pedromina Publicado Julho 15, 2005 Publicado Julho 15, 2005 boas pessoal..à uns dias deparei-me assim do nada que uns dos meus discos tinha uma das barbatanas d parte de cima esta danificada. agora eu estou em duvida se foi briga com outros discos ou doença..pode ser de carencia de nutrientes na agua certo?
joaoFonseca Publicado: Julho 15, 2005 Publicado: Julho 15, 2005 Ola! Danificada como? Se explicares melhor é mais fácil de te dar uma resposta Como uma foto seria melhor ainda... Cumps, João João Fonseca
Dr. Bisturi Publicado: Julho 21, 2005 Publicado: Julho 21, 2005 Boas Este tópico veio mesmo a calhar! Olha que eu estou exactamente com a mesma dúvida/problema: um dos meus discos tem as barbatanas dorsal e ventral com uma estranha "ratadela". Aproveito, tenho duas imagens do disco afectado para mostrar: Esta deve-se ver melhor: Agora estou com a mesma dúvida do pedromina: isto é doença ou é ataque de outros discos? A minha triste opinião é que me parece mesmo doença. Se for, por favor digam-me o que tenho de fazer para poder tratar dele :D . A sério. Eu consigo pegar neste disco com a mão e ele não foge, ou pelo menos, não tem muito medo. Respondam depressa!!
nunomiguel Publicado: Julho 21, 2005 Publicado: Julho 21, 2005 isto é doença ou é ataque de outros discos? Acho que o problema maior nem é esse... Esse teu discu está em muito mau estado. Já o compraste assim? É que para além de estar com o crescimento muito afectado e está muito magro (o que indica problemas intestinais, más alimentações, etc). Acho difícil recuperares um peixe depois de atingir este estado. Não te sei dizer a origem das "ratadelas". Talvez esteja a ser atacado por alguma bactéria que produz estragos em zonas mais sensíveis do peixes (por exemplo, barbatanas). Cumprimentos, Nuno
Dr. Bisturi Publicado: Julho 21, 2005 Publicado: Julho 21, 2005 Okay............. Estou triste... MUITO triste... Alguma coia eu devo conseguir fazer, não?? Medicação, comida,... qualquer coisa para ver este disco o mais saudável possível como chegou a aparentar! Ele é o primeiro disco de todos. Ele, no dia seguinte que o tive, por acaso, ele teve um problema com parasitas intestinais. Depois da medicação, aparentou-se bastante saudável e com vontade de "brincar" com os outros discos que eu tenho agora (os outros estão bem). (O disco doente com o amigo "Marlboro Red"). Mas agora a sério... o que é que eu posso fazer para melhorar o estado do meu peixe? PS: Como é que sabes que o meu disco está com o crescimento afectado só com duas fotos ???
nunomiguel Publicado: Julho 21, 2005 Publicado: Julho 21, 2005 Mas agora a sério... o que é que eu posso fazer para melhorar o estado do meu peixe? Varia ao máximo a alimentação e administra uma vitaminas com regularidade. Podes usar também medicamento para ajudar o peixe a combater alguns parasitas (juntas na comida flagyl, por exemplo). Podes fazer muita coisa... agora não deve é resultar. Normalmente nestes casos os discus nunca mais recuperam. PS: Como é que sabes que o meu disco está com o crescimento afectado só com duas fotos ??? Podes ver logo isso pelo tamanho dos olhos. Repara que esse Azul tem os olhos do tamanho do teu Marlboro. No entanto este último está bem maior. Mesmo sem comparar o teu discu com outro pode-se ver isso... o truque... é a experiência. Além disso a magreza é evidente pois consegues "ver" a espinha do peixe. Em discus saudáveis isso não acontece. Quando comprares um discu olha-o de frente. A parte "da testa" tem de estar "redonda" (ou bem gorda.... ). Compara esses 2 que aí tens... Que tipo de comida estás a fornecer aos peixes? Esse marlboro está muito bonito. Cumprimentos, Nuno
Dr. Bisturi Publicado: Julho 21, 2005 Publicado: Julho 21, 2005 Boas de novo Quando o meu disco teve parasitas intestinais, eu tive que o medicar com flagyl misturado com a comida congelada que costumo dar de vez em quando. Acabei agora de alimentar os peixes com comida congelada. Amanhã dou flocos para os outros peixes e comida granulada para os discos. Vou variando... A partir de amanhã vou pensar em tratar do peixe. Não sei se achas boa ideia pô-lo num aquário à parte para podê-lo tratar melhor sem estar a afectar nem plantas nem os outros peixes com a medicação. Uma coisa: quando dei de comer, notei que o disco não ia muito à comida e escondia-se um pouco, coisa um bocado invulgar nele. Além do flagyl, ainda posso fazer mais alguma coisa? PS: Obrigado pelo elogio do Marlboro. Tens aqui o quarteto todo:
nunomiguel Publicado: Julho 21, 2005 Publicado: Julho 21, 2005 Trata com flagyl (diluído na água) num aquário à parte. Quando ele começar a comer melhor começas a dar na comida... Se não quiseres fazer tratamentos deixa-o ficar onde está... Não podes fazer muito mais. Como já referi é muito difícil recuperar um discu quando ficam nesse estado. Cumprimentos, Nuno
Esgalha Publicado: Julho 22, 2005 Publicado: Julho 22, 2005 deixa-lo no mm aquario com os outros e capaz de n ser bom... isso pega-se que é uma coisa doida.
Recommended Posts