Recommended Posts

Posted (edited)

Caramujinhos, caracóis vermes que vêm com as plantas que adquirimos nas lojas de aquarismo. Ás vezes são centenas deles deslizando pelos vidros dos meus dois aquários e comendo todas as minhas plantinhas, malditos invertebrados, por mais que se lavem as plantas antes de se colocarem dentro do aquário, vai acabar sempre, por ficar algum pequenininho escondido, eles como são microscópicos quando são ainda bebés, é difícil ver, de vez em quando vou tirando umas centenas deles, após cada uma das TPAs.  Um tempo atrás, comprei dois caracóis Helena, pra me resolver o problema por causa da praga dos caracóis, mas um deles virou canibal e acabou por comer o seu companheiro. Desiludido, com a situação, acabei por dar o caracol a um vizinho que também tem um aquário, pelos vistos ele ainda está vivo, ainda bem fico feliz saber que o animal ainda está vivo.

As vezes os caracóis, até dão uma certa ajuda existirem no aquário, pois fazem parte do sistema biológico, ajudam a eliminar os restos de comida, mas tem de se estar sempre a controlar a comida dos peixes, senão os caracóis aparecem em maior quantidade, depois tem de se controlar também bastante as plantas senão eles vão acabar por devorar. Alguém, conhece soluções, pra eliminar pra sempre os caracóis do aquário? Ou será melhor ter mais trabalho com o aquário e mantê-los?

Edited by Rogério Paulo M Fernandes
Melhorias

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas Rogério 

No que toca a caracóis comer as plantas,nesse ponto estas enganado uma vez que os caracóis comem algas,restos de comida dos peixes,plantas mortas ou podres,e peixes que morram num local em que a pessoa não o vê,e eles tratam da limpeza,nunca comem plantas que estejam boas e saudáveis,tens que ver se não terás ai no teu aquário algum peixe que ande a fazer esse trabalho.

Já deves ter lido em algum lado que os caracóis podem tornar-se em praga,podem sim,agora como se evita isso,e não dar comida aos peixes em excesso,e a sim se não houver muita comida eles se reproduzem menos.

Saudações  

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Isso basta controlar a alimentação e eles desaparecem por eles, não é difícil controlar a alimentação é só não exagerar, dar só o que os peixes precisam de comer, ás vezes até é preferível dar um bocado a menos do que deixá-los empanturrados e deixar restos no substrato.

Resumindo e concluindo, queres reduzir a população de caracóis? TPA e aspira o substrato para limpar restos de comida que já esteja acumulada no substrato e depois é dar menos comer e eles vão reduzindo a população aos poucos.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu gosto de ter um pouco de tudo no aquário para facilitar o ciclo biológico dentro do aquário. Aumentar a manutenção, dar menos comida, como já foi dito, é o ideal. Outra opção que eu gosto quando tenho substrato no aquário é adicionar caracóis helena para manter as populações de outros caracóis limitadas.

Share this post


Link to post
Share on other sites