Desafio... tropheus em reformulação de aqua?


Nuno Antunes

Recommended Posts

Boas

 

Estou aqui com um problema e lembrei-me de pedir opiniões à malta mais experiente para ver como faça.

Aqui em casa tenho 4 aquários.

2 de 250L (100*50*50)

1 de 120L (100*30*40)

1 de 60L (60*30*35)

 

Dos 2 de 250L um é meu (malawi) e outro é da minha esposa que com o nascimento da nossa filhota me diz que não tem tempo e que provavelmente mo vai entregar nas mãos.

Ora então eu meti-me aqui a pensar o que vou fazer com outro aquário de 250L e decidi por colocar um biotopo tanganika decente..

 

Neste momento tenho 2 julies marlieri e um altolamprologus compressiceps no aqua de 120L e tenho 3 neolamprologus multifasciatus no de 60L e pensei em juntar essa bicheza toda no de 250L, dando-lhes mais espaço.

 

E aqui surgem mais problemas...

1- Que mais colocar no 250L tanga? mais julies não irão competir entre si e com os multies? E o alto? É um controlador populacional mas até que ponto interessa manter?

2- Ficaria então com o aqua de 120L livre... valerá a pena reorganizar o malawi retirando extras para esse aqua, sendo que estou a pensar em reorganizar o malawi para mono especie ou quando muito bi-espécie? Será que 120L é curto para os 3 ch-44 que co-existem neste momento com os malawi?

3- Será preferivel deixar os multies no aqua actual deles ,arranjando mais uns multies para compor os numeros totais?

 

Para os que quiserem ajudar... o meu obrigado :)

 

Ps: eu querer... queria tropheus mas 250L é muito curto :)

 

Edit: após ter falado nos tropheus a coisa descambou logo e como tal decidi editar o nome do tópico.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os que quiserem ajudar... o meu obrigado :twisted:

 

Ps: eu querer... queria tropheus mas 250L é muito curto :)

Nem pensava duas vezes :)

Eu deixava os multi no mesmo aquário, estão melhor sozinhos que mal acompanhados.

Misturar peixes do tanganyika nesse aquário é um erro, estou a falar por experiência própria, claro 8)

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem eu João, nem eu...

 

Ainda há pouco vi um documentário da hora discovery... o gajo andava à procura de uma cobra no lago tanganika... e mostrou um pequeno trecho debaixo de água... e logo o primeiro peixito que vi... um tropheus :lol:

Fiquei logo todo babado a olhar... e os tipos comem os peixes que pagamos balurdios para meter no aquário :)

 

Mas infelizmente para mim um aquário de 100*50*50 é pequeno demais para estas belezas.

 

Falas em misturar tanganikas no aquário? Não percebi. Não meter os multies com os outros ainda atingi pois também já fiz a experiencia no de 120L e resultou em duas baixas para o lado dos multies, agora o não misturar fiquei a leste :?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também não punha os multis com os outros, principalmente com o compressiceps.

 

Eu se fosse a ti optava pelos tropheus, sempre claro com aquele risco de um dia estar tudo bem, outro dia está tudo mal e sobrou-te um peixe. Mas há tão pouca experiência cá em portugal com aquários mono-espécie de tropheus que eu estou morto por experimentar.

 

Para mim a solução optima seriam 2 ou 3 compressiceps, 2/3 julies e comprava uns 4/5 cyprichromis, ciente também que aqui podia ter as minhas baixas nos machos dominados, é sempre complicado.

 

Agora os multis sozinhos estão sempre melhor, isso não há dúvida.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é... tropheus, tropheus... vamos sempre dar ao mesmo não é?

 

O meu medo em meter tropheus é muito simples.

Primeiro são peixes caros... e o "coice" do arranque é muito pouco simpático (para já não falar que têm de ser todos metidos de uma vez... que ainda complica mais).

 

Depois, já andei a ler muita coisa sobre eles mas especialmente um artigo de mestre konings sobre a manutenção dos bichos em aquário.

Segundo ele cada tropheu macho estabelece um território de cerca de 50cm de diametro no aquário.

 

Ora no meu aquário e colocando 2 montes de pedras a cada ponta, dá bem para existirem 2 territórios.

O problema é que depois as fêmeas não têm território não dominado para ficarem, o que significa na prática que vão violar o território dos machos de forma mais ou menos constante.

Até que ponto isso pode originar que as desgraçadas sejam saco de pancada é algo que desconheço.

 

E daí eu eliminar os tropheus da equação logo à partida :roll:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois....sabe-se tão pouco da experiência com tropheus. Pelo menos cá em Portugal.

 

Eu já li que os tropheus formam um grupo, machos e fêmeas, em que há um dominante. Esse irá ser o "chefe", todos os outros vão andar sobre a alçada deste. Caso haja dissidentes ou simplesmente o dominante embirre com algum, esse será morto... não só pelo "chefe" mas sim todo o grupo dá uma ajuda. E vocês que é que já leram?

 

Eu já estive mais longe de experimentar :roll:

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui... eu então já tenho um overload de informação sobre tropheus...

 

O que sei até agora:

 

-Formam grupos extremamente hierarquizados com normalmente um ou vários machos dominantes dependendo do espaço.

-No aquário cada macho estabelece um território de cerca de 50cm de diâmetro em torno de uma pilha de pedras. Se as pedras estiverem dispostas em parede apenas um macho dominará e eventualmente eliminará a concorrencia.

-É virtualmente impossivel a introdução de novos elementos numa colónia estabelecida pois os residentes irão examinar os recem chegados e se atacarem, atacam em grupo matando os recem chegados em pouco tempo.

-Elementos doentes caiem para o fundo da hierarquia podendo ser eliminados pelos restantes.

-Se o elemento dominante for uma fêmea, possivelmente nunca existirão posturas pois ela eliminará todos os machos que a desafiem na liderança.

-Qualquer ataque ao lider é normalmente ferozmente defendido pelo resto do grupo.

-São peixes sensiveis a doenças e o stress parece afectar fortemente. A uma morte por doença normalmente seguem-se mais e em dias pode-se perder uma colónia inteira.

-O normal para uma colónia bem sucedida são 10 peixes. Aqui há pessoal a safar-se apenas com um casal por isso nunca se sabe bem.

-São territoriais, embora algumas espécies o sejam fortemente.

 

Os americanos mantêm estes peixes em aquários de 55 e 70 galões.

Se forem galões americanos serão 1G=3,78L, se forem ingleses 1G=4,54L

O que dará algo como:

55G = 200L ou 250L

70G = 265L ou 317L

 

E por fim... um tropheus custa em média entre 25 e 30€... 10 tropheus... ui ui.

Dá que pensar se queremos arriscar tanto €€ assim ... :roll:

 

Já que a conversa está a rodar para os tropheus vou abrir então nova linha de discussão.

Será viável manter entre 6 a 8 tropheus num aquário com um metro de frente e 50cm de fundo?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será viável manter entre 6 a 8 tropheus num aquário com um metro de frente e 50cm de fundo?

Em minha opinião sim, eu arriscava, e não arrisco agora com um de 120x50x50, porque tenho um frontosa com 8 anos e pelo valor sentimental não me consigo desfazer dele.

Quanto aos comportamentos também concordo com as vossas opiniões, um macho dominante e os outros submissos, quem desafiar o "chefe" vai ter de se haver com o resto da "tropa", porque quem não está do lado dele, está contra ele.

Acho que não deve ser assim tão dificil de os manter, faz-me lembrar à 10 ou 15 anos em que se dizia que criar discus era quase um milagre, hoje todos os criam, para mim o segredo está na manutenção e na alimentação que não deve ser esquecida e variada respectivamente.

Quanto aos preços,

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=27229

é preciso é apanhar estas opurtunidades(não tenho comissão :shock: )

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem estou a tentar montar um aqua de tropheus e tenho pesquisado imenso, só que não encontro nenhum consenço sobre em que condiçoes se devem manter tropheus.

Pelo que li existem duas correntes a dos que dizem que se deve adicionar todos ao mesmo tempo e num grupo nunca inferior a 12, e outros que dizem que o melhor é adicionar 3 ou 4 um macho e femeas, e a partir dai eles iriam procriar e criar uma colónia.

Era bom ouvirmos a opinião de várias pessoas que tenham tropheus e de como começaram.

Eu estive esta semana na redfish e aproveitei para falar com o dono sobre isto e ele mostrou-me um aqua que ele tem com 200 e tal litros com uma colónia de tropheus, todos de perfeita saude, enquanto que todas as pessoas aqui no fórum me disseram que o aqua que eu pretendia(100x60x55 - 330l) seria pequeno demais.

Axo que não podia estar mais confuso.

 

Abraço

Mário

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ainda há aquele artigo, que salvo erro saiu na aquário magazine de Maio, em que o autor põe em causa tudo o que se sabe de tropheus e dá vários exemplos de sucesso. Já leram o artigo de que estou a falar? Que acham?

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Somos 2 :arrow:

 

Por cá todo o pessoal experiente diz que tropheus é em aquários de pelo menos 1,5M de frente e 400L.

 

No entanto pelo que tenho visto em diversos forums há muita gente a usar aquários com 1m de frente e com colónias de 15 a 20 peixes.

 

Claro que há quem tenha aquários nus e quem os tenha com rocha e areia, mas parece-me que a opção rocha+ areia só se coloca para aquários grandes pois estes elementos permitem aos machos o estabelecimento de territórios e consequente aumento de agressividade.

 

Quanto a mim algumas coisas fazem sentido, outras nem por isso.

Compreendo que um peixe como o tropheus necessite de bastante espaço e como tal acho que o ideal serão mesmo os 1,5m de frente, isto se não forem possiveis os 2m de frente.

Claro que isto levanta depois outros problemas graves, tais como saber se as placas aguentam estes monstros, sem provocar rachadelas na casa do vizinho.

 

Para já continuo em estudo a tentar ver até que ponto será viável ou não ter os bichos no meu aquário mas quanto mais leio mais confuso fico, porque não parece existir um consenso sobre as partes mais importantes, nomeadamente o numero minimo de colónia e o tamanho minimo de aquário, ou se preferirmos de superficie.

enfim... também nunca ninguem disse que aquariofilia fosse uma ciencia exacta :arrow:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já leram o artigo de que estou a falar? Que acham?

 

Abraço,

Já li... Só vem provar que na aquariofilia nada é 100% certo :arrow:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já leram o artigo de que estou a falar? Que acham?

 

Abraço,

Já li... Só vem provar que na aquariofilia nada é 100% certo :lol:

 

Exactamente, e eu estou 100 % de acordo, as tuas duvidas são perfeitamente normais depois de teres lido várias opiniões diferentes e de sucesso, não sabes qual seguir... tira um pouco de cada e mistura tudo, segue o teu bom senso, e daqui a 4/5/6/7 meses mostra-nos as tuas criações de tropheus :lol:

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos

 

Eu entre o fimdeste mes eo prencipio do proximo vou ter um aqua com 297l(90x55x60)

 

Quantos tropheus duboisi posso por?

 

 

P.S: Eu tenho um aqua de 100l que tem 6 tropheus duboisi com 2/3cm que viram para o de 297l

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Nuno Antunes,

 

Relativamente à questão dos Tropheus, muito se fala e ninguém sabe a verdade absoluta. Muito à conta de que com tropheus cada caso é um caso.

 

Já experimentei situações em que num aquário com uma população de moliros a viver em harmonia, bastou a introdução de mais um elemento para acabar com o equilibrio dentro do aquário.

