Recommended Posts

Publicado

boas pessoal..à uns dias deparei-me assim do nada que uns dos meus discos tinha uma das barbatanas d parte de cima esta danificada.

agora eu estou em duvida se foi briga com outros discos ou doença..pode ser de carencia de nutrientes na agua certo?

Publicado:

Ola!

Danificada como? Se explicares melhor é mais fácil de te dar uma resposta :shock:

Como uma foto seria melhor ainda...

Cumps,

João

João Fonseca

Publicado:

Boas

Este tópico veio mesmo a calhar! :roll: Olha que eu estou exactamente com a mesma dúvida/problema: um dos meus discos tem as barbatanas dorsal e ventral com uma estranha "ratadela".

Aproveito, tenho duas imagens do disco afectado para mostrar:

Pic_5647_1.jpg

Esta deve-se ver melhor:

Pic_5647_2.jpg

Agora estou com a mesma dúvida do pedromina: isto é doença ou é ataque de outros discos? A minha triste opinião é que me parece mesmo doença. Se for, por favor digam-me o que tenho de fazer para poder tratar dele :D . A sério. Eu consigo pegar neste disco com a mão e ele não foge, ou pelo menos, não tem muito medo.

Respondam depressa!!

Publicado:
isto é doença ou é ataque de outros discos?

Acho que o problema maior nem é esse... Esse teu discu está em muito mau estado. :roll:

Já o compraste assim? É que para além de estar com o crescimento muito afectado e está muito magro (o que indica problemas intestinais, más alimentações, etc).

Acho difícil recuperares um peixe depois de atingir este estado.

Não te sei dizer a origem das "ratadelas". Talvez esteja a ser atacado por alguma bactéria que produz estragos em zonas mais sensíveis do peixes (por exemplo, barbatanas).

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Okay............. Estou triste... MUITO triste... :lol:

Alguma coia eu devo conseguir fazer, não?? :wink: Medicação, comida,... qualquer coisa para ver este disco o mais saudável possível como chegou a aparentar!

Ele é o primeiro disco de todos. Ele, no dia seguinte que o tive, por acaso, ele teve um problema com parasitas intestinais. Depois da medicação, aparentou-se bastante saudável e com vontade de "brincar" com os outros discos que eu tenho agora (os outros estão bem).

Pic_5647_3.jpg

(O disco doente com o amigo "Marlboro Red").

Mas agora a sério... o que é que eu posso fazer para melhorar o estado do meu peixe?

PS: Como é que sabes que o meu disco está com o crescimento afectado só com duas fotos :) ???

Publicado:
Mas agora a sério... o que é que eu posso fazer para melhorar o estado do meu peixe?

Varia ao máximo a alimentação e administra uma vitaminas com regularidade.

Podes usar também medicamento para ajudar o peixe a combater alguns parasitas (juntas na comida flagyl, por exemplo).

Podes fazer muita coisa... agora não deve é resultar. Normalmente nestes casos os discus nunca mais recuperam.

PS: Como é que sabes que o meu disco está com o crescimento afectado só com duas fotos :) ???

Podes ver logo isso pelo tamanho dos olhos. Repara que esse Azul tem os olhos do tamanho do teu Marlboro. No entanto este último está bem maior.

Mesmo sem comparar o teu discu com outro pode-se ver isso... o truque... é a experiência. :wink:

Além disso a magreza é evidente pois consegues "ver" a espinha do peixe. Em discus saudáveis isso não acontece.

Quando comprares um discu olha-o de frente. A parte "da testa" tem de estar "redonda" (ou bem gorda.... ). Compara esses 2 que aí tens...

Que tipo de comida estás a fornecer aos peixes?

Esse marlboro está muito bonito. :lol:

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Boas de novo

Quando o meu disco teve parasitas intestinais, eu tive que o medicar com flagyl misturado com a comida congelada que costumo dar de vez em quando.

Acabei agora de alimentar os peixes com comida congelada. Amanhã dou flocos para os outros peixes e comida granulada para os discos. Vou variando...

A partir de amanhã vou pensar em tratar do peixe. Não sei se achas boa ideia pô-lo num aquário à parte para podê-lo tratar melhor sem estar a afectar nem plantas nem os outros peixes com a medicação.

Uma coisa: quando dei de comer, notei que o disco não ia muito à comida e escondia-se um pouco, coisa um bocado invulgar nele.

Além do flagyl, ainda posso fazer mais alguma coisa? :)

PS: Obrigado pelo elogio do Marlboro. Tens aqui o quarteto todo:

Pic_5647_4.jpg

Publicado:

Trata com flagyl (diluído na água) num aquário à parte.

Quando ele começar a comer melhor começas a dar na comida...

Se não quiseres fazer tratamentos deixa-o ficar onde está...

Não podes fazer muito mais. Como já referi é muito difícil recuperar um discu quando ficam nesse estado.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

deixa-lo no mm aquario com os outros e capaz de n ser bom...

isso pega-se que é uma coisa doida.

smflogo.gif