Montagem de um aquario de 600 litros


Recommended Posts

Caros amigos estou a contar em breve montar um aquário comunitário de 600 litros de água quente (tenho uma zona de minha casa com 2 metros livres onde o irei colocar).

 

Gostaria que me aconselhassem nestes tópicos

 

1- Marca do aquário a comprar (sugestões)

2- Equipamento a colocar (pretendo equipamentos qualidade/preço bons)

3- Tipo de plantado (plantas que poderei colocar neste aquário)

4- Tipo de peixes que poderei colocar.

 

Estou a perguntar vos que me ajudem neste “dilema” pois estou neste hobby a relativamente pouco tempo (3 meses) e como não tenho muita experiência na escolha dos items acima mencionados agradecia que me dessem uma ajuda em relação a esta minha nova epopeia.

 

Desde já agradeço a todos a ajuda que me estão a dar.

 

Muito obrigado.

Paulo Salvado

 

Ps- fiquem livres para sugerir o que acharem e em relação ao peso do aquário já esta tudo esclarecido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora Bem... 600L dá para muita coisa!!

 

Não tens ideia do que queres?? absolutamente nenhuma?

 

podes começar por fazer testes a agua da tua zona, pode ser um ponto de partida, de acordo com a qualidade da agua partir para peixes com necessidades semelhentes... sempre evita estar a por quimicos na agua para baixar/levantar pH por exemplo...

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a tua ideia é um plantado...7.2 de base serve bem, com a injecção de CO2 vai ao sitio. Para um aquario dessa dimensão eu procurava nas lojas por aquarios feitos por eles proprios e dificilmente ia para um de marca.

 

O tipo de plantas e peixes...tens tanta escolha... como queres um plantado sugiro-te que vás para peixes de agua ácidas. Tens os peixes tipicos de cardume, ciclideos sul americanos, alguns barbos, vais ainda ter uns que vão ser a equipa de limpeza.

 

Num aquario desse tamanho ja dapara fazer layouts engraçados. Podes ir desde plantas e muitas pedras, a plantas apenas, a muitos troncos e algumas plantas, zonas nuas do aquario,etc...

 

Resta saber se queres uma coisa que vás evoluindo aos poucos ou se queres já um "layout final", o que acho dificil mas nao impossivel para quem ainda agora está a começar (tens casos aqui no forum). Não te assustes, mas um plantado de 600l, a nao ser que vás para plantas pouco exigentes ainda te vai ficar um pouco caro em equipamento.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a minha ideia e para um plantado...já agora para que serve a injecção de CO2?

 

O que pretendo também e ir evoluindo ao longo do tempo adicionando sempre mais plantas e peixes.

 

Mas a nível de equipamento já queria uma coisa definitiva e fiável.

 

A nível de apoio sempre o obtive com o pessoal da aquaplante (sem o intuito de publicidade…apenas de amizades que tenho feito por lá ) que ate hoje sempre foram 5 estrelas (desculpem lá mas eu sei k as vezes entretenho me com vocês na conversa mas não e por mal...) e este fórum (já me dou a ler TODOS os posts diários)

 

Mas isto e como tudo e bom ouvir varia opiniões para se chegar a uma conclusão final aceitável.

 

Para alem disso estou nisto a 3 meses e o meu crescimento tem sido terrivelmente interessante e mais uma vez tenho que agradecer tanto aos excelentes utilizadores do fórum bem como a loja que me ajuda a manter e a aumentar os meus bichinhos vivos e de boa saúde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

 

se eu fosse a ti ganhava mais umas "horitas de voo" até me atirar a um 600 litros com alguma envolvente tecnológica.

 

Mais litragem de facto trás menos problemas mas também trás mais custos por isso os erros acabam por ser menos graves mas normalmente mais caros de corrigir.

 

Eu começaria com uma versão low-tech eventualmente já com o aqua definitivo e depois iria investindo em material novo gradualmente à medida que fosse ganhando experiência.

 

Pode por exemplo começar com um comunitário amazónico simples com tetras, corydoras, ancistrus e escalares e depois evoluires para discus passados uns bons meses (tens é de retirar os escalares 2/3 meses antes por causa de eventuais contaminações).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maior condicionante de um plantado de 600L penso ser a EDP pois para um volume desses de agua vais precisar de uma potencia jeitosa em luz :?

 

Não sei se a regra do W/L aí se aplica mas 600W acesos nem que seja 10h diarias são 6 Kw/dia... é caso para pensar 2 vezes se é mesmo isso que se pretende...

 

Eu para tanto volume ia mais para um low-tech ou talvez mesmo ciclideos africanos (muita rocha e pouca luz, pouca planta)

 

tenta por um topico na secção das plantas para saber a potencia necessaria para um plantado desas dimensões... talvez pesquisando encontres alguma coisa...

 

Umas continhas antes de começar não fazem mal a ninguem :D

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem duvida que para uma litragem deste tipo e para um plantado a conta da EDP fica pesadota.

 

Por um lado filtros e termoestatos, pelo outro as sempre presentes iluminações que para um bicho desse tamanho já devem andar pelos 600W de luz e isto para plantas não muito exigentes e assumindo uma altura de água inferior a 60cm.

 

Em relação a marca de aquário : Marca de loja. Se fores para marcas "conceituadas" vais pagar balurdios desnecessariamente.

 

Equipamentos:

Dependendo do que queres terás o equipamento correspondente.

Para um plantado a corrente é pouca pelo que o filtro se virar 3,5x o volume já não é mau.

Já se fosse para ciclideos africanos dos grandes lagos como te referiram, a filtragem já devia apontar a 10X a litragem do aquário.

Assim o filtro teria 3,5*600 = 2100 L/h. Talvez apostar em 2 filtros externos de 1000L/h cada um seja a melhor solução.

Marcas: Eheim, Fluval, JBL são as mais "conceituadas" e fiáveis.

 

Os termoestados devem andar numa razão de 0,5w/l isto se a divisão onde vais meter o aqua não tiver grandes amplitudes térmicas. terás assim pelo menos 300w que te aconselho a dividir por 2 termoestatos de 150w cada.

 

a iluminação para plantados, como referi anda nos 1w/l para a maioria das plantas mas para plantas mais exigentes ou aquas mais altos, será conveniente pensar numa relação mais próxima dos 1,5w/l

 

dada a tua pouca experiencia, diria para começares com low tech como já te aconselharam e quando te sentires mais à vontade investir high tech.

Em relação a peixes eu com o teu ph iria para amazónicos. Um bom cardume de corydoras no fundo e depois uns escalares.

Discus talvez depois de ganhares calo como já te referiram.

 

boa sorte com o teu projecto.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-Para quem está à tão pouco tempo neste "mundo", o meu conselho vai para reduzires a dimensão desse projecto...um aquário de menores dimensões dar-te-ia "pano para mangas" para os próximos tempos....

uma sugestão de dimensão seria qualquer coisa como um aquário com metade da litragem a que te propões-300 litros e um aquário de 120*50*50 (qualquer comprimento superior elevar-te-à os custos associados-talvez recorrendo a alguém que os faça por medida consigas diminuir o custo de aquisição ). Utilizando uma sump para fazer a filtragem...

Para fazeres um plantado vais precisar de luz em condições....

 

Se calhar, com estes dois elementos (os mais caros talvez ) vais gastar, provavelmente (certamente) um valor superior a 500€, portanto leva tempo a pensar neles (especialmente na iluminação)...

Depois ainda falta o móvel e tudo o resto....

 

Calma...muitas vezes "pensar em grande " não é a melhor escolha...

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.