no entanto continua com algumas duvidas.

 

Projecto:

 

Setup:

Aqua: 60*30*30 (54L brutos) (Estimativa de litragem real: 50L +/-)

Filtro: (??) (Ajuda era bem vinda, nada muito exagerado, cascata talvez...)

Termostacto: Aquapor 100W

Iluminação: D.i.y. 2*18 840 & 2*18 965

Substracto: Sera floredepot Areão: Preto

Fundo: Cartolina preta

Injector de Co2: D.i.y.

Programador de iluminação: Dos mais simples. (7€ um bocadinho mais caro que "Panadol" mas também alivia uma dor de cabeça :lol: )

Alimentador automático: (??)

Alimentação: Sera vipan, Sera Fd mixpur, e talvez comida congelada.

 

Fauna:

2 Ramirezis (casal)

3 caridinas japónicas

3 Red cherrys

3 Otocinclus

2 Paratocinclus

 

Flora:

Rotala walichii

Heteranthera zosterifolia

Cabomba Caroliniana

Ludwigia arcuata

Didiplis diandra

Glossostigma elatinoides

Elecharis

Riccia

 

Testes:

PO4 (Fosfatos)--» Por volta dos 0.5 mg/l

NO3 (Nitrato) --» 5,0 mg/l

NO2 (Nitrito) --» 0.1 mg/l ou menos

NH3 (Amónia --» minimo

Ph (acidez) --» 6.8 +/-

KH (Dureza carbonatada) --» 4/5 +/-

GH (Dureza total) --» (??)

(K (Potássio) --» Por volta dos 15 mg/l)

 

Fertelização seachem de acordo com a litragem em questão:

Seachem flourish --» 1 ml (??) (quanto por dia +/- ???)

Seachem Potassium --» Para aumentar 2mg/l adicionar 2ml

Seachem phosphorus --» Para aumentar 0,1 mg/l adicionar 1,1ml (imp.)

Seachem nitrogen --» Para aumentar 0,2 mg/l adicionar 0,7ml (imp.)

 

Opinem, aconselhem, critquem... emendem-me se for preciso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegues por uma foto para ter uma ideia da densidade de plantas?

Com essas doses tens o nivel dos nitratos constante nos 5mg/l?

 

Não vi qualquer indicação quanto aos valores do ferro ou adubação especifica do Fe parece-me um parametro também importante para teres em conta.

 

Cumps,

Luís Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá não cheguei a perceber exactamente as dúvidas que tens, a mim parece-me tudo bem planeado. Fica a faltar-te o filtro que depende muito daquilo que queres gastar da quantidade de plantas que terás. Sem dúvida que um externo é sempre melhor, ex. 2213 eheim ou 104 fluval, mesmo estes modelos são um tanto potentes para o teu aquário. Mais barato e prético são os de cascata ex. eheim libery ou hagen aquaclear.

 

Deixa-me que te diga que no que toca à escolha das plantas parece-me que a Cabomba caroliniana é uma escolha inadequada para estas dimensões.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bem pessoal desculpem a minha ausência, e não ter respondido às vossas perguntas ou pedidos, mas voltei ao activo e já emendei alguns pequenos (que se podiam tornar grandes) erros nomeadamente na escolha de plantas.

Em termos de filtro acho que já decidi: Eheim 2213.

Vou tentar por aqui o projecto (está em paint mas percebe-se e assim podem dar-me conselhos mais concretos na escolha de plantas.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá rapaziada :D

Tive a ler uns artigos e ao que parece os ciclideos acham os invertebrados uns petiscos, o problema é que eu não quero abdicar dessa escolha. E pensei "O.k. tenho que abdicar dos ramirezis" esse "lugar" ficaria vazio, porém gostava de ter um casal de algo que esteja dentro dos parametros da quimica da água pertendidos, agora a pergunta é: Quais as possiveis escolhas?

 

P.S. -» Também ja pensei num cardume, mas...

 

Abraços,

Fábio Gomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uns cicledeos que não comem camaroes muita lindos que se chamam acho eu de xadrezinhos...são lindos...!

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desculpem não ter respondido mais cedo, mas enfim...

 

PGustavos, não sei ao certo o preço do floredepot mas sei que é dos substractos mais baratos que andam por aí.

 

Tkdragon, brigado pelo link, mas o meu problema mesmo é a falta de espaço, a iluminação d.i.y. vai ocupar muito espaço (ou melhor, está) e tenho quase a certeza que vai ser impossivel pôr um filtro de cascata, dái eu optar pelos exteriores (A mangueira deve ter o quê!? 1,5 2 cm de diâmetro)

Agora é só mesmo preciso t€mpo cheers

 

Abraços,

Fábio Gomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desculpem não ter respondido mais cedo, mas enfim...

 

PGustavos, não sei ao certo o preço do floredepot mas sei que é dos substractos mais baratos que andam por aí.

 

Tkdragon, obrigado pelo link, mas o meu grande problema é a falta de espaço, a iluminação d.i.y. vai ocupar muito espaço (ou melhor, está) e tenho quase a certeza que vai ser impossivel pôr um filtro de cascata, dái eu optar pelos exteriores (A mangueira deve ter o quê!? 1,5/2 cm de diâmetro)

Agora é só mesmo preciso t€mpo cheers

 

Abraços,

Fábio Gomes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais