Dúvidas | Aquário 300L


andreBBK

Recommended Posts

Olá a todos. Estou a pensar em montar um aquário de 300L para peixes grandes. Estou aqui com algumas dúvidas, nomeadamente:

1# Um fx4 chega bem para 300L ou o ideal seria mesmo um fx6? Se sim, a diferença do custo mensal em ter o filtro ligado seria muita? 41w para 30w....

2# Um bom termostato seria por exemplo um ProTemp s200? Ou teria de arranjar algo mais potente?

 

Desde já agradeço malta, abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia andre.

Ajudando,

O FX4 chega para um aquário de 300l. Já agora,  peixes grande te referes?

Para 300l será mais indicado o ProTemp s300. A regra é 1w/l

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A tua casa tem aquecimento? Consegues manter uma temperatura estável no sitio onde está o aquário? A regra, como já foi fito em cima, é 1 watt por litro... 300 litros... 300 watts.

Em relação ao filtro não te posso aconselhar porque não conheço nenhum dos dois... mas um aquário de 300 litros merecia uma sump!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/10/2023 at 16:21, Vasco Ferreira disse:

bom dia andre.

Ajudando,

O FX4 chega para um aquário de 300l. Já agora,  peixes grande te referes?

Para 300l será mais indicado o ProTemp s300. A regra é 1w/l

Abraço

 

Faz sentido, obrigado.

Neste momento tenho 3 peixes corda, 1 enguia de fogo, 4 silver dollars, 1 rocket gar, 1 TSN Pseudoplatys e 1 Polypterus Senegalense. Já tive maiores mas dei alguns e outros acabaram por morrer. No futuro quero 4 ramirezis gigantes, 1 óscar, estou a pensar também num Peacock, Jaguar, red belly piranhas, faca fantasma ou numa Aruanã. Curtia ter um tubarão ou uma channa

 

On 11/10/2023 at 18:21, JoseCarlosMarques disse:

A tua casa tem aquecimento? Consegues manter uma temperatura estável no sitio onde está o aquário? A regra, como já foi fito em cima, é 1 watt por litro... 300 litros... 300 watts.

Em relação ao filtro não te posso aconselhar porque não conheço nenhum dos dois... mas um aquário de 300 litros merecia uma sump!

Não tenho aquecimento em casa. Já estou a ver que convém ser algo mais potente. Obrigado.

Estou a pensar também numa sump mas ainda estou a estudar preços, espaço disponível e manutenção

Editado por andreBBK
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 hours ago, andreBBK said:

Faz sentido, obrigado.

Neste momento tenho 3 peixes corda, 1 enguia de fogo, 4 silver dollars, 1 rocket gar, 1 TSN Pseudoplatys e 1 Polypterus Senegalense. Já tive maiores mas dei alguns e outros acabaram por morrer. No futuro quero 4 ramirezis gigantes, 1 óscar, estou a pensar também num Peacock, Jaguar, red belly piranhas, faca fantasma ou numa Aruanã. Curtia ter um tubarão ou uma channa

Epah...NÂO!!!!!!

Estás a falar de "monsters"!!!!  Esse aquário é minúsculo para esses peixes/tipo de peixes. Tirando os silver dollars todos os outros ficam enormes. No mínimo de 600l para cima e mesmo assim a quantidade de fauna a pôr é reduzida. 

Para peixes desses o aquário terá de ser maior, o filtro terá de ser no mínimo o FX6 e obviamente terás de ter o aquecimento a condizer.

O bem estar animal tem de estar sem em primeiro lugar, principalmente no nosso hobbie que já é visto com tanta desconfiança por tanta gente.

Se eles cabem e sobrevivem durante algum tempo em 300l, sim sobrevivem. Mas também se te colocar-mos a ti ou a mim numa jaula 3x4 fechados durante o resto da nossa vida, nós vamos sobreviver, mas não diz grande coisa relativamente à nossa qualidade de vida. 

Por favor reconsidera antes de avançar.

Abraço

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caraças... essa lista de peixes que apresentaste parece mais uma lista de compras no supermercado para 4 pessoas durante um mês. Isso é muito peixe para um aquário de 300 litros. Espero que estejas indeciso entre várias espécies e tenhas colocado aí o nome de todas para não te esqueceres do que gostas. Estuda bem o espaço que tens antes de comprar. Vais poupar na carteira e no sofrimento dos peixes.

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, Vasco Ferreira disse:

Epah...NÂO!!!!!!

Estás a falar de "monsters"!!!!  Esse aquário é minúsculo para esses peixes/tipo de peixes. Tirando os silver dollars todos os outros ficam enormes. No mínimo de 600l para cima e mesmo assim a quantidade de fauna a pôr é reduzida. 

Para peixes desses o aquário terá de ser maior, o filtro terá de ser no mínimo o FX6 e obviamente terás de ter o aquecimento a condizer.

O bem estar animal tem de estar sem em primeiro lugar, principalmente no nosso hobbie que já é visto com tanta desconfiança por tanta gente.

Se eles cabem e sobrevivem durante algum tempo em 300l, sim sobrevivem. Mas também se te colocar-mos a ti ou a mim numa jaula 3x4 fechados durante o resto da nossa vida, nós vamos sobreviver, mas não diz grande coisa relativamente à nossa qualidade de vida. 

Por favor reconsidera antes de avançar.

Abraço

Eu percebo o teu ponto sem dúvida e obrigado mais uma vez pela Info.

Claro que penso nisso e nunca iria ter aqueles animais todos num espaço tão pequeno, um ou dois no máximo e mesmo assim ainda estou a pensar... Eu já tive um pleco leopardo com 25cm num taque de 120L e acabei por o dar pois, primeiro, a amônia disparava bastante  e, segundo, não tinha grande espaço para manobrar e nadar à vontade apesar de ser um peixe mais parado... Ainda vou pensar no assunto

Abraço

Editado por andreBBK
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Caraças... essa lista de peixes que apresentaste parece mais uma lista de compras no supermercado para 4 pessoas durante um mês. Isso é muito peixe para um aquário de 300 litros. Espero que estejas indeciso entre várias espécies e tenhas colocado aí o nome de todas para não te esqueceres do que gostas. Estuda bem o espaço que tens antes de comprar. Vais poupar na carteira e no sofrimento dos peixes.

Sim, claro.  Foi numa de apresentar o que estou a considerar... estou mais para o faca fantasma. Já tive um e adorei, acabou por morrer pelo stress causado por um peixe elefante... Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, andreBBK said:

Sim, claro.  Foi numa de apresentar o que estou a considerar... estou mais para o faca fantasma. Já tive um e adorei, acabou por morrer pelo stress causado por um peixe elefante... Obrigado

Assim está bem!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para teres monsters tens fatores diferentes a considerar...

  • A filtração é super importante.
  • O tamanho do aquário
  • A estrutura e o peso do aquário sobre a própria casa.

Já equacionaste ciclídeos africanos? são peixes grandes, mas mais pequenos, muito bonitos e com grande personalidade. Podes criar biótopos brutais.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, Vasco Ferreira disse:

Para teres monsters tens fatores diferentes a considerar...

  • A filtração é super importante.
  • O tamanho do aquário
  • A estrutura e o peso do aquário sobre a própria casa.

Já equacionaste ciclídeos africanos? são peixes grandes, mas mais pequenos, muito bonitos e com grande personalidade. Podes criar biótopos brutais.

 

 

 

Sim, são incríveis. Já tive um aquário com 6 Aulonocaras das mais variadas cores, comiam super bem mas eram um pouco tímidas quando me aproximava do aquário. Opah eu gosto mais de peixes super exóticos, tipo o faca que já mencionei, enguias, uma channa barca era um sonho mesmo, é pena ser super agressiva.... Mas por exemplo, agora que falas gostava de ter um ciclídeo lobo ou um do texas, ou mesmo um Flowerhorn, mas também são super agressivos... Tenho de ir vendo enquanto tento vender os meus equipamentos também...

Um óscar é outro peixe que sempre quis e já ouvi muitas opiniões do género 100L 1 peixe mas eles ficam mesmo enormes...

Obrigado Vasco!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.