Que troncos se podem usar no aqua?


xlifes

Recommended Posts

Oi :)

 

Alguém me sabe dizer que tipo de troncos podem ser postos no aqua?

Ou então, se for mais fácil, que tipos não podem?

Sei que o pinheiro não por ser resinoso e apodrecer.. e mais?

 

Apanhei usn troncos já bastante secos junto a umas giestas no guincho... Não faço ideia que tipo de "madeira" seja mas parecem-me inofensivos... :lol:

O que acham?

Além do apodrecer que problemas podem trazer aos peixes?

 

Obrigado!

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já coloquei todo o tipo de troncos dentro do aquário, e cheguei a duas conclusões:

Os troncos que se compram nas lojas são caros , duram, tingem a água de castanho ( uns mais, outros menos) :?

Os troncos que se apanham cá fora, apodrecem :)

Assim coloco pedras! :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, não é uma conclusão muito animadora :)

Já tenho visto muitos users com troncos bem porreiros nos aqua e que dizem que os apanham "por ai".

Só que nunca sei de que árvore são nem onde é o "por ai"... :shock:

 

O tipo de troncos que queria são aqueles fininhos e compridos, tipo ramos de árvore (mas em ponto pequeno :?)

 

Os que apanhei são mais ou menos desse género mas não sei se se aguentam... caso apodrecam há alguma perigo para os peixes?

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu antigo plantado eu pus um tronco de oliveira, ou seja, lenha daquela que se usa no inverno. Tirei os liquenes, a casca, deixei-o todo liso, deixei num alguidar com água durante +- 1 semana e meia para se encher de água e deitar fora toda a porcaria. O tronco nunca apodreceu nem tingiu a água. A madeira de oliveira é muito boa, no meu aqua actual tenho esconderijos muito porreiros com casca de oliveira (da lenha de inverno) e bocado retalhados.

 

cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu no meu aquário tenho desses troncos que falas que se apanham ao pé do guincho e até agora não tenho tido problemas nenhuns!ainda nem sequer começaram a fungar e já os tenho a umas semanas... #food

 

depois de tratados servem perfeitamente!

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joao Paiva, eu também estava interessado em pôr uns troncos no aquário e costumo ir ao Guincho ( Viva o surf ), mas de que arvores estás a falar? Oliveira? Qual delas é?... Há várias lá =b

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ó nome da árvora neste momento não me recordo mas posso-te dizer que são aqueles troncos secos que se começam a ver ao longo de estrada (cascais-guincho) do lado direito nas dunas!têm uma cor assim acinzentada... :lol: não sei se estás a ver quais são!

 

onde existe maior quantidade é logo a seguir a praia em direcção á praia grande mas o acesso também é um pouco complicado :)

 

abraço.

 

P.S. tive a procura de fotos mas não encontrei nada! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o nome da árvore neste momento não me recordo mas posso-te dizer que são aqueles troncos secos que se começam a ver ao longo de estrada (cascais-guincho) mais perto do guincho, do lado direito nas dunas!têm uma cor assim acinzentada... :lol: não sei se estás a ver quais são!

 

onde existe maior quantidade é logo a seguir a praia em direcção á praia grande mas o acesso também é um pouco complicado :)

 

abraço.

 

P.S. tive a procura de fotos mas não encontrei nada! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Brigado. Este Domingo vou passar por lá e logo vejo. Recolho uns quantos, e depois mando-te umas imegens, para confirmarees, ou não. ok

?

"Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi."

 

|==|================ ================|==|

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem tiver troncos nos aquas podia dizer de que tipo eram bem como dizer o tratamento, já agora juntar uma foto do aqua para ver como fica :P

 

Tks e quem tiver que post aqui sff

 

Acho que não sou o unico que ficara á espera :) :D

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João!

Foram exactamente esses troncos que eu apanhei :D

Nesse caminho dificil e poeirento :arrow:

 

Ainda bem que não estás a ter problemas, eu vou agora tratar dos meus para os colocar no aqua!

 

FBIpt, não sei se há algum tratamento especial mas o que vou fazer aos meus é: lava-los bem, escovar e tirar a casca (para depois não sair mais tarde dentro do aqua e também para não tingir a água), po-los alguns dias em água para não flutuarem (se bem que julgo que com estes não há esse problema) e ferve-los um bocado.

Depois disso julgo que estão prontos a ir :arrow:

 

Mas obviamente mais dicas, sugestões e questões são bem vindas!

Continuo a querer saber que tipos de "madeira" se podem usar no aqua!

 

Alguém quer partilhar conhecimentos? 8)

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que fui pesquisando por ai, o tratamento é basicamente o que referiste xlifes. Amanha já devo ter uns novos para começar a tratar, são de videira, plo que me dá a entender é o que o pessoal mais utiliza.

Vou ás videiras da minha sogra :arrow: , se ela me apanha lá se vai o plano :arrow:

De modo geral penso que só não se deve por no aqua troncos resinosos, deste modo acho que é ir tentando e se eles não se desentegrarem com o tratamento em principio estao aptos. Tenho dois no meu aqua que o meu pai diz ser de vinha pois isso vou tentar,de referir que ambos foram dados(mas comprados numa loja)

 

Boa sorte nas experiencias e que tiver experiencias que conte, é sempre bom aprender 8)

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das videiras a melhor parte são as raizes ( a tua sogra não vai gostar de certeza :shock: )

As raizes alem de terem umas formas mais interessantes têm a madeira mais densa, tenho uma raiz dentro do meu comunitario ha mais de 3 anos sem problemas.

Ouvi dizer que a seguir as vindimas fazem umas podas valentes nas vinhas, nessa altura indo passear para esses lados deve haver muita escolha, pena que não as arranquem... :shock::shock:help

 

Ando a pensar experimentar nespreira pois tembem me parece ser uma madeira com uma densidade consideravel... Já alguem tentou?

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal

Eu tenho um tronco de diospireiro (diospiros) no meu aqua já há coisa de um mês, mais ou menos, e ainda não tive problemas..não suja a água, e a madeira é muito densa, embora flutue, no entanto quando o meti no aqua puz-lhe uma pedra em cima e vai lá ficar porque serve de esconderijo ao meu peixe faca :arrow:

Até ver tá tudo ok..parametros e tudo o mais...até agora ninguem se queixou, até há mais sitios para os queridinhos se colarem, se esconderem, etc......resta dizer que o tronco é grandote..qdo tiver foto posto.

Xau e Cumps

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Eu tenho no meu aqua um tronco de videira (como o zefish disse aproveitei a poda das videiras) e troncos de eucalipto.

 

O tronco de videira levou uma esfrega, teve dentro de água durante +/- um mês e levou umas valentes fervuras (5/6 acho eu).

Os troncos de eucalipto foi só descascar, esfregar um bocadinho, deixar uma semana de molho e levar com uma fervura.

 

Nunca a água do meu aqua ficou amarela...

 

Essa do diospireiro nunca me tinha ocorrido. Acho que vou experimentar...

Cumprimentos,

Paulo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais