Playroom Aqua


nunomorgado

Recommended Posts

54 minutes ago, nunomorgado said:

Se eu passar a mão no tronco e as levantar começam a circular e o filtro passado uns minutos tem a água limpa. Tenho uma vallisneria no lado oposto ao filtro e está inclinada e sempre a mexer.

Será falta circulação? Se houver necessidade tenho outro filtro eheim 2215 à espera de reparação que posso adicionar posteriormente.

Tenho a saída do filtro acima da água.

A saída acima da água? Porquê? Devias ter a água a circular por todo o aquário, com entrada e saída do mesmo lado, mas em cantos opostos, para criar uma espécie de espiral de circulação. Mas não percebo porquê a saída em cima da água. Ajuda a arejar, mas neste caso parece-me mais importante que a água circule. Como está, não está bem... se tens que ser tu a mexer no fundo para libertar a porcaria.

54 minutes ago, nunomorgado said:

Lamento informar, novo teste nh4 e a cor é a mesma. Amarelo nem verde claro é......

Tiras

pH-7.6

No2-0

No3-0

KH 10 

GH > 21

Assim vou brincando com o layout sem peixes.

Não sei o que te dizer... será que o ciclo está feito!?!?!? Tu chegaste a adicionar algum produto para apressar o filtro? Acho muito estranho. Pede ajuda a alguém que perceba mais disso... não podes ficar eternamente à espera que o ciclo comece. Talvez o @Alvaro Silva tenha alguma ideia.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais os testes que tens?

Eu tenho o de amónia de gotas da JBL e depois tenho as tiras da JBL Pro Scan. 

Vou-te contar a minha experiência que tive nos dois aquários...das duas vezes houve um dia que consegui detetar uma concentração maior de amónia (mas atenção, um verdinho mais escuro mas nado muito pronunciado) e depois nos dias a seguir com a fitas comecei a detetar concentrações mais altas de Nitritos e consequentemente Nitratos e a amónia imesurável...

Editado por Sofia Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

A saída acima da água

Acho que não me fiz entender.

No lado direito

large.IMG_20230331_130710.jpg

No lado esquerdo tenho vallisneria que está sempre em movimento e até já nasce inclinada.

large.IMG_20230331_130729.jpg

Como podes ver o areão está limpo e ainda não aspirei o fundo desde que montei, 1 mês. Aquilo castanho só se agarra ao tronco por isso perguntei se eram algas.

há 22 minutos, Sofia Correia disse:

Quais os testes que tens?

Tenho JBL pro em gotas no2 e no3 e agora também em tiras. Nh4 de gotas tenho duas caixas 😁

Amónia nunca detectei, talvez tenha falhado o dia certo. Só apanhei uma vez um leve nitrato.

Quando montei da primeira vez tive a água esbranquiçada e no dia seguinte estava límpida. Quando troquei o filtro fez a mesma coisa.

As plantas estiveram umas semanas no outro aquario. A feto nasceu nesse aquário mais antigo.

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Tu chegaste a adicionar algum produto para apressar o filtro

Coloquei Daiana biofltr logo quando montei.

Não estou com pressa porque estou a gostar de mexer no layout, no outro aquario de 55cm não dava para brincar tanto.

O escalar não sabe do novo, não se importa de esperar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

48 minutes ago, nunomorgado said:

Acho que não me fiz entender.

No lado direito

large.IMG_20230331_130710.jpg

Eu rodava esse tubo para baixo, de forma a que a água remexe-se um bocadinho mais o solo. Da maneira que está, tens mais troca de oxigénio, que também é bom, mas se os detritos se acumulam no tronco alguma coisa está mal. São pedaços muito leves de restos de comida... isso devia mexer-se à mínima corrente. Se está estagnado, é porque não há corrente nenhuma nesse sitio.

 

1 hour ago, Sofia Correia said:

Vou-te contar a minha experiência que tive nos dois aquários...das duas vezes houve um dia que consegui detetar uma concentração maior de amónia (mas atenção, um verdinho mais escuro mas nado muito pronunciado) e depois nos dias a seguir com a fitas comecei a detetar concentrações mais altas de Nitritos e consequentemente Nitratos e a amónia imesurável...

Quanto tempo demorou até isso começar, Sofia? É que o Nuno já tem o aquário montado há várias semanas e ainda não aconteceu nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Quanto tempo demorou até isso começar, Sofia? É que o Nuno já tem o aquário montado há várias semanas e ainda não aconteceu nada.

Detetei amónia passado uns 5 dias de ter inundado o tanque!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, JoseCarlosMarques disse:

é porque não há corrente nenhuma nesse sitio.

Deve haver menos porque a pedra é grande e fica entre a saída e o tronco, no entanto acho esquisito que também tem na parte inferior do tronco. Logo vou dar-lhe um toque na pedra. Não noto mais movimento se estiver debaixo água, gosto do som da água e está numa sala que não incomoda.

 

há 29 minutos, Sofia Correia disse:

Detetei amónia passado uns 5 dias de ter inundado o tanque

Estou no Alentejo, demora mais um bocado.

Vamos imaginar que no início tinha amónia e o teste estava estragado, agora com o teste bom não tenho amónia. É possível mas um bocado rebuscado. Mais uns dias para as plantas crescerem e depois vejo se arrisco com peixes pequenos. tenho em casa corydoras e muitos guppys. 

Tenho um globo sem movimento água, sem plantas naturais e dois girinos, não devia ter amónia?

Editado por nunomorgado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, nunomorgado said:

Deve haver menos porque a pedra é grande e fica entre a saída e o tronco, no entanto acho esquisito que também tem na parte inferior do tronco. Logo vou dar-lhe um toque na pedra. Não noto mais movimento se estiver debaixo água, gosto do som da água e está numa sala que não incomoda.

Muito bem. A regra é que todos os pontos do aquário tenham circulação, para evitar problemas futuros. Com isso em mente, tenta fazer o melhor que consegues, tendo em conta também as tuas preferências.

4 minutes ago, nunomorgado said:

Estou no Alentejo, demora mais um bocado.

😁 E depois queixam-se das anedotas de Alentejanos.

5 minutes ago, nunomorgado said:

e depois vejo se arrisco com peixes pequenos

Eh pá... não faças isso. Coitados dos peixes. Imagina que até são fortes e sobrevivem... depois vais lá meter o Escalar? Se fosse a ti esperava um mês, ou um mês e meio, a contar desta última montagem. Aí já deves ter o ciclo completo. O que tens dentro do filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3kg stilla, esponja azul e lá

Vou meter stilla no filtro biobox onde está agora o escalar, podia meter a caixa aquaclay que vou tirar no aquário novo. Deve ter bactérias mas tenho medo que também tenha umas larvas que aparecem às vezes.

Já estou mentalizado para mais umas semanas. Vou apreciando a paisagem sem peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas estava a ver que adicionaste um ativador biológico...é quase certo que nunca vás detetar amónia....

Quando fazes a ciclagem sem adição de bactérias o que é que acontece? Primeiro passo, amónia, seja ela por comida de peixe, seja porque o teu substrato liberta amónia. Quando a amónia está presente, cria-se a oportunidade de se formarem bactérias nitrificantes que degradam a amónia em nitritos. A seguir elevam-se os nitritos, criando oportunidade de bactérias aparecerem para detetar nitritos em nitratos. Depois os nitratos são eliminado por via de TPA.

Quando usas um ativador biológico, estas bactérias que aparecem naturalmente, foram adicionadas por ti. Ou seja, mesmo que tenhas amónia, as bactérias que adicionaste vão degradá-la imediatamente em nitritos que por sua vez é degradada em nitratos.

Isto faz-vos sentido?

Por isso é que muitas vezes as lojas vendem estes aceleradores biológicos e dizem que numa semana já podes colocar peixes.

Vejam o que diz o Seachem Stability:

"Shake well before use. Turn off UV/ozone. Use 1 capful (5 mL) for each 40 L (10 US gallons) on the first day with a new aquarium. Then use 1 capful for each 80 L (20 US gallons) daily for 7 days. Fish and other aquatic species may be introduced at any time as long as dosage is maintained for 7 days."

Qual a frequência com que estás a fazer TPA?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

58 minutes ago, Sofia Correia said:

Isto faz-vos sentido?

Faz, claro. Mas não me parece que o Nuno tenha concluído esse procedimento inicial para adicionar as bactérias benéficas. A não ser que fosse uma coisa para ser introduzida no aquário apenas uma vez, no início. Sendo assim, faria todo o sentido que não houvesse amónia, mas fico um bocadinho com o pé atrás. Seria quase como ter descoberto a pólvora... uma dosagem no primeiro dia e está feito o ciclo? Era coisa para revolucionar o mundo da aquariofilia.

47 minutes ago, nunomorgado said:

tinha ideia que na ciclagem não se fazia. Só repor perdas quando alterei as pedras.

Estás errado, Nuno. Não sei, com esse tal produto que usaste, como deves cumprir o processo, mas geralmente o que se faz é: uma mudança de água diária durante a primeira semana; de dois em dois dias durante a segunda semana; de três em três dias na terceira semana; e a partir daí uma mudança de água por semana. Essas mudanças devem ser de 50%, mas há quem as faça na ordem dos 90%.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Estás errado, Nuno. Não sei, com esse tal produto que usaste, como deves cumprir o processo, mas geralmente o que se faz é: uma mudança de água diária durante a primeira semana; de dois em dois dias durante a segunda semana; de três em três dias na terceira semana; e a partir daí uma mudança de água por semana. Essas mudanças devem ser de 50%, mas há quem as faça na ordem dos 90%.

 

calma essas trocas diarias de água é por causa do solo que usamos aquilo vem com nutrientes a mais e tens picos enormes sem ter qualquer bateria de bacterias que processem o que por lá anda.

 

nuno sugiro-te que faças uma pesquisas acérrima sobre o processo de ciclagem tenta perceber bem o ciclo do azoto.

deixa lá os testes agora por um bocado ... senao só estás a medir mas depois nao percebes os porquês 

se nao tens fauna nao stresses deixa a coisa fluir um bocado ... ainda tem que te vir as diactomaceas 

ah e a coisa de ter amonia nao é mau de todo desde que nao tenhas fauna lá dentro ... teres amonia no inicio até que é bom para que a colonia de bacterias se possa estabelecer e ter alimento.

 

se quiseres acelerar o processo é meteres uns guppy's la para dentro, e ires fazendo trocas de água de 2 em 2 dias, agua sem cloro sff .... assim garantes que os peixes tem boa aguiinha e tb garantes que tens comida para as bacterias 😉 caso contrario é esperar aí qualquer coisa como 3 a 4 semanas desde que montas a coisa e tens água a correr

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Carlos Carvalheira disse:

tenta perceber bem o ciclo do azoto.

Como ainda estou na primeira etapa, tenho tempo para aprender...... 😁

Na mesma página dizer-me para fazer TPA, depois é só para fazer com substrato muito fértil.

Dizem não metas peixes, depois mete peixes 😁

Sinceramente não estou minimamente preocupado com a amónia, muito menos stressado. Quando tiver tudo a gosto logo me preocupo, nessa altura passaram 2 meses.

Este tempo tem me permitido pesquisar e ver coisas que não existiam quando montei o primeiro aquário há 25 anos.

Obrigado por todos os comentários.

há 2 horas, Carlos Carvalheira disse:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Carlos Carvalheira said:

calma essas trocas diarias de água é por causa do solo que usamos aquilo vem com nutrientes a mais e tens picos enormes sem ter qualquer bateria de bacterias que processem o que por lá anda.

Mas este aquário tem substrato fértil, Carlos. Está tapado, mas tem. 

41 minutes ago, nunomorgado said:

Na mesma página dizer-me para fazer TPA, depois é só para fazer com substrato muito fértil.

Dizem não metas peixes, depois mete peixes 😁

Nuno, há muitas maneiras de iniciares um aquário, e quase todas estão certas. Quando perguntas num fórum como este, cada um vai dar-te a sua opinião. Decidir o que é melhor para ti é que é mais complicado 😛 . Eu nunca abdico daquele sistema de trocas de água que te descrevi em cima, mesmo em tanques com substrato inerte. Sempre me disseram que as trocas de água são a melhor forma de combater as algas, e a verdade é que nunca as vi fazerem "mal" a um aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno

Aqui vai a resposta dum Alentejano,sim eu também sou,destrito de Évora.

Ora bem,Nuno eu acabava com essa incerteza,o que eu te vou dizer é contra aquilo que eu defendo,mas quase tenho a certesa de que o ciclo já esta feito,isto na tioria,porque como a palavra diz o ciclo,esse esta presente sempre enquanto o aquário estiver montado,coloca dois Guppys no aquário e espera ai umas duas semanas para ver como corre,eu custa-me estar a dizer isto, não gosto de sacrificar os peixes,mas acho que vai correr tudo bem.

O Escalar ainda não,deixa amadurecer mais o aquário.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, Alvaro Silva said:

Boas Nuno

Aqui vai a resposta dum Alentejano,sim eu também sou,destrito de Évora.

Ora bem,Nuno eu acabava com essa incerteza,o que eu te vou dizer é contra aquilo que eu defendo,mas quase tenho a certesa de que o ciclo já esta feito,isto na tioria,porque como a palavra diz o ciclo,esse esta presente sempre enquanto o aquário estiver montado,coloca dois Guppys no aquário e espera ai umas duas semanas para ver como corre,eu custa-me estar a dizer isto, não gosto de sacrificar os peixes,mas acho que vai correr tudo bem.

O Escalar ainda não,deixa amadurecer mais o aquário.

Saudações

😳não esperava essa resposta!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este fds dei mais uns retoques no hardscape, espero não mexer mais. Coloquei musgo pela primeira, estava um pouco receoso mas com cola foi tranquilo. Plantei Helanthium tenellum Green e bolivianum. O copo de Green deu 50 pés, deu-me bastante gozo estar a separar cada um.

Fiz TPA 25% e comecei com Seachem Advance, masterline carbo e tropica Specialized em dose reduzida.

On 31/03/2023 at 22:48, Alvaro Silva disse:

para não se fazer,sacrificar os peixes.

O meu pai tem um aquário de 60 litros onde só estão guppys, mais de 100. E continuam a reproduzir-se. Quer ver-se livre deles mas ninguém os quer. Passei uma rede e vieram uns 25. Não sei se foi sacrifício ou salvação 🙂.

Quando os introduzi no novo pareciam crianças quando entram num parque novo.

Mais tarde vou ter o dilema: "retirar os guppys ou alimentar a escalar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, nunomorgado said:

Este fds dei mais uns retoques no hardscape, espero não mexer mais. Coloquei musgo pela primeira, estava um pouco receoso mas com cola foi tranquilo. Plantei Helanthium tenellum Green e bolivianum. O copo de Green deu 50 pés, deu-me bastante gozo estar a separar cada um.

Fiz TPA 25% e comecei com Seachem Advance, masterline carbo e tropica Specialized em dose reduzida.

Boa! Mas já devias saber que alterações como essa têm que vir acompanhadas de imagens. Eheh.

 

1 hour ago, nunomorgado said:

O meu pai tem um aquário de 60 litros onde só estão guppys, mais de 100. E continuam a reproduzir-se. Quer ver-se livre deles mas ninguém os quer. Passei uma rede e vieram uns 25. Não sei se foi sacrifício ou salvação 🙂.

Quando os introduzi no novo pareciam crianças quando entram num parque novo.

Mais tarde vou ter o dilema: "retirar os guppys ou alimentar a escalar"

Pois... Os Guppys têm essa "desvantagem". Ele que tente doa-los a uma loja da especialidade... tenho quase a certeza que não vão passar a oportunidade de ganhar alguns trocos. Se não tens cuidado, vais ter o mesmo problema. O melhor, nesses casos, é ter dentro do tanque algum vivo que "trate" das crias assim que elas nascem, para ir controlando a população. Não é muito bonito de se ler, mas é a lei da vida. E mais vale dares alguma qualidade a 20 Guppys do que ter 100 dentro de um tanque sem condições para isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, nunomorgado said:

Pode ser vídeo?

🙂 claro que sim. Isso está muito porreiro, Nuno. Também fizeste umas alterações nas pedras. Está a melhorar de dia para dia. Que musgo usaste?Ficou muito bem "plantado". Se isso começar a crescer como esperado, vais ficar com um belo tanque! O Escalar (ainda por cima com essa comida toda à disposição 😄 ) vai sentir que se mudou para uma mansão. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como vou esperar umas semanas para colocar a escalar pode ser que as plantas estejam maiores e os maiores se safem. Aqueles pequenos  devem ser cá um petisco.

Para o aquário de onde sai o escalar já tenho outros tantos guppys a espera.

Obrigado pela informação partilhada.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.