[Ajuda] Neon doente


Abel Tenera

Recommended Posts

Saudações

https://youtu.be/wAYn3ncIIko

Tenho um aqua, com um ph entre 6.5 e 7 (ver se encontro os testes para medir), de 15L, com filtro interior, plantas, caracóis e camarões (1 red cherry, um japónico, um castanho que não sei qual é a raça, pois nem era suposto ter vindo na compra, mas lá se escapuliu para o saco, e dois blue diamond).

Tenho o aqua desde maio, e até agora as únicas perdas que tive foi em camarões. Tinha 4 red cherrys, que foram comidos pelos peixes quando eles trocavam de carapaça. Entretanto coloquei mais esconderijos, e meti novos camarões.

Indo ao que interessa, tenho 5 neons no aqua. Um deles sempre mostrou ter uma saúde mais frágil. Inchava facilmente, às vezes tinha dificuldades a nadar, mas nada que não lhe passasse. As dificuldades a nadar penso se deverem a ser muito comilão. Acumulava gases e tinha alguns problemas a ir para mais fundo. Mas desta vez é diferente. Na passada sexta feira, a bexiga natatória dele simplesmente começou a não funcionar. Ele consegue nadar, mas perde facilmente o equilibrio, perde controlo muito facilmente quando apanha a corrente à saída do filtro, às vezes abana um pouco para os lados, começou a esconder-se dos outros peixes, fica desorientado após fazer alguns esforços, tem dificuldades em flutuar, e não come. Pelo que notei, o não comer deve-se principalmente a ele não conseguir apanhar a comida, porque lá está, parece ter problemas de orientação.

Anteontem (domingo), decidi isolar o bicho, pois as brincadeiras dos restantes neons estavam a cansar o bicho, e fiquei com medo que morresse. Não o coloquei num aqua hospital, pois não tenho um. O que fiz foi colocar um fundo de uma garafa de água, fiz dois buracos para circular água, e como o filtro tem cinco saídas, meti um tubo numa delas,  e apontei a ponta do mesmo para um dos buracos desta "gaiola". Esta geringonça está presa por uma mola, para não se mexer. O que quer que ele tem não me parece ser contagioso, pois os restantes continuam saudáveis. Como o bicho não come nada, o que fiz foi colocar um pouco daqueles blocos de alimento para férias lá dentro para o manter nutrido.

Tenho estado a observar o bicho, e não apresenta sintomas de hidropsia, nada de pontos brancos, nada de fungos (que me aparentem existir), as barbatanas não apresentam sinais de podridão. Não apresenta também sintomas da doença dos neons (ou seja, a espinha continua direita, não há descoloração). Ele apenas está magro, e com problemas de orientação, além de a bexiga natatória não funcionar bem.

Desde que o isolei ele não parece pior, continua com vontade de viver, continua a nadar, embora com dificuldades. Hoje de manhã deu sinais de melhorias. Já conseguia flutuar melhor, não me pareceu tão magro.

Eu logo colocarei um video do bicho, mas se alguém me pudesse dar pistas agradecia.

Editado por Abel Tenera
Add video
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se houver fezes esbranquiçadas podem ser parasitas internos, mas pelo que diz, se ele sempre foi notóriamente mais frágil que os outros, provavelmente é genético e não há nada a fazer., só tem tendência para piorar.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não me pareceu haver fezes esbranquiçadas. Ele não anda a comer, mas se houvessem teria reparado há mais tempo. Mas se fossem parasitas internos, quais outros sinais devia ter em conta.

Sim, era o que suspeitava, mas por outro lado fico mais descansado. Se fosse alguma das doenças que são tipicas, seria pior, pois tinha todo o meu ecossistema em risco.

Sempre foi o mais frágil. Era o que inchava mais facilmente. Chegou a estar dias inchado sem (palavra censurada), o que me obrigou a ter o aqua todo alimentado só com o bloco de comida de férias, que era para os manter nutridos sem o bicho meter nada na boca.

Parece-me ser um problema degenerativo. Parece-me ser em parte um caso de demência e não de doença infecto contagiosa, mas claro, as vossas opiniões mais experientes são muito bem vindas 🙂

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Se houver fezes esbranquiçadas podem ser parasitas internos, mas pelo que diz, se ele sempre foi notóriamente mais frágil que os outros, provavelmente é genético e não há nada a fazer., só tem tendência para piorar.

Adicionei o vídeo no post

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Abel Tenera

Se for problema da bexiga natatória há que pegue numa agulha de seringa das mais finas e num determinado local furar para sair o ar,eu nunca o fiz,e acho um pouco complicado fazer,eu já tenho visto em vídeos na youtube fazerem,que e pegar o peixe com um pano limpo para ele não escorregar e então fazem o tal furo,olha aqui neste vídeo para teres uma ideia,agora o problema que tens e que e um peixe muito pequeno,cuidado renovado.

Depois tens aqui para leres sobre o mesmo tema.http://www.aquarismopaulista.com/doencas-disturbio-bexiga-natatoria/ 

Saudações  

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas Abel Tenera

Se for problema da bexiga natatória há que pegue numa agulha de seringa das mais finas e num determinado local furar para sair o ar,eu nunca o fiz,e acho um pouco complicado fazer,eu já tenho visto em vídeos na youtube fazerem,que e pegar o peixe com um pano limpo para ele não escorregar e então fazem o tal furo,olha aqui neste vídeo para teres uma ideia,agora o problema que tens e que e um peixe muito pequeno,cuidado renovado.

Depois tens aqui para leres sobre o mesmo tema.http://www.aquarismopaulista.com/doencas-disturbio-bexiga-natatoria/ 

Saudações  

 

Caro Álvaro Silva, 

Como poderá ver neste vídeo: https://youtu.be/wAYn3ncIIko, que é do aquário em questão, o problema é exactamente o contrário desse. Se for um distúrbio de bexiga natatória não será por excesso de acumulo de gases, mas sim um deficitário acumulo de gases.

Os sintomas que ele tem são sobre tudo desiquilíbrio, desorientação, e outros que poderá observar nesse vídeo. Não aparenta ter nada infecto contagioso. Não há pontos, manchas, nada. Os outros peixes continuam saudáveis. 

O que me intriga mais aqui é que ele não tem piorado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Alvaro Silva said:

Se for problema da bexiga natatória há que pegue numa agulha de seringa das mais finas e num determinado local furar para sair o ar,eu nunca o fiz,e acho um pouco complicado fazer,eu já tenho visto em vídeos na youtube fazerem,que e pegar o peixe com um pano limpo para ele não escorregar e então fazem o tal furo,olha aqui neste vídeo para teres uma ideia,agora o problema que tens e que e um peixe muito pequeno,cuidado renovado.

Usar uma agulha num peixe deste tamanho provavelmente iria fazer mais estragos do que outra coisa. Eu já o fiz em peixes maiores, mas o problema acaba sempre por voltar passado pouco tempo.

 

7 minutes ago, Abel Tenera said:

O que me intriga mais aqui é que ele não tem piorado.

Se for genético não o vais ver piorar drásticamente, vai ser lento á medida que o peixe cresce. Também pode ser outra coisa que se desenvolva mais lentamente. A última remessa de Neons que comprei (e provavelmente nunca mais volto a comprar) vinha com a doença dos Neons... eram 20 e passado 1 ano ainda tinha aí uns 10. Mas acabaram por morrer todos com a doença (e só os Neons é que foram afectados, apesar de a doença poder afectar outros peixes).

Pelo sim pelo não, eu mantinha-o isolado mais umas semanas a ver como ele evolui, o vídeo infelizmente não ajuda muito por causa da luz. Se for a doença dos Neons, em princípio não se propaga se ele estiver isolado. Pelo que sei, a doença transmite-se normalmente por eles se "morderem" uns aos outros em pequenas disputas de hierarquia.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu logo poderei mandar fotos.

Sim eu vou mantendo o bicho isolado. Como disse, a agulha aqui não serviria dado o tamanho do bicho, e dado que o problema se for relacionado com a bexiga natatória, é por não conseguir produzir gás.

Pelo que li os neons sofrem de alguns problemas de consanguinidade e provavelmente será este o problema.

Tenho a perfeita consciência que fiz as coisas bem no aquário. Para a próxima meto uns peixes mais rafeiros, que são mais resistentes a tudo.

Quanto ao isolamento, ele está isolado desde domingo, e até dar outros sinais, vai continuar assim. Eles têm a tendência para andar à batatada, e se não o tivesse isolado já o tinham matado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 9/10/2019 at 1:58 PM, João Cardoso (Kadoxu) said:

Se houver fezes esbranquiçadas podem ser parasitas internos, mas pelo que diz, se ele sempre foi notóriamente mais frágil que os outros, provavelmente é genético e não há nada a fazer., só tem tendência para piorar.

no caso de ser isto o que fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desparasitar o aquário inteiro com remédios apropriados para parasitas internos.

É uma coisa que não se faz muito neste hobby, mas é algo que eu tento fazer quando compro peixes novos, especialmente se for para adicionar a um aquário que já tem peixes. Enquanto estão de quarentena, aproveito para os desparasitar (se desparasitamos os cães e gatos, porque não desparasitar os peixes também?).

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou esperar mais algum tempo para ver se são parasitas. Não quero estar a meter medicação e por em risco a fauna restante existente.

O peixito tem tido alguns progressos. Já mostra sinais de controlo a nadar e tal. Só é estranho que ele de vez em quanto fica doido e começa a nada muito rápido, principalmente quando fica assustado (não têm sido fáceis estes dias como é óbvio).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

O bicho recuperou. Vai ficar mais uns dias em isolamento, mas já come, nada normalmente, não parece estar desorientado.

Outra boa noticia, tenho dois camarões com ovos. Assim sendo gostaria se saber como devo proceder.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 minutes ago, Abel Tenera said:

O bicho recuperou. Vai ficar mais uns dias em isolamento, mas já come, nada normalmente, não parece estar desorientado.

Outra boa noticia, tenho dois camarões com ovos. Assim sendo gostaria se saber como devo proceder.

Boa! Agora, quando o libertares tem atenção a ver se ele não anda a ser maltratado pelos outros, que pode ser essa a causa de ele ter ficado assim.

Quanto aos camarões, é deixar andar. A progenitora trata dos ovos e depois nascem mini camarões. Não há cuidados especiais necessários.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

21 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Boa! Agora, quando o libertares tem atenção a ver se ele não anda a ser maltratado pelos outros, que pode ser essa a causa de ele ter ficado assim.

Quanto aos camarões, é deixar andar. A progenitora trata dos ovos e depois nascem mini camarões. Não há cuidados especiais necessários.

Sim pode ter sido, até porque ele é o mais pequeno deles todos. Eles são mauzinhos. Não sei se não deva meter mais um neon. Eles são 5, e o minimo devem ser 6. Se calhar mais uma fêmea para acalmar. Não tenho muita experiência com os neons portanto aguardo conselhos.

 

Não deveria meter os camarões bebés numa maternidade depois, para os neons não os comerem?

 

Outra coisa, os meus camarões bebés irão sair arraçados lol. Os que estão com ovos são um redcherry e um castanho, e são os únicos exemplares dessas cores. De resto tenho um transparente, que é macho, e dois azuis (não consegui identificar ainda os sexos, mas pelo menos um é fêmea)

Editado por Abel Tenera
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto um cardume reduzido pode resultar em brigas constantes, já me aconteceu o mesmo no passado com o mesmo número de néons hoje tenho 10 e não vejo brigas, pode ser por aí qual é o tamanho do aquário?

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, Brunomcc2000 said:

De facto um cardume reduzido pode resultar em brigas constantes, já me aconteceu o mesmo no passado com o mesmo número de néons hoje tenho 10 e não vejo brigas, pode ser por aí qual é o tamanho do aquário?

De acordo com o post inicial é de 15L, portanto já se encontra mais do que sobrelotado.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

De acordo com o post inicial é de 15L, portanto já se encontra mais do que sobrelotado.

Eu não fiz nada sem consultar primeiro aqui a malta. Recomendaram ter 5 neons e uns poucos camarões. Na loja disseram que camarões não contavam para a conta.

O áqua tem 15 L, mas ao todo devo estar a aproveitar no máximo 11 ou 12, dado ter plantas, areão, o filtro, tronco, pedras... Pela regra do 1L por cada cm de peixe, teno

A filtragem que eu tinha antes, era um daqueles filtros de canto ligado a uma bomba de ar, mas como vivo numa arrecadação, aquilo era barulhento demais. Comprei o aquário usado, e já vinha com aquilo. Recentemente meti um filtro igual ao da foto em baixo (comprei no chinês). Aquelas 5 saídas ajudam a oxigenar bem. Se calhar mais tarde arranjo um aqua maior, mas por agora vamos ver como tudo corre.

 

eng_pl_Submersible-Filter-Pump-JENECA-64

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por norma quando o pessoal como eu por exemplo aconselham aquários maiores e filtros maiores o pessoal reclama porque é como se estivéssemos a impôr coisas que por vezes acabam a resultar em desistência mas acabam por ser essas mesma pessoas que criticam a dizer para pôr 5 néons em 15L... O que é que se há de fazer... É impossível? Não, não é mas é preciso ter conhecimento sobre aquários e sobre as espécies que usamos provavelmente num aquário com plantas low-tech densamente plantado eles até se dariam melhor mas dizer a um iniciante que meter peixes em 10L de água útil é boa ideia... Para mim não é... Dá para começar? Dá.. mas é preciso ter cuidado e atenção redobrada, é complicado... talvez 1 Betta ou uns 3 guppys machos se dêem melhor nesse aquário, ou só os camarões também é uma boa ideia esse aquário quando tiver uma boa colónia de camarões também ficava engraçado, mas néons são peixes de cardume quantos mais tiver melhor 5 são poucos, o Betta com camarões talvez não seja também a melhor ideia porque vai querer dar umas mordidelas, se gostares dos camarões eu deixava-os sozinhos nesse aquário vais ver que sem peixes o comportamento é outro vão andar mais pelo aquário vão se mostrar mais pensa nisso para 10L de água útil camarões (Neocaridina) é o mais aconselhado

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Abel Tenera said:

O áqua tem 15 L, mas ao todo devo estar a aproveitar no máximo 11 ou 12, dado ter plantas, areão, o filtro, tronco, pedras... Pela regra do 1L por cada cm de peixe, teno

A regra do 1L por cada centímetro de peixe até pode funcionar como regra geral, mas tens de ter em conta o tamanho dos peixes em adultos. Um Neon saudável adulto pode atingir os 4cm...  faz as contas. O tamanho mínimo aconselhado de um aquário para ter Neons é cerca de 40L. É possível tê-los num aquário de 15L? Certamente que sim, mas digo-te com 100% de certeza que não vais ter nenhum Neon com mais de 2 ou 3cm nesse aquário.

Atenção que não estamos de modo algum a condenar-te, precisamente por sabermos que os iniciantes deste hobby são por norma muito mal aconselhados. Maior parte de nós cometeu o mesmo erro, o importante é aprender com ele.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Atenção que não estamos de modo algum a condenar-te, precisamente por sabermos que os iniciantes deste hobby são por norma muito mal aconselhados. Maior parte de nós cometeu o mesmo erro, o importante é aprender com ele.


Concordo plenamente com esta afirmação, até posso dizer mais eu tive EXATAMENTE o mesmo problema que tu, 5 néons, aquário de 15L, brigas de néons e 1 néon de lado... tal como o teu... Só muda os parâmetros e o layout de resto foi igualzinho, infelizmente não sei o que lhe aconteceu(já foi há três anos) mas quero com isto dizer que a culpa não é tua mas tenta recolher o máximo de informação possível lê vários sites tens bons sites como seriously fish(de momento é o único que me vêm à cabeça mas este é em inglês), mas o que não falta aí são sites informativos sobre peixes, tens mesmo App na Google Store com informações sobre peixes, plantas, invertebrados, doenças etc etc(Chama-se "Apeixonado") e podes sempre continuar por cá a pedir informações.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estivesse para aceitar críticas não estaria aí. Mais para a frente talvez arranje um aquario maior e aí meto mais peixes. 

 

Pois não sabia que os neons cresciam tanto. Tinha sido informado que só vão até aos 2 ou 3cm.

 

Eu quis neons porque queria ter peixes e camarões. Gosto da ideia de ter um aqua diverso. 

Mais para a frente compro um aqua maior e aí meto mais neons. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu costumo pesquisar em Inglês e gosto de ver pelo menos 2 ou 3 sites diferentes, porque maior parte das vezes a informação é diferente de site para site. O site Seriously Fish que o @Brunomcc2000 aconselhou e o site Fishlore são de longe os melhores. 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de completar, quanto a plantas, o meu conselho é Anubias ou Feto Java, ambas as opções são para colocar nessa madeira que tens no aquário.

Peixes para um aquário tão pequeno, há algumas opções, mas poucas compatíveis com os Camarões. 6x Ember Tetras é capaz de ser a opção mais compatível e já a puxar um bocadito o limite.

Sem camarões tens opções bastante engraçadas tipo um Beta (como ja foi dito aqui) ou quando tiveres um pouco mais de experiência um Peixe Balão Anão (Carinotetraodon travancoricus) são em termos de personalidade peixes muito fixes de se ter.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais