Recommended Posts

Eu sei que o assunto já foi várias vezes discutido, no entanto estou com bastantes problemas em acertar com o funcionamento do dito. O que se passa é que o Cálcio tem baixado e o kh também. Não era de esperar que foçe ao contrário?, tenho o reactor a trabalhar com uma botija de Co2 para que se dê a libertação de carbonatos, mas até o Kh tem vindo a descer. Já tentei tudo, desde estar 15 min. por hora a trabalhar, até estar o dia todo a trabalhar, mas continuo sem conseguir aumentar o calcio e o kh, tendo que recorrer a outros suplementos para o efeito. Preciso que me deem umas dicas.

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já mediste o kh da água que sai do reactor? Deves tê-lo a funcionar 24horas por dia e regular a saída de água consoante o consumo de calcio e kh no aquário.

 

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além do KH à saída do reactor, qual o pH desse fluxo?

E, já agora, qual é o reactor, quantas bolhas de CO2 por minuto estás a injectar e quantas gotas de água por minuto à saída do reactor?

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Tudo bom? A Caulerpa deu-se bem?

 

A propósito do reactor de Ca deixo aqui algumas indicações básicas: o pH no interior do reactor deve ser constante e ter um valor de pH = 6,5 - este valor maximiza a dissolução do carbonato de cálcio; o fluxo de água à saída do reactor deve pingar, isto para que não ocorra uma perturbação do pH da água do aquário - o ideal será usar um monitor de pH para avaliar a variação do pH da água do aquário ao longo do dia e também verificar se o funcionamento do reactor tem algum impacto neste; o reactor deve estar sempre a trabalhar contribuindo assim para o aumento gradual e/ou manutenção da concentração de Ca na água - havendo assim uma compensação em relação ao Ca consumido pelos corais, tridacnas, macroalgas (Halimeda sp.), alga coralina etc.

 

O reactor de cálcio apesar de não ser a solução mais barata, é para mim a forma mais saudável de aumentar artificialmente a concentração de Cálcio na água.

 

Aproveitando este tópico gostaria de saber se alguém tem um reactor de Ca com 2 câmaras? Que tal o funcionamento?

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Caros amigos...

 

Depois de medições feitas á água saida do reactor as conclusões são as seguintes:

 

Calcio 300/320 mg/l

Ph 7,5

Alcalinidade

 

Neste momento tenho o reactor a funcionar 30 min e desligado outros trinta, isto porque:

 

O Ph do meu aquario não passa dos 8,05 / 8,08

Uma vez que tenho o controlador de ph regulado para 8,10 o co2 nunca se liberta, logo não há libertação de carbonatos, passo a explicar

 

Eu tenho um reactor de calcio, uma garrafa de co2 ligada a uma válvula solenoide, que por sua vez é controlada pelo controlador de ph. Esse mesmo controlador está regulado para quando o ph subir acima de 8,10 ligar o co2 para se dar a libertação de carbonatos...só que o ph não chega aos 8,10

 

O que fazer???? Subo o ph???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Parece-me que estás a complicar uma coisa simples. Deixa o reactor sempre a funcionar com um pH = 6,5 (ou pH = 7,5 se o teu substrato for o tal a.r.m.). Presumo que a sonda ("probe") de pH esteja no interior do reactor para assim poderes utilizar o controlador em conjunto com o CO2 para baixares o pH no seu interior. O fluxo de água à saída do reactor deve pingar.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde Ricardo

 

O que é que queres dizer com o electrodo deve estar dentro do reactor???

É que o meu electrodo está na sump, independente do reactor...ou seja neste momento tenho a botija de co2 ligada ao reactor, que é comandada pela válvula solenoide...que por sua vez é controlada pelo controlador de ph, que está programado para injectar co2 no reactor quando o ph subir acima de 8,1º mas como o ph do meu aqua raramente ultrapassa os 8,08 ele nunca injecta c02, logo não se dá libertação de carbonatos. Qual é o modo de funcionamento normal deste tipo de sistema??? Se tiveres alguma dúvida podemos combinar e d´sa cá um salto a casa para veres o que estou a falar.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Qual é a marca do teu equipamento para ver se te consigo ajudar melhor? Se puderes colocar uma foto era óptimo!

 

O controlador serve para manteres um pH baixo (pH=6,5) no interior do reactor e como tal o eléctrodo deve lá estar. O controlador deve estar regulado para abrir a válvula solenóide quando o pH (do interior do reactor) for superior a pH = 6,5.

 

O pH do aquário é naturalmente mantido dentro de um curto intervalo devido a um conjunto de compostos químicos que fazem parte da água salgada fazendo desta uma solução tampão.

 

Em aquário devido à relação volume de água vs. organismos presentes o pH varia dentro de um curto intervalo. Durante o dia os organismos fotossintéticos como os corais e as plantas vão utilizar a luz para produzir oxigénio e hidratos de carbono a partir de dióxido de carbono e água. Durante a noite uma vez que não à actividade fotossintética esses organismos vão produzir apenas dióxido de carbono e o pH vai baixar ligeiramente. Nos oceanos esta variação não acontece porque há simplesmente muita, muita, muita água em relação à quantidade de organismos presentes.

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O controlador é o JBL proflora e o reactor é um aquamedic 1000, mas se eu tiver o electrodo de ph no reactor como é que eu sei se há ou não variação do ph fora do reactor?? O que eu fiz agora foi o seguinte: programei o controlador de ph para 7.9º, ou seja, sempre que o ph estiver acima deste valor a válvula está a libertar co2, quando o valor baixar deste valor não há libertação de co2 (o programador tem uma variação de 0,5, ou seja teoricamente só quando o valor do ph for de 7,85º é que ele desliga). Normalmente o ph do meu aqua varia entre 8,08 e 7,9º. O que é que achas???

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Ricardo,

 

Pela terceira vez... o pH no interior do reactor deve ser de pH = 6,5 e não pH = 7,9. O fluxo de saída de água no reactor deve pingar, dessa forma a água salgada sendo uma solução tampão não deixa o pH da água do aquário descer. Se quiseres podes comprar um monitor de pH e verificar que as variações de ph são mínimas e que o funcionamento do reactor não tem influência. O que influencia o pH do aquário é a ausência de fotossíntese durante a ausência de luz.

 

Se não tiveres o pH no interior do reactor a pH = 6,5 não tens dissolução de cálcio para a água e logo este não funciona. Como calculas conheço muito bem o funcionamento desses reactores.

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem Ricardo Rodrigues o reactor de calcio tem influençia no pH sim mas Ricardo Leão não é motivo par preocupação. Um aquario que funcione com um reactor de calcio tem tipicamente um pH entre 7,8 e 8,2 e não há quaquer crise desde que a alcalinidade não baixe dos 10 dH. Um aquário que funcione com reactor de Kalkwasser tem tipicamente um pH entre 8,1 e 8,5 etambém não há qualquer problema com isso. Claro que a 8,5 as bombas podem sofrer um pouco mais. como o Ricardo Rodrigues disse a sonda é para estar no interior do reactor de calcio e tenta ajustar o pH para 6,5 a 6,8. Mede a alcalinidade e o cálcio á saída do reactor se tiveres duvidas. Se a alcalinidade do aquario for superior a 10 dH não tens que te preocupar com uma descida do ph abaixo de 7,8.

O ideal é usares um reactor de calcio e Kalkwasser porque se complementam e equilibram o pH.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui,

 

Tens razão quando dizes que o pH pode ser ligeiramente alterado com o reactor de Ca, no entanto não me parece que seja exactamente para esses valores, como sabes tenho cá em casa 2 aquários com reactor de Ca e onde faço uma monitorização constante do pH com o uso de um monitor de pH e o curioso é que o pH no final do período escuro não costuma baixar dos 8,1 e no final do período de luz atinge os 8,4 - isto no aquário maior onde os parâmetros físico-químicos são mais estáveis. No aquário pequeno a diminuição de pH durante a noite não ultrapassa os 7,9. O que acho incrível porque contém muitos corais (duros) e poucos peixes (4) e não tem adição de kalkwasser.

 

No teu sistema de 5000l apesar de usares reactor de Ca e kalk calculo que devido ao enorme volume de água relativamente à carga biológica as variações de pH sejam também mínimas?!

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualmente tenho o pH do meu reactor de cálcio a 6,3 e com fluxo de água quebrado à saída. Não estou a usar kalkwasser e o pH do aquário nunca cai abaixo dos 8,05. O KH anda entre os 9 e os 10ºdKH.

Ricardo Leão, aconselho-te a ler um pouco sobre a utilização de reactores de cálcio. Há por aí excelentes artigos. Os princípios em que te estás a basear estão errados yikes

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu pH varia entre 7,9 e 8,3. Mas também estou convencido que o ar dentro da minha cave é mais rico em CO2 e pode estar a influenciar um pouco para baixo estes valores. No inicio quando fazia fotoperiodo inverso entre a lagoa e o recife o pH variava entre 8,2 e 8,4. Por ter um contador biohorário e estar a acender as luzes à noite apenas deixei de o fazer . mas não estou nada preocupado com o pH se não baixar de 7,8 porque os coarais estão a crecscer bem, ou seja a calcificação não esta afectada.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais