Recommended Posts

Publicado

Tenho um aqua com uns 7 ou 8 ciclideos, nesta ultima semana já morreram 2 bacará azul, e agora tenho mais 3 doentes de outras raças.

Os sintomas sao: as escamas dos peixes soltam-se e saem facilmente, nao comem, estão a perder a cor, isto deve ser uma bacteria que eu tenho no aqua, ja estou a colocar na agua pelo 2 dia um produto que é o "eSHa 2000", mas parece nao fazer efeito.

estes peixes que estao doentes, estao numa divisao que eu improvisei para nao serem atacados pelos outros.

Agradeço ajuda.

Publicado:

Ola Helder

muito pouco sei sobre esses ciclidios mas como outros peixes quaisquer

quando doentes devem ser retirados do aq. para serem tratados e não mantidos no mesmo para não contaminarem outros.

cumprimentos
Cipriano Ramos
www.appa.pt

Publicado:

Helder para que te possam ajudar tens que fornecer mais dados sobre as condições da água, temperatura, pH, GH, filtragem, diz as espécies que tens no aqua, quais estão afectados e o tamanho do aqua.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:

o ph é 7,6, o gh desculpa a minha ignorancia mas nao sei o ke é, o aqua tem 1.20m, e o filtro é um fluvial 204. e já agora ja morreu mais um que nao sei a raça. é arredondado e tem umas riscas pretas ao alto, é parecido em formato com um sargo. os outros 2 sao africanos um é cinza com riscas pretas, dizem que pode crecer até 1,5m e que é muito mau. o outro é um vermelho escuro tb tipo espalmado.

Publicado:

viva,

Tens de fazer rápidamente, testes de amonia, nitritos e nitratos.

Como não tens esses testes aconselháva-te a trocar 50% da água ou trocas diárias parciais mais pequenas e tambem a colocação de uma pedra difusora

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Olá Helder

O problema está logo à partida em teres peixes que não conheces e por isso não sabes as necessidades deles. Também me parece que essa filtragem é insuficiente.

Jacinto

Publicado:
Também me parece que essa filtragem é insuficiente

Tenho de concordar com o Jacinto.

Apesar de não dares as medidas todas do aquário também acho que é pouca. Para um aquário de ciclídeos deverias ter mais filtragem...

O facto de não comerem e de se apresentarem sem cor pode ser intoxicação.

Mas para haver descamação do peixe tinhas de ter algo "mesmo muito forte" a intoxicar o peixes.

O que parece mesmo é infecção bacteriana.

Não sei se com o eSHA vais lá. Tenho a impressão que com Bactopur Direct ias ter melhores resultados.

No entanto continua a dar-lhe com o eSHA e faz muitas trocas de água. Se for infecção bacteriana tens de manter a água o mais limpa possível.

Se o filtro estiver muito sujo o ideal é limpar....

Explica-nos mais umas coisas:

- como limpavas o filtro?? (e já agora o que tens dentro do mesmo).

- fazias trocas de água? que quantidade e quando?

- aspiravas o areão?

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Nuno, a limpeza do filtro eu fazia com agua corrente, mais ou menos de 2 em 2 meses, e a agua nunca estava suja eu ja tenho o aqua para ai ha 1 ano, o filtro tem uma bolas de plastico para reter a sujidade, pequenos cilindros de ceramica, carva activado e esponjas.e quanto ao areao eu nao tenho so tenho grandes pedras no aquario a tapar o fundo cada pedra é para ai uns 10 a 20 cm de diametro. eu quando coloquei o eSHa desliguei o filtro como ja passarm 3 dias hoje voltei a ligar agora nao sei se faça uma troca parcial da agua ou nao.

quanto aos peixes apesar de eu nao saber o nome deles, nao quer dizer que sejam incompativeis pois eu comprei todos os peixes na mesma loja e praticamente ao mesmo tempo, `têem todos pelo menos uns 6 meses ca neste aqua.

obrigado pela ajuda

Publicado:

Viva,

Helder, vou-te dar algumas dicas (espero que não leves a mal mas tens de corrigir muitos pontos).

Antes de mais acho que devias aproveitar e dar uma vista de olhos aqui.

Lê com atenção a parte da química da água, limpeza de filtros e ciclagem do aquário.

a limpeza do filtro eu fazia com agua corrente, mais ou menos de 2 em 2 meses e a agua nunca estava suja eu ja tenho o aqua para ai ha 1 ano, o filtro tem uma bolas de plastico para reter a sujidade, pequenos cilindros de ceramica, carva activado e esponjas.

Só deves lavar com água corrente as esponjas do filtro.

As bolas de plástico e as cerâmicas DEVES "enxaguar" apenas com água do próprio aquário.

A cerâmica (esses aneis que tens) servem para formar uma colónia de bactérias que vão eliminar do aquário amônia e nitritos (que são altamente tóxicos para os peixes (vê na página que te indiquei).

Ao lavares tudo com água corrente vais matar as bactérias da cerâmica.

O carvão, se tiver muito tempo, podes retirar e deitar fora. Se quiseres compra novo. Isso ao fim de algum tempo deixa de "funcionar".

2 meses é muito tempo. Devias limpar o filtro regularmente (1x por mês ou de 15 em 15 dias... dependendo dos casos).

Quando limpas as esponjas do filtro deves manter a cerâmica em água (do aquário). Tens de fazer a limpeza rapidamente para perderes poucas bactérias.

e quanto ao areao eu não (palavra corrigida) tenho so tenho grandes pedras no aquario a tapar o fundo cada pedra é para ai uns 10 a 20 cm de diametro

Convém de vez em quando dar uma remexida nas pedras para "levantar" algum lixo que possa ficar debaixo das pedras.

O facto do aquário não ter areia é bom pois permite uma limpeza mais eficaz do mesmo.

eu quando coloquei o eSHa desliguei o filtro como ja passarm 3 dias hoje voltei a ligar agora não (palavra corrigida) sei se faça uma troca parcial da agua ou não (palavra corrigida)

Não devias ter desligado o filtro!! :shock:

Se o filtro estiver desligado algumas horas acabas por matar as bactérias da cerâmica que lá tens (falta-lhes o oxigénio e morrem).

Se tiver desligado dias com a água lá dentro corres o risco de criar bactérias que fazem mal aos peixes (dessas que estão a matar os peixes!). O filtro tem de funcionar sempre! 24x7

Nunca deves usar medicamentos no aquário. Ao usar acabas por matar as bactérias do filtro (da cerâmica) e provocas um aumento de amônia e nitritos. Só deves utilizar medicamentos no aquário comunitário quando estes disserem que não afectam o filtro biológico.

quanto aos peixes apesar de eu não (palavra corrigida) saber o nome deles, não (palavra corrigida) quer dizer que sejam incompativeis pois eu comprei todos os peixes na mesma loja e praticamente ao mesmo tempo, `têem todos pelo menos uns 6 meses ca neste aqua.

Podem ser espécies incompativeis a nível de pH, comportamentos, etc.

Vai comprando testes de amônia e nitritos pois fazem falta nestes casos. Com um pH de 7.6 a amônia, quando presente, é bastante tóxica.

Acho que devias fazer trocas de água de 30% (+/-) diárias e colocar medicamento (eSHa 2000). Se arranjares Sera Bactopur Direct melhor. Actua muito mais rápido...

Tens de manter a água o mais limpa possível (para evitar a propagação das bactérias e também intoxicação dos peixes).

Coloca sempre medicamento mediante a quantidade de água que retiras.

Não adiante teres os peixes "separados" nesse aquário pois o problema está, em geral, na água...

Bom era separares para outro aquário.

Não compres mais peixes até teres a certeza que esse problema está resolvido.

Outra coisa, se quiseres manter ciclídeos vais ter de aumentar à filtragem do aquário... :cry:

Acho que está tudo... :(

Edit: outra coisa, aproveita e quando retirares a água "aspira" o fundo e retira possíveis detritos que vejas... podes utilizar uma mangueira para isso (não sei se utilizas ou não).

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá Helder

quanto aos peixes apesar de eu não (palavra corrigida) saber o nome deles, não (palavra corrigida) quer dizer que sejam incompativeis pois eu comprei todos os peixes na mesma loja e praticamente ao mesmo tempo, `têem todos pelo menos uns 6 meses ca neste aqua.

Eu não quis dizer que os peixes não eram compativeis, estava querer dizer é que eles podem ser herbivoros e tu estares a alimentá-los com comida à base de proteinas de origem animal e isso ter-lhe provocado malawi bloat.

Sábias as dicas do Nuno. Leva-as à risca. E já agora tenta saber melhor que tipo de alimentação lhe deves dar. Posta fotos dos bixos aqui no forum a ver se alguém te pode ajudar a identificar os gajos.

Jacinto