HELP, tenho os meus ciclideos a morrer


Helder

Recommended Posts

Tenho um aqua com uns 7 ou 8 ciclideos, nesta ultima semana já morreram 2 bacará azul, e agora tenho mais 3 doentes de outras raças.

Os sintomas sao: as escamas dos peixes soltam-se e saem facilmente, nao comem, estão a perder a cor, isto deve ser uma bacteria que eu tenho no aqua, ja estou a colocar na agua pelo 2 dia um produto que é o "eSHa 2000", mas parece nao fazer efeito.

estes peixes que estao doentes, estao numa divisao que eu improvisei para nao serem atacados pelos outros.

Agradeço ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Helder

muito pouco sei sobre esses ciclidios mas como outros peixes quaisquer

quando doentes devem ser retirados do aq. para serem tratados e não mantidos no mesmo para não contaminarem outros.

cumprimentos
Cipriano Ramos
www.appa.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Helder para que te possam ajudar tens que fornecer mais dados sobre as condições da água, temperatura, pH, GH, filtragem, diz as espécies que tens no aqua, quais estão afectados e o tamanho do aqua.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ph é 7,6, o gh desculpa a minha ignorancia mas nao sei o ke é, o aqua tem 1.20m, e o filtro é um fluvial 204. e já agora ja morreu mais um que nao sei a raça. é arredondado e tem umas riscas pretas ao alto, é parecido em formato com um sargo. os outros 2 sao africanos um é cinza com riscas pretas, dizem que pode crecer até 1,5m e que é muito mau. o outro é um vermelho escuro tb tipo espalmado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

 

Tens de fazer rápidamente, testes de amonia, nitritos e nitratos.

 

Como não tens esses testes aconselháva-te a trocar 50% da água ou trocas diárias parciais mais pequenas e tambem a colocação de uma pedra difusora

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Helder

 

O problema está logo à partida em teres peixes que não conheces e por isso não sabes as necessidades deles. Também me parece que essa filtragem é insuficiente.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me parece que essa filtragem é insuficiente

Tenho de concordar com o Jacinto.

Apesar de não dares as medidas todas do aquário também acho que é pouca. Para um aquário de ciclídeos deverias ter mais filtragem...

 

O facto de não comerem e de se apresentarem sem cor pode ser intoxicação.

Mas para haver descamação do peixe tinhas de ter algo "mesmo muito forte" a intoxicar o peixes.

 

O que parece mesmo é infecção bacteriana.

Não sei se com o eSHA vais lá. Tenho a impressão que com Bactopur Direct ias ter melhores resultados.

 

No entanto continua a dar-lhe com o eSHA e faz muitas trocas de água. Se for infecção bacteriana tens de manter a água o mais limpa possível.

Se o filtro estiver muito sujo o ideal é limpar....

 

Explica-nos mais umas coisas:

- como limpavas o filtro?? (e já agora o que tens dentro do mesmo).

- fazias trocas de água? que quantidade e quando?

- aspiravas o areão?

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno, a limpeza do filtro eu fazia com agua corrente, mais ou menos de 2 em 2 meses, e a agua nunca estava suja eu ja tenho o aqua para ai ha 1 ano, o filtro tem uma bolas de plastico para reter a sujidade, pequenos cilindros de ceramica, carva activado e esponjas.e quanto ao areao eu nao tenho so tenho grandes pedras no aquario a tapar o fundo cada pedra é para ai uns 10 a 20 cm de diametro. eu quando coloquei o eSHa desliguei o filtro como ja passarm 3 dias hoje voltei a ligar agora nao sei se faça uma troca parcial da agua ou nao.

quanto aos peixes apesar de eu nao saber o nome deles, nao quer dizer que sejam incompativeis pois eu comprei todos os peixes na mesma loja e praticamente ao mesmo tempo, `têem todos pelo menos uns 6 meses ca neste aqua.

obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Helder, vou-te dar algumas dicas (espero que não leves a mal mas tens de corrigir muitos pontos).

Antes de mais acho que devias aproveitar e dar uma vista de olhos aqui.

Lê com atenção a parte da química da água, limpeza de filtros e ciclagem do aquário.

 

a limpeza do filtro eu fazia com agua corrente, mais ou menos de 2 em 2 meses e a agua nunca estava suja eu ja tenho o aqua para ai ha 1 ano, o filtro tem uma bolas de plastico para reter a sujidade, pequenos cilindros de ceramica, carva activado e esponjas.

Só deves lavar com água corrente as esponjas do filtro.

As bolas de plástico e as cerâmicas DEVES "enxaguar" apenas com água do próprio aquário.

A cerâmica (esses aneis que tens) servem para formar uma colónia de bactérias que vão eliminar do aquário amônia e nitritos (que são altamente tóxicos para os peixes (vê na página que te indiquei).

Ao lavares tudo com água corrente vais matar as bactérias da cerâmica.

O carvão, se tiver muito tempo, podes retirar e deitar fora. Se quiseres compra novo. Isso ao fim de algum tempo deixa de "funcionar".

 

2 meses é muito tempo. Devias limpar o filtro regularmente (1x por mês ou de 15 em 15 dias... dependendo dos casos).

Quando limpas as esponjas do filtro deves manter a cerâmica em água (do aquário). Tens de fazer a limpeza rapidamente para perderes poucas bactérias.

 

e quanto ao areao eu não (palavra corrigida) tenho so tenho grandes pedras no aquario a tapar o fundo cada pedra é para ai uns 10 a 20 cm de diametro

Convém de vez em quando dar uma remexida nas pedras para "levantar" algum lixo que possa ficar debaixo das pedras.

O facto do aquário não ter areia é bom pois permite uma limpeza mais eficaz do mesmo.

 

eu quando coloquei o eSHa desliguei o filtro como ja passarm 3 dias hoje voltei a ligar agora não (palavra corrigida) sei se faça uma troca parcial da agua ou não (palavra corrigida)

Não devias ter desligado o filtro!! :shock:

Se o filtro estiver desligado algumas horas acabas por matar as bactérias da cerâmica que lá tens (falta-lhes o oxigénio e morrem).

Se tiver desligado dias com a água lá dentro corres o risco de criar bactérias que fazem mal aos peixes (dessas que estão a matar os peixes!). O filtro tem de funcionar sempre! 24x7

Nunca deves usar medicamentos no aquário. Ao usar acabas por matar as bactérias do filtro (da cerâmica) e provocas um aumento de amônia e nitritos. Só deves utilizar medicamentos no aquário comunitário quando estes disserem que não afectam o filtro biológico.

 

quanto aos peixes apesar de eu não (palavra corrigida) saber o nome deles, não (palavra corrigida) quer dizer que sejam incompativeis pois eu comprei todos os peixes na mesma loja e praticamente ao mesmo tempo, `têem todos pelo menos uns 6 meses ca neste aqua.

Podem ser espécies incompativeis a nível de pH, comportamentos, etc.

 

Vai comprando testes de amônia e nitritos pois fazem falta nestes casos. Com um pH de 7.6 a amônia, quando presente, é bastante tóxica.

 

Acho que devias fazer trocas de água de 30% (+/-) diárias e colocar medicamento (eSHa 2000). Se arranjares Sera Bactopur Direct melhor. Actua muito mais rápido...

Tens de manter a água o mais limpa possível (para evitar a propagação das bactérias e também intoxicação dos peixes).

Coloca sempre medicamento mediante a quantidade de água que retiras.

 

Não adiante teres os peixes "separados" nesse aquário pois o problema está, em geral, na água...

Bom era separares para outro aquário.

 

Não compres mais peixes até teres a certeza que esse problema está resolvido.

Outra coisa, se quiseres manter ciclídeos vais ter de aumentar à filtragem do aquário... :cry:

 

Acho que está tudo... :(

 

Edit: outra coisa, aproveita e quando retirares a água "aspira" o fundo e retira possíveis detritos que vejas... podes utilizar uma mangueira para isso (não sei se utilizas ou não).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Helder

quanto aos peixes apesar de eu não (palavra corrigida) saber o nome deles, não (palavra corrigida) quer dizer que sejam incompativeis pois eu comprei todos os peixes na mesma loja e praticamente ao mesmo tempo, `têem todos pelo menos uns 6 meses ca neste aqua.

Eu não quis dizer que os peixes não eram compativeis, estava querer dizer é que eles podem ser herbivoros e tu estares a alimentá-los com comida à base de proteinas de origem animal e isso ter-lhe provocado malawi bloat.

Sábias as dicas do Nuno. Leva-as à risca. E já agora tenta saber melhor que tipo de alimentação lhe deves dar. Posta fotos dos bixos aqui no forum a ver se alguém te pode ajudar a identificar os gajos.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais