Playroom Aqua


nunomorgado

Recommended Posts

Actualização

A ideia inicial era preparar um aquario maior para dar um companheiro à fêmea escalar que está há anos sozinha. E tentar a reprodução.

Na altura de ir buscar o escalar comecei a pensar...... se conseguir a reprodução não vou ter lugar para eles, já tenho o problema dos guppys.

Mudei de ideias para um comunitário.

large.forum.jpg

1 Escalar

2 Coridoras sterbai

3 Coridoras Aeneus

2 Comedor algas siamês

2 Barbo Torpedo

7 Guppys

4 Tetra Fantasma

 

Um dos comedores de algas sempre que vê o outro vai chateá-lo, é o mais activo. Acham que devo retirá-lo para o outro aquário?

Parecem-me verdadeiros, têm a lista de ponta a ponta. 

Editado por nunomorgado
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, nunomorgado said:

Um dos comedores de algas sempre que vê o outro vai chateá-lo, é o mais activo. Acham que devo retirá-lo para o outro aquário?

Desde que notes que os dois têm acesso à "comida", não há problema nenhum. Eu tenho o mesmo problema com os meus camarões Amano... os grandes acabam sempre por gostar de mostrar quem manda, mas no fim, como há comida para todos, o problema não é grave.

 

O teu aquário está impecável. Gosto particularmente da maneira como a Helanthium se está a espalhar. E aquela planta ao centro, atrás, qual é? É a Quadricostatus? Também está com muito bom aspecto.

Fizeste bem em avançares para o comunitário... é bom ter essa noção do que vamos fazer com as crias quando pensamos na reprodução. Ainda por cima de peixes como os escalares, que precisam de muito espaço e não os podes "despachar" assim para qualquer pessoa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao centro, inclinada com a corrente, é Heteranthera Zosterifolia

Quadricostatus é o verde um pouco mais escuro a 10cm do vidro frontal até ao tronco e uns pés nas laterais. 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Um mês depois.......a gruta!!

Talvez fosse o nome mais apropriado.

large.IMG_20230627_211532.jpg

Estou a aguentar a poda porque quero usar as plantas para outro aquário que vou remodelar como prenda de anos para o meu pai.

Editado por nunomorgado
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, nunomorgado said:

Um mês depois.......a gruta!!

Talvez fosse o nome mais apropriado.

large.IMG_20230627_211532.jpg

Estou a aguentar a poda porque quero usar as plantas para outro aquário que vou remodelar como prenda de anos para o meu pai.

Está a ficar muito bonito, Nuno. É sinal de que tem sofrido uma boa manutenção. Os meus parabéns. Fico à espera de ver esse tal aquário que estás a preparar para o teu pai, também.

E lá conseguiste uma bela casa para a tua Escalar 🙂 . Deve andar super-contente.

Um abraço.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia de poda, principalmente da Heteranthera. Voltei a ver a pedra da esquerda 🙂

Ainda não me aventurei na poda do musgo central.

large.115014396_IMG_20230702_1238371.jpg

A segunda tarefa foi recuperar outro filtro eheim classic 350 para o aquário do meu pai. Neste novo filtro coloquei um litro de mídia já ciclada do meu filtro e juntei o resto que tinha cá em casa. Repus a mídia retirada do meu filtro.

O meu primeiro aquário-tv, com cerca de 30 anos.

large_Pai.jpg

Este aquário tinha um filtro interno só de esponja, sem plantas naturais, de onde retirei uns 50 guppys, pela segunda vez.

Agora com filtro Eheim externo com tubagem escondida no espaço da coluna de som da tv e plantas naturaisColoquei 25 guppys machos, podereria ter menos mas "roma não se fez num dia" :), não quis fazer uma redução muito drástica porque os meus pais estão habuituados a ver o aquário cheio.

Eu sei que ficava bem um aquário mais alto para preencher a altura do ecran de tv, mas ao falar nisso ao meu pai (quase a fazer 80 anos) percebi que o valor sentimental deste era mais importante. O objectivo foi manter o que foi feito há 30 anos e que ele cuidou na minha ausência.

Ainda me lembro das crianças pequenas quando iam ver o aquário e perguntavam se podiam carregar nos botões para mudar o canal. Priceless

Editado por nunomorgado
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, nunomorgado said:

Dia de poda, principalmente da Heteranthera. Voltei a ver a pedra da esquerda 🙂

Que diferença!!! Eheh. Mas continua bonito!

2 hours ago, nunomorgado said:

Ainda não me aventurei na poda do musgo central.

Vai dar trabalho!!! Prepara-te bem para não deixares isso espalhar-se por todo o lado.

2 hours ago, nunomorgado said:

Eu sei que ficava bem um aquário mais alto para preencher a altura do ecran de tv, mas ao falar nisso ao meu pai (quase a fazer 80 anos) percebi que o valor sentimental deste era mais importante. O objectivo foi manter o que foi feito há 30 anos e que ele cuidou na minha ausência.

Está perfeito assim, Nuno. É de louvar, aquilo que fizeste. Os meus mais sinceros parabéns!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Olá

Tenho andado desaparecido nos últimos meses mas não queria deixar de dar notícias, pois este forum sempre foi e será uma grande ajuda.

Há 3 meses o meu Escalar adoeceu com os famosos "buracos na cabeça". Dei alguns medicamentos, passado uns dias começou a não comer. Mais medicamentos e até tentei dar comida directamente na boca mas expelia logo de seguida. Há cerca de 2 meses morreu......está sepultado num canteiro do meu quintal com uma pedra como lápide.

Confesso que nas semanas seguintes apenas fiz o essencial para os aquários se manterem vivos.

A planta que enchia o aquário, Heteranthera Zosterifolia, começou a definhar o que me obrigou a voltar à actividade e fazer uma limpeza há muito necessária.

A água não apresentava valores muito anormais além do NO3 que evidenciava a falta de tpa.

Com este desleixo perdi pelo caminho 1 corydora albina, 1 barbo torpedo, 1 Comedor algas siamês, 1 Botia Paquistanês.

Actualmente tenho:

3x Corydora bronze

2x Corydora albina

1x  Comedor algas siamês

1x Botia Paquistanês

1x Barbo Torpedo

5x Nariz bêbado

5x Tetra Fantasma

4x guppys fémeas adultas

Estou a pensar comprar outro peixe de porte similar ao escalar (15cm) que seja pacífico para não ter problemas com os actuais, o que aconselham?

Editado por nunomorgado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.