 

No mesmo aquário, uma decoração mais rasteira funcionava (para mim a melhor maneira de manter tropheus) e uma decoração mais em altura era o suficiente para haver miséria dentro do aquário.

 

Quanto ao tamanho do aquário com as dimensões que referiu (100x50x50), acho mesmo que é possivel e adequada à manutenção de uma só população de 6 a 8 individuos. Tenho neste momento uma população de 10 exemplares de Tropheus moorii Red Rainbow num aquário de 220 litros e a paz e as cores são extremas. E espero criações dentro dos próximos 2 meses porque os juvenis ainda são muito novos.

 

Neste aquário entraram de início 8 juvenis com cerca 6cm e uma semana depois entrou um casal já adulto. O aquário só tem uma rocha grande furada no centro.

 

No entanto a melhor maneira de manter e criar Tropheus é num aquário com tamanho superior 150cm com duas populações distintas de 10 a 12 individuos cada. Por exemplo 12 Tropheus moorii e 12 Tropheus brichardi, ou 12 tropheus brichardi com 12 duboisi.

 

Espero ter ajudado.

 

Cmpts,

 

Eduardo Telles Santos

 

Caro Tropheus,

 

Para esse aquário de 297L eu apostaria numa quantidade não superior a 10 peixes.

 

Cmpts e abraços,

 

Eduardo Telles Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No mesmo aquário, uma decoração mais rasteira funcionava (para mim a melhor maneira de manter tropheus) e uma decoração mais em altura era o suficiente para haver miséria dentro do aquário.

 

(...)

 

Espero ter ajudado.

 

Da parte que me toca a ajuda foi bem grande e muito bem vinda como a de todos os outros colegas de "vicio". Mas é claro que a participação de um criador é sempre muito importante para ajudar a esclarecer algumas coisas :twisted:

 

Salientei de toda a participação o pedaço acima pois acho que é relevante .

 

Sendo o tropheus um peixe territorial parece-me que de facto a melhor forma de os manter será ou com muita rocha ou com rocha quase nenhuma e segundo o que li, ter uma parede de rocha é convidar a ter apenas um macho dominante.

Nunca gostei muito de aquários nus e por isso a minha pergunta.

Se no meu aquário a decoração se limitar a areão e dois montes de pedra, um em cada canto do aquário, será que isso irá originar muitos conflitos ou será que os machos irão reclamar esse território e parar um pouco os conflitos?

 

E como é que convivem vários machos num aquário? Supondo que se começa com um grupo de 10 e que depois vimos a ter 2 ou 3 machos (com a minha sorte seriam 10 machos é claro :lol: ) , será que a destino dos machos "extra" é a morte ou é possivel alguma convivencia entre eles dado que foram criados em conjunto desde pequenos?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo o tropheus um peixe territorial parece-me que de facto a melhor forma de os manter será ou com muita rocha ou com rocha quase nenhuma e segundo o que li, ter uma parede de rocha é convidar a ter apenas um macho dominante.

 

É exatamente esta a ideia com que eu fikei depois do que já li, li algures um artigo de um senhor que dizia que a decoração do aquário é um aspecto tão ou mais importante que o próprio tamanho do aquário, segundo ele poderiamos "manipular" o comportamento dos tropheus através da disposição das pedras, sendo que a disposição mais complicada e que aumentava a agressividade era uma parede de pedra ao longo de todo o fundo do aquário, pois apenas permitia um macho dominante, ou tinhamos a sorte de apenas termos um macho ou entao era "guerra".

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros Amigos,

 

De tudo o que tenho lido e da experiência que tenho tido, o comportamento dos Tropheus é muito peculiar quando em grupo unifamiliar.

 

Normalmente o dominante defende um local, que sendo dentro de um aquário por vezes é o aquário todo, mas o mesmo é ajudado por uma hierarquia bem definida e daí se conseguir a estabilidade.

