Aquário 200L


Recommended Posts

Olá a todos, e boa tarde, boa noite ou bom dia, para quem esteja a ler este tópico.

A pouco tempo iniciei um projeto de um aquário de 200l, de água doce comunitário.

Vidro = 100x40x40 da 200l

Filtro= Fluval 306

Termostato= Eihem 200w 

LED= Beamswork 80 até 110cm ideal para plantados, pelo menos foi o que me disseram.

Peixes

10 Gold Fish

4 Guppys

2 Plecos

2 Escalares pequenos

* Todos são jovens.

A uma temperatura de 23graus.

Aqui vem realmente o importante, eu tenho tido muita dificuldade em saber o que por na decoração do aquario, se faço aquascaping com kit co2 se ponho só hardscape. Na minha opinião isto é se realmente der para fazer, seria fazer um aquascaping simples com um tronco e umas plantinhas é algo verde nas raízes/ estremidades e umas pedras pequenas.

 

Isto tudo é possível?

Deem me as vossas opiniões no que comprar e o que devo fazer. Obrigado

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Antes de mais não sei se será boa ideia teres peixes de água fria com peixes de água quente.
Quanto ao resto, tudo depende do tipo de plantas que quiseres, se forem apenas plantas low-tech, que não necessitem de muita luz, não precisas de ter Co2 apesar de ser sempre uma ajuda para as manter mais saudáveis. Mas para plantas de dificuldade mais complexa também terias de ter já no aquário algum tipo de substrato fértil. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Em primeiro lugar dizes que começaste este projecto a pouco tempo e já tens esses peixes todos? A quanto tempo tens o aquário e os peixes? Fizeste o ciclo de azoto do aquário?

Caso não saibas o que é esse ciclo procura aqui no forum que está muito bem explicado. Mas resumidamente deves ter o aquário a funcionar durante um mês sem nenhum peixe para criar uma colónia de bactérias que vão transformar a porcaria que eles fazem em produtos menos tóxicos. 

Caso não o tenhas feito corres o risco de ter sérios problemas com tantos peixes no aquário. Pois ao fim de cerca de 10 a 15 dias vais ter um pico de amónia e passado mais uns dias vais ter peixes a morrer decerteza.

Em relação ao que o Emejet diz sobre misturar peixes de água fria com peixes de água quente concordo com ele. Não o deves fazer. 

 

Quanto aos GoldFish esses são o teu maior problema no projecto. Lê a informação no seguinte link (kinguio e goldfish são nomes diferentes para o mesmo peixe): 

http://www.aquarismopaulista.com/aquario-kinguios/

 

Se já leste já deves ter percebido que não tens aquário para esse tipo de peixes. 10 Goldfish só conseguirias manter em lagos nunca num aquário pois eles crescem muito (podem chegar aos 20cm) e sujam muito a água. O teu aquário de 200 litros só dava no máximo para 3 GoldFish e mais nenhum peixe junto deles e tu na verdade tens 10. 

Depois o filtro que tens também não chega para esse tipo de peixes. Pois o filtro para goldfish deve filtrar 10x o volume do aquário por hora, ou seja devia fazer 2000 l/h. Esse fluval 306 só faz 1150 l/h, ou seja metade.

Estou te a dizer isto tudo para te mostrar que esse aquário nunca vai funcionar com tantos goldfish. Como te disse no máximo podias ter 3 e um filtro mais potente. 

Acho que vais ter de devolver esses Goldfish ou arranjar um lago para eles. Pois eles sujam tanto a água que vais ter rapidamente valores tóxicos na água e os peixes todos a morrer.

 

Quanto a misturares guppys, pleccos e escalares deixo isso para quem perceba mais de peixes de água quente. Outra coisa os goldfish pequenos são inofensivos mas quando forem grandes tudo que lhes couber na boca (incluindo outros peixes) é comida para eles. 

 

Tens nesse aquário muita coisa para resolver antes de pensares em aquascapping. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marinheirodouro

Seijas bem vindo ao Fórum.

Muito já foi dito aqui,e muito bem,agora queria-te perguntar em primeiro lugar,a mesma pergunta que te fez o Bruno,fizestes o Ciclo do Azoto?como tu dizes e paço a citar ( A pouco tempo iniciei um projeto de um aquário de 200l, de água doce comunitário. )ora se foi há pouco tempo e já tens 10 Gold Fish e mais 8 peixes de água quente, acho que tens de escolheres onde queres ficar,ou em água fria,ou em água quente,se escolheres a água quente,então terás que retirares esses peixes de água fria,se for o contrario,retiras os 8 de água quente,os dois e que eu acho um contra senso,porque se tu olhares para a Natureza com certeza não vês esse contra senso,cada habitat com os seus habitantes dependendo da água em que vive,água doce fria,água doce quente,´´agua salgada quente,ou fria,e água salobra,tudo tem o seu lugar na Natureza,voltando ao ciclo,caso não o tenhas feito vais ter um grande problema,mortes de peixes,então deixo-te aqui o que e o ciclo do azoto,espero que tenhas o bom censo de corregires essa situação.

Cumprimentos   

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos tal como me aconselharam, doei as especies de água quente e fiquei apenas com os goldfishes.
Queria pedir a vossa ajuda para me esclarecerem como devo fazer para ligar o aquário maior, visto que nunca fiz nada sete tipo, queria fazer o ciclo do azoto e preparar tudo para os  meus peixinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Marinheirodouro disse:

Ola a todos tal como me aconselharam, doei as especies de água quente e fiquei apenas com os goldfishes.
Queria pedir a vossa ajuda para me esclarecerem como devo fazer para ligar o aquário maior, visto que nunca fiz nada sete tipo, queria fazer o ciclo do azoto e preparar tudo para os  meus peixinhos.

Comprei tambem um filtro mais forte um fX6. Mas irei esperar mais um pouco para comprar o aquário maior. E por enquanto  irei me manter neste de 200 litros visto que os goldfishes ainda são bebes.  O que devo fazer para fazer o ciclo de Azoto.?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Qual as dimensões do aquário maior que referes?

Acho que entendeste mal o que se tentou explicar-te. O problema para o aquário de 200 litros não era os peixes de água quente mas sim o excesso de peixes de água fria (goldfish). 

Continuas a ter os 10 goldfish?

Se sim o recomendado para tantos peixes desses seria que o aquário maior tenha pelo menos uns 500 litros de água.

Para não falar que irias precisar de 2 filtros muito potentes (por exemplo 2 Fluval FX6 pois só 1 desses não vai ser suficiente para tantos peixes), 2 termostatos de cerca de 300w para manter a temperatura constante (pois sem eles vais ter variações que podem levar aos peixes a terem doenças como íctio) e irias ter de fazer TPAs todas as semanas de cerca de 150 litros de água.

Isso torna-se um aquário caro quer em termos de gastos de luz quer de gastos de água. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Bruno Carneir disse:

Boas.

Qual as dimensões do aquário maior que referes?

Acho que entendeste mal o que se tentou explicar-te. O problema para o aquário de 200 litros não era os peixes de água quente mas sim o excesso de peixes de água fria (goldfish). 

Continuas a ter os 10 goldfish?

Se sim o recomendado para tantos peixes desses seria que o aquário maior tenha pelo menos uns 500 litros de água.

Para não falar que irias precisar de 2 filtros muito potentes (por exemplo 2 Fluval FX6 pois só 1 desses não vai ser suficiente para tantos peixes), 2 termostatos de cerca de 300w para manter a temperatura constante (pois sem eles vais ter variações que podem levar aos peixes a terem doenças como íctio) e irias ter de fazer TPAs todas as semanas de cerca de 150 litros de água.

Isso torna-se um aquário caro quer em termos de gastos de luz quer de gastos de água. 

Ja tenho menos Doei 2 Goldfish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que aquário estas a pensar comprar? Quais as dimensões?

Pois mesmo com 8 goldfish deveria ter pelo menos 400 litros de água. Não precisa de ser muito alto, cerca de 45 cm de altura chega. Por isso para 400 litros deveria ter ai uns 2 metros de comprimento por 0.45 metros de largura e altura.

Apesar de peixes de água fria considero os termostatos muito importantes. Pois sem eles podes ter diferenças de temperatura na água superiores a 4ºC entre o dia e a noite.

E o filtro deve filtrar pelo menos 10x o volume de água do aquário por hora, ou seja para 400 litros o filtro deve fazer 4000 l/h. Como podes ver para um volume desses só 1 Fluval FX6 não te vai ser suficiente.

 

O ciclo de azoto basta montares o aquário todo, encheres de água e meteres o filtro a funcionar durante 1 mês sem lhe meteres lá nenhum peixe para não morrerem. E vai deitando alguma comida de peixe no aquário para dar inicio ao ciclo.

Nesse aquário de 200 litros se tens 8 goldfish e não lhe fizeste o ciclo de azoto então devias comprar testes de amónia e nitritos para ires testando a água e se os testes medirem valores altos destes compostos deves fazer trocas parciais de água para os baixares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.