Abel Tenera

.Membro Ausente
  • Content Count

    27
  • Joined

  • Last visited

  • Country

    Portugal

Community Reputation

2 :)

About Abel Tenera

  • Rank
    Super Recém Chegado

Profile Information

  • Sexo
    Masculino
  • País
    Portugal
  • Concelho
    Odivelas (Lisboa)
  • Localização
    Odivelas

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. Abel Tenera

    [Ajuda] Neon doente

    De facto é. Em lojas de animais que têm de tudo os peixes costumam estar maltratados e há sempre um aqua em quarentena, e peixes com pontos brancos. No aquaeden está sempre tudo impecável. O problema é mais a distância, mas fora isso prefiro pagar mais um pouco e ter a garantia de não trazer doenças para o aqua.
  2. Abel Tenera

    [Ajuda] Neon doente

    Sim irei fazer isso. Não me quero desfazer deles, e poderei comprar um aqua maior daqui a uns tempos. Algum sitio que me recomendem em Lisboa para comprar? Eu prefiro lojas especializadas em aquariofilia. A única que conheço e fui até agora para estes lados fica na Malveira. É o Aquaeden.
  3. Abel Tenera

    [Ajuda] Neon doente

    Eu cheguei a pensar num Betta, mas não me agrada muito a ideia de ter peixes sozinhos, e passo muito tempo fora. Apesar de junior até tenho alguma experiência, e já li muita coisa sobre o assunto. Sei lidar com os ciclos do azoto e etc. Acontece que nunca lidei muito com neons, e já há muitos anos que não tinha aquário. O último que tive vendi em 2014, e tinha caudas de espada, e antes disso tive percas sol. Simplesmente quis experimentar os neons, mas pronto, já sei que devia ter procurado mais info em mais sitios. Na verdade, antes de meter peixes foi o que me aconselharam aqui neste fórum. O peixe balão é engraçado, mas não é venenoso tal como o seu primo marinho? Mas por agora não tenho outro remédio sem ser ficar com os neons, e gosto dos bichos. Mais para a frente irei meter um aqua maior. Este foi um que comprei para o orçamento que tinha. Era usado, gastei 15€ e já vinha com plantas, tronco, filtro (se bem que agora meti outro porque a bomba de ar fazia muito barulho, e a minha casa só tem duas divisões, a casa de banho e o resto lol...viva Lisboa -.-'), termostato, lampada led, e caracóis.
  4. Abel Tenera

    [Ajuda] Neon doente

    Quanto ao setup o meu aqua é plantado. Tenho caracois diversos, plantas, os neons e camarões. Mas quero ver se metia mais uma planta
  5. Abel Tenera

    [Ajuda] Neon doente

    Se não estivesse para aceitar críticas não estaria aí. Mais para a frente talvez arranje um aquario maior e aí meto mais peixes. Pois não sabia que os neons cresciam tanto. Tinha sido informado que só vão até aos 2 ou 3cm. Eu quis neons porque queria ter peixes e camarões. Gosto da ideia de ter um aqua diverso. Mais para a frente compro um aqua maior e aí meto mais neons.
  6. Abel Tenera

    [Ajuda] Neon doente

    Eu não fiz nada sem consultar primeiro aqui a malta. Recomendaram ter 5 neons e uns poucos camarões. Na loja disseram que camarões não contavam para a conta. O áqua tem 15 L, mas ao todo devo estar a aproveitar no máximo 11 ou 12, dado ter plantas, areão, o filtro, tronco, pedras... Pela regra do 1L por cada cm de peixe, teno A filtragem que eu tinha antes, era um daqueles filtros de canto ligado a uma bomba de ar, mas como vivo numa arrecadação, aquilo era barulhento demais. Comprei o aquário usado, e já vinha com aquilo. Recentemente meti um filtro igual ao da foto em baixo (comprei no chinês). Aquelas 5 saídas ajudam a oxigenar bem. Se calhar mais tarde arranjo um aqua maior, mas por agora vamos ver como tudo corre.
  7. Abel Tenera

    [Ajuda] Neon doente

    Sim pode ter sido, até porque ele é o mais pequeno deles todos. Eles são mauzinhos. Não sei se não deva meter mais um neon. Eles são 5, e o minimo devem ser 6. Se calhar mais uma fêmea para acalmar. Não tenho muita experiência com os neons portanto aguardo conselhos. Não deveria meter os camarões bebés numa maternidade depois, para os neons não os comerem? Outra coisa, os meus camarões bebés irão sair arraçados lol. Os que estão com ovos são um redcherry e um castanho, e são os únicos exemplares dessas cores. De resto tenho um transparente, que é macho, e dois azuis (não consegui identificar ainda os sexos, mas pelo menos um é fêmea)
  8. Abel Tenera

    [Ajuda] Neon doente

    Boas pessoal O bicho recuperou. Vai ficar mais uns dias em isolamento, mas já come, nada normalmente, não parece estar desorientado. Outra boa noticia, tenho dois camarões com ovos. Assim sendo gostaria se saber como devo proceder.
  9. Abel Tenera

    [Ajuda] Neon doente

    Vou esperar mais algum tempo para ver se são parasitas. Não quero estar a meter medicação e por em risco a fauna restante existente. O peixito tem tido alguns progressos. Já mostra sinais de controlo a nadar e tal. Só é estranho que ele de vez em quanto fica doido e começa a nada muito rápido, principalmente quando fica assustado (não têm sido fáceis estes dias como é óbvio).
  10. Abel Tenera

    [Ajuda] Neon doente

    no caso de ser isto o que fazer?
  11. Abel Tenera

    [Ajuda] Neon doente

    Felizmente tive um progresso hoje. O peixe comeu e já mostra alguns sinais de controlo de flutuação.
  12. Abel Tenera

    [Ajuda] Neon doente

    Eu logo poderei mandar fotos. Sim eu vou mantendo o bicho isolado. Como disse, a agulha aqui não serviria dado o tamanho do bicho, e dado que o problema se for relacionado com a bexiga natatória, é por não conseguir produzir gás. Pelo que li os neons sofrem de alguns problemas de consanguinidade e provavelmente será este o problema. Tenho a perfeita consciência que fiz as coisas bem no aquário. Para a próxima meto uns peixes mais rafeiros, que são mais resistentes a tudo. Quanto ao isolamento, ele está isolado desde domingo, e até dar outros sinais, vai continuar assim. Eles têm a tendência para andar à batatada, e se não o tivesse isolado já o tinham matado.
  13. Abel Tenera

    [Ajuda] Neon doente

    Caro Álvaro Silva, Como poderá ver neste vídeo: https://youtu.be/wAYn3ncIIko, que é do aquário em questão, o problema é exactamente o contrário desse. Se for um distúrbio de bexiga natatória não será por excesso de acumulo de gases, mas sim um deficitário acumulo de gases. Os sintomas que ele tem são sobre tudo desiquilíbrio, desorientação, e outros que poderá observar nesse vídeo. Não aparenta ter nada infecto contagioso. Não há pontos, manchas, nada. Os outros peixes continuam saudáveis. O que me intriga mais aqui é que ele não tem piorado.
  14. Abel Tenera

    [Ajuda] Neon doente

    Adicionei o vídeo no post
  15. Abel Tenera

    [Ajuda] Neon doente

    Não me pareceu haver fezes esbranquiçadas. Ele não anda a comer, mas se houvessem teria reparado há mais tempo. Mas se fossem parasitas internos, quais outros sinais devia ter em conta. Sim, era o que suspeitava, mas por outro lado fico mais descansado. Se fosse alguma das doenças que são tipicas, seria pior, pois tinha todo o meu ecossistema em risco. Sempre foi o mais frágil. Era o que inchava mais facilmente. Chegou a estar dias inchado sem (palavra censurada), o que me obrigou a ter o aqua todo alimentado só com o bloco de comida de férias, que era para os manter nutridos sem o bicho meter nada na boca. Parece-me ser um problema degenerativo. Parece-me ser em parte um caso de demência e não de doença infecto contagiosa, mas claro, as vossas opiniões mais experientes são muito bem vindas 🙂