areia da praia


claudio

Recommended Posts

:lol: boas tive de ferias em porto côvo e resolvi traser alguma areia da praia para por num aqua so com guppys , alguem tem alguma ideia de como lavar a areia para retirar o sal e algumas impuresas , ja agora algum de voçês tem areia da praia nos aquas ja exprimentei colocar num balde com agua para ver se alterava o ph mas este manteve-se .
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

boas tive de ferias em porto côvo e resolvi traser alguma areia da praia para por num aqua so com guppys , alguem tem alguma ideia de como lavar a areia para retirar o sal e algumas impuresas
A melhor forma é colocares num alguidar bastante largo e, com uma mangueira ou torneira, ires lavando a areia aos poucos (1kg de cada vez, ou algo assim). Lava cada "porção" de areia durante alguns minutos até a água sair transparente.

Aconselho.te a procurar, a "olhómetro" :shock: , por impurezas na areia (alcatrão, lixo...) e a retirares tudo.

 

ja agora algum de voçês tem areia da praia nos aquas ja exprimentei colocar num balde com agua para ver se alterava o ph mas este manteve-se .

 

Nunca usei areia da praia (apenas de rio), portanto não sei até que ponto poderá alterar o pH. Por conter grandes quantidades de Carbonato de cálcio (conchas de invertebrados), deverá fazer a dureza subir em flecha...e alterar o pH, tornado-o alto.

Se só tens guppys, em principio não haverá problema...mas é uma questão de experimentar e, caso vejas que o pH sobe demasiado e os peixes se ressentem, retiras os peixes.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo que o areão só fosse constituido por conchas o pH dificilmente subiria acima de 8,2 que é um bom nível para guppys. Eu deixava o areão em água doce e depois lavava-o até a água sair limpa e estaria pronto a usar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol:os tesdes da agua com da testes sera os resultados foram os seguintes : ph-7; gh-6; kh-3 e tanto os nitritos como os nitratos 0 o metodo de preparação foi 1º com a areia seca peneirala por uma rede destas que usamos para apanhar os peixes da avipar pois tem os buracos mais largos e asim a areia passa mas a maioria das impuresas tais como algas e bocadinhos de conchas ficam ra retidas .

2ª- lavar a areia aviso desde ja que requer muito cuidado e paciência pois a areia "foge" com a aqua o que eu fis foi o seguinte arranjei um alguidar largo e fui lavando cerca de 2 a3 kilos de cada ves depois deixava secar ao sol para ser mais facil retirar a areia pois ela seca e mais facil de manusear e voila ja tenho um aqua com areia . Se precisarem de mais algum exclarecimento não exitem em perguntar e obrigado a todos pela vossa participação neste topico .Um abraço Claudio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um aquário de 30l com um areia da praia... li num site brasileiro (já não sei o link) para se ferver a água (para matar os micro-organismos), e foi o que fiz... lavei muito bem a areia, depois fervi-a em 3 vezes (ainda era alguma areia!)... o aquário já está montado à 2 meses e sem qualquer problema... o pH mantem-se estavel em 6.8...

 

se fizeres isto, segue o meu conselho e não o faças numa panela de pressão! Eu fiz a primeira 'dose' na panela de pressão por ser a panela que levava maior quantidade de areia, e, devido à elevada pressão e temperatura matasse todos os micro-organismos existentes na areia, mas, felizmente estava por perto e reparei que o pipeto (válvula) da panela entupiu-se com areia quando esta já fervia! Muito cuidado! :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais