Armazenar agua do mar?


Rickardo

Recommended Posts

É possivel armazenar agua entre as tpa's? tipo ir ao mar trazer muita agua e ir usando semanalmente?

Se sim por quanto tempo, e se é necessario condicionar a agua de alguma forma especifica.

ja pesquisei mas não encontrei nada que reposnde-se comcretamente as minhas duvidas.

 

agradeço desde ja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas rikardo

 

pelo que sei nao havera problema em armazenar agua do mar!

axo que agua nao se estraga pelo facto de estar armazenada!

tenta em pola um pouco em movimento( com auxilio de uma bomba ou uma pedra difusora) para que ela naofique estanque e possa maturar la alguma coisa desagradavel!!

quando fores executar as tapes nao te esquesas que a agua tem de estar as mesmas condiçoes da do aquario ( temperatura, ph etc)

 

cumprimentos

 

miguel f.

cumprimentos

 

Miguel Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rickardo.

 

É perfeitamente possível armazenar água do mar por algum tempo. Eu nunca ultrapassei 1 mês de armazenamento, mas há quem a guarde por mais tempo e não tenha problemas.

 

Deves armazenar a água num local escuro. Se não te sentires à vontade para utilizar passado algum tempo de estar armazenada faz um teste de nitratos :wink:

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tal como já foi dito podes armazenar a água! De prefereência às escuras.

 

tenta em pola um pouco em movimento( com auxilio de uma bomba ou uma pedra difusora) para que ela naofique estanque e possa maturar la alguma coisa desagradavel!!

 

Eu não colocaria uma bomba, pois esta apenas irá matar a microvida que a água pode ter.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando se fazem experiencias de laboratório com água salgada sem vida, é usual usar-se "água velha" que não é mais que água armazenada mais de 90 dias ás escuras. Assim elimina-se a vida pela base da cadeia alimentar. Como não há luz, não há fotossintese. Depois os restantes organismos aguentão-se enquanto têm alimento.

 

Uma das vantagens que há em usar esta água experimentalmente é o facto de ela conter todos os elementos quimicos presentes na água salgada e não conter vida que possa alterar o resultado experimental.

 

:wink: Editei a minha mensagem para corrigir o seguinte: Não é "experiencias com água sem vida" mas sim: com formas de vida controladas e conheçidas, ou seja, os microrganismos que se introduzem posteriormente numa água biológica com pelo menos 90 dias no escuro, assim tenta-se obter um ambiente controlado onde se sabe quais as formas de vida lá existentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando se fazem experiencias de laboratório com água salgada sem vida, é usual usar-se "água velha" que não é mais que água armazenada mais de 90 dias ás escuras.

 

Só para acrescentar que li numa revista antiga com um protocolo para cultivar copépodes que também é costume esterilizar a àgua em autoclave (panela de pressão). :)

 

Eu já tinha colocado esta questão numa outra ocasião e lembro-me da resposta do Marco Madeira que chegou a usar água com 6 meses sem problemas. :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também é costume esterilizar a àgua em autoclave (panela de pressão).  

 

Cuidado com as esterilizações! é que existem reações quimicas irreversiveis. Exemplo simples: a clara do ovo.

 

Ou seja, para os copépodes, a esterilização da água pode não fazer diferença nas suas necessidades, mas outras expecies com outras necessidades podem aparecer comportamentos alterados. Até a formação de compostos tóxicos com a temperatura.

 

chegou a usar água com 6 meses sem problemas

pois pelo que conheço, a água não se detriora se o compartimento for inerte e limite terá apenas o dos 90 dias para os casos que indico em cima.

 

Também podemos pensar ao contrário: se as condições forem luminosas e não interrompemos a fotossintese, a cadeia trófica na água não é interrompida! E como a água é "viva" deverá estar em equilibrio e assim os dejectos da fauna são adubo para a flora, assim como o producto da flora é alimento para a fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Quanto a armazenares a água, creio que já foi tudo dito:

 

- Armazenar num local escuro e frio.

- Manter a tampa bem fechada.

- Testar a água antes de usar, caso tenhas algum receio.

 

Se não te sentires à vontade para utilizar passado algum tempo de estar armazenada faz um teste de nitratos

 

Mais importante que os nitratos, convém testar a presença de amónia e nitritos. Quaisquer pequenas indicações da presença de amónia na água, e esta deve ser descartada (lixo com ela :shock: ) ou usada em pequenas quantidades de cada vez.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais