(Re)começar


Recommended Posts

24 minutes ago, André Calvário said:

Agora baralhaste me... Referiste entre o vidro e o aquário e depois dentro do aquário? Tens dois?

Tenho. O de fora toda gente usa. Eu só pus outro dentro do aquário porque já vi pessoas a fazer, quando se usa rochas com algum peso e não queremos que o vidro seja sujeito a muita pressão. É quase como ter uma almofada por baixo das rochas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Tenho. O de fora toda gente usa. Eu só pus outro dentro do aquário porque já vi pessoas a fazer, quando se usa rochas com algum peso e não queremos que o vidro seja sujeito a muita pressão. É quase como ter uma almofada por baixo das rochas.

Por acaso não veio com o kit 😆😆

Mas sim já tinha lido da necessidade de ter entre o móvel e o aquário. Dentro do aquário ainda não tinha visto.

Então tens um do tamanho do móvel. E o de dentro tem menos uns 2 cm que o aquário por exemplo?

Editado por André Calvário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André Calvário

Para limpares isso podes usar vinagre branco colocas em cima deixas por uns 10 minutos e depois esfregas,depois passa com água para sair todo o vinagre,também podes juntar com o mesmo vinagre uma colher de café de bicarbonato de sódio.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas André Calvário

Para limpares isso podes usar vinagre branco colocas em cima deixas por uns 10 minutos e depois esfregas,depois passa com água para sair todo o vinagre,também podes juntar com o mesmo vinagre uma colher de café de bicarbonato de sódio.

Saudações

Muito obrigado pelo conselho irei experimentar!

Saudações!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, André Calvário said:

Então tens um do tamanho do móvel. E o de dentro tem menos uns 2 cm que o aquário por exemplo?

Mais ou menos isso. Acho que tirei 4 cm em cada medida... dividindo por 2, faz os 2 cm.

Essas pedras são engraçadas. Mas falta o resto. Lol. Eu acho que devemos ter sempre uns 30 kgs de pedras, para experimentar 😛 . Já agora fica mais uma dica... rocha de lava (e outras) encontras geralmente nos hortos e são vendidas a muito melhor preço. Eu já comprei 30 kgs de rocha de lava num horto e paguei 0,30 € o Kg. O problema é que geralmente vem muito mais sujas do que as que compras nas lojas de aquariofilia, e regra geral tens que as escolher muito bem para não teres surpresas na tonalidade da cor, uma vez debaixo de água. Podem te sair umas pretas, outras mais avermelhadas... também depende das pedras.

Eu já sei, em principio, onde vou buscar as pedras para a minha próxima montagem. Vão ser de Basalto Preto. É uma coisa que vais perceber depois de entrares a sério no hobby... vais andar sempre atento onde podes encontrar materiais 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim acho que ainda vou comprar mais pedras antes de fechar o layout exactamente por causa dessa questão de ter mais por onde escolher.  Mas gostei deste esquema vou tentar complementa lo.

Pois ainda estou a começar e portanto há todo um monte de coisas para experimentar e aprender mas uma coisa de cada vez 😁😁

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem após os bons conselhos que me deram melhorei bem as zonas que estavam ainda sujas. Usei ambas as soluções umas removeram uma parte e outra as restantes.

Só mesmo no canto inferior em que a escova não consegue entrar é que ainda tenho algum resto de algas. Alguma ideia?ver se conseguia limpar tudo para quando começar não ser surpreendido com qualquer coisa a conta disso...

Editado por André Calvário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, André Calvário said:

Alguma ideia?

Se mais nada funciona, e queres mesmo livrar-te dessas algas nos cantos (se bem que, com o substrato em cima, isso não de vai notar...) põe um bocado de lixívia dentro do aquário e espera umas 3 horas. Depois tentas novamente esfregar. Eu uso esse método nos meus Lily Pipes, mas não exageres no tempo... a Lixivia pode lixar o silicone.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim depois de ter escrito aqui também fiquei a pensar nisso. Vai levar com o substrato e vai portanto nem se vai notar.

Já agora falando de substrato na loja aqui de Leiria (não vende o Amazonia) o dono referiu me o Neo soil como uma boa alternativa ao da ADA.  Alguém já usou?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, André Calvário said:

o dono referiu me o Neo soil como uma boa alternativa ao da ADA.  Alguém já usou?

Usei eu e recomendo 🙂 . É muito bom, sim... talvez dos melhores substratos do mercado. Eu só comprei ADA porque me pareceu que a primeira versão do Neo se esgotava muito depressa, em termos de nutrientes. Tinhas que começar a colocar tabs ao fim de 1 ano... 1 ano e meio. Não quer dizer que com o ADA não aconteça o mesmo, mas como me pareceu pouco tempo, avencei para o ADA. De qualquer forma, julgo que esse "problema" já foi resolvido com a segunda versão que eles lançaram para o mercado, e que se comercializa agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente também não queria que se esgotasse assim tão rapidamente. Queria um solo mais duradouro.

Na aquaeden chegaram me a falar que a versão normal da Ada se perspectivasse manter o aquário por alguns anos poderia utilizar sem qualquer problema.

Só tinha a questão das trocas diárias normais...no início.

Estou bastante indeciso. Tenho que ler mais e ver mais quem tenha usado.

A diferença de preço são 5 euros a menos para o Neo soil. Para mim essa não é uma questão.

Obrigado pelo feedback!

Editado por André Calvário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia de experiências mas também de problemas.

Ao montar o layout à conta do contraste entre as rochas e o vidro deparei me com vários riscos no vidro da frente que não consegui melhorar ( talvez do raspador não faço ideia...)

acabei por retirar o vinil traseiro e agora vou limpar o vidro bem na parte posterior para decidir como vou fazer relativamente a este nivel.

As montagens foram um pouco ao acaso com algumas que me pareceram melhores combinações mesmo usando menos pedras ou não tendo ainda soluções para todas elas. Peço desculpa pela qualidade das fotos mas estou a fazer isto onde dá, na mesa da sala 😆😆

uma coisa é certa com a altura de aquário que tenho a elevação do substrato é quase necessária. Fico na dúvida se não devia usar algo para além do substrato para o elevar...

large.received_1116004679002606.jpglarge.IMG_20220822_200452_Bokeh.jpglarge.IMG_20220822_201746_Bokeh.jpglarge.IMG_20220822_192312.jpglarge.IMG_20220822_200837_Bokeh.jpg

Editado por André Calvário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 8/21/2022 at 10:56 PM, André Calvário said:

A diferença de preço são 5 euros a menos para o Neo soil. Para mim essa não é uma questão.

Serão só mesmo 5€? Já este a quantidade de cada saco?

Como te disse em cima, esta nova versão da Neo Soil parece-me mais duradoura... e há muita gente a recomenda-la! De qualquer forma, é uma opção para dois anos, no mínimo... em dúvida, vai para aquilo com que te sentes mais seguro.

Quanto às montagens que apresentas... gosto muito da segunda e da última. Acho que estás no caminho certo. A pedra maior à esquerda, e a outra mais pequena à direita. O resto são pormenores, que até podes ajustar quando tiveres o substrato. Num aquário desse tamanho, nunca vais ter uma composição mais alongada, como no meu, por exemplo. A tua construção tem que levar isso em conta e tens que pensar numa coisa mais em altura. Pensa numa planta de caule para o fundo, por exemplo, para não teres muito espaço "vazio" na parte de cima do aquário. Geralmente é aconselhável que o hardscape chegue a dois terços de altura. Por baixo das pedras, se quiseres aumentar essa altura, aconselhava-te a usar uns sacos de rocha de lava triturada, por exemplo. Aumentas a altura e ficas com mais espaço para a criação de bactérias benéficas. Em alternativa podes usar placas de esferovite, por exemplo... ou qualquer outro material inerte. Mas aí já não tens o beneficio delas acolherem as tais bactérias.

De qualquer forma, acho que não precisas muito disso... desde que consigas elevar o substrato, fazias uma montagem tipo iwagumi na frente, com plantas de tapete, e uma coisa tipo Eleocharis Vivipara no fundo. Ficava top! Tens que experimentar com o substrato no sitio, para vermos isso melhor.

Ah... lembra-te de que muita altura na traseira pode trazer-te problemas no futuro com o resvalo do substrato. Para contrariar isso, no meu, enterrei umas placas de plástico na vertical, de forma que ele fique no sitio. Há videos na internet que ensinam a fazer isso. 

Em relação aos riscos... como já deves ter percebido... às vezes o melhor é mesmo virar o aquário ao contrário. Passas a usar a parte de trás como frente do tanque. Voltas a colar um vinil no vidro que é agora a frente e passas a não ter riscos. Isto de a parte de trás estiver melhor que a da frente, claro.

Ah... já arranjaste o tapete 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Serão só mesmo 5€? Já este a quantidade de cada saco?

Como te disse em cima, esta nova versão da Neo Soil parece-me mais duradoura... e há muita gente a recomenda-la! De qualquer forma, é uma opção para dois anos, no mínimo... em dúvida, vai para aquilo com que te sentes mais seguro.

Quanto às montagens que apresentas... gosto muito da segunda e da última. Acho que estás no caminho certo. A pedra maior à esquerda, e a outra mais pequena à direita. O resto são pormenores, que até podes ajustar quando tiveres o substrato. Num aquário desse tamanho, nunca vais ter uma composição mais alongada, como no meu, por exemplo. A tua construção tem que levar isso em conta e tens que pensar numa coisa mais em altura. Pensa numa planta de caule para o fundo, por exemplo, para não teres muito espaço "vazio" na parte de cima do aquário. Geralmente é aconselhável que o hardscape chegue a dois terços de altura. Por baixo das pedras, se quiseres aumentar essa altura, aconselhava-te a usar uns sacos de rocha de lava triturada, por exemplo. Aumentas a altura e ficas com mais espaço para a criação de bactérias benéficas. Em alternativa podes usar placas de esferovite, por exemplo... ou qualquer outro material inerte. Mas aí já não tens o beneficio delas acolherem as tais bactérias.

De qualquer forma, acho que não precisas muito disso... desde que consigas elevar o substrato, fazias uma montagem tipo iwagumi na frente, com plantas de tapete, e uma coisa tipo Eleocharis Vivipara no fundo. Ficava top! Tens que experimentar com o substrato no sitio, para vermos isso melhor.

Ah... lembra-te de que muita altura na traseira pode trazer-te problemas no futuro com o resvalo do substrato. Para contrariar isso, no meu, enterrei umas placas de plástico na vertical, de forma que ele fique no sitio. Há videos na internet que ensinam a fazer isso. 

Em relação aos riscos... como já deves ter percebido... às vezes o melhor é mesmo virar o aquário ao contrário. Passas a usar a parte de trás como frente do tanque. Voltas a colar um vinil no vidro que é agora a frente e passas a não ter riscos. Isto de a parte de trás estiver melhor que a da frente, claro.

Ah... já arranjaste o tapete 🙂 .

Pois quanto ao solo o Neo soil anda nos 8L por 35 euros e o Amazonia 9L por 40. Ainda não me decidi a esse nível...

Ontem fiquei um bocado lixado com a questão dos riscos e já nem me apeteceu olhar mais para isto. Até cheguei a ponderar com aquilo que poupei relativamente a comprar o setup todo e tendo em conta que está tudo a trabalhar comprar um aquário e usar este como segundo. Mas ainda não decidi nada e acho que vou procurar limpar o máximo disto e ver o que acontece. A questão é que se nota só com o hardscape e portanto quando colocar substrato ainda será pior. Vou montar o layout e experimentar o lado que estiver menos estragado e logo vejo o que devido. A questão e depois estar a mudar o solo p outro que não vai estar logo disponível...

Quanto ao layout0Julgo que talvez não seja necessário subir assim tanto. Talvez o próprio declive seja suficiente para alcançar essa altura. Também já pensei em comprar mais umas rochas pequenas e eventualmente alguma que consiga colar em cima da rocha maior ou assim. 

Quanto ao tapete sem duvida que é um excelente acessório. Poupa muito o vidro a rodar as pedras e tudo mais.

Por último relativamente as plantas a usar a ideia era no fundo usar rotalas (ou hra ou green), Ludwigia e bacopa e talvez tapete à frente.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto do quarto layout! Parece-me estar equilibrado a nível de alturas das pedras.

Em relação ao Neo Soil é o substracto que tenho desde abril...foi o que me aconselharam na loja e fui por aí. Parece-me super competente no que toca ao crescimento de plantas, dado que tenho um aquário low tech, pouco uso de fertilização e até Monte Carlo consegue vingar.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Sofia Correia disse:

Gosto do quarto layout! Parece-me estar equilibrado a nível de alturas das pedras.

Em relação ao Neo Soil é o substracto que tenho desde abril...foi o que me aconselharam na loja e fui por aí. Parece-me super competente no que toca ao crescimento de plantas, dado que tenho um aquário low tech, pouco uso de fertilização e até Monte Carlo consegue vingar.

Obrigado pelo feedback Sofia.

O preço que tenho para o Amazonia e o Neo soil acaba por ser equivalente em termos de preço/L e daí estar na dúvida. Cada loja diz sua coisa. E até acredito que sejam os dois bons.

A fertilização ainda é algo que também me tenho de debruçar para o que hei de fazer.

Quanto aos layouts ainda vou dar mais uma oportunidade e espreitar na loja mais pedras pequenas para compor. A ideia como vou ver o aquário mais frequentemente não só pela frente mas também pelo lado direito estou a perspectivar criar um declive do lado esquerdo para a frente. 

Quando tiver o solo vou experimentar. Mas será só mais daqui por umas semanas porque como vou estar ausente não me vou pôr a encher o aquário nesta fase até porque ainda tenho que decidir a questão do vidro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, André Calvário said:

Obrigado pelo feedback Sofia.

O preço que tenho para o Amazonia e o Neo soil acaba por ser equivalente em termos de preço/L e daí estar na dúvida. Cada loja diz sua coisa. E até acredito que sejam os dois bons.

A fertilização ainda é algo que também me tenho de debruçar para o que hei de fazer.

Quanto aos layouts ainda vou dar mais uma oportunidade e espreitar na loja mais pedras pequenas para compor. A ideia como vou ver o aquário mais frequentemente não só pela frente mas também pelo lado direito estou a perspectivar criar um declive do lado esquerdo para a frente. 

Quando tiver o solo vou experimentar. Mas será só mais daqui por umas semanas porque como vou estar ausente não me vou pôr a encher o aquário nesta fase até porque ainda tenho que decidir a questão do vidro.

Não te esqueças de que algumas dessas pedras que já tens, podem ser enterradas. E que, caso uses plantas de carpete, eventualmente elas vão cobrir as pedras que forem muito pequenas.

Mas já tens um "estilo" que queiras seguir?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Não te esqueças de que algumas dessas pedras que já tens, podem ser enterradas. E que, caso uses plantas de carpete, eventualmente elas vão cobrir as pedras que forem muito pequenas.

Mas já tens um "estilo" que queiras seguir?

Não acho que vá seguir algum estilo propriamente específico.

Talvez vá andar entre um iwagumi mas com plantas de caule na parte posterior como chegaste a falar. Gostei destes layouts que criei mas ainda vou comprar mais pedras porque julgo que podem eventualmente preencher mais o aquário e criar por exemplo zonas onde fiquem meio enterradas por exemplo e elevar as restantes sei lá...

Ideias apenas. Tenho que pensar a questão do vidro até porque se me decidir a encomendar um vou ter que esperar pelo mesmo. Esta semana vou ter de definir isto por causa do tempo de encomenda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, André Calvário said:

Talvez vá andar entre um iwagumi mas com plantas de caule na parte posterior como chegaste a falar. Gostei destes layouts que criei mas ainda vou comprar mais pedras porque julgo que podem eventualmente preencher mais o aquário e criar por exemplo zonas onde fiquem meio enterradas por exemplo e elevar as restantes sei lá...

"Pedras a mais" é expressão que não existe no meu vocabulário. Eheh. Se pudesse, tinha um carregamento delas em casa. Mas atenta à futura manutenção... não cries muitos buracos e sítios apertados onde depois tens dificuldade em chegar para limpar. 

 

13 hours ago, André Calvário said:

Tenho que pensar a questão do vidro

Como assim? Vais encomendar outro aquário? A parte de trás tem tantos riscos como a da frente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

"Pedras a mais" é expressão que não existe no meu vocabulário. Eheh. Se pudesse, tinha um carregamento delas em casa. Mas atenta à futura manutenção... não cries muitos buracos e sítios apertados onde depois tens dificuldade em chegar para limpar. 

 

Como assim? Vais encomendar outro aquário? A parte de trás tem tantos riscos como a da frente?

Concordo com a questão das pedras a mais. Estou com a sensação que cabe sempre mais 😁😆

Sim estou a ter atenção a isso e até aos espaços sem luz por causa das plantas depois... 

Quanto ao aquário a questão é que o anterior dono já o deve ter invertido... 

Com o vinil e mesmo com a calha acesa não se nota. Só comecei a notar com a colocação do hardscape pelo contraste que gera no vidro.

Estou com receio de o montar totalmente e depois ficar demasiadamente focado no vidro e depois não descansar enquanto não o trocar... E só a chatice que isso dá. 

Ando a sondar para perceber o que fazer e sinceramente vou ter tempo para decidir também só daqui por um mês a mês e meio devo estar a encher.

Também já pensei em montar com o solo e hardscape e ver como fica a aparência mas depois a chatice que vai dar a mudar se for preciso é enorme. Para além que manter o o solo sem plantar é aquela chatice como já falamos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, André Calvário said:

Concordo com a questão das pedras a mais. Estou com a sensação que cabe sempre mais 😁😆

Sim estou a ter atenção a isso e até aos espaços sem luz por causa das plantas depois... 

Quanto ao aquário a questão é que o anterior dono já o deve ter invertido... 

Com o vinil e mesmo com a calha acesa não se nota. Só comecei a notar com a colocação do hardscape pelo contraste que gera no vidro.

Estou com receio de o montar totalmente e depois ficar demasiadamente focado no vidro e depois não descansar enquanto não o trocar... E só a chatice que isso dá. 

Ando a sondar para perceber o que fazer e sinceramente vou ter tempo para decidir também só daqui por um mês a mês e meio devo estar a encher.

Também já pensei em montar com o solo e hardscape e ver como fica a aparência mas depois a chatice que vai dar a mudar se for preciso é enorme. Para além que manter o o solo sem plantar é aquela chatice como já falamos...

Se estás com isso na cabeça, começa já a pensar nas medidas do novo aquário. Não te vais livrar dessa ideia enquanto não o mudares... acredita... e assim sempre podes comprar uma coisa um bocadinho mais baixa. Nem que seja um 60x40x40. Eu, pessoalmente, ia para o 60x40x35 (de altura). Pensa assim... ficas com um formato mais alongado, e gastas menos água. Eheh. E ficas com esse aquário a servir como aquário hospital, ou aquário de transição, caso algum dia queiras mudar o hardscape. 

Estive a ver os preços... um 60P em vidro extra-claro, na Pro Aquarium, fica por 60€. É um 60x30x36. Se pedires orçamento para o tamanho que referi, não deve ultrapassar muito os 80€.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensei na questão de o tornar aquário hospital ou para transições e rescapes. Sim já percebi que esta cena dos riscos quando entra na cabeça é tramada. Parece que os olhos estão sempre a procura do mesmo...

Estava mais inclinado a ser para um 60x40x40 até porque tenho móvel e tudo para isso (os 40 de largura). Estar a comprar um menos profundo também não me faz sentido. A questão da altura podia efectivamente reduzir 5 cm mais que isso também me parece demasiado... Aquilo que vou vendo das lojas é que fora daquilo que é a normal utilização deles fica mais caro.

Já pensei em vender este e reduzir a questão do custo mas pelo valor que receberia nem vale a pena.

A disparidade que existe do norte para o sul em termos de custos ainda é significativa apesar de estar mais longe daí e o aquário em quase todas tem que ser levantado em loja.

Quando olhei para o negócio sempre pensei que aquilo que mais facilmente teria que mudar era o filtro e afinal estou a pensar mudar é o aquário que o filtro está a trabalhar bem 😆😆

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 hours ago, André Calvário said:

Já pensei na questão de o tornar aquário hospital ou para transições e rescapes. Sim já percebi que esta cena dos riscos quando entra na cabeça é tramada. Parece que os olhos estão sempre a procura do mesmo...

Estava mais inclinado a ser para um 60x40x40 até porque tenho móvel e tudo para isso (os 40 de largura). Estar a comprar um menos profundo também não me faz sentido. A questão da altura podia efectivamente reduzir 5 cm mais que isso também me parece demasiado... Aquilo que vou vendo das lojas é que fora daquilo que é a normal utilização deles fica mais caro.

Já pensei em vender este e reduzir a questão do custo mas pelo valor que receberia nem vale a pena.

A disparidade que existe do norte para o sul em termos de custos ainda é significativa apesar de estar mais longe daí e o aquário em quase todas tem que ser levantado em loja.

Quando olhei para o negócio sempre pensei que aquilo que mais facilmente teria que mudar era o filtro e afinal estou a pensar mudar é o aquário que o filtro está a trabalhar bem 😆😆

Há que haver alguma vantagem em morar no Norte! Já que as melhores lojas são todas aí por baixo, pelo menos temos os preços mais baixos aqui em cima. Eheh. Mas eu não te disse para reduzires à profundidade. Só dei o 60P como exemplo de preço. Os 60x40 terias sempre que manter, por causa do móvel. Só te estava a dizer para baixares um bocadinho em altura. Mas seria só por uma questão de formato, porque filtro tu tens que chegue e que sobre.

Aqui no Norte nem os preços dos tamanhos encomendados muda muito. Tens é que esperar muito mais tempo por eles.

Vender esse não te vai compensar. E convém ter sempre um tanque extra, pelos motivos que já falamos. Montar um tanque, por exemplo, demora uns 2 meses, no mínimo. Se quiseres fazer um rescape onde vais manter plantas e animais?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

Montar um tanque, por exemplo, demora uns 2 meses, no mínimo. Se quiseres fazer um rescape onde vais manter plantas e animais?

Nunca pensei nesta questão...mas é muito bem pensado!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.