 

No entanto não é raro observar o dominante ser desafiado por outro macho e aqui podem acontecer dois cenários, ou o desafiante é ajudado pelos restantes ou um grupo dos restantes e logo se vê quem ganha, ou o dominante é ajudado pelos restantes elementos do grupo (menos comum).

 

Raramente uma luta entre Tropheus é apenas entre dois peixes, mas sim entre grupos com um lider definido, (por engraçado que possa parecer este comportamento tem sido referenciado por vários autores como normal dentro do aquário. Não nos podemos esquecer também que devemos relativizar estes comportamentos ao tamanho do aquário e ao número de individuos lá dentro. Num aquário com 2 tropheus nunca haverá grupos) e não é estranho que no meio da confusão, um dos elementos dentro de um destes grupos e não necessariamente o desafiante ou o desafiado, aproveite a confusão e a oportunidade e acaba por se tornar o dominante.

 

São este tipo de comportamentos que tornam a familia dos Tropheus tão interessante e que tantas paixões desperte.

 

Muito mais havia para dizer sobre este assunto!

 

Quanto ao aquário em questão, 100x50x50, eu experimentaria colocar apenas três ou duas pedras lisas grandes (estilo seixo rolado grande) no fundo do aquário, de forma a que as mesmas fiquem separadas por um bocado de areia e dividam o aquário em três/dois territórios distintos.

 

Será interssante ver os grupos formarem-se e cada um deles ocupar uma dessas pedras, ficando normalmente cada macho dominante sobre uma das pedras. Não havendo quebra visual entre os elementos do aquário, é mais dificil para os peixes definirem com precisão um território a preservar, outro que a pedra sobre a qual estão.

 

Abraços,

 

Eduardo Telles Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Ricardo,

 

Nem sei qual é ainda a dúvida!!! :)

 

Alguém tem na frase de ordem do seu perfil aqui do fórum que os Ciclídeos Africanos se resumem a Tropheus e ao resto!!!

 

Eu não sou assim tão radical mas efectivamente é dos CA's mais fascinantes.

 

Nãó só pelo mito, e sublinho o mito, da dificuldade na sua manutenção como pelos diferentes comportamentos que assumem, pela especificidade do aquário que leva a ser considerado por muitos como um passo acima na aquariofilia, e pela forma apalhaçada mas eficaz com que nadam e o tornam muito bonito e elegante dentro de água.

 

E já não vamos falar nas cores e diversidades.....

 

Bem já me estou a esticar....

 

Cmpts e abraços,

 

Eduardo Telles Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó Eduardo... por mim podes-te esticar à vontade :o

 

Tropheus é um tema pouco debatido aqui a este nivel e tal como dizes envolto em alguns mitos.

Ler a tua opinião é algo que é importante, pois mais do que as teorias é na prática que vemos as coisas.

 

Eu por exemplo estou com estes cuidados todos porque não estou muito com vontade de investir um balurdio em peixes (sim porque 10 peixes a uma média de 25/30€ cada, dá uma boa maquia) para depois os ver morrer um a um porque não se deram bem ou porque não tinham condições.

E neste aspecto as palavras de quem está a ter a experiencia de criar e manter tropheus com sucesso em condições similares às que disponho é muito importante para mim e acredito que para muitos que sempre viram nos tropheus um sonho impossivel, simplesmente pelos montantes a investir quer em peixe, quer muito especialmente em equipamento.

 

Nunca perdendo de vista que os tropheus são de facto um peixe muito exigente e necessitam de mais cuidados que os outros é sempre bom percebermos que afinal de contas até se podem ter no pequeno aquário de 250L lá de casa, isto enquanto não há fundos, nem espaço para monstros de maiores dimensões :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Nuno,

 

Hoje em dia já se arranjam Tropheus de boa qualidade nascidos nas nossas água a preço mais baixo.

 

Quanto ao manter os peixes e perde-los todos e não conseguir fazer nada, isso é outra coisa que já lá vai!!!

 

Vou enumerar aqui alguns dos factores que considero dos mais importantes na manutenção dos Tropheus.

 

Aqui vai e sem nenhuma ordem em especial:

 

Alimentação (MUITO IMPORTANTE) - Os Tropheus são animais quase exclusivamente vegetarianos, tendo um dos tratos digestivos dos mais compridos de todos os ciclideos sendo batido por muito poucos, talvez pelo Spathodus erythrodon que é o ciclídeo com o trato digestivo mais longo, motivo pelo qual deve ser alimentado com uma alimentação à base de vegetais. No entanto para melhor sucesso devemos variar a ração que damos aos nossos peixes, (inguém gosta nem é saudável comer bife com batatas fritas todas as refeições) variar a marca da ração e adicionar todo o tipo de animais plantónicos (Krill, Mysis, Cyclops e Plankton) congelados!! NUNCA POUPEM NA QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO DOS VOSSOS TROPHEUS!!!!!!

 

Quimica da água (MUITO IMPORTANTE) - Os Tropheus são particularmente sensiveis à quimica da água, não bastando um pH alto (que se recomenda acima dos 8,2º até aos 9,0º) que sendo um factor importante é dos menos importantes na quimica dos aquários de biótopo Tanganyika. A água do Tanganyika é a que quimicamente mais se aproxima da água do mar, havendo elementos importantes que estão presentes em concentrações muito próximas das do mar, e que aparecem apenas como elementos traço na água dos restantes lagos. É importante desta forma escolher um bom aditivo para simular a água do lago, não bastando os Cichlid Buffers à venda no mercado que apenas juntam compostos carbonatados à água do aquário provocando desiquilibrios com o resto. Eu costumo adicionar ao aquário suplementos de água salgada além de uma mistura feita por mim. Não vou falar em marcas pelos motivos óbvios!!!

 

Dos suplementos que adiciono sublinho os seguintes:

 

Iodo (doses muito pequenas)

Ferro para aquários marinhos - em conjunto com o Iodo estimula o crescimento de micro algas que se fixam na decoração e que são um suplemento importante na alimentação.

Magnésio

Estrôncio

Molibdénio

Trace Elements

 

Além da tal mistura que falei e cuja receita é de familia e secreta!! :):o Não me levem a mal!!!

 

Corrente da água - A água do lago Tanganyika devido ao facto de ter uma ondulação bastante forte, quase igual a um recife de coral, leva a que os Tropheus tenham evoluído numa forma que os leve a preferir zonas mais movimentadas, que são igualmente as zonas mais oxigenadas devido à rebentação. Assim este é um factor importante num aquário de Tropheus, uma boa corrente!!! Podemos pensar à vontade até 10x o volume do aquário por hora sem problemas para circulação interna, preferencialmente com as bombas a fazer oxigenação.

 

Oxigenação da água - Devido ao dito em cima, e pensando onde vivem os Tropheus, em profundidades baixas até 20 metros no máximo, sendo o normal os 3 a 5 metros junto à praia, onde a rebentação faz aumentar brutalmente a oxigenação da água! Esta oxigenação leva a que estas zonas do lago tenham menos CO2 dissolvido na água o que leva a um pH mais alto do que nas zonas mais interiores do lago. Ora tendo os Tropheus evoluído nestas águas é natural que se sintam melhor em condições identicas.

 

Para já não me lembro de mais nada, e com o pedido de desculpas a todos pelo testamento, aproveito para lembrar que o que aqui foi dito é baseado em vários autores e principalmente do que conversei com o Sr. Ad Konings, além de muitas experiências que tenho feito na criação dos Tropheus que foi um peixe ao qual me afeiçoei, e que tudo o que eu aqui disse pode ser contestado por alguém com experiências diferentes o que não leva a que eu esteja certo e o outro errado e vice-versa.

 

Cmpts e abraços,

 

Eduardo Telles Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eduardo... depois disto só posso dizer:

 

WOW :o:)bowdown bowdown

 

Muito obrigado por partilhares os teus conhecimentos :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais