Controle de pH com CO2


Recommended Posts

Pessoal, meu aquário está ficando com um pH de 7.7 e meus peixes preferem aguas ácidas (pH 6.8).

Tentei de todas as formas abaixar o pH, mas como tenho rochas calcárias, a única forma que consegui foi com injeção de CO2.

Como meu aquário só tem plantas low tech e baixa iluminação, com bem pouco CO2 eu já consegui abaixar o pH para 6.8.

Mas ao cortar o CO2 durante a noite, o pH sobe novamente para 7.7 e entendo que isso pode ser ruim aos peixes que são de água ácida.

Minha dúvida é: eu posso deixar o CO2 ligado 24 horas para manter meu pH estável?
Lembrando que a injeção de CO2 é muito pequena, e o objetivo dela é somente reduzir o pH, pois tenho poucas plantas low tech.

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 hours ago, fabio_schwarzstein said:

Pessoal, meu aquário está ficando com um pH de 7.7 e meus peixes preferem aguas ácidas (pH 6.8).

Tentei de todas as formas abaixar o pH, mas como tenho rochas calcárias, a única forma que consegui foi com injeção de CO2.

Como meu aquário só tem plantas low tech e baixa iluminação, com bem pouco CO2 eu já consegui abaixar o pH para 6.8.

Mas ao cortar o CO2 durante a noite, o pH sobe novamente para 7.7 e entendo que isso pode ser ruim aos peixes que são de água ácida.

Minha dúvida é: eu posso deixar o CO2 ligado 24 horas para manter meu pH estável?
Lembrando que a injeção de CO2 é muito pequena, e o objetivo dela é somente reduzir o pH, pois tenho poucas plantas low tech.

Obrigado!

Teoricamente, e tanto quanto percebo, o CO2 é desligado durante a noite porque, sem luz, ele não faz nada pelas plantas (que é a principal razão para se usar o CO2 - incentivar o seu crescimento). Se os peixes não apresentarem nenhum comportamento anormal com a introdução de CO2 (que dizes ser muito baixa), então não faz qualquer mal a sua injeção durante a noite. Eu já tive um daqueles sistemas DIY que não te permitem desligar o CO2, e os peixes não pareciam sofrer com isso, portanto mal acho que não deve fazer. Estuda bem o comportamento dos peixes e outras possibilidades. Tanto quanto sei, existem produtos que se colocam na água para baixar o PH... pode haver uma solução mais barata que estar sempre a debitar CO2 dentro do tanque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se os teus peixes preferem águas mais ácidas já pensaste em retirar as pedras calcárias e substituir por neutras?

Atenção que a injeção de co2 acaba por afectar as pedras calcarias  libertando para a agua minerais que aumentam a dureza da água. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais