Projecto Reef – 350 litros (novas fotos 30/01/06)


Recommended Posts

  • Replies 78
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Gajas, quais gajas???????... Só vi garrafas!

 

A referência era a essas "gajas" :lol:

 

Está tudo muito perfeitinho, queremos ver mais! Está bom, mas lento...

 

Ainda bem que gostas. Um minuto a olhar para os teus sistemas dá para perceber que és um perfeccionista. Um elogio teu nesse capítulo vale milhões.

 

Só espero que continues com a mesma opinião nas fases seguintes. :lol:

 

Quanto à lentidão... :lol: Não poderia estar mais de acordo...

 

Os próximos passos serão embutir as ventoinhas e terminar o envolvimento do móvel. A partir daí é a descer até à meta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Finalmente penso ter criadas as condições mínimas para arrancar.

 

Se tudo correr bem, amanhã é dia de “decoração” e no Domingo dia de enchimento!

 

Infelizmente um dos meus maiores receios acabou por se confirmar e o nível de ruído ainda é duas ou três vezes o que considero aceitável, por isso está previsto o interior do móvel ser revestido com paineis de insonorização, vulgarmente conhecidos por “lã de rocha”.

 

Fica um conjunto de detalhes finais que muito tempo, esforço e sobretudo paciência consumiram.

 

Móvel:

 

Consegui finalmente uma via técnica que resultou nesta solução minimalista de dois paineis frontais. Ainda não aparafusei os paineis laterais (que sustentam os frontais). Só o vou fazer com o sistema com o peso final porque os móveis e a estrutura acabam sempre por sofrer alguns ajustamentos que se não forem respeitados (por exemplo aparafusando as placas logo na estrutura), acabam por provocar empenos.

 

Pic_7134_12.jpg

 

O “segredo” da fixação das portas passa por 6 destas dobradiças embutidas.

 

Pic_7134_13.jpg

 

No topo vai ficar uma “caixa aberta” que além de tornar o volume mais proporcional, serve de apoio à calha de iluminação.

 

Pic_7134_14.jpg

 

Esta foto foi tirada durante o primeiro teste com água doce

 

 

Sump:

 

Já houve uma evolução que passou por subir o escumador H&S (coloquei uma base em eggcrate por baixo) e juntar à sua saída um joelho de 90 graus para não se ouvir o ruído da água. Fiz também um silenciador para a entrada de ar do escumador que, embora não elimine o ruído, consegue reduzi-lo bastante.

 

Pic_7134_15.jpg

 

A sump irá ser iluminada em contra-ciclo e terá apenas (além do termoestato e boias de reposição ainda não visíveis na foto) uma boa quantidade de Chaetomorpha.

 

Canalização:

 

Decidi “inventar” um pouco e fiz uma saída para provocar uma corrente laminar por detrás da rocha. Também tenho previsto usar uma powerhead apenas para esse mesmo efeito. Obviamente que as fotos mostram apenas dois protótipos e ainda há aqui algum trabalho para “endireitar” as coisas.

 

Pic_7134_16.jpg

 

Pic_7134_17.jpg

 

 

Electricidade

 

Sempre detestei ver a habitual confusão de fios que foram os meus anteriores aquários. Neste caso decidi montar um “painel de controlo” que ainda irá receber pelo menos o controlador do repositor de modo a tentar ter as coisas bem arrumadinhas. O fio em excesso, ou será cortado, ou ficará bem "ajeitadinho" por detás do painel.

 

Pic_7134_18.jpg

 

Para já o painel, além das duas réguas, tem o equipamento de suporte à Tunze Stream (ainda falta o transformador), um termómetro digital, uma fonte de alimentação feita por mim com 3 saídas (12V DC, 9V DC e 24V AC) e um controlador também DIY para as 6 ventoinhas que o sistema terá. Os (muitos) cabos para as zonas onde as ventoinhas residirão foram passados por calha plástica e as derivações foram feitas em duas caixas como a da foto.

 

Pic_7134_19.jpg

 

Os balastros da calha de iluminação ficam numa divisão ao lado por isso não vão contribuir para aquecer demasiado o interior do móvel (teve que se furar uma parede e fazer uma curta extensão no cabo)..

 

Próximos passos:

AQUASCAPING E ENCHER!!!! :arrow::P:P:P:P

 

No móvel, no espaço não ocupado pela sump, pretende-se colocar um bidon de 54 litros para efectuar a reposição (com controlo por boia). Num futuro próximo (ou talvez não) pretende-se substituir este esquema por entrada directa de água de RO/DI utilizando as boias para controlar a respectiva válvula solenoide. O espaço que se ganhar destina-se a um chiller e/ou um reactor de cálcio.

