Ancient Valley


Recommended Posts

Há cerca de um mês fui acompanhar uma plantação de árvores em São Pedro de Rates, aqui na zona onde vivo, e reparei que o solo (que tinha sido todo remexido para poder ser plantado) estava carregadinho de Xisto. É uma pedra muito comum por cá, e já tinha tentado fazer alguns layouts com ela - até porque, para mim, significa poder "brincar" à borla 🙂 . Acabaram por sair todos ao lado. Não conseguia atinar com a direção dos veios, e as cores nunca pareciam combinar umas com as outras. Desta vez estava um bocadinho mais determinado. Falei com o dono do terreno, pedi-lhe autorização para ir lá recolher "algumas pedras para o meu aquário" e passados dois dias estava a carregar material para preparar uma futura montagem. Pesquisei bastante a utilização deste tipo de rocha na aquariofilia... encontrei muito poucos exemplos, mas vi muitos sites estrangeiros onde o Xisto é vendido (a preços surpreendentemente altos) com outras designações. Voltei-me então para a natureza, e tentei compreender como se forma esta pedra. Ao contrário do que estamos habituados a ver nas paredes e nos muros de algumas casas, percebi que os veios naturais são verticais, e não horizontais. Já tinha isso em mente quando fui recolher as rochas, mas mesmo assim foi muito difícil escolhê-las, por estarem quase cobertas de terra. O resultado foi vir carregado com quase 200 Kgs de material para ter por onde escolher. Montei o meu "dojo" e comecei a brincar com o Xisto, quase três dias depois de ter andado a limpar tudo com uma escova de dentes metálicos. O resultado é aquele que vos apresento a seguir. Não sei ainda se vou usar este layout... vejo aqui muitos desafios que não sei ainda se estou preparado para enfrentar... mas gostava de ouvir a vossa opinião, principalmente em relação às plantas que poderia utilizar. Musgos, com toda a certeza, mas teria que optar por plantas mais avermelhadas ou de um verde muito escuro, que cresçam rentes ao solo (não quero perder este cenário de área "desolada" que consegui alcançar).

A montagem não está totalmente concluída. Já percebi que tenho que chegar a pedra principal um pouco mais para a frente, e tenho que mover aquele conjunto de pedras horizontais que estão ao meio, mais à esquerda, para o lado direito, de forma a "fechar" um bocadinho o caminho central. Também tenho que adicionar mais alguns pormenores, aqui e ali, e tenho que partir em pedaços mais pequenos as pedras que vão cobrir o substrato. Regra geral, acho que tenho uma boa base, mas deixa-me mesmo com muitas dúvidas o facto de ter que lidar, por exemplo, com algumas algas que possam aparecer nessas pedras mais pequenas. Por agora gostava apenas que me dessem a vossa opinião sobre o que está feito, e sobre aquilo que poderei vir a fazer. Desde já deixo aqui o meu agradecimento sincero. Grande abraço!

 

large.1.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Sofia Correia said:

Está bastante dramático e eu gosto disso! Quase como se não pudesse existir vida aí! Acho que daria um bom projeto!!

Obrigado pelo comentário, Sofia. Eu sei que numas mãos mais experientes daria um bom projecto... mas tenho receio. Vou ter que pesquisar sobre plantas que poderia utilizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
11 hours ago, indian_joe said:

José,

Quando arranca este aquário? 

Só depois de desmontar o actual. Não quero ter mais que um. E depois de ter a certeza se é mesmo este o caminho que quero seguir... ainda não sei se opto por estas pedras ou se faço um novo Iwagumi com Seiryu. Achas que esta montagem teria potencial? Aconselhas algumas plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 minutes ago, Loukitos said:

Digo-te uma coisa... Este aquário fica bem com com apenas água e umas plantas mini.

Pois... quais plantas?

10 minutes ago, Loukitos said:

Uma luz de tipo aqueles focos e parecia um Biótopo. Ah, e uns ciclídeos emoji28.png

Já tinha pensado nisso... fazer uma iluminação mais pontual, que crie uns efeitos interessantes. O problema, nesse caso, seria (novamente) as plantas a utilizar, que poderiam ou não precisar de luz para se manterem saudáveis. Também posso optar só por usar musgos... mas acho que este aquário pede umas plantas vermelhas. Ainda estou com muitas dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha pensado nisso... fazer uma iluminação mais pontual, que crie uns efeitos interessantes. O problema, nesse caso, seria (novamente) as plantas a utilizar, que poderiam ou não precisar de luz para se manterem saudáveis. Também posso optar só por usar musgos... mas acho que este aquário pede umas plantas vermelhas. Ainda estou com muitas dúvidas.
Eu tenho andado com umas ideias malucas e os aquários que tenho visto que abrangem essa ideia estão praticamente todos sem plantas. Mas com excelentes decorações a nível de calhau. Com pontes de luz e com bastante agitação de superfície depois criam uma brilhos interessantes.

Baixa manutenção, livres de algas. Ideal para quem quer ter um aquário em que a coisa mais bela que lá está é o peixe e os calhaus xD
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/04/2023 at 17:53, Loukitos disse:

Eu tenho andado com umas ideias malucas e os aquários que tenho visto que abrangem essa ideia estão praticamente todos sem plantas. Mas com excelentes decorações a nível de calhau. Com pontes de luz e com bastante agitação de superfície depois criam uma brilhos interessantes.

Baixa manutenção, livres de algas. Ideal para quem quer ter um aquário em que a coisa mais bela que lá está é o peixe e os calhaus xD

Os meus primeiros aquários iam muito nesse sentido. Arranjas Led's baratos (cerca de 7€) nos chineses com muito boa qualidade. São os chamados Flood. Tenho 4 em casa, e enquanto os usei tive óptimos resultados. Os problemas começaram a aparecer quando quis uma calha "profissional". De qualquer maneira, não me agrada muito ter um aquário só com rochas e peixes. Eu gosto das plantas. Mas, e voltando outra vez ao início da minha aventura no hobby, isso não quer dizer que não possa utilizar apenas uma espécie de plantas ou até, neste caso, de musgo. Conheces as montagens do Aquaman Nature Studio? São quase todas feitas com Cladophora Aegagropila. As Marimo Moss Balls, como são mais conhecidas. Mas vê este vídeo que te envio a seguir. É curtinho. Isto é Riccardia, não é?

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus primeiros aquários iam muito nesse sentido. Arranjas Led's baratos (cerca de 7€) nos chineses com muito boa qualidade. São os chamados Flood. Tenho 4 em casa, e enquanto os usei tive óptimos resultados. Os problemas começaram a aparecer quando quis uma calha "profissional". De qualquer maneira, não me agrada muito ter um aquário só com rochas e peixes. Eu gosto das plantas. Mas, e voltando outra vez ao início da minha aventura no hobby, isso não quer dizer que não possa utilizar apenas uma espécie de plantas ou até, neste caso, de musgo. Conheces as montagens do Aquaman Nature Studio? São quase todas feitas com Cladophora Aegagropila. As Marimo Moss Balls, como são mais conhecidas. Mas vê este vídeo que te envio a seguir. É curtinho. Isto é Riccardia, não é?

Muitas vibes de iwagumi. Preza pela simplicidade, poucas plantas. Parece ser Riccardia.

Lembras-te ter dito que tinha em mente um projeto com um aquário grande de um Biótopo? Ora bem, a parte do grande mantém-se. A do biótopo ainda ando na dúvida. Vi agora um conceito que mostrei à noiva e ela aprovou e gostou. Bastante simples também. Mas ainda não sei.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Os meus primeiros aquários iam muito nesse sentido. Arranjas Led's baratos (cerca de 7€) nos chineses com muito boa qualidade. São os chamados Flood. Tenho 4 em casa, e enquanto os usei tive óptimos resultados. Os problemas começaram a aparecer quando quis uma calha "profissional". De qualquer maneira, não me agrada muito ter um aquário só com rochas e peixes. Eu gosto das plantas. Mas, e voltando outra vez ao início da minha aventura no hobby, isso não quer dizer que não possa utilizar apenas uma espécie de plantas ou até, neste caso, de musgo. Conheces as montagens do Aquaman Nature Studio? São quase todas feitas com Cladophora Aegagropila. As Marimo Moss Balls, como são mais conhecidas. Mas vê este vídeo que te envio a seguir. É curtinho. Isto é Riccardia, não é?

https://www.youtube.com/watch?v=Umj6Jf9-yC8

Esse aqua é top 🤩.

O meu aquário de 150cm tinha pedras de xisto e gostei bastante, tinha aquela grande vantagem de não alterar os parâmetros da água. Eu nessa montagem que fizeste utilizaria riccardia dispersa pelo aquário localizada em pontos chave. Tentaria partir um pouco as pedras que são mais planas ou então disfarçar com riccardia. Trocaria a pedra que está no topo esquerdo por uma ligeiramente maior 

Acho que tens aí um layout muito fixe!

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Loukitos said:

Muitas vibes de iwagumi. Preza pela simplicidade, poucas plantas. Parece ser Riccardia.

Também me parece, mas reparei agora que essa montagem não tem água. Poderá a Riccardia manter-se emersa? Também pode ser o tal Marimo Moss... não o conheço assim tão bem para ter a certeza.

1 hour ago, Loukitos said:

Lembras-te ter dito que tinha em mente um projeto com um aquário grande de um Biótopo? Ora bem, a parte do grande mantém-se. A do biótopo ainda ando na dúvida. Vi agora um conceito que mostrei à noiva e ela aprovou e gostou. Bastante simples também. Mas ainda não sei.

Mostra lá!

33 minutes ago, indian_joe said:

O meu aquário de 150cm tinha pedras de xisto e gostei bastante, tinha aquela grande vantagem de não alterar os parâmetros da água. Eu nessa montagem que fizeste utilizaria riccardia dispersa pelo aquário localizada em pontos chave. Tentaria partir um pouco as pedras que são mais planas ou então disfarçar com riccardia. Trocaria a pedra que está no topo esquerdo por uma ligeiramente maior 

Acho que tens aí um layout muito fixe!

Obrigado pelas dicas! Neste momento estou mais entretido a colar as pedras todas 🙂 . O Xisto é um bocadinho frágil e não quero perder o que fiz, até porque o meu próximo aquário não deve ser montado nesta casa onde estou e quero transportar tudo com muito cuidado. Mas agradeço os teus conselhos. Tens imagens desse tal aquário que mencionaste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Também me parece, mas reparei agora que essa montagem não tem água. Poderá a Riccardia manter-se emersa? Também pode ser o tal Marimo Moss... não o conheço assim tão bem para ter a certeza.

Mostra lá!

Obrigado pelas dicas! Neste momento estou mais entretido a colar as pedras todas 🙂 . O Xisto é um bocadinho frágil e não quero perder o que fiz, até porque o meu próximo aquário não deve ser montado nesta casa onde estou e quero transportar tudo com muito cuidado. Mas agradeço os teus conselhos. Tens imagens desse tal aquário que mencionaste?

Está na minha assinatura. Tenho dois vídeos (filmagens horríveis 😜). Garden of Stone e Garden of Stone II

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Loukitos said:

 



Estava com isto em mente xD

Sei do que estás a falar. Dar mais importância aos peixes. Já vi vários exemplos desse tipo de tanque ao vivo porque existe um aquariofilista aqui ao lado, em Vila do Conde, que se dedica a esse género de aquários. E faz vida disso. Já teve uma loja aberta, mas entretanto vendeu-a (https://mundoanimal.pt). A loja foi muito bem montada, mas a última vez que lá fui fiquei com a sensação de que os novos donos não percebem muito daquilo e que não deve durar muito mais tempo. Foi lá que encomendei o meu tanque... os preços são muito bons, e os peixes continuam por lá à espera de serem vendidos. Se quiseres aproveitar... tenho a sensação de que não terás mesmo muito mais tempo (até pela quantidade de promoções que estavam em curso... devem estar a tentar despachar os animais).

De qualquer maneia, o tal rapaz que a montou mantém um canal de Youtube e continua activo. Vê aqui: https://www.youtube.com/@MundoAnimalPT.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, indian_joe said:

Está na minha assinatura. Tenho dois vídeos (filmagens horríveis 😜). Garden of Stone e Garden of Stone II

Não se vêem as pedras 😕 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Não se vêem as pedras 😕 .

Na versão Garden of Stone, do lado esquerdo. O vídeo está muito mau eu sei 😕

  • Gosto 1

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei do que estás a falar. Dar mais importância aos peixes. Já vi vários exemplos desse tipo de tanque ao vivo porque existe um aquariofilista aqui ao lado, em Vila do Conde, que se dedica a esse género de aquários. E faz vida disso. Já teve uma loja aberta, mas entretanto vendeu-a (https://mundoanimal.pt). A loja foi muito bem montada, mas a última vez que lá fui fiquei com a sensação de que os novos donos não percebem muito daquilo e que não deve durar muito mais tempo. Foi lá que encomendei o meu tanque... os preços são muito bons, e os peixes continuam por lá à espera de serem vendidos. Se quiseres aproveitar... tenho a sensação de que não terás mesmo muito mais tempo (até pela quantidade de promoções que estavam em curso... devem estar a tentar despachar os animais).
De qualquer maneia, o tal rapaz que a montou mantém um canal de Youtube e continua activo. Vê aqui: https://www.youtube.com/@MundoAnimalPT.
Fiquei demasiado assustado com o que acabou de acontecer. Fui ver o canal do rapaz e ele parece meu sósia.... Temos o mesmo penteado (ou falta dele), a mesma barba e também o mesmo vício dos aquários.

Em relação à loja, já não me parece terem os peixes à venda. Pelo menos online.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, Loukitos said:

Fiquei demasiado assustado com o que acabou de acontecer. Fui ver o canal do rapaz e ele parece meu sósia.... Temos o mesmo penteado (ou falta dele), a mesma barba e também o mesmo vício dos aquários.

Eheheh. Tenta entrar em contacto com ele. Pode ser que empatizem um com o outro 😛 .

7 hours ago, Loukitos said:

Em relação à loja, já não me parece terem os peixes à venda. Pelo menos online.

Julgo que têm no Instagram ou no Facebook. Mas na loja têm de certeza. Ainda passei lá há cerca de uma semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, JoseCarlosMarques disse:

Mas na loja têm de certeza. Ainda passei lá há cerca de uma semana.

Falei com ele no Instagram. Tem Óscares sim senhora. De todos os tipos e variedades já com 15cm 😅

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Loukitos said:

Falei com ele no Instagram. Tem Óscares sim senhora. De todos os tipos e variedades já com 15cm 😅

Devem custar um dinheirão, não? Mas pelo que percebi, o moço só comercializa peixes de qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que vou abandonar a ideia de usar estas rochas na minha próxima montagem. Por duas razões. Ontem estive a reforçar a colagem de algumas das pedras e apercebi-me que, quando molhadas, elas tornam-se muito barrentas. Mesmo com uma simples escova de dentes, desfazem-se em pó com muita facilidade. Imagino-me a fazer uma TPA depois de as ter no tanque por 3 meses encharcadas e a ficar com a água cheia de detritos 😕 ... já para não falar que, mesmo reforçadas, parece que vão partir a qualquer toque mais brusco.

Depois lembrei-me de colocar uma mais pequenita dentro do meu tanque e a cor dela debaixo de água é uma coisa a que não estou nada habituado. As tonalidades castanhas que elas têm, mesmo molhadas, transformam-se num tom de tijolo misturado com cor-de-rosa... uma coisa que não estava mesmo nada à espera. Talvez seja por não estar habituado, mas não me estou a ver gostar de um aquário com rochas desta cor. Julgo que vai perder todo aquele ambiente árido e seco que procurava.

Qual é a vossa opinião?

(as imagens aqui no site perdem alguma saturação nas cores... ao vivo fica muito mais acentuada)

 

large.1.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

Acho que vou abandonar a ideia de usar estas rochas na minha próxima montagem. Por duas razões. Ontem estive a reforçar a colagem de algumas das pedras e apercebi-me que, quando molhadas, elas tornam-se muito barrentas. Mesmo com uma simples escova de dentes, desfazem-se em pó com muita facilidade. Imagino-me a fazer uma TPA depois de as ter no tanque por 3 meses encharcadas e a ficar com a água cheia de detritos 😕 ... já para não falar que, mesmo reforçadas, parece que vão partir a qualquer toque mais brusco.

Depois lembrei-me de colocar uma mais pequenita dentro do meu tanque e a cor dela debaixo de água é uma coisa a que não estou nada habituado. As tonalidades castanhas que elas têm, mesmo molhadas, transformam-se num tom de tijolo misturado com cor-de-rosa... uma coisa que não estava mesmo nada à espera. Talvez seja por não estar habituado, mas não me estou a ver gostar de um aquário com rochas desta cor. Julgo que vai perder todo aquele ambiente árido e seco que procurava.

Qual é a vossa opinião?

(as imagens aqui no site perdem alguma saturação nas cores... ao vivo fica muito mais acentuada)

 

large.1.jpg

Confirmo. Com o tempo vão largando detritos.

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, indian_joe said:

Confirmo. Com o tempo vão largando detritos.

E essa coloração esquisita que assumem debaixo de água? É que dentro do meu tanque ficam com uma cor completamente diferente daquela que têm no exterior. Mostrei à minha namorada para ela me dar uma opinião e ela diz que aquilo até fica a parecer artificial.

De qualquer forma, já decidi que vou mesmo abandoná-las. Prefiro comprar mais umas Seiryu e fazer um novo Iwagumi. É menos arriscado 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, JoseCarlosMarques disse:

E essa coloração esquisita que assumem debaixo de água? É que dentro do meu tanque ficam com uma cor completamente diferente daquela que têm no exterior. Mostrei à minha namorada para ela me dar uma opinião e ela diz que aquilo até fica a parecer artificial.

De qualquer forma, já decidi que vou mesmo abandoná-las. Prefiro comprar mais umas Seiryu e fazer um novo Iwagumi. É menos arriscado 🙂 .

O meu próximo vai ser com Frodo Stone. Pelo que me transmitiram não altera tanto as propriedades da água.

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.