peixe faca


THE___VOid

Recommended Posts

boas

e assim eu estive a ler o file do peixe faca e vi que nao se podia juntar

com peixes pequenos o problema e que eu tenho peixes pequenos tais como rasboras,neons e guppys

muitas vezes os ficheiros so dizem é bos**

e eu queria saber se podia junta-los com esses peixes porqur conheço pessoal que os tem juntos e nada de mortes!! :oops: !

posso junta-los???

"O Caos e a Noite tiveram um filho,o Destino,divindade cheia de todo o poder, a quem estavam sujeitos todos os deuses e que tinha nas suas mãos a sorte dos mortais..."

 

...in "O Destino"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já ha aqui um topico sobre o faca preto (aptenoratus albifrons), que fala exactamente disso. eu no meu caso tive prejuizo (bastante) comeu-me os neons todos, mas há quem não se queixe.

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hey,

Vou-te dar uma ajudinha do que esta aqui escrito no meu livro que eu comprei... ( o problema é que não posso fazer copy paste :lol::lol: )

 

:roll: Peixe-faca / Sternachus albifrons

Este peixe negro, longo e esguio gosta de um aquário bem plantado para que possa simplesmente desaparecer nas sombras entre as plantas a descançar.Se não houver plantas, repousará deitado de lado no substracto ou atrás de uma rocha, parecendo morto.No estado selvagem, detecta a comida emitindo impulsos eléctricos para a localizar e encontrar.São tímidos e não gostam de grandes mudanças na qualidade de agua do aquário.

 

:arrow:Alimentação

Estes peixes comeram uma deita variada de diversos alimentos em flocos, mas não é o melhor para ele. A comida viva, como bloodworms, tubifex, minhoca picada e glassworms, é o tipo de alimento mais adequado.

 

:arrow:Origem - América do Sul

:roll:Temperatura - 22-26ºC

:oops:Sociabilidade - apenas com peixes maiores e não agressivos

:arrow:Tamanho Adulto - Fêmea 20cm / Macho - 20cm

:arrow:pH - 6.8-7.5

biggrin>-)))))'> gh0st biggrin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

Eu tenho um peixe faca, e não o junto com peixes pequenos, mas ainda te conto, um dia destes os meus caudas de espada fizeram criação e ao fim de talvez 2 meses puz tres espadinhas no comunitário pensando que já eram suficientemente crescidos, escusado será dizer, que dois dias depois dei por falta de 2 espadas, e quando olhei para o faca tinha uma barriga enorme, fiquei danada, mas já não podia fazer nada, o outro safou-se, agora vou esperar mais algum tempo para juntar os restantes.

Em dada altura tive guppys no comonitário e apreceram-me com as caudas ratadas, não sei se foi o faca ou doença, porqie mudei-os para outro aqua e eles acabaram por morrer...por isso te digo, todo o cuidado é pouco, mas tu é que sabes, se preferires dar comida viva ao teu faca.... :)

Pic_5121_7.jpg

 

Fica Bem

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Tenho um faca com +- 20cm e queria tirar umas duvidas.

 

Qual é tomanho minimo de peixes que posso por com o faca?

 

Tenho visto que de vez em quando os peixes mais pequenos vão ficando sem olhos, o que também acontece a um colega meu que também tem um faca, já aconteceu a algum de voçês?!

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa ver se eu entendo: o teu colega, tem uma faca e agora falta-lhe um olho... ele deve ter-se metido nalguma confusão! Aliás um gajo andar de naifa no bolso já não augura nada de bom!! :oops:

 

 

(desculpem... n resisti)

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, é assim, tanto eu como o meu colega temos um faca, e tanto ele como eu já nos apareceu peixes sem olhos.

E a questão é se isso já vos aconteceu, se será mesmo o faca?!

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Sem olhos não estou a ver, o faca quando come nem deixa rastro, não costuma deixar rastro, mas sei lá cada caso é 1 caso, o melhor é dizeres ao pessoal qual é o resto da tua frota peixicula e dai ver se não será outro, e depois podes sempre ler para trás as explicações que eu puz e outros colegas também poseram sobre o assunto.

Uma coisa é certa peixes pequenos não podes por, ou melhor podes...ficas é sem eles :)

Isso não será doença que te atacou os peixes????

Sorte.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu estava a brincar mas a Isa tem razão, o atacante deve dar umas "bicadas" e o peixe faca pelo que me apercebo ataca de emboscada e engole a presa de uma só vez, pode ser responsavel por um peixe sem cauda, mas sem um olho é dificil.

 

Eu ouvi falar que os carangueijos de aquario por vezes faziam isso..

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um faca com +- 20cm e queria tirar umas duvidas.

 

Qual é tomanho minimo de peixes que posso por com o faca?

 

Tenho visto que de vez em quando os peixes mais pequenos vão ficando sem olhos, o que também acontece a um colega meu que também tem um faca, já aconteceu a algum de voçês?!

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que é como os Botias, tem de se ter pelo menos 3 ou 4 que é para não chatearem os outros peixes e chatearem-se a si próprios.

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Só para esclarecer a pergunta do Vodka7: Os peixes-faca PODEM mesmo arrancar os olhos dos outros peixes. É mais uma das suas singulares características. Não me perguntem porquê. Não sei se os olhos fazem algum reflexo durante a noite que lhes vai aos nervos, mas a verdade é que quando não conseguem comer o peixe todo, gostam de arrancar olhos, principalmente dos peixes maiores, porque dos mais pequenos não costuma sobrar nada.

 

No entanto, é preciso não esquecer, que dentro de cada tipo de peixe, há certos individuos que se destinguem por... ser diferentes. Ou seja, mesmo que POR NORMA, os peixes-faca comam os mais pequenos ou arranquem olhos, não quer dizer que TODOS os peixes-faca façam isso. Depende sempre do tamanho do aquário, do tamanho dos peixes, mas principalmente do "feitio" de cada peixe...

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E para dar o exemplo, como aqui já tinha dito, o meu peixe-faca comeu-me + de 100 neons em pouco mais de um mês (é o que dá manter espécies incompativeis e não atentarmos ao que dizem os mais sabidos), no entanto no AVG esta um faca que deve ter na boa 40 cm e esta com cardinais e nariz de bebado. penso que não os deve atacar, senão não ganhavam para o alimentar. por isso cada peixe é um peixe

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pessoal

Tou muito triste e ao mesmo tempo zangada, pois esta noite o meu dignissimo peixe faca fez precisamente o que disse o al-finete, comeu um olho a um dos meus espadas, e comeu-me um molly. :lol:

Já sei...já sei...eu bem te avisei...nós bem te avisámos...e eu não quiz acreditar....... :?

Estive a pensar e até pensei em cortar-lhe o pescoço de danada que estava, mas decidi pô-lo sózinho num aquário até ver o que lhe vou fazer.

Em principio ver se alguma loja o aceita ou então se alguém o quer.

É com os nossos erros que aprendemos, infelizmente, não com os erros dos outros......a asneira é sempre a mesma :cry:

Cumps.

Isa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pois é, IsaGanhão, às vezes só mesmo passando pelas coisas para acreditar nelas.

Eu quando vi o peixe pela primeira vez, apaixonei-me de imediato e achei-o (e contínuo a achar) um dos mais bonitos que vi até hoje. Exótico, diferente, e único. Mas depois, acabei por procurar mais informação e achei melhor esperar mais um pouco. Soube que era um peixe conflituoso apesar de tímido que só aparece à noite (quase sempre), e que cresce muito. Ora, isto tudo junto... num aquário de 96 lts com neons e espadas, não traria bom resultado...

 

Mas não deixa de ser um peixe lindo... Precisa é de espaço e de companheiros que tenham forma (e tamanho) para se defender. Quanto a apertares o pescoço ao teu... só terias dificuldade em lhe encontrar o pescoço :lol: ... tirando isso... tudo bem...

 

Quanto a dá-lo a alguém ou trocá-lo numa loja... Se o colocaste num aquário sozinho, porque não o manteres por lá, com mais alguma companhia. Juntavas o útil ao agradável. Ficas com um peixe de que gostas e (agora que já sabes) arranjas-lhe companhia compatível...

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Pois o meu faca la´está no áqua e para não ficar só meti-o lá com um pleco do tamanho dele, dois "Grandes" amigos, que volta e meia correm atras um do outro.

Vou pesquisar e ver se dá para lá meter mais algum, o áqua tá muito deserto, atendendo a que ambos práticamente só aparecem quando a luz tá apagada.

Em compensação o meu comunitário tá tipo metro em hora de ponta, pois tive de meter as tropas todas lá dentro para o meu amiguinho ter um novo lar, mas como os restantes são pequenos, não há problemas de maior, pelo menos até ver. ;)

Cumps.

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, até Sábado passado tinha dois lindos peixes faca negros.

Um senior e um junior. O junior morreu devido a um problema de oxigenação da àgua, mas também já não dava muito por ele, já que ele, uma coridora e um camarão passaram por uma aventura no filtro...

Apesar de todos sairem ilesos de tal aventura, neste momento apenas tenho a coridora, o camarão foi logo no dia seguinte e o Faquinha, ficou sem uma barbatana....

Agora só tenho o sénior que vive dentro de uma pequena fortaleza com 3 bótias palhaços. Não sei como conseguem lá estar todos dentro...

Apenas saí à noite, ou quando dou comida... Gosta tanto dos flocos como da comida de fundo, mas se aparecer artémia, fica louco...

Nunca me apercebi de ser um peixe agressivo, mas também não tenho peixes muito vistosos, e os 2 escalares, que agora já lhe metem respeito, foram para o aqua bem pequeninos...

É pena ser um peixe caro quando adulto, mas eu teve a oportunidade de o comprar pequenino... Para mim e para a minha mulher, é o peixe mais bonito que temos, pena não aparecer mais vezes...

 

Não sei se sabem, mas o Ituí Cavalo pertence à família dos peixes eléctricos, e dá pequenas descargas eléctricas apenas para sua orientação, uma vez que é bastante sensível à luz...

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_aptero.php

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pois é xalam, o facto de ser eléctrico é mais uma das coisas que o tornam único. Mas só usam mesmo este mecanismo para orientação à noite, não é?? Penso que não o usam para caçar e atordoar as presas, apesar de o usarem como defesa quando sofre algum ataque. Será que um Faca com 30 cm não consegue dar uma descarga suficiente na agua para nos deixar com os cabelos em pé...? :wink:

 

Para os mais desatentos, o nome que usaste, "Ituí Cavalo", penso que é o nome comum usado no Brasil. Cá usa-se mais o nome de Peixe-Faca.

 

Já agora, para quem tem Facas muito tímidos que só saem mesmo à noite e nunca o vêm, podem sempre tentar arranjar um truque para o enganar. Nunca usei, mas quem já o fez, diz que funciona. Tímido como é, este peixe, gosta de uma boa toca, onde se possa esconder durante o dia. A ideia é arranjar um esconderijo, numa das quinas do aquário. Assim, o peixe fica na sua toca (podem até tentar fazê-la com vidro), "escondido" dos restantes habitantes do aquário, mas visível para nós.

 

Experimentem, e digam se funcionou...

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso onde comprei os meus, há um aqua comunitário de muitos litros, não sei quantos, que deve ter uns 10 peixes destes, e todos a rondar os 20 cm, juntamente com discos e coridoras, e nunca vi nenhum a dar "esticões" aos outros he he he

 

Existem outros peixes faca, mesmo em sites brasileiros, que aparecem sempre destintos do Ituí Cavalo...

 

Tenho já num canto do meu aqua um tronco achatado para ver se ele vai para lá, mas a fortaleza e a companhia dos bótias deve ser melhor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Já agora, uma pergunta para a malta que tem peixes-faca com tamanho simpático: o peixe quando cresce muda de cor ou nem por isso?

 

É que já vi por várias vezes em lojas, peixes muito semelhantes fisicamente ao peixe-faca, com cerca de 25 cms, mas eram cinzentos.

Não consegui confirmar o tipo/nome do peixe na altura, mas fiquei a pensar se seria peixe-faca.

 

Quando crescem mantêm as mesmas cores? Aquele preto aveludado?

 

Obrigado.

 

Cumprimentos,

 

RJL.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais