Meu peixinho Betta tem uma mancha na cabeça


Recommended Posts

Boa tarde,

Hoje pela 1ª vez vim ao fórum para pedir ajuda.

Tenho um peixe betta macho e hoje notei uma mancha pequena branca na cabeça , o que posso dizer. A causa sei que poderá ser muitas, mas o meu peixinho está num aquario de 20lt com um limpa vidros e 2 limpa fundos e recentemente notei o limpa vidros atrás do meu betta . A mancha poderá ser stress? Ou será outra situação? O que devo fazer?!

Gostava que me ajudasem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma fotografia seria bastante útil para alguém a ajudar a identificar o problema. De qualquer forma, e sendo algum tipo de fungo, eu apostava num tratamento com Esha 2000, seguindo as recomendações do fabricante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Maria Manuela

O que o José Carlos disse faz todo o sentido,ao dizeres que o Betta tem uma mancha na cabeça pode ser muita coisa,e não ser nada,até porque segundo me parece,e pelo que eu já vi em alguns videos os Bettas muitas vezes mudam de cor,algumas vezes a mudança é muito radical.

O que é limpa fundos,e limpa vidros?

Saudações

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 7/21/2023 at 7:31 PM, JoseCarlosMarques said:

Uma fotografia seria bastante útil para alguém a ajudar a identificar o problema. De qualquer forma, e sendo algum tipo de fungo, eu apostava num tratamento com Esha 2000, seguindo as recomendações do fabricante.

Boa tarde Sr. José

Envo -lhe 2 fotos.

https://photos.app.goo.gl/npnYLKEn6y479z4r5

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, maria manuela Duarte said:

Boa tarde Sr. José

Envo -lhe 2 fotos.

https://photos.app.goo.gl/npnYLKEn6y479z4r5

O "Sr." é dispensável 🙂 . Aqui tratamo-nos todos como iguais. Eheh.

Eu não consigo identificar a causa da mancha. Percebo pouco de Bettas, mas fica o registo, caso alguém passe por aqui para ajudar. Talvez o @José Pedro da Associação Portuguesa de Bettas consiga dizer alguma coisa. Entretanto, e se acha que pode ser um fungo, volto a aconselhar o tratamento com Esha 2000. Mal, acho que não faz, e quanto mais cedo atacar o problema, melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal Bettas mudarem de cor, há uma característica genética específica que os faz perder côr e ganhar manchas brancas (o gene marble se não estou em erro). 

No entanto, se o exterior da mancha tiver o aspeto de algodão, pode-se tratar de um fungo.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

No entanto, se o exterior da mancha tiver o aspeto de algodão, pode-se tratar de um fungo.

Foi o que aconteceu com o meu. Se quiseres ver imagens, para comparar, Maria, tens aqui algumas fotografias: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261707-betta-com-bactéria/.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 7/23/2023 at 6:37 PM, JoseCarlosMarques said:

O "Sr." é dispensável 🙂 . Aqui tratamo-nos todos como iguais. Eheh.

Eu não consigo identificar a causa da mancha. Percebo pouco de Bettas, mas fica o registo, caso alguém passe por aqui para ajudar. Talvez o @José Pedro da Associação Portuguesa de Bettas consiga dizer alguma coisa. Entretanto, e se acha que pode ser um fungo, volto a aconselhar o tratamento com Esha 2000. Mal, acho que não faz, e quanto mais cedo atacar o problema, melhor.

Com a persistência de busca consegui resolver o problema, também com o contacto com uma loja na malveira mas confesso que estive um pouco renitente em fazê-lo. O meu aquário tem 20litros e coloquei uma colher rasa de sal dissolvido em um copo de água e de seguida colocar no aquário onde está o betta, devo dizer que o resultado foi positivo, a mancha desapareceu. Mas venho agradecer o facto de aqui ter ajuda para poder entender e resolver o problema, e gostaria também de saber que esta informação poderá ser útil, pois mal não fez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, maria manuela Duarte said:

Com a persistência de busca consegui resolver o problema, também com o contacto com uma loja na malveira mas confesso que estive um pouco renitente em fazê-lo. O meu aquário tem 20litros e coloquei uma colher rasa de sal dissolvido em um copo de água e de seguida colocar no aquário onde está o betta, devo dizer que o resultado foi positivo, a mancha desapareceu. Mas venho agradecer o facto de aqui ter ajuda para poder entender e resolver o problema, e gostaria também de saber que esta informação poderá ser útil, pois mal não fez.

Realmente, a solução mais eficaz é aquela em que menos nos lembramos. Essa história do sal já é antiga, e muito utilizada. Podia ter pensado nisso primeiro. O importante é que tudo se resolveu 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.