Adubo em Forma de Argila


Miguel Silva

Recommended Posts

Boas :wink:

 

Actualmente faço a fertilização liquida NPK através de fórmulas caseiras, mas como queria também adubar o solo e sabendo eu que há bastantes pessoas que no inicio da montagem do Aqua colocam no fundo :twisted: argila, pretendo assim saber se a argila verde é boa para adubar o solo como fazemos com as bolas de adubo que compramos na especialidade.

 

Composição da Argila:

SIO2 - 27,8

Al2O3 - 11,2

FE2O3 - 2,3

TIO2 - 0,37

CAO - 25,5

MgO - 4,6

NA2O - 0,05

K2O - 1,57

Perda ao Rubro de 26 (esta não percebi mas gostava que quem perceba me esclareça)

 

:lol: Fiz uma mistura da Argila com água da torneira e deixei a secar, será que posso meter como adubo :?::?::?:

 

Abraço aos jardineiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

resposta obténs mas em forma de pergunta:P.

 

 

Será que me podes ajudar, nao ponho nenhum tipo de fertilizante nas minhas plantas e gostaria de saber formulas caseiras que usas, será que podes ajudar?

Obrigado.

 

 

Cumps,

RIcardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a argila simplesmente seca em contacto com agua volta novamente á forma de pasta. Para manter uma consistencia e ter libertação lenta o ideal é a sua "cozedura" tipicamente a altas temperaturas. Quanto á questão da composição da argila, parece-me ter demasiado aluminio. quando dizes argila verde é mesmo a cor dela? eu teria preferencia pelas vermelhas.

 

Again, ainda nao sei o suficiente sobre o assunto para te elucidar.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Just Me

A argila verde é só de nome pois ela é cinzenta.

Isso de a cozer a altas temperaturas deve ser mais que certa a tua ideia mas e se ela demorar menos tempo a dissolver-se qual será o problema??? Talvez ter que adubar mais vezes? Mas isso até é bom, não?

Demasiado aluminio, qual o incoveniente???

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK

Estou a ver que vou ter que tirar da ideia a argila verde.

Já agora que substituto me aconselham ?

Costumo usar as bolas da "LBJ" mas não estou satisfeito.

E quanto a fertilizar as raizes com uma seringa usando o fertilizante de Macros?

 

Obrigado pelas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OIs, eu já experimentei num plantado por argila vermelha, que é muito rica em ferro... mas pus muito pouco.

 

Coo tenho peixes sensiveis como L's, discus etc e nunca tive problemas é de assumir que não haverá grandes problmas quanto isso com possiveis envenenamentos. Aliás a laterite é argila suspostamente envelhecida.

 

 

Um abraço

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais