Sobre discos...!


Chico10

Recommended Posts

Ola a todos!

Eu sou novo por aqui, tenho 4 discos, 2 red malboro e 2 turquesas azuis, a 2 meses mais ao menos... e gostava de saber se ja se devia notar alguma diferenca em relaçao ao tamanho inicial,isto é quando os comprei (3/4cm os red malboro e 4/5cm os turquesas azuis). Queria saber qual a melhor cor do fundo para realcar as cores deles neste momento tenho o fundo preto. Em relaçao à agua, deve se sempre manter turfa nela... só pergunto isto pk ja vi muitos aquarios com discos sendo a agua limpida.

Para ja é tudo.... obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Chico10

 

na minha opinião se não houve problemas no crescimento os discus com 3/4cm teriam aprox.2.5 3 meses,agora com mais dois meses e nessa idade (de maior crescimento) deveriam ter crescido quase outro tanto.

os de 4/5cm é a mesma coisa.

 

turfa uso para baixar acidez e duresa da agua

cumprimentos
Cipriano Ramos
www.appa.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Entre outros factores as mudanças de agua são muito importantes para o crescimento dos discus.

Segundo os entendidos 70% a 100 % DIARIAMENTE é o ideal.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Segundo os entendidos 70% a 100 % DIARIAMENTE é o ideal.

Um abraço.

JPM

 

Nunca li nada assim.

Tenho Discus saudáveis e a crescerem normalmente, e faço TPA's de 10% a 20%, duas vezes por semana.

 

Cumprimentos

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando eu tinha discos (2 turquesa) mudava num aquário de 200L 10 a 20L duas vezes por semana com água de garrafão ou água da torneira com 2 dias de descanso e produto para baixar o Ph e um pouco de água destilada para baixar a dureza. Essa de mudar 70% da água acho que é devido às doenças, pois se se mudar tanta água por dia a probabilidade de acarretar doenças é mínima. Na minha opinião, o segredo para um crescimento saudável é uma alimentação equilibrada e MUITO variada. Todos os dias dava comida diferente, e os meus discos em pouco tempo duplicaram de tamanho e tinham umas cores LINDAS.

Boa sorte com os discos

 

Cumps

 

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas vossas opiniaos, e eu tabem faco troca 10 a 20 % semana a semana... gostava de saber que tipo de comida pra discos ha da sera??? pk eu tenho a comida para discos azuis e vermelhos, nao sei se ha mais variadade.. .da sera.

Gostava que me dissessem em relacao ao fundo as vossa opinioes!

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nos discus e qualquer grupo de animais ha sempre uns mais fortes que os outros

os discus jovens e odulescentes andam em cardume adultos andam aos casais e são muito territoriais sim

cumprimentos
Cipriano Ramos
www.appa.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois tass ;)

 

Epá discus não tem nada que saber, é dos peixes mais rezistentes que há para água doce.

 

Básicamente só precizas de fazer TPA's todas as semanas ter um muito bom filtro e comida da boa e com fartura, é tipo pá engorda.

 

Claro que com isto o ph da água vai baixar ao molhe até porque comida boa é comida congelada. Mistura de discus, larva vermelha, artémia, coração de boi e por ai fora o que eles comerem é o que lhes dás ;) O que fazes para evitar que o ph baixe de um dia para o outro e te cege os discus é meteres no filtro um saquinho de areão de coral. Como é alcalino o ph nunca baixa assim de repente e anda sempre estavel. yikes

 

Epá e isto agora serve para ti e para todos os que estão a pensar em arranjar discus. Pessoal, pensem bem se querem mesmo discus, porque os discus duram coisa de 10, 12 e até 14 anos. Claro se forem bem tratados né.

 

E pronto para ter discus é só mesmo fazer isto. Digo isto, porque é o que eu já faço á coisa de 7 anos ou mais e eles cá andam firmes e irtos. :D

 

Portem-se

 

;)

 

wassuuup

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma achega.

Parte dos grandes criadores mundiais estão na Asia em zonas cuja temperatura é estavel todo o ano.

A agua sai-lhes das torneiras com valores correctos para os discus, Ph +-6,5, kH e gH baixo.

Os peixes estão em aquarios alguns deles desprovidos de qualquer tipo de filtragem pois não necessitam.

ELES MUDAM-LHES A AGUA 3 A 5 VEZES POR DIA.

Abraços.

Joao Paulo MAchado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom Dia,

 

exactamente João, quem tiver possibilidade de fazer tap's de 100 %(dia) seria o ideal, ou mesmo como é feito na Ásia várias vezes no próprio dia, ainda melhor. O único problema que vejo cá, é só o custo da água.

No meu caso faço tap´s de 70% (dia)

 

Cumprimentos

Jorge Sousa

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou espantado,

Vocês fazem mudas de agua de 70%??

Para k? isso é exagerado os diskus ate te devem chamar picuinhas :lol:

devem-te ver com a mangueira e dizem......ei la vem ele mudar isto tudo :D

Brinco, no entanto axo um absurdo, claro que se tiveres algum problema com o agua o melhor é mudar tudo, eu mudo cerca de 20% por semana, dou-lhes coração de boi, granulado sera premium) e ate comida em flocos, eles comem de tudo, alias o disku é um peixe que se notar algo de estranho no akua mostra k esta mal, ou seja encosta-se num canto triste da vida :D Portanto axo que ou gostas muito de agua para mudar 70% diaria...ainda estou estupefacto :roll: ou n entendo o pk dessa atitude e ja tenho diskus à imenso tempo.

Outra coisa k é necessária é um pouco de atenção dada, eles gostam de observar logo se puderes estar um pouco de tempo perto deles eles vao adorar e começam a n ter tanto medo, n andar stressados, enfim parecem as mulheres (é um bom treino) precisam de cuidados.

Agora quanto ao mudar a agua n sei, façam como kiserem eu n me tenho dado mal assim, mas cada caso é um caso. Não tenho turfa pk na minha opinião n fica nada bem a agua super escura, para acertar o ph antes de colocar os diskus e a agua k mudo, uso um produto da sera que acerta o ph da agua para 6,5 e n mexe com dureza, logo tenho a agua com ph-6,5/7 e dureza a 3.

Apenas quis partilhar a experiencia, axo que nada é certo neste hobbie e n podemos pensar que a nossa forma de fazer é que está correcta ate ouvir as outras

 

Cumprimentos

Filipe Afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

Atenção que falamos de 3 coisas diferentes ao mesmo tempo.

1º Manutenção de discus - Obviamente em condições normais mudas de 20%/semana é + - OK, falando de aguas com pH>6,5, Kh>2.

2º Crescimento - Como diz o Filipe com mudas de 20%, por expl., por semana duvido que comprando um disco de 6,5/7 Cm num ano ele o consiga fazer passar dos 12 Cm.

3º Reprodução - Tenho 6 aquarios ligados a uma "sump" que tudo totaliza uns 800 Lt.

A àgua tem 140 Ms, Kh 0, Gh 4 Ph 5,95/6,05.

Caso não lhe acrescentasse uns 80 Lt/dia de agua com + - os mesmos parametros mas pH + - 6,2, o pH do sistema numa semana chegaria aos 4 ou menos.

Dá para pensar.

Abraços.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

estamos a falar claramente acerca de crescimento.

Filipe, não terás os mesmos resultados se fizeres uma tap de 20%semana ou uma tap de 100% dia.

Pelo teu discurso, acho que nunca viste um sistema de renovação continua de água num aquário de crescimento de discus.

 

Cumprimentos

Jorge Sousa

Jorge Manuel Portela de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Quanto ás trocas de água, pelo menos 50% por semana ou 25% de 3 em 3 dias tens de trocar ou então os Discus crescem muito devagar e ficam com os olhos muito maiores do que o habitual para a sua idade, e aqui ninguém pode negar um discu com 5 cm em 2 meses deveria crescer mais que o dobro, é uma quetão de alimento e de trocas de água, e tu só com granulados não vais lá, tens de variar mais e 80% da comida dos Discus tem de ser carne.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais