Identificação de peixes...


jmrgb

Recommended Posts

Boas... Sou novo no forum e em aquariofilia. Montei o meu 1º aqua à 1 mês atrás e depois de fazer o ciclo comecei a meter alguns peixes (poucos de cada vez), mas o 1º casal que comprei não decorei o nome e agora não consigo encontrar na net o nome do peixe. Também comprei 16 tetras mas não sei qual é o nome deles. Se podessem ajudar...

 

imagem(244).jpg

O macho tem um espigão pequenino.

 

imagem(247).jpg

imagem(249).jpg

É dificil de se ver mas tem a barbatanas vermelhas e no corpo tem uma lista fininha que brilha. Eu comprei como tetras mas como não consigo encontrar na net possivelmente é outra raça.

 

Desculpem a má qualidade mas não tenho máquina fotográfica digital e o tlm não é grande coisa.

 

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na primeira foto eu aposto em platy...que é uma espécie que se reproduz como o caraças :twisted::twisted::lol:

Depois na segunda será peixe lapis??

 

Cumprimentos,

bErNaX

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Jmrgb o da 1ª foto é um platy (Xiphophorus maculatus) pertencetes à familia Poecilidae, como o bErNaX disse, os da 2ª e 3ª são Tanictis (Tanichthys albonubes) pertencentes á familia Cyprinidae. Os platys, apesar de nunca os ter mantido, reproduzem-se em GRANDE quantidade (como referiu o bErNaX) sendo viviparos ( ao nascer as crias já são completamente formadas). Os tanictis, apesar de nunca os ter mantido, segundo dizem são peixes provinientes de águas com uma temperatura ligeiramente baixo da tropical (18-22º) e reproduzem-se com bastante facilidade não ligando aos ovos nem às crias. Se me tiver enganado em algo ou se me tiver esquecido de referir algo, corrijam-me ou acrescentem o que faltar.

Espero ter ajudado :wink:

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Os peixes da segunda foto são Tanichthys albonubes, um pequeno ciprinideo de água fria oriundo da china muito fácil de manter e reproduzir...apesar de ser oviparo (os platys são ovoviviparos).

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

atenção que se dizes que tem um espigão na cauda não é um platty mas sim um espada. Agora o da foto parece mesmo um platty. Se calhar compraste um macho de espada e uma fêmea de Platty.

 

Quanto ao outro peixe eu tou farto de o ver só que não me recordo do nome.

 

Abraço

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Olha o 1º exemplar é um plati sem dúvida alguma...os outros(e concordando com o bernax)são peixes-lápis!!

 

Se tivesses lido os posts até ao fim, terias percebido que se tratam de Tanichthys albonubes - "néons-chineses" e não de peixes lápis...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O espigão que falei é muito pequenino e fica debaixo do barriga ao contrário do espada.

 

O outro não é peixe lapis e também não parece ser um Tanichthys albonubes, pois estes têm uma barriga grande e os meus são muito fininhos, também as barbatanas são muito mais pequenas.

 

Bolas, a minha cabeça para decorar nomes é um desastre.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são tanichthys albonubes sim senhor se são todos fininhos so tens machos ou estão doentes...

Reproduzem-se com bastante facilidade em agua fria e ao contrario do que dizem comem as crias sim senhor pois eu so vejo crias nos meus aquarios quando retiro todos os adultos (e tenho muitas plantas). Ao fim de poucos dias tenho o aquario minado delas.

Quanto ao espigão no peixe vermelho penso que te estas a referir ao gonopodio (orgão sexual)...esse espigão esta situado na barriga ou na cauda?

Se for na barriga significa que sim é um macho, se tiver tambem na cauda então é um espada mas pela forma do corpo eu diria ser um platy.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

 

O primeiro todos estão de acordo que é um plati.

 

O outro não é peixe lapis e também não parece ser um Tanichthys albonubes, pois estes têm uma barriga grande e os meus são muito fininhos, também as barbatanas são muito mais pequenas.

 

Na minha opinião (e não só como podemus ver) são sem dúvida Tanichthys albonubes.

 

Cumps

João Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

estou na opinião de que a segunda foto se trata de um tanictis ou neons chineses, pois eu já tive estes peixes em aqua, estas pequenas diferenças de tamanho e cor defvem ser relativas ao dimorfismo sexual (penso eu), se quiser tirar a dúvida é só ir ao google e digite _tanictis_

 

 

no mais estou à disposição :arrow:

há uma luz no fim do túnel a não ser que esteja apagada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 1º lugar, obrigado a todos...

 

O tal espigão está debaixo da barriga.

Agora que fiz uma melhor pesquisa, tenho de vos dar razão, são Tanichthys albonubes. Tinha dito que não era pk os meus são muito jovens e brilham muito e as fotos que vi na net são de adultos.

 

Agora estou preocupado, em todo o lado diz que são peixes de água fria (16º a 22º) e eu tenho o meu aqua a 27º/28º, poderão morrer???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Agora estou preocupado, em todo o lado diz que são peixes de água fria (16º a 22º) e eu tenho o meu aqua a 27º/28º, poderão morrer???

 

Não te preocupes com isso, eles aguentam temperaturas tanto tropicais como temperadas.

Aconselho-te a baixar a temperatura do teu aquário para os 24-26ºC...os peixes vão sentir-se melhor. Se tens nos tais 28ºC devido ao calor que se faz sentir agora, no verão, apesar do aquecedor estar regulado para temperaturas mais baixas....deixa ficar.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D Cara o 1º Parece muito um PLATY, e o segundo apesar da foto meio borrada parece muito um Tanichthys. Veja se é este:

tanichthys_albonubes.jpg

 

Espero ter ajudado.

Antes de adquirir um peixe, veja se realmente tem condições de mantê-lo com as condições que ele exige.

Meu site sobre aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O primeiro sem duvida e um platy macho. Os outros ou são peixes lapis ou são alevins de guppies.l

Mais vale perder um minuto de vida do que a vida num minuto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

O primeiro sem duvida e um platy macho. Os outros ou são peixes lapis ou são alevins de guppies.l

 

Já está mais que provado que se tratam de Tanichthys albonubes...se não sabes de que peixe se trata, não confundas mais o rapaz. :?:wink:

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais