Bettas que comem ovos by Wilson Vianna


José Pedro

Recommended Posts

O problema dos bettas que comem os próprios ovos, é considerada uma desordem comportamental, dado que a espécie demonstra cuidados parentais que incluem a proteção dos ovos, larvas e dos alevins nos seus primeiros dias de vida.
Esta é uma questão já muito antiga, discutida desde os anos 70, pela maioria dos criadores.
Esta anomalia, parece ocorrer normalmente em bettas jovens nas suas primeiras posturas, mas também em bettas mais velhos que nunca demonstraram esta tendência. Alguns (inclusivamente os incubadores bocais), por vezes comem 1 ou 2 posturas e depois nunca mais repetem esta tendência e revelam-se excelentes pais.
Também há casos de bettas que são comedores de ovos .

Causas possíveis para o problema
Muitas hipoteses foram apontadas a esta desordem, nomeadamente:

Stress
Bettas podem ficar stressados, por diversas razões, sendo as mais comuns:
- retirar dum tanque de cria e imediatamente cruzar com outra fêmea
- qualidade da água
- machos que acabaram de chegar e são postos a criar imediatamente
- posturas expostas à luz solar
- peixes sujeitos a temperaturas ou muito altas ou muito baixas

Desordens alimentares
Apesar de estarem bem alimentados, uma possível desordem fisiológica pode levar a que o peixe não metabolize uma certa proteína, que hipoteticamente poderá ser encontrada nos ovos ou em alevins.
Por exemplo: bettas com parasitas intestinais, podem consumir parte do alimento ingerido pelo betta, não lhes permitindo que se desenvolvam saudavelmente.

Machos imaturos
É raro, mas algum machos jovens, podem comer as suas primeiras posturas, mas assim que vão crescendo, tendem a criar normalmente

Machos velhos
Bettas machos, com mais de 2 anos, também podem comer posturas e alevins, mas este comportamento não á tipico dado que alguns amchos nesta idade são excelentes procriadores.

Desordens comportamentais
podem não estar relacionadas com o stress.
Nalguns casos, os bettas são saudáveis e reunem todas as condições para serem excelentes criadores, mas adoptam um novo comportamento, como comer ovos e destruirem os ninhos. Isto é visto como uma desordem comportamental, dado que normalmente os machos cuidam da prole.

Ovos inferteis
Apesar de não ser um comportamento muito habitual, existem situações em que os machos não fertilizam os ovos e depois os comem. Contudo existem também casos de ovos não fertilizados que acabam por ficar no tanque, fungar e que depois acabam por não ser comidos.

Uma solução para o problema - Eclosão artificial

  • Gosto 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais