Desafio... tropheus em reformulação de aqua?


Nuno Antunes

Recommended Posts

É importante desta forma escolher um bom aditivo para simular a água do lago, não bastando os Cichlid Buffers à venda no mercado que apenas juntam compostos carbonatados à água do aquário provocando desiquilibrios com o resto. Eu costumo adicionar ao aquário suplementos de água salgada além de uma mistura feita por mim. Não vou falar em marcas pelos motivos óbvios!!!

 

Dos suplementos que adiciono sublinho os seguintes:

 

Iodo (doses muito pequenas)

Ferro para aquários marinhos - em conjunto com o Iodo estimula o crescimento de micro algas que se fixam na decoração e que são um suplemento importante na alimentação.

Magnésio

Estrôncio

Molibdénio

Trace Elements

 

Além da tal mistura que falei e cuja receita é de familia e secreta!!  :D  :new-bday:  Não me levem a mal!!!

Ora bem... já sei que não te posso perguntar pela mistura que não vais revelar :wink:

Mas fiquei muito curioso em relação aos componentes que falas e na situação dos buffers.

Eu por exemplo aqui na minha região tenho água da torneira a sair com ph8 e dureza de 14º, pelo que os sais para aumentar o ph não me servem de nada.

Mas e em relação aos outros elementos? São colocados de que forma?

Semanalmente?

Nas tpas?

 

E já agora, podes dizer em que concentrações ou se não puderes dares uma dica onde podemos encontrar informação sobre isso?

E em que medida as condições de água quase iguais às do lago contribuem para o sucesso?

Tipo se eu usar a minha água sem aditivos, será que isso irá contribuir para aqueles problemas que afectam os tropheus?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Nuno,

 

Os elementos de que falo são os suplementos normais usados em água salgada, que eu uso a 50% da dose recomendada para os aquários marinhos a cada duas TPA's. (Só na primeira aplicação num aquário novo é que uso a dose completa, e nas restante apenas a proporção referente à água trocada.)

 

Atenção que isto é apenas uma experiência pessoal que tem dado excelentes resultados, podendo não funcionar em todos os sistemas pelo que a sua utilização é à responsabilidade de cada um.

 

Quanto à água sem aditivos ir contribuir para os problemas no aquário, no penso que seja uma questão a ponderar. São com certeza milhares de pessoas a manter os peixes sem esta receita com sucesso, e não é por isso que os animais estão melhores ou piores.

 

No entanto à a considerar o seguinte. Já que mantemos os nossos animais em cativeiro, o melhor coisa que lhes podemos fazer é fornecer-lhes a réplica do seu ambiente o mais parecida possivel, para que os mesmos sintam a diferença o menos possivel.

 

Cmpts,

 

Eduardo Telles Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais