aquario ciclideos malawi


sabinonet

Recommended Posts

viva

eu não sou precisamente um novato no mundo dos aquários, mas tenho andado à muito tempo afastado deste hobby e agora preciso da vossa opinião

tenho um aquario de 300 litros dedicado aos Malawis e queria comprar um filtro novo e pelo que andei a ver um destes seria a minha escolha mas gostaria de saber a vossa opinião ou se me aconselhavam algum outro modelo

em termos de orçamento posso ir até cerca dos 130€ mais ou menos, mas claro quanto menos gastar melhor

em principio teria de ser com uma filtragem a rondar os 1000l/hora no mínimo

Filtro Odyssea CFS 500 v2.0 (1660l/H) - 80€ (desconheço por completo esta marca)

FLUVAL 307 (1150l/H) - 99€

JBL CRISTALPROFI E902 GREENLINE (900l/H) - 115€

SICCE WHALE 350 (1100l/H) - 112€

SICCE WHALE 500 (1300l/H) 127€

 

e também gostaria de saber se faz mal usar um filtro UV neste tipo de aquários?

 

obrigado

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não conheço pessoalmente nenhum dos filtros mencionados, mas pelo que tenho lido sobre os ciclídeos africanos é que são peixes que sujam muito e não sei se os que referes serão suficientes. Mas espera por alguém que tenha esses filtros ou aquário dessa dimensão.

O filtro UV não fará mal não sei é se será necessário.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sabino

Antes de escolheres o filtro que vais comprar,primeiro os litros hora que o fabricante diz que o filtro faz,e com o filtro vazio,ora tu para teres um filtro que depois de cheios com as matérias filtrantes que te faça pelo menos 1000 litros hora,tens que escolheres um filtro que depois de cheio faça os 1000l hora,não sei se me fiz entender,eu pessoalmente nunca tive nenhum desses filtros,mas pelo aquilo que já li aqui sobre esses filtros que tu falas,o pessoal fala bem deles,além de que tem representantes em Portugal,o que e bom em questão de peças.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Não sou muito entendido de ciclideos do malawi mas tenho a mesma ideia que o Marco Lopes, que eles sujam muito a água. Alias tenho ideia que sujam tanto ou mais do que peixes de água fria ("goldfish") e desses já entendo. 

Por isso tal como já foi dito acho que os filtros que falaste vão ser um pouco fracos. Pois como o Alvaro Silva falou esses valores L/H que apresentas vão reduzir imenso (em alguns filtros quase para metade) quando encheres o filtro com esponjas e cerâmicas. 

No meu caso que tenho 300 litros com goldfish tenho 2 filtros Fluval 406 para dar conta da sujidade que eles criam. E mesmo assim todas as semanas tenho de fazer TPAs de 30% ou mais. 

Espera alguém mais entendido em ciclideos do malawi para ouvir outras opiniões. Mas eu com um aquário desses e peixes que sujam muito via filtros com mais l/h (tipo 2 Fluval 407 para limpeza alternada ou um Fluval FX6).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu orçamento é escasso para aquilo que o teu aquário precisa! O ideal seria um filtro que fizesse no mínimo 1500 l/h. Já pensaste na hipótese de usar uma sump? Ganhavas muito mais espaço para colocar matérias filtrantes, mais fácil manutenção, podes colocar lá o termostato e ainda podes criar um refúgio para algum dos teus peixes se necessário, afinal são peixes bravos 😀

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos pela vossa ajuda

realmente estes peixes são uns "cagões" mas eu esqueci-me de referir que já tenho um EHEIM  2217 e seria para acrescentar um segundo filtro

dos que referi o Odyssea e o Sicce whale 500 são os que têm uma filtragem mais elevada, mas eu não conheço nenhum destes filtros, por isso se alguém tiver algum destes filtros e se não se importarem podiam-me dar a vossa opinião ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.