Questões sobre Echinodorus e Anubias...


Smaug

Recommended Posts

Tenhouma Echinodorus schlueteri(julgo eu), sei que precisa de muita luz (o que tem) e de ser adubada com frequencia (estou a tratar disso).

Tenho duas questões para os entendidos na matéria:

 

Ela está com algumas folhas meias secas, devo-as cortar??

 

Se eu plantar uma folha cortada pela base, esta folha ganha raizes e dá origem a uma nova planta?? (se esta duvida for excessivamente parva não esitem em fazer piadas!)

:):wink:

 

Quanto ás anubias, tinha as raizes demaziado enterradas, e notei que uma estava a apodrecer a partir da raiz, um pouco da planta soltou-se do resto ( uma folha com o caule até á raiz) e eu voltei a planta-la, será que vai pegar??

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Quanto ás anubias, tinha as raizes demaziado enterradas, e notei que uma estava a apodrecer a partir da raiz, um pouco da planta soltou-se do resto ( uma folha com o caule até á raiz) e eu voltei a planta-la, será que vai pegar??

Podes esquecer isso... :wink: Tanto quanto sei, as anúbias só se reproduzem com o rizoma. Se quiseres "reproduzir" uma anúbia cortas o rizoma, que as plantas continuam a crescer. Agora teres só um folha... :lol: Duvido.

Cortaste a folha do rizoma, ou o rizoma está agarrado à folha? Alguma das partes está acastanhada? É que se sim, está podre e podes deitar isso para o lixo :)

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

smaug se cortares apenas a folha ela não tem os mecanismos de se desenvolver noutra planta, para isso tinhas que ter alguma raíz também ou esperar que a própria planta lançe uma aste.

 

Quanto a cortar, digamos que podes cortar por razões estéticas, estas plantas são seres autotróficas sintetizam a sua própria energia bastando-lhes reorganizar o seu sistema interno. Essas folhas amarelas não estão a definhar em vão, para a planta é mais uma fonte de energia, a planta simplesmente canaliza os nutrientes ai contidos para outro ponto de crescimento.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais