Caixa de iluminação.


Recommended Posts

Peço a vossa opinião sobre uma opção que tomei relativamente à caixa que alberga a iluminação do meu aquário. Esta será adaptada do aquário de água doce já existente, com uma diferença significativa: já não poderei ter as tampas em vidro que evitavam a evaporação.

Assim, como esta caixa é em madeira ( pintada de esmalte branco no interior), pensei em envernizá-la com o chamado "verniz marítimo", em doses abundantes.

Pergunta 1: será que é suficiente?

pergunta 2: será que há risco do produto se erodir e cair dentro da água do aquário?

 

Obrigado antecipadamente pelas opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta será adaptada do aquário de água doce já existente, com uma diferença significativa: já não poderei ter as tampas em vidro que evitavam a evaporação.

 

Olá =)

 

Aquários tapados passaram a historia. È bom n ter tampa, maior a evaporação mais TPA's. Reduz os xeiros e tras maior oxigenação ao aquario :?

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alternativamente, se queres mesmo uma solução tapada, podes colocar duas ventoinhas na calha.

Tenho um amigo que por ter um par de gatos curiosos tem de manter o aqua tapado mas como tem uma sump e uma coluna seca a água lá vai respirando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pergunta 1: será que é suficiente?

 

Sim, certifica-te que garante protecção UV.

 

pergunta 2: será que há risco do produto se erodir e cair dentro da água do aquário?

 

Não creio, a não ser que a caixa não seja bem ventilada e se acumule demasiado calor no interior e mesmo assim tenho as minhas dúvidas que alguma coisa se "descole" e caia na água.

Convém é que o verniz seja bem aplicado seguindo as instruções do fabricante à risca. Normalmente convém lixar ao de leve entre camadas. Não ignores esta recomendação.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI!

 

De notar que as embalagens de verniz maritimo têm aquela indicaçãozinha lixada de ECOTÓXICO no rotulo (sim, comprei uma sem ler o rotulo antes e agora tenho-a a ganhar pó)... Ora se é mau para o ambiente, não vai fazer maravilhas por um aquário.

 

O único verniz seguro para aplicações em aquariofilia é o verniz acrílico. Seca rápido e é de base aquosa (mas depois de polimerizar não se dissolve com água), sendo tão pouco tóxico como um verniz pode ser. Tem aínda a vantagem de não cheirar mal.

 

cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tinta epoxi também é uma excelente alternativa, desde que se dê o tempo suficiente para a tinta curar.

 

O problema é que costuma ser mais cara e dificil de encontrar, para além de exigir a mistura dos dois componentes na hora e uma pintura rápida (antes que a reacção de polimerização da tinta ocorra)...

 

cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que se usa bastante em aplicações marítimas. Aliás estou quase certo que vi um projecto num site americano de um aquário... :) DE MADEIRA :lol: só com a frente em acrílico em que o interior estava pintado com essa tinta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais