Aquário Novo


Bernasfig

Recommended Posts

Olá,

Sou novo neste mundo da aquariofilia. Sempre gostei de aquários. Tenho um aquário 60x40x40 a fazer o ciclo há cerca de uma semana e estou deparar-me com vários desafios.

1. pH da água sempre abaixo dos 6.4 

2. KH 0.

3. Cloro 0.8.

4. Água verde

5. Os troncos e algumas plantas que tenho estão a ficar com umas algas que parecem uma espécie de bolor

5. Tenho plantas a “derreter”

Tenho CO2 no aquário à razão de 1/ 1,5 gota por segundo. O filtro e um Eheim 4+ 250.

Tenho feito mudas regulares 2 em 2 dias de cerca de 50% da água acrescentando sempre anti cloro conformo especificado nas instruções e tenho usado fertilizante 1x por semana, ou seja, coloquei quando enchi o tanque e no Sábado. 

Supostamente deveria introduzir equipa de limpeza no final desta semana mas com pH assim acho que será difícil… 

Para medir o PAN uso tiras da AMTRA. Curiosamente os parâmetros que as tiras me dão da água da torneira são melhores que os parâmetros do aquário. Mesmo mesmo no NO2- e NO3-. Curiosamente a cor do Cloro que me dá corresponde a 0.8, a mesma do aquário apesar deste ter anti cloro…

Outra Dúvida: devo escovar os troncos para remover as algas ou espero pela equipa de limpeza?

Obrigado pela ajuda.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bernasfig

Podes limpar com uma escova só para isso,plantas a derreter elas podem vir a crescer outra vez.

Se ainda estas com uma semana de começo do ciclo do azoto,não deves colocar qualquer peixe,pois o ciclo pode durar 30 dias,por vezes mais,estares a colocares peixes antes de o ciclo pronto é estares a fazer os peixes sofrerem,e ate pode morrer.

A equipa de limpeza deve ser os últimos peixes a entrar,é a minha opinião.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bernasfig...e substrato que usaste?

Pessoalmente não vejo uns grandes benefícios de TPAS tão drásticas e tão recorrentes. Podes fazer, mas menos e em menos quantidade.

Ocorrer melt é normal em algumas plantas, desde que não seja generalizado.

Vai dando novidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se plantaste há 1 semana, é normal que as plantas "derretam". Se compraste plantas que não estavam dentro de um aquário, a planta foi "produzida" fora de água e tem de se adaptar. E mesmo que tenha estado dentro de água, os parâmetros da água diferentes podem fazer o mesmo. O que não é normal é a água estar verde, muito menos com as TPAs que estás a fazer.

Para estares a dar medições de cloro, estás certamente a utilizar testes de fita... se for o caso, esquece isso, esses testes são pouco fiáveis, é sempre melhor comprar testes com reagentes líquidos. A presença de cloro no teste também é normal. O "anti-cloro" não faz o cloro desaparecer por magia, simplesmente faz com que ele deixe de ser nocivo para os peixes.

Com injeção de CO2 é importante medir o pH sempre à mesma hora, uma vez que o CO2 faz com que a água fique mais ácida, portanto vai haver oscilação de pH durante o dia. 1,5 bolhas por segundo num aquário tão pequeno parece-me muito, eu tenho um aquário ligeiramente mais pequeno e injeto 1 bolha a cada 2 ou 3 segundos... mas comparar bolhas não é boa prática. 

O kH a 0 preocupa-me sempre um bocado.

Usar injeção de CO2 e só aplicar fertilizante 1 vez por semana, também te pode estar a causar problemas. Luz, CO2 e fertilizante têm que estar bem equilibrados para a coisa funcionar bem.

Na minha opinião, começar logo com 8h de luz é muito, devias começar com 6h durante pelo menos as primeiras 2 semanas e depois ir aumentando gradualmente, até chegar às 8h.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.