 

Vai também fazer-se um dispensador de cálcio sem elementos móveis (semelhante ao da Tunze mas mais alto e mais estreito).

 

A calha, 2x250w HQI BLV 10,000k + 2x 54w T5 vai sofrer um upgrade para balastros electrónicos, não só porque são bem mais eficientes em todos os aspectos mas tambémn porque com os actuais imite um ruído irritante.

 

Brevemente colocarei mais novidades. Agora há que trabalhar muito. :? Já me doem os costados quando penso nos 400 - 450 litros que vou alombar. Felizmente já tenho um grupinho fixe que me vai ajudar! 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno viva!

 

O teu projecto vai de vento em popa! Excelente! O planeamento e calma na execução estão bem patentes nalguns promenores bem visíveis em algumas das fotos.

 

Que material é este que utilizaste para esconder a calha de iluminação? Como está suportado? Como é que fica o espaço de manobra para efectuar intervenções no aquário?

 

Pic_7134_14.jpg

 

O upgrade que farás à calha, se não é indiscrição, por quanto fica um par de balastros electrónicos para 250W? No meu caso não é tanto o barulho que provocam ou o aquecimento, mas sim para verificar se compensam a longo prazo em termos de consumo.

 

Obrigado

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu projecto vai de vento em popa! Excelente! O planeamento e calma na execução estão bem patentes nalguns promenores bem visíveis em algumas das fotos.

 

Que material é este que utilizaste para esconder a calha de iluminação? Como está suportado? Como é que fica o espaço de manobra para efectuar intervenções no aquário?

 

 

O upgrade que farás à calha, se não é indiscrição, por quanto fica um par de balastros electrónicos para 250W?  

 

Boas Duarte.

 

Obrigado pelas tuas palavras. Se a coisa finalmente está a ficar com bom aspecto a culpa também é tua :wink: não só pelos teus excelentes posts que tanto me ensinaram mas também por ter visto o teu sistema.

 

Material usado para esconder a calha - 4 placas de MDF daquele verde que por sua vez têm interiormente ripas aparafusadas que assentam nas arestas de topo do aquário. Foi feito por um carpinteiro mas com paciência suficiente vai-se lá em DIY.

 

Na parte superior das ripas, assentei outras ripas, essas à largura do aquário, onde depois pouso a calha. Se quero mexer no aquário, basta-me empurrá-la para trás embora não sobre assim muito espaço :) . Jogando com a espessura das tais ripas transversais posso variar em cerca de 5 cms a altura das HQIs.

 

Balastros electrónicos: Mandei-te MP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro estudo de aquascaping.

 

Tenho mais uns 8 calhaus vivos grandinhos a curar na arrecadação por isso isto ainda vai "engordar" um pouco. Tenho também alguns calhaus mais pequenos no mini que também têm de fazer parte da coisa porque serão eles a promover a colonização.

 

Gostava de dar mais verticatidade a isto... :cry:

 

Pic_7134_20.jpg

 

Sugestões aceitam-se. :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno!

 

Obrigado pelas tuas palavras. Se a coisa finalmente está a ficar com bom aspecto a culpa também é tua Very Happy não só pelos teus excelentes posts que tanto me ensinaram mas também por ter visto o teu sistema.

 

Ao menos que alguém aprenda com os meus erros ehehhehe! Por falar nisso ontém andei meio dia a substituir a sump por uma mais pequena :lol:

 

material usado para esconder a calha - 4 placas de MDF daquele verde que por sua vez têm interiormente ripas aparafusadas que assentam nas arestas de topo do aquário. Foi feito por um carpinteiro mas com paciência suficiente vai-se lá em DIY.

 

Na parte superior das ripas, assentei outras ripas, essas à largura do aquário, onde depois pouso a calha. Se quero mexer no aquário, basta-me empurrá-la para trás embora não sobre assim muito espaço Rolling Eyes . Jogando com a espessura das tais ripas transversais posso variar em cerca de 5 cms a altura das HQIs.

 

Obrigado pelo esclarecimento, mas sem visualizar parece-me um pouco complicado para aquilo que pretendia fazer no meu.

 

Quanto ao layout começas bem! Eu também queria fazer algo semelhante ao Diogo, ou mesmo um layout do tipo fenda, mas os 50 cm de profundidade são tramados. Para lhe dares verticalidade com segurança é capaz de ser tramado sem as peças de RV certinhas :lol:

 

Aquela stream é para ficar lá atrás?

 

Abraço

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duarte,

 

De facto reparei, numa foto do teu, que tiveste de tapar as lâmpadas para evitar o encandeamento do observador. Não poderias resolver isso com umas "palas" de alumínio fixadas na "carenagem" da própria calha (ou então, para ficar esteticamente mais apelativo, uma pala em alumínio a todo o comprimento). Quanto à minha solução, queres "vizualisar"? :wink: É marcares uma hora que te sirva!

 

A Stream e a Maxijet vão ficar ali mas conto fazer uma barreira de rocha a envolvê-la para não serem visíveis.

 

Entretanto já tem água, mas está fria porque o termo avariou. :D

 

Depois coloco uma actualização com fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A questão da verticalidade associada aos 50 cm de profundidade não me colocaram problemas! É tudo uma questão de escolher as peças de RV!

 

Tal como o Ricardo sugere o Riffkeramik é auma boa solução, aliás a que utilizei (embora não se note, porque neste momento é tudo RV!)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A recolha é totalmente silenciosa!

A circulação nesta é suportável!

 

O pior barulho vem do skimmer. Não tinha ideia que os H&S faziam assim "tanto" barulho.. :|

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos vossos comentários.

 

Ontem houve mais um ajustamento no aquascaping e lá se foi alguma da verticalidade. Nestas coisas cada cabeça, cada sentença mas ainda está um pouco distante do meu objectivo inicial. Fotos brevemente.

 

Quanto à Reefkeramic considero-a só mediamente interessante porque:

 

1 - não forma placas

 

2 - não forma troncos (tipo rocha Tonga)

 

Estas duas vias ajudam muito na solidez física e visual dos "castelos de rv".

 

Eu tenho alguma Reefkeramic lá metida mas coloquei-a principalmente em posições não totalmente visíveis.

 

Quanto ao tema ruído a coisa é assim por ordem de intensidade:

 

1 - skimmer (fiz um silenciador para a entrada do venturi que reduz o problema a metade)

2 - HQIs (fazem um barulho bem chatinho mas conto acabar com ele quando fizer um upgrade para balastros electrónicos, lá para meados do próximo mês)

3 - bomba de retorno OR 3500 (assentei-a numa espuma e envolvi igualmente em espuma o tubo no ponto em que contacta com o painel de fundo do móvel)

4 - Maxijet (como só vai estar ligada meio dia e durante o período diurno, não há problema)

5 - Tunze Stream (coloquei umas espumas no Tunze Magnet e também tenho a possibilidade de reduzir a 3600 l/h no período noturno dado que tenho uma fotocélula no controlador)

6 - coluna semi-seca (como ainda me falta fazer um "pente" e uma pequena rampa, de vez em quanto houve-se um gotejar)

 

De qualquer maneira, conto colocar paineis de insonorização no interior do móvel para eliminar praticamente os pontos 1 e 3 o que já representa um ganho bastante bom. Algém sabe onde comprar a chamada lã de rocha? Precisava de paineis com uma espessra reduzida (5mm ou menos).

 

O problema mais chato para resolver agora é optimizar a difícil relação entre intensidade da stream (pode ir aos 12000 l/h) e a estabilidade da aragamax :? Por enquanto tenho a stream a fazer pulse entre 30 e 50% o que é manifestamente pouco. Tenho a sensação que se vou para os 12000 l/h nesta altura fico com a areia toda na sump e ganho um barebottom de presente. Vou apontar a stream mais para cima porque o ponto focal da saída está muito baixo a ponto da superfície quase não mexer.

 

Quanto a estar tudo arrumadinho, :| levei tanto tempo a fazer o projecto que ele se prestou a isso. Eu sou muito desarrumado por isso quando olho para aquilo, nem parece feito por mim. ;)

 

Um aspecto que não tem aqui sido muito comentado são as correntes por detrás da rv. Quer uma quer outra solução estão a funcionar excepcionalmente bem porque ali não se acumula nada de nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carissimo Nuno,

 

Antes de mais quero deixar o meus SINCEROS Parabens pelo projecto 2007 ter entrado em produção :twisted: antes

 

Os meus desejos em relação ao Aqua sabes bem quais são mas não vou deixar de os Manifestar publicamente.

 

1º Que a tua fase das algas seja de 1 semana ou mesmo não aparecam (se calhar estou-me a esticar :lol: )

 

2º que essas rochas fiquem cheias de coralina bem depressa para ver se começas a popular isso de frags bem depressa.

 

O assunto do barulho :lol: e + :lol:

Deixa-me rir mesmo á grande - Se esse barulho é incomodativo vou ali já venho. Se calhar é mesmo melhor pores o Frigorifico na dispensa que o arranque do compressor muito extridente :D Qualquer das formas o skimmer pode ser silenciado embora ache que o que fizeste está a cortar alguma entrada de ar que a meu ver é prejudicial

 

Circulação continuo a achar que estavas mais bem servido com 2 Tunzes de 6000 em vez dessa mas está ao nivel do BOM

 

Aquascaping não mexas mais depoix de ontem. Claro que tapando a tunze o o tubo.

 

Se entretanto pensares em desistir eu posso ficar com o equipamento. :D :D :D

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto da situação:

 

Estou a dever muitas fotos ao fórum :oops:

 

Fiz a calha interior, para já 2x21w de casquilho

Coloquei Chaetomorpha na sump

Coloquei duas rochas vivas bem colonizadas

Coloquei alguma areia viva (muito pouca)

Programei os temporizadores todos

08:00 - liga skimmer e maxijet por detrás da rocha

12:00 - liga actínicas, liga pulse da Tunze Stream, desliga luz da sump

16:00 - liga HQIs

23:00 - desliga HQIs

00:00 - desliga actínicas, desliga pulse da Tunze stream, desliga skimmer, desliga maxijet por detrás da rocha, liga luz da sump

Fiz uma ligação à terra (aquário e móvel) com inox 316

 

Segue-se:

:? terminar o repositor automático cuja electrónica me está a deixar doente porque funciona na placa de teste mas manda-me à fava na placa definitiva.

:arrow: esperar um mês até ao primeiro coral :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Gostava de saber como se está a portar a tua passagem de água para a sump, requer muita afinação? De quanto em quanto tempo?

 

Um conselho em relação às novas dobradiças, enverniza-as para não ganharem ferrugem.

 

Fotos???

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Gostava de saber como se está a portar a tua passagem de água para a sump, requer muita afinação? De quanto em quanto tempo?

 

Um  conselho em relação às novas dobradiças, enverniza-as para não ganharem ferrugem.

 

Fotos???

 

Abraço,

 

Passagem de água para a sump:

 

Mutíssimo silenciosa e há uma semana sem ter necessitado de afinação. Demorou apenas um par de minutos para se atingir o equilíbrio logo a seguir ao enchimento. Estas válvulas são do tipo esférico. Com uma de borboleta seria mais fácil.

 

Dobradiças:

vou seguir o teu conselho. Algum verniz mais adequado? Aliás acho que deveria fazer isso para todas as componentes metálicas do móvel mais concretamente os parafusos e "L"s de fixação das placas laterais.

 

Fotos:

Estão quase quase... :wink:

 

Entretanto se deres um salto lá a casa ficas a dispensar as fotos :D

 

Finalmente, fica já a nota que vou fazer um post aqui sobre ligações à terra. Mesmo que do ponto de vista de vida do aquário seja indiferente, é inegável que aumenta a segurança significativamente. Tenho uma em cada aquário e tenho a certeza que fiz muito bem em perder algum tempo com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá vai a primeira foto do tanque já com a água que a Filipa, o HugoRSF e o José Brito me ajudaram a carregar. Um muitíssimo obrigado!!!!

 

Pic_7134_21.jpg

 

Agora já está ligeiramente diferente porque:

 

:wink: coloquei uma placa e mais rocha no "monte" do lado esquerdo;

:D já lá andam umas quantas diatomaceas :D

 

Faltam uns ajustamentos nas composições de rocha mas quanto ao volume destas fico por aqui. Queria tapar melhor a coluna seca as bombas e os tubos e pouco mais. O resto do espaço é para os corais e para os (poucos) peixes que para lá irão dentro duns bons meses (mínimo 4).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uns "acrescentos" tecnológicos:

 

Calha da sump DIY para 2x21w fluorescente de "casquilho". Utilizei a calha para fixar duas ventoinhas de cpu 8x8 que vão bombear ar mesmo em cima da queda de água para maximizar o seu efeito (se fosse de baixo para cima seria ainda melhor mas com este esquema é impossível fazê-lo).

 

Pic_7134_22.jpg

 

Controlador de reposição:

 

Tem um circuito de controlo com base em duas boias interruptoras uma de acção e outra de segurança. Foi montado para funcionar para qualquer solução de bombagem ou alimentação passiva (bomba motorizada centrífuga, bomba peristáltica, electroválvula, etc...). Irá para já funcionar com uma Tunze igual às do Osmolator.

 

Pic_7134_23.jpg

 

Suporte das boias:

 

A distância da boia de acção à de segurança foi a suficiente para acomodar algum problema de agitação ou instabilidade do nível após um eventual corte de energia.

 

 

Pic_7134_24.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Parabéns por todo o trabalho que já realizaste. Podem-se tirar ideias excelentes do teu tópico.

 

Dentro em breve vou colocar uma segunda bóia no meu sistema e tentar fazer de uma forma um pouco diferente, vou ligá-las em série à mesma altura. Assim a bomba só liga quando as duas bóias baixam (fecham o circuito) e desliga assim que uma bóia sobe (abre o circuito). Se uma bóia ficar presa o sistema desliga na mesma. Na teoria faz todo o sentido, mas na prática só daqui a um mês poderei dizer. :wink:

 

Pic_6425_25.jpg

Abraços

Carlos Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bem Nuno!

 

Onde é que arranjaste essas bóias do controlador de reposição?

 

A ideia das ventoinhas próximo da queda de água é muito boa, vais utiizar alguma ventoinha para dissipar o calor das HQI?

 

A disposição da rocha parece ter poucos locais para assentar corais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... isso já se começa a parecer com um aquário :D :D

 

As algas já começaram o que também é bom sinal. Nesta fase inicial, se calhar, virar a Tunze e todas as bombas disponíveis para a rocha talvez não fosse mal pensado, digo eu... :D

 

Quando montei o meu actual aquário, fiz isso e as algas foram masi para os vidros e areão "deixando" as rochas "em paz". Sinceramente não sei se teve alguam coisa a ver, mas talvez a forte circulação impeça as algas de se instlarem... :D

 

Cá vai a primeira foto do tanque já com a água que a Filipa, o HugoRSF e o José Brito me ajudaram a carregar. Um muitíssimo obrigado!!!!
Meu caro, sabes que vais pagar isto muito bem pago e com juros!

 

1500 Litros mais caro!!! :D ;):o

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos:

 

obrigado pelas tuas palavras. O meu circuito é praticamente igual ao teu. A tensão que passa nas boias é de 12V DC, no teu caso presumo que também.

 

Atenção que as boias funcionam com um esquema tipo "magnético" e a minha bomba intereferia no processo por isso não ficou em série com as boias mas o controle é feito via relay. Também estou a usar duas fontes de alimentação semi-distintas para boias e bomba. Tenho por isso dois circuitos: um de controlo com onde estão as boias e outro de actuação da bomba. O relay faz a ponte entre os dois para eliminar o ruído eléctrico da bomba.

 

 

Ricardo:

 

Obrigado pelo elogio.

Boias: www.rsportugal.com, referência 331-017. Ficaram por 10 euros e pico cada. Se fores encomendar, diz-me que eu quero mais duas ou três e racham-se os portes.

Ventoinhas: o sistema já tem uma "pré-instalação" para mais duas ventoinhas para incidirem na superfície da água mesmo por debaixo das HQIs. Lá para Março/Abril trato disso. Até lá não me parece que valha a pena.

Rocha: concordo contigo. Agora, em vez de estar com conversas, dá mas é lá um salto e eu mudo a disposição com a tua ajuda. :lol:

 

Hugo:

Obrigado. Se já parece um aquário a culpa é tua!

Quanto aos calhaus e algas, acho que já há muita agitação pelo menos no lado esquerdo (o direito está mais voltado para corais mais calminhos).

Relativamente à carga e descarga, já sabes que podes contar comigo. :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Tenho as HQIs a 12 cms da superfície da água. Já li que deviam estar mais longe mas também sei que há um livro do Sr. Paletta, sobre os sistemas mais interessantes por esse mundo fora, em que se usam distâncias ainda menores.

 

O que acham do assunto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

 

Sinceros parabéns pela montagem e rigor da mesma(e, já agora, pelo jeito para o DYI, algo que, como não tenho, sempre me impressiona).

 

Quanto à distância das HQI da água, não vejo problema a estarem nos 12 cms, desde que garantas que essa altura é suficiente para o espectro de luz difundida se alargar para todas as zonas do aquário que deve cobrir.

No aquário que vou montar também tenciono colocá-las +/- a essa distância.

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais