Iniciante 240l


R.Rodrigues

Recommended Posts

Boas,

 

Já tive alguns aquários em tempos, 50/ 80 litros, mas com mais família em casa que rapidamente me degradava os aquários, agua directa da torneira para acrescentar, mãos dentro do aquário, do dia para a noite apareciam novos ornamentos, comida em excesso etc etc, até que por fim eu acabava por perder o interesse e quando dava por mim já lá tinha "peixinhos dourados" porque os outros morriam, isto já lá vão 10 anos mas o bichinho sempre ficou.

Agora com a ultima e recente mudança de casa, finalmente tenho casa com condições ideais para um aqua, espaço, temperaturas amenas, sem luz directa.

Posto isto surgiu a oportunidade de adquirir um de 240L (120x40x50) já com móvel, tampas, calhas T5, acessórios e filtro Eheim Ecco Pro 300 (novo).

Ora a meu ver o filtro é um bocado/muito limitado, a ideia é o low-tech, areao escuro, algumas rochas/ troncos e umas plantas de baixa manutenção.

Na minha ideia dois filtros é o ideal, mesmo que só o adicione mais tarde depois de estabilizar o aqua, o Eheim só me atraiu pelo consumo, 8W mas tem um volume pequeno de matérias filtrantes, uma pesquisa rápida vi um JBL CristalProfi e901 com mais volume, mais flow e 11W  de consumo, ficar com o o Eheim e adicionar o JBL, fico com 1650 de flow, e cerca de 12l de matérias filtrantes ou então retirar o Eheim do negocio poupo cerca de 80eur, e investir em dois JBL que sai a 100Eur cada um, independentes, fico com 1800 de flow e mais de 15l de matérias filtrantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As calhas são que watts e quantos lumens? Tens termostato?
Quais as tuas dúvidas que tens?
Queres plantas naturais? Substrato fértil ajuda mesmo que sejam plantas low tech. Co2 queres investir?
Diz nos a tua ideia para o projecto de 240l para te podermos ajudar.
Inicialmente tens de completar o ciclo de azoto, mas convinha teres todo o material montado e mesmo o layout final montado para evitar remexidas no futuro.
Abraço

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas R Rodrigues 

Eu concordo contigo,já tens o Eheim Ecco Pro 300,e agora queres mais um filtro neste caso o JBL e ficas com 1650 l  acho que sim ficas bem servido.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calhas acho que sao 2x39w, mas têm o balastro lixado será para converter para led, termostato tenho um Eheim de 150W.

Sim algumas plantas naturais de pouca manutenção, substrato sim, Co2 nao, layout pelo que me conheço vai ser alterado antes de meter fauna, que também não será nada de mais, peixes de cardume, sociais e fáceis de manter, cardinais, mollys, platis, plecos, tetras, espada, escalar e peixes do género/ família.

Na minha cabeça faz sentido ter dois filtros,podia abdicar do Eheim e  comprar apenas um JBL com mais caudal tipo 1400/1500L e  10 ou 12 litros de filtragem e ficar apenas com um

Usando dois posso ter um so com filtro mecânico( menor caudal) e outro(maior caudal) com biológico, de noite posso desligar um reduzindo o caudal dentro do aqua e em caso do avaria ou mau funcionamento tenho sempre outro.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desses peixes que mencionaste alguns são incompatíveis derivado ao ph que necessitam.
Eu não desligava nenhum filtro porque ao desligar matas as bactérias boas para o aquário. Mas se for mesmo uma opção tua pois desliga o de filtragem mecânica só. No outro que vais pôr cerâmicas, não te esqueças de pôr um pouco de lá filtrante para não sujar as cerâmicas todas.
Termostato de 150w pareceme fraco para 240litros, um de 200w seria ótimo.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o Ricky no filtro da filtragem biológica tenta só meter alguma lã filtrante antes da água passar pelas cerâmicas porque o espaço que a sujidade ocupar será espaço que as bactérias perderão.

Há ainda outra possibilidade que é ter 2 filtros ligados em série, mas para isto seria uma boa ideia ter 2 filtros com caudal idêntico, qual seria a vantagem de ter os 2 filtros ligados em série? Se o primeiro fosse de filtragem mecânica, o segundo de filtragem biológica seria exclusivamente para cerâmicas pois já iria receber água limpa.

A minha opinião é a seguinte mais vale não parar filtros nenhuns e ter filtragem biológica e mecânica nos dois, ou então, ter os dois filtros ligados em série e ter mecânica num e cerâmicas noutro mas neste caso os 2 são 1 só.

Seria uma boa ideia pensar/estudar bem o assunto se quiser ligar em série.

Em relação aos termostatos se achares depois que 150W é pouco uma boa ideia seria comprar outro de 150W e meteres um em cada lado do aquário regulados à mesma temperatura porque por vezes em aquários longos pode haver diferenças de temperatura de um canto para o outro do aquário.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que toca ao termostato se quiseres ou se puderes, compra um externo e mete na mangueira de outflow do filtro. Assim espalha pelo o aquário a temperatura ideal uniformemente. É só uma hipótese. Um pouco cara. Mas é só uma ideia que estou a dar. Por vezes o pessoal ao tem conhecimento e até prefere pôr ter menos coisas dentro do aquário :)

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Ricky Gomes said:

Desses peixes que mencionaste alguns são incompatíveis derivado ao ph que necessitam.

Hoje em dia, com a maioria dos peixes ornamentais que se vêm na maioria das lojas a serem reproduzidos em cativeiro, isto já não tem grande importância. Desde que a qualidade da água seja mantida, geralmente não há qualquer problema.

Já tive todos os tipos de peixe mencionados e a água que usei foi sempre a mesma para todos.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo. Mas também discordo um pouco. Os genes deles não desaparecem ne. Isto é um assunto do qual não sei falar. Alguém experiente podia vir aqui e responder melhor sobre essa questão. Aqui no fórum falasse muito em não misturar peixes de água ácida com peixes de água alcalina. Se bem que desde que os parâmetros estejam bem eles ficam bem (amónia nitritos..)

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem não me sei pronunciar sobre os peixes, apenas referi a titulo de exemplo e do que ainda me lembro de cabeça, mas o que é certo é que nas lojas a agua é sempre a mesma para as baterias de aquários.

Só por curiosidade vou aprofundar a ligação dos filtros em serie, mantém o flow mas com o dobro da capacidade filtrante pode ser uma vantagem a dois circuitos independentes e ter correntes malucas lá dentro. Se bem que continuo a achar que ter dois filtros, dois pontos de aspiração e dois circuitos tem vantagens, e o tal só com filtro com filtragem mecânica a desligar de noite.

Sim já vi esses termostatos  externos, agrada-me ter o menos material possível dentro do aquário, logo se vê como este de 150w se porta, quando tiver uma temperatura estável vou tentar monitorizar quanto tempo está ligado e pensar num externo/ diy mais eficiente. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo mas se quer realmente mantiver os filtros em pontos distintos então acho que não há motivo para desligar um filtro à noite para mim seguindo essa opção de manter os filtros em pontos distintos o que melhoraria com certeza a circulação da água no aquário, seria 2 filtros com filtragem mecânica e biológica, em trabalho contínuo, porquê os dois com filtragem mêcanica e biologica? Porque de qualquer das formas vais precisar da filtragem mecânica para não sujar as cerâmicas e assim em vez de teres 2 filtros 1 cheio de esponja/lã e outro cheio de cerâmicas terias tudo repartido o que em caso de avaria será melhor porque se por acaso calha a avariar o filtro com as cerâmicas, ficas sem ciclo, no entanto, se tiveres tudo repartido sabes que se um filtro avariar terás o ciclo garantido pelo 2º filtro, pelo menos na minha ideia isto seria o melhor, e assim podia fazer limpezas de filtros alternadas de 15 em 15 dias, já sabemos que sempre que limpamos o filtro morrem bactérias, no entanto, com estas limpezas alternadas garante que mesmo limpando um filtro, mesmo havendo perda de bactérias, terá ainda uma boa colónia no segundo filtro.

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o @Brunomcc2000 já explicou, a melhor opção é sempre usar 2 filtros separados com filtragem mecânica e biológica.

Filtros em série têm de ser muito bem mantidos, pois se o primeiro filtro perde capacidade de fluxo por falta de manutenção, o outro vai ficar a trabalhar em vácuo, o que reduz sériamente o tempo útil de vida da bomba do filtro.

Desligar um filtro durante a noite também não me parece boa ideia. As bactérias do filtro precisam de oxigénio para decompor Amónia e os Nitritos, sem fluxo de água o oxigénio vai ser muito reduzido, depois vais ter matéria no filtro a decompor durante a noite, que vais enviar para o aquário de manhã, de uma só vez... 

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.