escolha de ciclideos


Space Cowboy

Recommended Posts

ola pessoal

tenho um aquario de 130x35x35 e gostava de me iniciar nos CAs. sei que o volume do aquario não é o mais aconselhável mas ando completamente vidrado :) nos m'bunas, especilalmente nos labidochromis caeruleus. gostava de ter apenas um trio destes peixes no aqu...

os puristas dos CAs vão-me dar nas orelhas mas gostava muito de ter m'bunas. como podem ver na foto não ha espaço para um aquario maior. para ter este ja tive quase que por o monitor do pc ao meu colo :?Pic_5276_10.jpg

será possivel manter 3 caeruleus em boas condiçoes?

obrigado

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois isso sei, a duvida é se é suficiente para 3...

obrigado na mesma :lol:

 

E suficiente

 

 

Pois mas uma coisa é ser suficiente outra coisa é ser bom....Porque sustentar um peixe é uma coisa mas te-lo feliz e contente é outra coisa...não sei se me fiz entender ...até posso tar a dizer praki uma barbaridade das grandes mesmo... :)

 

Abraços...

 

PS:Space cowboy...já sabes quando tiveres os tapetes de musgo ou de riccia.... :lol:

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois isso sei, a duvida é se é suficiente para 3...

obrigado na mesma :lol:

 

E suficiente

 

 

Pois mas uma coisa é ser suficiente outra coisa é ser bom....Porque sustentar um peixe é uma coisa mas te-lo feliz e contente é outra coisa...não sei se me fiz entender ...até posso tar a dizer praki uma barbaridade das grandes mesmo... :)

 

Abraços...

 

PS:Space cowboy...já sabes quando tiveres os tapetes de musgo ou de riccia.... :lol:

 

Mas com 159l para 3 peixe que ficam com 15cm no maximo da prefeitamente,os peixes ficam com 80l ( isto é uma media a contar com areao,pedras etc) para nadar

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem lá a minha opinião mas um aqua deste tamanho com uma boa filtragem dá para mais que três caeruleus sem chegarmos a dizer que eles sobrevivem em vez de viver

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pribeiro tenho um filtro externo de 1000L/H (pode parecer exagerado mas foi para aproveitar um grande desconto numa loja)

pelo que tenho lido aqui de cada vez que um membro fala em por m'bunas em qualquer coisa com menos de 300L dizem logo que é uma barbaridade e é impossivel ter peixes em condiçoes. falam de experiencia propria ou do que ouvem falar?

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha SpaceCowboy eu tenho 34 anos e aquas desde os 6 anos (o meu 1º ainda existe, é onde eu tenho as minhas criacções(bébés) de caeruleus )e podes olhar para http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=24164 e vê o aqua que tem o tubarão negro que tem 380 l e além dele tem cerca de 12 mbuna´s e a minha filtragem não é muito superior á tua e este aqua está assim já lá vão 5 anos

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não estava a contestar a tua experiencia. estava-me a referir as opiniões contrarias(de que 150L não é suficiente pa 3 m'bunas), queria saber se o pessoal que diz não ser viável o diz por experiencia propria ou por ter lido nos livros.....

obrigado

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

150L em bruto... daí deves descontar alguns litros para calhaus e afins.

 

Mas parece-me que chega bem para teres 3 caeruleus.

Da minha experiencia pessoal parece-me que os peixes se sentem melhor (menos intimidados) em numeros maiores.

Digo isso porque tive durante uns tempos 4 mbunas num aquário de 250L e raramente os via, quase nem saiam para virem comer.

Depois adicionei mais uns peixes e agora já os vejo de vez em quando, mesmo assim poucas vezes, mas eles têm montes de sitios para se esconderem e parecem-me bem mais à vontade.

 

O teu aquário é pena não ser mais largo, tipo 45 ou mesmo 50cm... vais ver que as pedras vão atulhar isso num instante. Mas 1,3M de frente é bem bom :wink:

 

Os caeruleus atingem os 15cm mas até terem esse tamanho já tu vais em aquários de 500L ou mais por isso não te preocupes.

Diria que podes sem grandes problemas ter até uns 6 juvenis aí nesse aquário. Se forem adultos é melhor ficares mesmo pelos 3 que queres.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que se pode contestar opiniões e eu respondi-te por experiencia própria que um aqua desse tamanho pode ter mais do que 3 peixes.

Como são mbunas sem encher o aqua dá-lhes boas "grutas" e eles ficam felizes.

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelos conselhos :shock:

vou tentar organizar as rochas de modo a nao ocupar muita area de base.

ja pensei em aquarios bem maiores mas para isso tinha que "invadir" a sala mas eu prefiro ter os peixes comigo no quarto :?

ja andei a ver informaçoes sobre os peixes que o Nelson Oliveira indicou(muito obrigado) e gostei bastante do CYNOTILAPIA AFRA "MBAMBA". so tenho mais uma questao, agora sobre o cynotilapia....é um peixe facil de encontrar nas lojas especializadas?e costumam estar bem identificados?nao tinha piada nenhuma trazer alguma especie muito agressiva por engano do vendedor :)

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

 

O Joalmag não se pronunciou em relação ao volume, mas penso que concorda comigo em que um factor importante na manutenção de M'bunas é o comprimento do aquario e não só o volume da água.

 

Um maior comprimento permite haver mais esconderijos para marcações de territórios.

 

Com as dimensões que tem o teu aquario julgo já teres um comprimento aceitável para colocares mais alguns peixes. Aconselho-te a colocares muitas pedras ao longo do aquario por forma a criares esconderijos.

 

Penso ser melhor para m'bunas ter um aquario como o teu 130x35x35 do que por exemplo um de 100x40x50

 

Em relação ao filtro, era preferivel ter dois filtros razoaveis em vez de um grande. Com os calhaus que tens de colocar se por exemplo colocares o tubo de aspiração num dos cantos no outro oposto vais ter muita porcaria acumulada

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foste logo escolher uma das mais difíceis de encontrar, senão impossível :lol:  

 

cumps

:oops: tou tramado entao que que eu faço?que outros peixes posso por?vi num site um aquario que tinha, se não me engano, um trio de caeruleus e varios Pseudotropheus demasoni num volume quase identico. sao peixes lindissimos mas pelo que tenho lido são extremamente agressivos não são?

entao façam la as vossas sugestoes para outro trio de peixes além dos caeruleus......

 

zeneo achas que com um filtro deste caudal posso fazer uma bifurcaçao no tubo de entrada de agua e por uma entrada em cada lado do aquario?isso pode-se fazer ou tou paqui a dizer disparates? :lol:

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como diz o zeneo é muito importante o comprimento do aquário, no entanto este parâmetro sozinho não nos diz nada, ou seja ter 2m de comp. por 10cm de largura como é óbvio não é o mais apropriado para ter m'bunas :lol: Ou seja o mais importante e factor determinante é a área ou superfície disponível do aquário.

 

Vejamos agora os vários tamanhos em comparação:

 

130x35x35: 4550cm^2 para um vol. de 159L

100x40x50: 4000cm^2 para um vol. de 200L

100x50x40: 5000cm^2 para um vol. de 200L

 

Como se pode ver a pior solução será a 100x40x50 e a melhor solução será a última 100x50x40.

A altura de 40cm para um aquário de m'bunas é suficiente, já que são peixes que ocupam principalmente o fundo do aquário, menos do que isso também não acho conveniente e esteticamente é pouco atraente.

Comclusão: para o aquário de 130x35x35 e tendo em conta a regra: 3L por cm de peixe adulto, e como temos cerca de 130L úteis poderemos colocar 10 peixes com 13cm. Eu arriscaria a colocar 3 trios ou o equivalente, o que dá no total +-110cm o que ainda nos dá uma folgasinha tendo em conta que a altura do aquário não é famosa.

2 trios ficarão no paraízo :oops:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

zeneo achas que com um filtro deste caudal posso fazer uma bifurcaçao no tubo de entrada de agua e por uma entrada em cada lado do aquario?isso pode-se fazer ou tou paqui a dizer disparates? :oops:

Poder podes, mas para quê? se só vais piorar a movimentação da água :lol:

Com esse filtro não te preocupes muito onde fica a injecção e/ou retorno, e se vires que a circulação não é feita da melhor maneira usas um fluval interno, o 3 ou o 4 e aí sim ficas com uma filtragem de luxo :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

zeneo achas que com um filtro deste caudal posso fazer uma bifurcaçao no tubo de entrada de agua e por uma entrada em cada lado do aquario?isso pode-se fazer ou tou paqui a dizer disparates?

 

Se calhar até que não é má ideia, nunca experimentei nem encontrei informação nenhuma sobre isso.

 

Se os tubos tiverem os dois o mesmo comprimento, não vejo porque não.

 

e já agora duas saidas a criar conta corrente

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais quero agradecer pela ajuda :oops:

gostava que o outro trio fosse de uma cor contrastante com a dos caeruleus, acho que a coloraçao dos demasoni ia ficar muito boa. ha algums que sejam semelhantes mas menos agressivos?

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais quero agradecer pela ajuda :lol:  

gostava que o outro trio fosse de uma cor contrastante com a dos caeruleus, acho que a coloraçao dos demasoni ia ficar muito boa. ha algums que sejam semelhantes mas menos agressivos?

Os m'bunas são todos agressivos, há os territoriais e os não territoriais, mas em termos de agressividade são todos muito parecidos. Quem é que te andou a ssustar com os demasoni? :oops:

Excessões à regra são os auratus que apesar de não serem territoriais são muito agressivos e como têm uma maneira de lutar imbatível qualquer luta entre eles e outro o outro não tem hipótese. Uma das outras excessões à regra são os Labidochromis caeruleus que são muito pamonhas e até não sei se não se assustarão com um guppy :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

Já agora aproveito também o tópico para tirar uma dúvida

 

Tenho lido que os demasoni são bastante agressivos principlamente entre machos que não toleram mais do que um no aquario matando até os outros,

 

Será assim?

 

Como distinguir o sexo entre eles é quase impossível, só adquirindo vários se conseguirá um casal. Por esta ordem de ideias só 1 macho ficaria.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho lido que os demasoni são bastante agressivos principlamente entre machos que não toleram mais do que um no aquario matando até os outros,

 

Será assim?

 

Como distinguir o sexo entre eles é quase impossível, só adquirindo vários se conseguirá um casal. Por esta ordem de ideias só 1 macho ficaria.

Tudo o que disseste está correcto e aplica-se a todos os m'bunas, à excepção de o aquário ter mais de 2m.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.malawicichlidhomepage.com/aquar...s_demasoni.html

 

aqui dizem que os companheiros ideais para eles sao os caeruleus...mas como disse o zeneo não estou a ver maneira de conseguir um trio daqueles sem haver confusoes.....

Go ahead...make my day

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só comprando numa loja onde te façam a sexagem dos peixes mas mesmo assim pode haver enganos.

 

Só gostas dos cynotilapia afra "mpanga"? É que tens outras populações de cynotilapia à venda nas lojas e acredita que são muito interessantes e bonitas.

Normalmente aparecem muito nas lojas os cynotilapia afra "cobue" e os "white top".

Da minha experiencia os afra e os caeruleus até se dão bem... fora as "cabeçadas" :oops:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais