Recommended Posts

Publicado (editado)

Setup - Aquário de água doce:

1 - Nome do Aquário: Aquatlantis Kubus 33L

2 - Data da montagem: 23 de maio de 2025

3 - Dimensões do aquário: 33x34x33

3.1 - Volumes bruto e útil: 37L

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro: Fluval AC20
4.2 - Termostato: Eheim Jager 50W
4.3 - Iluminação/Foto-período: Univ Led Plus 326 mm 17w - 7000K Aquatlantis/ 8h (12h-20h)
4.4 - Sistema de CO2: Não tem

4.5 - Outros equipamentos adicionais: Nenhum

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil: Nenhum
5.2 - Substrato inerte

• Sera Gravel White 1-3 mm 4kg
  • Zolux Aquasand Color Vrt Lichen 1kg

5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc)

• Sera Rocha Gray Mountain L 2-3kh (1UN)
  • Sera Scaper Raiz S 25-30 Cm (1UN)
  • Aquavitro Shrimp Tube (1UN)

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

• Florena (luz acesa), uma vez por semana 6 ml
  • Flourish Excel (luz apagada), uma vez por semana 1 ml

7 - Fauna
7.1 - Quantidade e espécie

• 1 Guppy Red Tail Dumbo Macho
  • 1 Guppy Red Fêmea
  • 1 Ancistrus 
  • 1 Ancistrus Gold
  • 4 Caridinas Crystal Red
  • 2 Neons Innesis

...

8 - Plantas
8.1 - Quantidade e espécie

• 1 Anubia Barteri
  • 1 Cryptocoryne Nevellii
  • 1 Ludwigia Sp. Super Red

...

9 – Observações

9.1 - Parâmetros da água (pH, gH, kH, NO2, NO3, NH3/NH4, temperatura)

Dia de Hoje: 20/06

• Ph: 7,8
  • gH: não tenho medido
  • Kh: 4
  • NO2: 0,1
  • NO3: 1
  • NH3/NH4: estabilizado
  • T: 27ºC

9.2 - Frequência das TPA's: Semanalmente

...

10 - Fotos

https://ibb.co/wZPjsNZD

O primeiro peixe introduzido no aquário foi o ancistrus no dia 14/06, depois no dia 17/06 introduzi 1 Guppy M, Guppy F Normal e 4 Caridinas, seguidamente no dia 19/06 introduzi 1 Guppy F Red, 6 Neons e 1 Ancistrus Gold. No mesmo dia (19/06) morreu 1 neon e hoje (20/06) morreram mais 3 Neons e também a Guppy F Normal. Eu penso que eles morreram devido ao NO2 e NO3 alto ou por ter introduzido mais peixes em poucos dias.

Já realizei a troca parcial da água hoje devido aos valores estarem altos. Eu faço testes à água todas semanas (tenho a mala da jbl). O Ph também está quase sempre em 7.8.

Relativamente, às plantas, eu penso que mesmo usando os fertilizantes acima mencionados, apresentam défice de nutrientes por reparar que a Anubia tem folhas enroladas e partes amarelas (pouco mesmo) e também a Ludwigia apresentar folhas amarelas, apesar que as raízes apresentam um grande crescimento.  PO4: 0,02 e Fe: 0,02 - 0,05 (efetuados 19/06)

Fotos das plantas:

https://ibb.co/TMJGBNyp

https://ibb.co/35Y5x6gc

Uso Aquatan e Bio Nitrivec. 

Onde estou a falhar? Sugestões, opiniões e afins são bastante bem vindos.

Editado por Vanessa2000
Publicado:

Boas Vanessa2000

Bem vinda ao Fórum.

Tens o PH a 7.8 que para Neons é muito Alcalina, sendo que os Neons gostam do ph mais ácido um ph 5.6 ou 6.6.

Outra coisa os Neons são peixes de cardume,e o mínimo de indivíduos são 6 ou 8.

O teu aquário leva 37 litros .

Saudações

Publicado:

Boas Alvaro Silva, 

Eu comprei no dia 19/06, 6 neons mas morreram 4 em menos de 24h.

Obrigada pelo volume. 

Cumprimentos

Publicado:

Sem desprimor para todos os produtos que estás a colocar dentro do tanque, acho que devias procurar soluções de marcas um bocadinho mais avançadas. A Sera é uma marca antiga que está na Aquariofilia há muito tempo, e que já deu muitas provas de que é uma marca estável, mas têm aparecido outras soluções no mercado que se tem revelado muito mais avançadas. Só como exemplo, a Tropica, no que toca a fertilizantes.

Não quero que fiques com má impressão da Sera. No meu aquário, as pedras são as mesmas que referes ter no teu. Os meus testes também são da Sera. Mas para coisas mais específicas e que têm sofrido uma evolução severa nos últimos tempos, acho que a Sera fica um pouco atrás.

Publicado:

Vanessa fizestes o ciclo do azoto ao aquário?

Como já disse o teu ph para Neons é muito alcalino,mas não deve ser por isso que eles morreram, eu penso que se fizeste o ciclo do azoto foi mal feito

e deves ter picos de Amônia ou Nitritos, ou como colocastes muitos peixes quase de seguida o filtro não teve capacidade para retirar a Amômia que foi criada com os peixes,pode ter cido a causa da morte.

Saudações

Publicado:
há 13 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Sem desprimor para todos os produtos que estás a colocar dentro do tanque, acho que devias procurar soluções de marcas um bocadinho mais avançadas. A Sera é uma marca antiga que está na Aquariofilia há muito tempo, e que já deu muitas provas de que é uma marca estável, mas têm aparecido outras soluções no mercado que se tem revelado muito mais avançadas. Só como exemplo, a Tropica, no que toca a fertilizantes.

Não quero que fiques com má impressão da Sera. No meu aquário, as pedras são as mesmas que referes ter no teu. Os meus testes também são da Sera. Mas para coisas mais específicas e que têm sofrido uma evolução severa nos últimos tempos, acho que a Sera fica um pouco atrás.

Opiniões são sempre bem vindas!

Eu já tinha ouvido falar da marca Tropica e bom feedback sobre a mesma. Qual fertilizante indicas para ajudar as minhas plantas? Também uso Flourish Excel, porque tinha surto de algas, que no momento estão estabilizadas.

há 6 minutos, Alvaro Silva disse:

Vanessa fizestes o ciclo do azoto ao aquário?

Como já disse o teu ph para Neons é muito alcalino,mas não deve ser por isso que eles morreram, eu penso que se fizeste o ciclo do azoto foi mal feito

e deves ter picos de Amônia ou Nitritos, ou como colocastes muitos peixes quase de seguida o filtro não teve capacidade para retirar a Amômia que foi criada com os peixes,pode ter cido a causa da morte.

Saudações

Durou 22 dias apenas.

Nitritos estão altos e a amónia conforme o teste da JBL estão bem (cor amarela).

Não irei colocar peixes nas próximas semanas até ficar tudo estabilizado. 

Publicado:
12 hours ago, Vanessa2000 said:

Eu já tinha ouvido falar da marca Tropica e bom feedback sobre a mesma. Qual fertilizante indicas para ajudar as minhas plantas? Também uso Flourish Excel, porque tinha surto de algas, que no momento estão estabilizadas.

Talvez começasse por um All-In-One, como o Premium da Tropica. Mas tens que ter alguma paciência... começar com uma dose abaixo do recomendado pela marca e ir aumentando. Esperar algumas semanas e ver os resultados. Se mesmo assim notares deficiência de nutrientes, podes passar para o Specialized, da mesma marca, ou até alternar entre os dois. Num aquário tão pequeno, e sem substrato fértil, as variações podem ser muito súbitas, portanto é preciso ter cuidado com as quantidades e estar muito atenta às alterações nas plantas.

O ideal teria sido começar com um substrato fértil. A Ludwigia, por exemplo, é uma planta que se alimenta pela raiz... não sei se conseguirás alimenta-la apenas pela coluna de água. Talvez precises de adicionar também umas cápsulas ao substrato (a Tropica também as têm).

Dito isto, como a Tropica também existem outras marcas mais avançadas, no mercado... a Seachem, a Masterline, a Microbe-Lift, a APT... sei lá... são tantas. Eu falei-te da Tropica porque era a que eu usava quando me iniciei no hobby (em conjunto com o Excel, como tu). Entretanto, e quando ganhares mais experiência, tenta ver vídeos e ler informação sobre as diferentes marcas para experimentares e ver o que pode ser melhor para ti. Neste momento, por exemplo, eu mudei-me para a Masterline e não quero outra coisa, mas há quem fale muito bem também da APT. Se quiseres ir já para uma destas, também têm os All-In-One que eu referi. Com a Sera, tirando aqueles produtos mais básicos, como os testes, nunca tive grandes resultados.

Publicado:
há 6 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Talvez começasse por um All-In-One, como o Premium da Tropica. Mas tens que ter alguma paciência... começar com uma dose abaixo do recomendado pela marca e ir aumentando. Esperar algumas semanas e ver os resultados. Se mesmo assim notares deficiência de nutrientes, podes passar para o Specialized, da mesma marca, ou até alternar entre os dois. Num aquário tão pequeno, e sem substrato fértil, as variações podem ser muito súbitas, portanto é preciso ter cuidado com as quantidades e estar muito atenta às alterações nas plantas.

O ideal teria sido começar com um substrato fértil. A Ludwigia, por exemplo, é uma planta que se alimenta pela raiz... não sei se conseguirás alimenta-la apenas pela coluna de água. Talvez precises de adicionar também umas cápsulas ao substrato (a Tropica também as têm).

