1º aquário ajuda :)


Ana C J Santoa

Recommended Posts

Boa noite, 

sou nova por aqui e pouco percebe deste hobby.

A minha filha adora peixes e aquários (e eu também). Decidimos iniciar este hobby mas sinto-me perdida.

vi este aquário e fiquei na dúvida se seria bom ou não (o tamanho é o ideal), ajudem-me por favor.

https://www.auchan.pt/Frontoffice/animais/peixes/aquarios/aquario_bermudesaquatlantis60_preto60x30x425cm/1126412/Auchan_Amadora

Outra questão que tenho é acerca do filtro que vem neste kit, é bom?

devo optar por água quente ou água fria? Quais as grandes diferenças?

 

obrigada pela paciência e ajuda 

 

Editado por Ana C J Santoa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Ana.
Não se consegues abrir a foto.
Diz antes quantos litros leva o aquário ou as suas dimensões.
Peixes de água fria requerem um aquário grande mesmo. Só para ter 1 é necessário um aquário de 100 litros.
Peixes de água quente já vai variar. Diz antes as dimensões e que filtro tens para te podermos ajudar. Diz nos os equipamentos que trouxe o kit. Até ja

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Ricky Gomes disse:

Boa noite Ana.
Não se consegues abrir a foto.
Diz antes quantos litros leva o aquário ou as suas dimensões.
Peixes de água fria requerem um aquário grande mesmo. Só para ter 1 é necessário um aquário de 100 litros.
Peixes de água quente já vai variar. Diz antes as dimensões e que filtro tens para te podermos ajudar. Diz nos os equipamentos que trouxe o kit. Até ja

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 

Obrigada 

Aquário bermudes 60 de52 L com sistema de iluminação, filtro mini biobox, easybox, fibra xs, carvão ativado xs, esponja grossa xs, aquaclay xs, bomba easyflux, aquecedor easyklim.

isto é tudo o que é indicado na caixa.

obrigada 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, 

Eu comprei um kit de aquário dessa marca mas de 50x25x40 cerca de 50L.

Se quiseres nesta secção do fórum está um tópico sobre o meu aquário que podes consultar.

 

Talvez vá também ao encontro de algumas dúvidas que tenhas. No meu caso é de água quente. Também tive na altura a dúvida do filtro que para o que queria se revelou insuficiente e acabei por troca lo por um melhor. 

Editado por RicardoG86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 O aquário é pequeno para peixes de agua fria, portanto é para peixes de agua quente, de preferência que não cresçam mais que 6cm. Deve ter um termostato para o aquário no Inverno.
Antes de introduzir peixes no aquário deve-se fazer a ciclagem. Que basicamente é deixar o aquário a funcionar sem ter peixes, para desenvolver as bactérias filtrantes.
Doze peixes é o máximo que se recomenda para tamanho do aquário, pode ser menos dependendo da espécie. Deve evitar ter um peixe de cada espécie, e ter um ou dois grupos.
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As diferenças entre água quente e água fria é que a água quente tem muita mais variedade de peixes, e tendo em conta a litragem do teu aquário, eu diria mesmo que sem aquecimento só podes pôr guppy's, tanichtis e/ou red cherry's(camarões), e mesmo assim estes peixes sem termostato a temperatura no inverno vai estar bastante próximo do mínimo se não mesmo a baixo do mínimo(as variações de temperaturas podem provocar doenças), eu ia para água quente, ainda por cima o aquário já trouxe aquecedor ainda melhor é da maneira que não precisa de comprar, uma questão, estamos a falar de aquecedor ou termostato?(O termostato dá para regular a temperatura e liga e desliga conforme a necessidade, o aquecedor simplesmente aquece continuamente).

2º Ponto é o filtro, para esse aquário aconselho, mochila ou externo, filtros internos ou biobox, desaconselho por completo seja em que aquário fôr.

Passando já para o futuro de aquário, substrato com pedras coloridas costumam ser as mais adoradas das crianças, no entanto, são também as mais tóxicas para os peixes, as pedras com o tempo perdem a tinta que se dilui na água, pode não matar instantaneamente até porque a tinta não se dilui do dia para noite mas irá sem dúvida alguma encurtar a vida dos seus peixes.
A melhor decoração na minha opinião são pedras naturais, troncos naturais, plantas vivas, folhas secas(convém procurar antes que tipo de folhas e que tipo de madeiras é que se pode pôr no aquário, no entanto pelo menos os troncos vendem-se nas lojas, colocar outras madeiras sem ser da loja puderá pôr mas será por sua conta em risco, digo isto porque a madeira deve estar bem seca e tratada e não deve ser madeira de origens resinosas pois será tóxico para os peixes), substrato depende do que você vai querer manter a nivel de plantas, no entanto tente meter a areia de parte, porque compacta bastante asfixiando as raízes das plantas, e deixa a sujidade toda à superficie o que acaba por ser pouco estético.
Os melhores substratos, são os inertes com uma granulametria média, ou então solos como ADA Amazónia, Tropica Aquarium Soil, Neo Soil Compact, JBL Manado etc etc etc há vários, por norma este substratos são substratos ativos que por norma acidificam e amolecem a água, o facto de acidificar a água não é algo negativo dado que a maioria dos peixes de água doce quente gostam de águas ligeiramente.
Quanto às pedras há que saber se também têm efeito no pH ou não para isso basta fazer testes caseiros, basta raspar um pouco a pedra e deitar uma gota de limão se fervilhar vai alcalinizar a água se não é porque é inerte eu diria que deve evitar a água alcalina o ideal seria de 6,5 a 7, se decidir comprar as pedras na loja o vendedor deverá saber informá-la se as pedras são inertes ou não, de qualquer das formas com um pequeno estudo saberá se as rochas comercializadas são inertes ou alcalinas.

 

Peço desculpa pelo testamento, mas espero ter dado umas luzes daquilo que é mais importante para a montagem do aquário.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

60L como já aqui disseram, é ligeiramente curto para água fria. Para água quente já dá para fazer umas coisas engraçadas.

Tudo o que sejam filtros internos é de evitar, porque quando se desliga e se tira da água para limpar, há sempre porcaria dentro do filtro que volta para dentro do aquário, o que não é de todo desejável. Pode guardar na mesma, para o caso de uma emergência (o filtro melhor que comprar deixar de funcionar, por exemplo) ter sempre esse de reserva para manter o aquário ciclado e os peixes saudáveis.

O termostáto que vem no kit, penso que é de 50W, que na minha opinião podia ser um pouquinho mais potente, mas se a divisão da casa em que vai ficar o aquário não ficar muito fria no inverso, é suficiente.

 

Pesquise e informe-se o melhor que puder antes de comprar peixes. Neste hobby, paciência e uma boa investigação antes de fazer alguma coisa poupam muito dinheiro e sofrimento (a nós e aos peixes).

 

Dica - acondicionador para remover o cloro da água é essencial. Se deixar água num recipiente aberto durante pelo menos 24h, grande parte do cloro vai evaporar, portanto pode até poupar dinheiro desse modo, mas no caso de precisar de água para o aquário por algum motivo urgente, é sempre bom ter uma garrafinha de acondicionador á mão.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigada :)
Boa noite Ana.
Antes de mais bem vinda.

O que lhe posso dizer como novato tb, é que tenho aprendido bastante com esta malta.

Quanto ao aquário, tudo depende do que queira ter. Se muitos ou poucos peixes é que tipo de peixes.

Isto pq cada menino precisa de ter uma volume de água de 5 litro.

Pelas minhas contas esse aquário é de 75 litros. O que quer dizer que não convém ter mais que 10 a 12 peixes. Isto pq tem que contar com o material que, plantas, filtro, termostato, areal ou pedras para o fundo, alguns efeitos que queira pôr, grutas e coisas desse género, lhe "roubam" espaço para ter mais peixes.

Mas acredito que pessoal mais experiente que eu lhe possa dar uma dicas mais válidas que estas que lhe falei.

Boa sorte

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Luis Vaz disse:

Pelas minhas contas esse aquário é de 75 litros. O que quer dizer que não convém ter mais que 10 a 12 peixes.
 

Não há contas que calculem um número de peixes que se pode inserir num aquário até porque peixes é bastante genérico, cada peixe necessita de uma litragem diferente temos os famosos e sacrificados Kinguios que se aconselha 1 peixe para 100L e mais 40L por cada peixe da mesma espécie adicionado ao aquário para ter 11 peixes o aconselhado seria 500L, logo com este exemplo vai a baixo a regra dos 5 litros por peixe, outra coisa é que se eu tiver só um peixe não é por isso que o devo manter em 1 "garrafão de água" que é como quem diz 5, 6 ou até mesmo 7 litros, posso dar-lhe outro exemplo, em tempos mantive kribensis(2) em 80L e desfiz-me deles porque achei que o aquário era demasiado pequeno para eles, outro exemplo, um Óscar tem a litragem mínima recomendada de 300L e é apenas 1 peixe, resumindo e concluindo, há que ler sobre as espécies e perceber a necessidade de espaço dos mesmo, e outra coisa tente sempre superar a litragem mínima, eu tenho um Betta em 50L e acho que está perfeito para ele e por norma o pessoal gosta de meter bettas em poças de 0,5L, 1L, 2L, 5L whatever, pense como se fosse você se pudesse ter uma vivenda enorme não iria estar a viver num quarto alugado com certeza, no entanto não morre por estar num quarto alugado, tratasse de qualidade de vida, pense que os peixes deveriam de estar num rio enorme, se os mantê-los num cubo de vidro ao menos devemos dar-lhes o melhor que conseguimos.

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno concordo totalmente. 

Qd me referi aos 5L por peixe referia me aos Guppys. Pois foi o que me foi dito. Claro que não me expliquei como deve ser. Sou ainda novato nestas andanças e ainda tenho muito para aprender. 

 

Obrigado pela rectificação, abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.