Primeiro projeto


Nakano

Recommended Posts

Segue o meu primeiro projeto no mundo da aquariofilia. Não tenho qualquer experiência pelo que estou disposto a ouvir sugestões para melhorar e aprender mais. Neste momento ainda está em processo de ciclagem.

Medidas Aquario 95x35x35

Litros: 100L

Filtro: Fluval 207

Termostato: Fluval T150 

Sustrato: JBL Aquabasic Start / JBL Manado / Aqua Della CalStone

Utilizei Seachem Prime e Stability

Plantas: Staurogyne Repens, Echinodorus palifolius, Anubia 'Petite', Echinodorus Aquartica, Gratiola Viscidula, Ludwigia glandulosa 

Editado por Nakano
Alteração do filtro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem vindo ao hobby, e bem vindo ao fórum! O teu aquário, apesar de simples, parece-me muito bem desenhado. Nota-se que estudaste a lição 🙂 . Essa Gratiola Viscidula é uma das plantas que gostava de experimentar, mas nunca a encontrei à venda. Na ficha técnica não colocaste a calha que estás a usar, e o CO2, mas colocaste o filtro, e parece-me pouco para o tamanho de aquário. Posso estar errado, mas acho que um tanque deste tamanho merecia levar um filtro externo. Logo vês... se notares essa necessidade, podes sempre trocar. Essas rochas de Lava também devem começar dentro delas muitas bactérias benéficas... pode ser que cheguem.

Esse móvel foste tu que fizeste? Parece-me muito porreiro. Podes mostrar mais imagens?

Em relação à fertilização e às mudanças de água, a Sofia já te respondeu no outro tópico.

Bom trabalho! Vai mostrando os resultados!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao filtro optei por este devido ao preço, e como supostamente daria para aquários entre 75L e 190L pensei que fosse suficiente mas já percebi que deve ter um flow 10x superior ao tamanho do aquário. Num futuro próximo devo fazer um upgrade.

Em relação à calha de iluminação optei por esta pela mesma razão do filtro, o preço. https://www.paulovieiraaquarios.com/paulo-vieira-aquarios-agua-doce-aquarios-agua-salgada-aquarios-por-medida-aquarios-plantados-lagos-terrarios-porto-maia-produtos/plantas-hardscapes-madeiras-rochas-areias/iluminacao-led/produtos/iluminação-led/calhas-de-água-doce/calha-led-paulo-vieira-aquários-90b-multicolor-detail

O sistema de CO2 não percebo muito bem. Comprei um sistema usado com uma garrafa de 0,7L e neste momento tenho 2 bps.

Em relação ao móvel, e uma vez que queria poupar, optei por fazer aqui em casa. Mais logo adiciono umas imagens.

há 23 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Essa Gratiola Viscidula é uma das plantas que gostava de experimentar, mas nunca a encontrei à venda.

Comprei na Solaqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 minutes ago, Nakano said:

Em relação ao filtro optei por este devido ao preço, e como supostamente daria para aquários entre 75L e 190L pensei que fosse suficiente mas já percebi que deve ter um flow 10x superior ao tamanho do aquário. Num futuro próximo devo fazer um upgrade.

Fazes bem, até porque o que as marcas anunciam quase nunca é a realidade. Supostamente, pelo que ouvi dizer, eles fazem as contas ao fluxo do filtro sem nada lá dentro. Quando colocas as esponjas e a Midia, as coisas mudam, claro.

19 minutes ago, Nakano said:

Foste ao Paulo Vieira... muito bem. O homem pratica bons preços. Mas foi-te aconselhada por ele? Em princípio, para as plantas que tens, deve servir. Esperemos que sim 😉 .

20 minutes ago, Nakano said:

O sistema de CO2 não percebo muito bem. Comprei um sistema usado com uma garrafa de 0,7L e neste momento tenho 2 bps.

O que interessa é que funcione 🙂 . A marca não interessa muito... apenas na durabilidade e fiabilidade do equipamento. Essa garrafa dá para encher?

21 minutes ago, Nakano said:

Em relação ao móvel, e uma vez que queria poupar, optei por fazer aqui em casa. Mais logo adiciono umas imagens.

Fico à espera para ver. Sou um apaixonado por carpintaria também. 

22 minutes ago, Nakano said:

Comprei na Solaqua

Eheheh. A minha loja preferida 🙂 neste momento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, JoseCarlosMarques disse:

Foste ao Paulo Vieira... muito bem. O homem pratica bons preços. Mas foi-te aconselhada por ele? Em princípio, para as plantas que tens, deve servir.

Sim, como estou a iniciar e para o que pretendo foi me aconselhada esta dado também o meu orçamento.

há 2 minutos, JoseCarlosMarques disse:

A marca não interessa muito... apenas na durabilidade e fiabilidade do equipamento. Essa garrafa dá para encher?

O sistema de CO2 é um kit da silverline. A garrafa dá para encher

 

Já agora gostava de ter uma opinião de quem entende mais do assunto do que eu. Gostava de dar um toque vermelho às plantas que estão no plano frontal junto às rochas. Será que posso colocar Alternanthera reineckii 'Mini' intercalada com as plantas que já tenho na frente ou acham que vai ficar mal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Nakano said:

Sim, como estou a iniciar e para o que pretendo foi me aconselhada esta dado também o meu orçamento.

Boa! O grande problema que encontro no Paulo Vieira é que te apresentam aquilo que eles acham melhor para o teu projecto mas não explicam muito bem porquê. Um dia que vás com tempo a uma loja como a ProAquarium, por exemplo, vais notar a diferença no atendimento. Não é melhor... é diferente. Mas o Paulo Vieira pratica preços bastante porreiros. Se estudares bem o que queres e eles venderem, aproveita. Aconteceu-me com o filtro e com a minha calha. Pesquisei muito na Internet aquilo que queria e depois fui lá comprar.

2 hours ago, Nakano said:

O sistema de CO2 é um kit da silverline. A garrafa dá para encher

Boa, então! Mas quando tiveres oportunidade, e se as válvulas forem iguais, tenta comprar uma segunda garrafa de 2Kgs. Esses 0,7 não te vão durar muito tempo, e depois é sempre uma chatice ficar sem CO2. Para além de que pode  provocar o aparecimento de algas. Agora fiquei curioso com essa garrafa... se calhar ainda vou comprar uma para mim, se as ligações forem iguais às que eu tenho. Fica como reserva, quando a minha de 2Kg acabar.

2 hours ago, Nakano said:

Já agora gostava de ter uma opinião de quem entende mais do assunto do que eu. Gostava de dar um toque vermelho às plantas que estão no plano frontal junto às rochas. Será que posso colocar Alternanthera reineckii 'Mini' intercalada com as plantas que já tenho na frente ou acham que vai ficar mal

Tens substrato fértil nesse sitio, por baixo da areia? Se tiveres, a Reineckii é a única planta vermelha que conheço que podes podar e ir mantendo baixinha. Tem uma cor muito bonita, essa planta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

Tens substrato fértil nesse sitio, por baixo da areia?

Sim, tenho

 

há 6 horas, JoseCarlosMarques disse:

Fico à espera para ver. Sou um apaixonado por carpintaria também. 

Aqui segue foto de dia e à noite. Fiz uma estrutura em ferro e depois comprei no Leroy as ripas em madeira. Os Leds no interior comprei na Amazon e dá para personalizar 

large.20230328_132733.jpglarge.20230328_200934.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

35 minutes ago, Nakano said:

Sim, tenho

Não deves ter problemas com a Reineckii, então.

36 minutes ago, Nakano said:

Aqui segue foto de dia e à noite. Fiz uma estrutura em ferro e depois comprei no Leroy as ripas em madeira. Os Leds no interior comprei na Amazon e dá para personalizar 

Ficou muito bonito. Parabéns! Eu pensei fazer uma coisa parecida, inspirado pelos móveis da Ultum (https://ultumnaturesystems.com/aquarium-tank-stands/), mas com portas. O teu dá para abrir? Já percebi que há por aí uma ligação ao ferro, também 🙂 . Foste tu que o trabalhaste?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/03/2023 at 20:56, JoseCarlosMarques disse:

O teu dá para abrir? Já percebi que há por aí uma ligação ao ferro, também 🙂 . Foste tu que o trabalhaste?

Não dá para abrir, mas num dos lados que não é visível está aberto e tem uma prateleira no interior para colocar algum material. Tem uma ligação a meio de ferro porque como é muito peso estava com medo que pudesse "abrir as pernas", então com esta ligação fica mais seguro.

 

On 28/03/2023 at 13:00, JoseCarlosMarques disse:

Posso estar errado, mas acho que um tanque deste tamanho merecia levar um filtro externo. Logo vês... se notares essa necessidade, podes sempre trocar.

Estou a ver novos filtros para o aquário. Vi o Fluval 306 e o Tidal75, sei que são opções distintas mas gostava de melhorar o filtro que tenho e não queria cometer "loucuras". Estou aberto a sugestões de outros filtros. Obrigado

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, Nakano disse:

Estou a ver novos filtros para o aquário. Vi o Fluval 306 e o Tidal75, sei que são opções distintas mas gostava de melhorar o filtro que tenho e não queria cometer "loucuras". Estou aberto a sugestões de outros filtros. Obrigado

Para 100 L de aquário iria sempre para um filtro externo e por isso iria para o Fluval 306.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

33 minutes ago, Nakano said:

Estou a ver novos filtros para o aquário. Vi o Fluval 306 e o Tidal75, sei que são opções distintas mas gostava de melhorar o filtro que tenho e não queria cometer "loucuras". Estou aberto a sugestões de outros filtros. Obrigado

Das duas opções que apresentas, eu ia para o Fluval. Ficas muito mais bem servido e não tens que ficar com um mamarracho preso ao aquário. Um filtro externo tem muitas vantagens sobre os de cascata (como exemplo, apenas, em relação à circulação de água).

Já em termos de filtros externos, os da OASE são os melhores, mas os preços que eles praticam são muito superiores aos das outras marcas. De qualquer forma, o conselho que te posso dar é ligares para a Solaqua e perguntares aquilo que eles te recomendam, até porque são também representantes da Aquael e quase aposto que te vão apresentar uma solução dessa marca - que já tem pré-filtro de limpeza independente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda, após uma pesquisa mais aprofundada e dado que tenho limitações no orçamento encontrei o JBL CristalProfi e902 GreenLine e gostei do preço. Alguém que tenha o mesmo e tenha alguma opinião formada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Nakano said:

Obrigado pela ajuda, após uma pesquisa mais aprofundada e dado que tenho limitações no orçamento encontrei o JBL CristalProfi e902 GreenLine e gostei do preço. Alguém que tenha o mesmo e tenha alguma opinião formada?

Pelo preço desse, ia para o Fluval! Nem que fosse o 206. Mas liga para a Solaqua! Por vezes 10 ou 20€ fazem uma diferença muito grande na performance.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Nakano said:

Obrigado a todos pela ajuda, fui a duas lojas e escolhi o Fluval 207. Tendo em conta o preço disseram me que não estava mal servido.

É igual ao meu. Não estás nada mal servido, não senhor. Vai mostrando imagens co aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Queres um conselho? Sempre que abrires o filtro limpa muito bem a borracha que veda o fecho e tenta lubrifica-la com vaselina, para que ela dure mais tempo. Tenho tido uns problemas com a minha por não lhe ter dado muita atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/04/2023 at 02:37, JoseCarlosMarques disse:

Queres um conselho? Sempre que abrires o filtro limpa muito bem a borracha que veda o fecho e tenta lubrifica-la com vaselina, para que ela dure mais tempo. Tenho tido uns problemas com a minha por não lhe ter dado muita atenção.

Obrigado pela dica. Já me apareceram algas castanhas mas consegui livrar-me delas com TPA's, agora apareceram umas algas que são uns pontos verdes nos vidros e mesmo a esfregar não saem. Existe alguma coisa ou produto que possa usar para alem das TPA's?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Nakano said:

Já me apareceram algas castanhas mas consegui livrar-me delas com TPA's

Boa!

10 hours ago, Nakano said:

Existe alguma coisa ou produto que possa usar para alem das TPA's?

Existe. Eu uso um raspador de vidros que comprei numa loja da especialidade, mas deve ser usado com muito cuidado porque é basicamente uma lâmina afiada como a de um X-ato. Se não te sentires muito à vontade para utilizar um instrumento desses, podes sempre recorrer a utensílios mais tradicionais, como uma escova de dentes normal ou uma daquelas esponjas de cozinha verdes e amarelas. Neste caso podes usar o lado verde sem medo... não risca o vidro... mas sempre com cuidado para não apanhar nenhum grão de areia ou de substrato. No caso da lâmina, também não deve ser usada nos cantos, onde tens o silicone que une os vidros, para não correres o risco de o cortar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui a uma loja aqui perto de casa e disseram isso também. Venderam me um produto para colocar na agua, Amtra Algenkur. A água ficou com uma cor castanha mas diz que supostamente volta ao normal ao fim de 7 dias. Já passaram 3, estou a aguardar mas ainda não vi resultados. Alguém já usou o mesmo produto ou semelhante e tenha algum feedback?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

36 minutes ago, Nakano said:

Fui a uma loja aqui perto de casa e disseram isso também. Venderam me um produto para colocar na agua, Amtra Algenkur. A água ficou com uma cor castanha mas diz que supostamente volta ao normal ao fim de 7 dias. Já passaram 3, estou a aguardar mas ainda não vi resultados. Alguém já usou o mesmo produto ou semelhante e tenha algum feedback?

Isso é para te livrares das algas nos vidros? Nunca ouvi falar. Mas gostava de ouvir depois o teu feedback.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Isso é para te livrares das algas nos vidros?

Não é só nos vidros. Tenho nas rochas, folhas das plantas e no fundo o cascalho está a ficar verde também. Neste momento já passaram três dias e não reparei em melhoras (tirando o facto que o aquario está mais feio por a agua estar escura 😅) mas assim que fizer os 7 dias vou ver como está

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Nakano said:

Não é só nos vidros. Tenho nas rochas, folhas das plantas e no fundo o cascalho está a ficar verde também. Neste momento já passaram três dias e não reparei em melhoras (tirando o facto que o aquario está mais feio por a agua estar escura 😅) mas assim que fizer os 7 dias vou ver como está

Para algas verdes o melhor é uma escova de dentes 😛 . E uns Otocinclus, ou uns Amanos. Mas fico à espera para ver o que sai daí.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.