Dito isto, como a Tropica também existem outras marcas mais avançadas, no mercado... a Seachem, a Masterline, a Microbe-Lift, a APT... sei lá... são tantas. Eu falei-te da Tropica porque era a que eu usava quando me iniciei no hobby (em conjunto com o Excel, como tu). Entretanto, e quando ganhares mais experiência, tenta ver vídeos e ler informação sobre as diferentes marcas para experimentares e ver o que pode ser melhor para ti. Neste momento, por exemplo, eu mudei-me para a Masterline e não quero outra coisa, mas há quem fale muito bem também da APT. Se quiseres ir já para uma destas, também têm os All-In-One que eu referi. Com a Sera, tirando aqueles produtos mais básicos, como os testes, nunca tive grandes resultados.

Obrigada, irei pesquisar mais sobre as marcas e onde as comprar.

Em relação aos nitritos e nitratos, eles continuam altos, fiz hoje os testes e está igual a ontem, mesmo tendo feito ontem uma troca parcial de 30%. 

Acabaram por morrer os últimos neons. 

O meu filtro tem a esponja azul, carvão e biomax. Há uma hora atrás retirei o carvão e substituí com biomax, ou seja, agora o filtro tem a esponja e duas unidades de biomax. Não sei se fiz bem ou mal. E acabei por acrescentar Nitrivic devido ao novo biomax. 

Publicado: (editado)
6 hours ago, Vanessa2000 said:

Obrigada, irei pesquisar mais sobre as marcas e onde as comprar.

Em relação aos nitritos e nitratos, eles continuam altos, fiz hoje os testes e está igual a ontem, mesmo tendo feito ontem uma troca parcial de 30%. 

Acabaram por morrer os últimos neons. 

O meu filtro tem a esponja azul, carvão e biomax. Há uma hora atrás retirei o carvão e substituí com biomax, ou seja, agora o filtro tem a esponja e duas unidades de biomax. Não sei se fiz bem ou mal. E acabei por acrescentar Nitrivic devido ao novo biomax. 

O carvão pode ser a causa do teu problema. É porreiro quando queres limpar a água, mas depois de saturado começa a libertar para a água aquilo que acumulou. Não é um elemento que se deva usar por mais de duas semanas. E apenas para limpar a água quando queres, por exemplo, fotografar o aquário. Existe um produto muito melhor, que é o Purigen, da Seachem, mas mais uma vez serve só para tornar a água mais transparente. Podes utiliza-lo para teres um aquário mais bonito. No teu filtro, eu usava apenas uma esponja, media e, se sobrar algum espacito, um pouco de lã filtrante. É o que uso no meu filtro de mochila, e tem funcionado muito bem. A lã filtrante apanha muita porcaria, e troco-a a cada mudança de água.

Já agora, as trocas de água... experimenta fazer trocas de 50% (com um "bom" acondicionador, como o Prime). E se os valores continuarem altos, em vez de uma faz duas trocas de água por semana. 

Editado por JoseCarlosMarques
Publicado:
há 17 minutos, JoseCarlosMarques disse:

O carvão pode ser a causa do teu problema. É porreiro quando queres limpar a água, mas depois de saturado começa a libertar para a água aquilo que acumulou. Não é um elemento que se deva usar por mais de duas semanas. E apenas para limpar a água quando queres, por exemplo, fotografar o aquário. Existe um produto muito melhor, que é o Purigen, da Seachem, mas mais uma vez serve só para tornar a água mais transparente. Podes utiliza-lo para teres um aquário mais bonito. No teu filtro, eu usava apenas uma esponja, media e, se sobrar algum espacito, um pouco de lã filtrante. É o que uso no meu filtro de mochila, e tem funcionado muito bem. A lã filtrante apanha muita porcaria, e troco-a a cada mudança de água.

Já agora, as trocas de água... experimenta fazer trocas de 50% (com um "bom" acondicionador, como o Prime). E se os valores continuarem altos, em vez de uma faz duas trocas de água por semana. 

Muito obrigada! 

Só mais uma questão, para não me enganar. A lã filtrante coloco no sítio onde era o carvão, certo? Ou seja, esponja em baixo, em cima atrás lã filtrante e na frente biomax. 

Publicado:
28 minutes ago, Vanessa2000 said:

Só mais uma questão, para não me enganar. A lã filtrante coloco no sítio onde era o carvão, certo? Ou seja, esponja em baixo, em cima atrás lã filtrante e na frente biomax.

Eu não conheço o teu filtro... estive a ver algumas fotografias na internet mas não consigo perceber exactamente o que fica onde e porquê. Mas posso dizer-te o que fiz no meu filtro (que é um filtro de mochila da Loja China). Retirei tudo o que vinha lá dentro... no sitio por onde a água entra no filtro tenho a lã filtrante - pouca... depois passa para a câmara seguinte (a principal) onde coloquei media no fundo (não está dentro de sacos... está livre) e por cima uma pequena esponja que evita a passagem de detritos maiores. Atenção que esta não é a forma mais "lógica" de colocar o material no filtro. Teoricamente, primeiro a água devia passar por uma esponja mais aberta... depois a media e por fim a lã filtrante. No meu caso as coisas estão quase ao contrário, mas funcionam.