Duvidas para um novo aqua de tanganyika


MárioFoito

Recommended Posts

boas

 

Abri este tópico pois estou a pensar seriamente em montar biotopo de tanganyika lá para o fim do verão.

Para isso e porque não quero cometer nenhum erro no planeamento do aquario tenho andado a pesquisar imenso, no entanto começaram a surgir as primeiras duvidas, o que se passa é que eu gostava de ter similis e tropheus, mas como sabem os similis sao carnivoros e os tropheu sao herbivoros, a minha duvida é se será possivel mantelos no mesmo aqua? Se existe uma maneira viável de os alimentar separadamente.

Já agora o aquário que estou a pensar mandar fazer vai ter 100Cx60Lx55A, a filtragem em principio e por uma questao monetária ficará a cabo de uma sump, o que axam??

Mais uma pergunta, alguem me sabe dizer uma boa loja na zona de lisboa que me possa ajudar com esta minha nova aventura??

 

Abraço

Mario

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas como sabem os similis sao carnivoros e os tropheu sao herbivoros, a minha duvida é se será possivel mantelos no mesmo aqua?
Quanto a mim não. Para alem da diferença de tamanhos existe a diferença de agressividade e de alimentação. São coisas a mais.

 

Se existe uma maneira viável de os alimentar separadamente.

Não. A não ser que uses aquários separados. Se deres "carne" aos tropheus não tenhas duvidas que eles a comem satisfeitos da sua vida.

Mas depois veres morrer peixes de 15€ ou mais doi um bocadinho :D

 

Se queres tanganika não te aconselho tropheus para arrancar. Os tanganika são um pouco mais exigentes em termos de água e de entre eles os tropheus são ainda mais exigentes em termos de cuidados.

Depois... 100*60*50 não é bem dimensão suficiente para uma comunidade de tropheus.

Não quero dizer que não os possas manter com sucesso mas o pessoal costuma aconselhar os 400L devido à natureza agressiva e altamente hierarquica dos peixitos.

Mas cada peixe é um peixe e se estás a pensar em tropheus aconselho-te a pesquisares muito bem para não teres surpresas desagradáveis depois.

 

Boa sorte

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

z33k3:

 

nesse aquario podes por no maximo 9 tropheus, eu tenho tropheus duboisi com 2/3cm sao peixes muito inteligente e muito bonitos,os meus ja comem na minha mao,aconselhote,mas antes de os teres tens que pesquisar muito na net

Abraço,

Duarte de Seabra Cancela Fonseca Alves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

O teu aquario é demasiado pequeno para uma comunidade de Tropheus. O exemplo dado dos 9 Tropheus é suicidio. Escolhe outras especies como conchicolas, Julidichromis e uma que te ocupe a parte central do aquario, um Neolamprologus ou coisa parecida.Atenção ás caracteristicas da agua.

Por Mp menciono-te duas lojas que costumam ter uma selecção interessante de Tanganuikas.

 

Abraço

Paulo josé

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas vossas respostas,

 

Pelo que estou a ver acho que o melhor é por esta ideia de manter tropheus na gaveta, é que um aquario maior neste momento está fora de questao, isto de ainda morar em casa dos pais tens as suas desvantagens, :):):o

 

Eu não fazia ideia que era necessário manter uma comunidade tão grande para não ter problemas com a sua agressividade, a minha ideia era manter uns 10, e li algures na net que era possivel manter um grupo de 5 sem grandes problemas, não sei se tem a ver com a espécie naquele caso penso que eram tropheus brichardi "bulu point", não tenho bem a certeza,não consigo encontrar de novo a pagina e, nem ao histórico posso ir porque o meu pc decidiu apanhar umas viroses e tive a formatalo até as tantas da manha.

 

Se te meteres mesmo nisso dos Tropheus prepara um bom dinheiro de uma vez só...é que os Tropheus terão que ser inseridos TODOS ao mesmo tempo...

isso não era problema, eu sou uma pessoa paciente, so devo de começar a montar o aqua em setembro e de setembro até ao Natal não é assim tanto tempo :lol:

 

De qualquer forma o melhor é mesmo escolher uns novos habitantes para o meu aqua e depois um dia quando tiver mais experiencia e um aqua maior logo me dedico aos tropheus.

Já agora podiam darme umas ideias para a futura população do meu aqua.

 

Mais uma duvida, em relação á filtragem, acham que uma sump é uma boa escolha?? em principio alem da sump devo montar tambem um ehein 2213 para aumentar a circulação e para recolher os detritos no fundo, será suficente??

 

Abraço

Mario

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que podes (e deves) investir em tropheus, mas tens de estar preparado para o pior. Pesquisa bem tudo o que encontrares sobre esses maravilhosos vegetarianos antes de os comprares. Muito importante: qualidade da água (sais adequadose regulares tpa's), alimentação (vegetariana), grupo suficientemente numeroso (>7) e parceiros (que não chateiem muito - os tropheus devem predominar).

O teu maior inimigo será o bloat, que pode arrumar todo o cardume dum dia para o outro (mais uma vez pesquisa bem).

 

Na minha óptica o problema dos tropheus é a adaptação, a partir daí estás na boa (nunca me morreu nenhum).

O primeiro biótipo tanganyika que montei foi com 7 tropheus (aconselho-te a pôr todos do mesmo tamanho e ao mesmo tempo, senão podes dar-te mal), num áqua de 110X50X50. Hoje tenho cerca de 30 e já vendi mais de 100. Agora tenho-os num áqua maior, mas para começares (e se pretenderes montar um maior), o teu chega na boa. Compra de preferência 1 macho (máximo 2) e o resto fêmeas.

 

Os similis terão de se aguentar ao vegetarianismo, mas em princípio não terás problemas.

 

Boa sorte e não te esqueças, pesquisa bem antes de iniciares o projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Grande parte das tentativas de formar uma colonia de Tropheus acaba rapidamente em carnificina. Um aquario com um metro de frente que pretenda ter uma colonia de Tropheus adultos é muito pequeno para tal fim. Pode sim servir para parte do seu crescimento.

Existem duas teorias sobre como iniciar este processo, a mais difundida, é a proposta por Ad Konings, começar com 10-15 exemplares, não menos, postos todos ao mesmo tempo no aquario. Ajuda pôr tubos de PVC a flutuar para que os perseguidos não o sejam até á morte. A outra proposta , cada vez mais divulgada, é ter um macho e uma ou duas fêmeas, só. Há muitos que juram por ambos os sistemas.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

Em principio não vou começar ja por tropheus, pela razão do tamanho do aquario(não me está a apetecer arriscar com um investimento tao grande) e tambem pela minha falta de experiencia com ciclideos, ate agora so tenho tido aquarios plantados com neons ou guppys, que não exigem grandes cuidados.

 

Por agora e depois de algumas pesquisas estou a pensar em tentar manter uma comunidade de similies ou de multies e Neolamprologus gracilis (Kapampa), quanto a este li que a principio se colocar um trio chega, pois se lhes forem dadas as condiçoes ideais eles vão reproduzir-se que nem doidos, corrijam-me se estiver enganado.

será que ainda consigo colocar mais alguma especie no aqua?pqrgunto isto devido a natureza agressiva dos gracilis.

 

Rui quanto a pesquisa é claro que vou pesquisar imenso, é essa a minha intenção.

 

 

Abraço

Mario

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas

 

Voltei, com mais umas duvidas.

A ideia de manter tropheus não me sai da cabeça, são peixes que fascinam e a ideia de os ter num aquario não desaparece, mas tambem os quero manter em boas condições, por isso decidi que preciso de um aquario maior, tou a pensar num de 100x70x55 (CxLxA) que vai dar 385l brutos, acham que já será suficiente?? se não for, na vossa opinião quantos litros serão necessários??

Em relaçaão à fauna queria apenas os tropheus e alguns conchiculas, similies e ocelatus, quanto à alimentação pelo que tenho lido estes ultimos não tem qualquer problema em serem alimentados com uma comida "vegetariana", e como já aqui disseram na redfish têm um aquario com estes mesmos peixes sem problemas nenhuns.

Que acham da ideia??

Já sei que são peixes que não são muito aconselhados para um primeiro tanganyca, mas não quero começar algo para daqui a uns tempos trocar. É sabido que os cilcideos desde que mantidos em boas condiçoes podem durar vários anos,e se juntarmos os seus descendentes temos peixes para toda a vida, e como eu não estou a ver a possibilidade de montar dois aquários de grandes dimensoes aqui em casa, prefiro começar com os tropheus, apesar de serem mais dificeis são aqueles que me fascinam, e por isso estou disposto a perder imenso tempo a ler e ouvir as vossas experiencias para saber o máximo possivel sobre eles antes de embarcar nesta aventura.

Estou a contar com a vossa ajuda para não cometer erros e darlhes um aquário que os mantenha felizes.

Por isso venham dai essas opiniões, o que está bem na minha ideia e o que está mal, principalmente aquilo que está mal para eu poder corrigir.

 

Abraço

Mario

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mário... vê o meu tópico aqui neste forum.

 

Rapidamente está a "degenerar" para uma conversa acerca dos tropheus e isso talvez te interesse.

Já pensaste no investimento inicial a ser feito?

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=27378

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mário,

Se o aquário para os tropheus já é pequeno não percebo porque ainda queres misturar conchícolas ou seja lá o que for :shock:

O aquário ser de 100x50x50 ou ser de 100x70x55 é quase a mesma coisa, continuas com um metro de fachada, é certo que tens mais volume e um pouco mais de área útil mas pouco muda de um para o outro. Se em vez disso fizesses um de 150x50x50 aí sim seria uma mais valia.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer dizer que apesar de ter menos volume seria melhor por ter mais fachada? Em termos de area é verdade que o de 150 x50 iria ter mais mas não é nada de outro mundo, não iriamos ter um ganho tão significativo em termos de area, será que me podes explicar melhor a razão de ser melhor ter mais faxada, mesmo que tenha menos profundidade????é que eu detesto esses aquas que se compram com uma faxada enorme e tao fininhos, penso que o stress para os peixes será maior, pelo que me disseram em relação a nós seres humanos preferimos espaços mais largos, pensei que pudessemos aplicar o mesmo aos peixes :arrow::arrow:

 

Abraço

Mário

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o que o João quer dizer vem um pouco no seguimento do que eu disse no outro tópico...

 

Para um peixe, uma corrida de 1m ou de 1,5m faz diferença pois os 50cm extra podem ser o suficiente para o perseguidor abandonar a perseguição permitindo assim que o perseguido se refugie.

 

No caso dos tropheu e assumindo os tais territórios com diâmetro de 50cm é a diferença entre teres 2 e teres 3 territórios ou teres 2 territórios com uma "zona de ninguém" no meio.

 

Acredito que numa colónia grande os 50 cm extra de comprimento façam bastante diferença.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok já percebi a ideia, mas a formação de territórios tambem de pende muito da decoração do aquário, se formos a ver em aquário com menos rochas é normal que exista menos agressividade, a formação de territórios esta diretamente ligada à decoração existente no aquário (penso eu de que).

Nuno em relação ao tamanho dos territórios não podemos dar uma medida exata, são em média de 50 cm mas podem ser de 60 ou 70, tambem depende das condiçoes que lhes são proporcionadas, se lhes for possivel aproveitarem mais 10 cm de certeza que o vão fazer. duvido que se formasse uma zona de ninguem, mas isto sou só eu a falar com base dakilo que ja li na internet.

Quanto ao tamanho do meu aqua lá vamos nós passar de novo ao planeamento, infelizmente não posso ter um aqua de 150cm nem de 200, vou ver o que posso fazer em relação a isto, tenho de tentar espremer mais uns cms ao meu quarto eheheh.

 

Abraço

Mário

Pic_4704_13.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros Amigos,

 

Relativamente à alimentação dos conchicolas e a eles estarem misturados com os Tropheus, não é de grande importância pelo seguinte:

 

Qualquer peixe pode e deve comer alimentação com suplemento vegetal! Só lhes faz bem, e quanto maior for a percentagem de spirulina e de carotenoides melhor!

 

Os Similis alimentam-se essencialmente de seres planktónicos e pequenos invertebrados, os mesmos que surgem na listagem dos alimentos preferidos pelos Tropheus; Mysis, Krill e Cyclops.

 

Não existe qualquer tipo de agressividade entre as duas espécies ignorando-se literalmente.

 

E como o impacto biológico que um peixe como os similis têm num aquário é pouco maior do que um neon ou cardinal, colocar lá um casal não é assim tão mau como isso.

 

Cmpts,

 

Eduardo Telles Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Devo reconhecer que tenho acompanhado com bastante curiosidade e interesse tanto este tópico como o que foi aberto pelo Nuno Antunes em se discute e partilham opiniões sobre algo que me levanta várias dúvidas e que considero dos maiores desafios para quem aprecia e mantem Ciclideos do lago Tanganyika: A maior ou menor compatibilidade(por vezes verifica-se incompatibilidade total, ou seja carnificina...) entre diversas espécies deste lago, não ponho em causa

a experiencia do Eduardo Telles com os Tropheus, mas vai contra quase todas as experiencias que tenho ouvido relatar e as "teorias" de quem defende que Tropheus , só com Tropheus e em mais de 500 litros e mesmo assim ás vezes...

Eu por exemplo, tenho verificado entre os meus ciclideos do Tanganyika

incompabilidades que não tenho conseguido ultrapassar por mais que mude a decoração, mais pedras menos pedras... Acaba tudo de novo á pancada. Tinha aqui um casal de Telmatochromis Dhonti que passavam o dia a perguntar "Quantos são? podem vir todos que eu trato já de vocês" :) , outro contratempo tem sido os variabilichromis moori, tambem são uns lindos meninos. :o , o meu casal (com várias reproduções) de Juliochromis Transcriptus zangou-se á uns dias e a femea levou um tareão do macho que até ficou sem barbatanas bowdown , enfim...

após este "fado do desgraçadinho" bowdown tenho de repensar tudo o que aprendi e lí sobre estes fascinantes pugilistas.Tenho quase a certeza que L. Similis, L. Ocelatus e afins não sobreviviam aqui mais de 10 minutos.

Uma coisa é certa , cada caso é um caso diferente e não existem verdades incontestaveis na aquariofilia.

P.S- O aquário tem 240 Litros(120x40x50)

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António,

Eu tenho aqui uns bons para juntar com as tuas feras: os telmatochromis sp. temporalis shell :wink: são autênticas máquinas de guerra. Tudo o que se mecha num raio de 50 a 70 cm leva nas trombas. Ainda não consegui perceber qual é o tamanho minimo do peixe que aguente estar com eles no aquário sem ter apenas duas hipóteses: ou fugir ou morrer :D

Voltando ao tópico:

Pelas experiências que vou tendo em manter tanganyikas num aquário de 200L, posso dizer que as minhas experiências não são tão trágicas como as tuas António mas andam lá perto. Povoar um tanganyika deste tamanho com várias espécies e querendo fugir ao layout clássico de manter um cardume de cypris, um casal de jullias e um casal de conchícolas, qualquer layout diferente deste não é fácil :new-bday:

Quando falamos em ciclídeos to tanganyika estamos a falar de uma diversidade tão grande em comportamentos tamanhos e outros aspectos que logo à partida se vê que manter determinadas espécies juntas é inviável. Normalmente o que acontece nestes aquários do tanganyika é uma espécie dominar o aquário criando todas as condições para viver e procriar e as outras espécies acabam por conseguir sobreviver no aquário mas nunca viver no aquário.

Se falarmos já em aquário maiores (1000L) poderemos ter já mais opções e menos problemas se optarmos por peixes de águas abertas (ophtalmotilapias, frontosas, tetrocephalus e afins...) e colocarmos uma espécie ou outras de conchícolas ou de "peixes das rochas".

Na minha opinião para se manter ciclídeos do tanganyika na sua maioria é preferível ter aquários mono-espécie, principalmente quando falamos em peixes que formam casai e que se reproduzem pondo os ovos no substrato (conhas ou rochas).

Mais ainda, eu acho que não se devia falar em ciclídeos do lago tanganyika em geral já que pelo facto que referi em cima, por vezes é como estar a falar de alevins de m'bunas e de artémia recemnascida ao mesmo tempo, ou seja, incompatibilidade total, um é a presa e o outro é o predador.

Se falarmos em tanganyika e nas várias espécies eu penso que nunca se chega a lado nenhum, devemos sim falar em determinados tipos de espécies e comportamentos para tirarmos algumas conclusões.

 

Acho que já estou para aqui a divagar demais e é melhor para por aqui :D

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E como o impacto biológico que um peixe como os similis têm num aquário é pouco maior do que um neon ou cardinal, colocar lá um casal não é assim tão mau como isso.

 

Eduardo,

Mas aqui nesta frase estás só a pensar no bem estar dos tropheus, não?

Achas que os similis vão ter alguma hipótese de formar a sua colónia, ter os comportamentos que normalmente têm quando lhes damos condições para que isso seja possível, ou simplesmente vão andar no aquário a passear e a deswviar-se da possível "dentada" que um tropheus lhe possa dar? :new-bday: É que se assim for eu sou contra esse tipo de manutenção :D

Para mim comprar um ciclídeo representa apreciar o seu comportamento e sendo possível o mais próximo do que ele tem no seu meio natural, não olhar para ele como sendo um neon a andar de um lado para o outro a passear no aquário. Para apreciar isso ficava pelo meu 1º aquário com molis, guppys, neos e por aí fora, quase que parece um protector de ecran, são sempre os memos movimentos :wink: :D

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro João,

 

Não sei se te insulte se te louvo pela preocupação pelos ciclídeos!! :wink:

 

Acho que já me conheces o sufgiciente para saber que nunca faria tal coisa!!

 

Quando junto os peixes é porque sei que eles se irão comportar todos bem em conjunto.

 

E mais te digo que se não fosse uma violação das regras do fórum, que não farei....... onde os podes ver em conjunto!!! :new-bday: :D

 

Cmpts e abraços,

 

Eduardo Telles Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe...

 

Devo confessar que fico muito satisfeito em levar o debate de ideias a outros pontos e de ver que o pessoal se tenta adaptar.

 

Nestas coisas da aquariofilia, que eu saiba a unica verdade absoluta é que precisamos de água :new-bday:

De resto tudo é sujeito re-interpretações.

 

Do que vi acerca dos tropheus a sua agressividade é intraespecifica e pura e simplesmente ignoram os outros peixes, até mesmo outros tropheus que não sejam da sua espécie.

Tal leva-me a pensar que deixariam os similis em paz. Agora, penso que havendo alevins é muito possivel que os tropheus comessem um ou outro e poderiam ter problemas intestinais.

 

Mas o que sei é tudo teoria... e na aquariofilia as teorias valem o que valem, sendo que normalmente a prática é o mais importante, isto na minha humilde opinião :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Nuno,

 

Além disso os próprios Tropheus exercem alguma pressão predatória nos alevins da própria espécie, não tendo qualquer problema intestinal devido a isso.

 

No meu aquário pelo menos isso acontece pois nem sempre consigo retirar todos os alevins às fêmeas.

 

Os similis estão a criar dentro do aquário com os Tropheus e os alevins têm estado a crescer. O que tenho notado é que os similis têm mais problemas com o Tanganicodus do que com os Tropheus.

 

Às vezes vejo é um Tropheus com 10cm a levar uma corrida do macho Similis de 5cm sempre que se aproxima em demasia.

 

Cmpts,

 

Eduardo Telles Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais