O Retorno Aqua 60-30-30


Luís_Cardoso

Recommended Posts

Bom dia a todos

Passados vários anos de ter desistido do hobby, à alguns meses o bichinho mordeu e a vontade voltou. Aproveitando algum material que tinha e outro que me foi dado pelo meu irmão que desistiu do hobby (aquario verdesperança)

Tenho lido muito e procurado informar-me sobre a forma correcta de montar um aquário (informação que escasseava quando montei o meu primeiro), e agora é que vai chegou o momento de começar a juntar as peças

Info:

Aquário: 60x30x30

Filtro: Eheim Liberty 75 150 - 380L/h

Substrato: Por comprar - em principio será o Ada AQUA SOIL-AMAZONIA NORMAL

Termostato: 100w  ou 50w conforme for observando a temperatura média da agua no tanque

Iluminação: Ando de olho nesta calha https://www.proaquarium.net/product-page/aqualed-55cm-24w Não encontrei muita informação sobre o equipamento, mas se houver alguém que possa transmitir o feeedback, agradecia muito

Pretendo fazer algo low-tech com algumas plantas (que não seja densamente plantado) de fácil manutenção. Já pesquisei sobre as plantas que pretendo, guiando-me pela tabela de plantas da trópica e tenho uma ideia do que posso ter no aquário.

Por enquanto vou restringir a fauna/flora à região sul/centro-americana

Aguardo o vosso feedback com a ânsia de comprar o que me falta (iluminação e substrato)

Grato pela atenção

Cumprimentos

 

 

 

Editado por Luís_Cardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Então por partes:

há 16 horas, Luís_Cardoso disse:

Filtro: Eheim Liberty 75 150 - 380L/h

Acho que este filtro é um pouco insuficiente para este aquário.

há 16 horas, Luís_Cardoso disse:

Substrato: Por comprar - em principio será o Ada AQUA SOIL-AMAZONIA NORMAL

Parece-me um bom substrato. Ou também podes usar o Neo Soil Compact.
 

há 16 horas, Luís_Cardoso disse:

Termostato: 100w  ou 50w conforme for observando a temperatura média da agua no tanque

O melhor seria mesmo um de 75W. 
 

há 16 horas, Luís_Cardoso disse:

Iluminação: Ando de olho nesta calha https://www.proaquarium.net/product-page/aqualed-55cm-24w 

Tenho uma calha igual a esta mas numa medida inferior (40cm). Para algo low-tech serve perfeitamente.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/11/2019 at 09:53, Emejet disse:

Boas.

Então por partes:

Acho que este filtro é um pouco insuficiente para este aquário.

Parece-me um bom substrato. Ou também podes usar o Neo Soil Compact.
 

O melhor seria mesmo um de 75W. 
 

Tenho uma calha igual a esta mas numa medida inferior (40cm). Para algo low-tech serve perfeitamente.

 

Antes demais agradeço a tua ajuda Emejet

 

Pensei que o filtro fosse suficiente uma vez que consegue filtrar até  vezes o volume da água que o aquário irá receber, e também porque na caixa o fabricante indica que será para usar em aquários até 75 litros. 

Ainda não comparei preços mas vou dar uma espreitadela no substrato que aconselhaste em alternativa 

Quanto ao termóstato ainda mantenho as minhas duvidas, uma vez que a minha casa é muito quente e tem poucas oscilações de temperatura

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/25/2019 at 5:32 PM, Luís_Cardoso said:

Pensei que o filtro fosse suficiente uma vez que consegue filtrar até  vezes o volume da água que o aquário irá receber, e também porque na caixa o fabricante indica que será para usar em aquários até 75 litros. 

O Aquário tem cerca de 60L, idealmente o filtro deve ter capacidade de filtrar o volume do aquário entre 5 a 10 vezes por hora, portanto entre 300 a 600lph. Mas como o filtro perde potência com vários factores, normalmente é aconselhado apontar mais para as 10 vezes, uma vez que as potências publicitadas pelas marcas, geralmente, são obtidas em testes nas condições ideais para a bomba, e não em condições que geralmente temos em casa. Por estas razões é aconselhado apontar sempre para um filtro que faça as 10 vezes por hora do volume.

 

On 11/25/2019 at 5:32 PM, Luís_Cardoso said:

Quanto ao termóstato ainda mantenho as minhas duvidas, uma vez que a minha casa é muito quente e tem poucas oscilações de temperatura

Potência do termostáto é daquelas coisas que mais vale ter mais e não precisar do que o contrário. 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.